Começar a preparar um currículo para o seu primeiro emprego pode ser assustador.
Mas sabe que mais? Tem mais coisas importantes para dizer do que imagina.
Um currículo para um primeiro emprego pode ter pouca experiência, mas isso não significa que tenha pouca personalidade ou potencial. Já viveu situações que lhe permitirão fazer um currículo para o primeiro emprego que mostre quem é e do que é capaz. Ninguém está à espera que saiba tudo, por isso apenas precisa de fornecer algumas informações relevantes ao redigir o seu currículo.
Gostaríamos de explorar algumas considerações para quem está a elaborar pela primeira vez um currículo de emprego. Concebemos os modelos mais apelativos de currículos e de cartas de apresentação, mas também pretendemos dar-lhe alguma inspiração quando se sentar e olhar para aquela infeliz página em branco antes de escrever (o sistema de Sugestão de Escrita Inteligente no nosso criador de currículos também ajuda, mas isso é uma história completamente diferente).
Este modelo de currículo é um exemplo do que pode ser um currículo para um primeiro emprego. Temos imensos outros exemplos de currículos na nossa página web que podem servir de inspiração, por isso o objetivo deste artigo é reunir alguns dos nossos conselhos.
Pode parecer que escrever um currículo de recém-formado com uma experiência aparentemente pequena pode ser complicado, mas assim que começar a contar a sua história, ficará surpreendido com a quantidade de coisas que tem para contar. Aqui ficam algumas dicas de redação de currículo para tirar o máximo partido do seu discurso:
Seja honesto e factual. Ao considerar o que incluir no seu currículo de novato, o sentimento de inadequação pode levar os recém-licenciados a exagerar e até a inventar experiências. Este é um pecado capital na procura de emprego: mentir no seu currículo pode levá-lo a perder o emprego numa fase posterior. Evite discursos floreados e inclua o maior número possível de factos e competências concretas.
Valorize tudo o que já fez. Pode sentir-se um pouco envergonhado por incluir determinadas partes da sua experiência ao redigir o seu currículo de principiante; no entanto, desde que destaque o que é relevante, mesmo uma atividade como a de baby-sitter pode mostrar que é responsável e digno de confiança. É provável que o responsável pela contratação tenha aprendido lições semelhantes nos seus tempos de juventude.
Isto diz-lhe alguma coisa? É importante criar um currículo para o primeiro emprego que seja o reflexo de quem é, porque se houver uma discrepância na entrevista, os responsáveis pela contratação vão ficar desconfiados. Peça a algumas pessoas que lhe são próximas para darem uma vista de olhos ao seu currículo: não há nada pior do que fingir para conseguir o seu primeiro emprego. Seja você mesmo e consiga um emprego de que goste.
Procure reproduzir a descrição do emprego. Apesar de estar a começar a sua carreira, o empregador espera que seja alguém que possa ser moldado e desenvolver. Uma excelente forma de estabelecer uma ligação inicial é usar a linguagem e o tom da descrição da função no seu currículo. Descreva-se como "um deles" antes de chegar à entrevista.
Transmita as suas competências transferíveis. Não basta mencionar que trabalhou em part-time como assistente de escritório, tem de partilhar as competências transferíveis mais relevantes dessa experiência. Isso requer um entendimento concreto
Utilize verbos de ação e uma linguagem convincente. Pense no tipo de atividades que desempenhará no seu futuro cargo e imagine o tipo de conversas que terá em futuras reuniões de equipa. Utilize verbos de ação e uma linguagem que considere fazer parte do discurso no escritório. Se não tem muita experiência para partilhar, elaborar um currículo de primeiro emprego com verbos de ação poderosos dá-lhe mais dinamismo.
Faça (pelo menos) cinco revisões. Por último, mas definitivamente não menos importante, certifique-se de que não há erros que possam fazer com que um recrutador duvide da sua atenção aos pormenores. Esta é uma exigência básica para qualquer recém-formado, por isso não falhe neste teste. Utilize software e aplicações de revisão para elaborar o seu currículo; não se vai arrepender.
Esperamos que sentar-se para escrever o currículo do seu primeiro emprego já não lhe pareça tão assustador.
Sem dúvida que tem muito para dizer, por isso escolha um modelo de currículo para o seu primeiro emprego e mãos à obra!