A capacidade de desempenhar a maioria dos trabalhos de forma eficiente é cada vez mais associada à capacidade de dominar a tecnologia envolvida ou, de preferência, de a utilizar para melhorar ainda mais o seu desempenho. Por conseguinte, destacar as suas competências informáticas num currículo tornou-se um elemento essencial do processo de procura de emprego.
Não é uma tarefa simples. O espaço no currículo é precioso, por isso precisa de decidir quais competências informáticas verdadeiramente impressionantes. De seguida, é uma questão de saber como integrá-las na apresentação da sua carreira e de se recordar o suficiente sobre elas para manter uma conversa informada. Neste blogue, abordamos:
Com mais de 100 competências informáticas neste guia, ser conhecedor de informática assume uma dimensão totalmente nova. Quais destas são fundamentais para o sucesso da sua carreira?
Como deve descrever os seus conhecimentos básicos de informática num currículo? Apesar de a enumeração dos seus conhecimentos básicos de informática ser um desperdício de espaço (pressupõe-se que tenha conhecimentos de Microsoft Word, etc.), existem conhecimentos informáticos específicos que podem desempenhar um papel importante na sua futura função. Deve escolher cuidadosamente as competências a destacar.
Competência informática é um termo que engloba um vasto espetro de conhecimentos tecnológicos, desde conhecimentos de software, tais como codificação e análise de dados, a conhecimentos de hardware, como administração de sistemas e segurança de redes.
Muitas das competências exigidas poderão ser consideradas como um dado adquirido pela entidade empregadora caso o candidato tenha trabalhado anteriormente no mesmo setor, mas para quem tem competências específicas ou um conjunto de competências invulgares, as suas competências informáticas podem ser diferentes das de outros candidatos.
Falta alguma competência informática no seu currículo e tem a certeza de que o seu conhecimento sobre ela é tão recente como quando a usava ativamente? Esperamos que a seguinte lista lhe proporcione uma oportunidade de rever os seus conhecimentos técnicos e que sirva de estímulo para criar mais memórias de carreira.
Uma coisa é enumerar as competências informáticas no seu currículo, mas mesmo que consiga apresentar os benefícios profissionais que essas competências trouxeram, existe sempre a possibilidade de o empregador querer aprofundar as suas competências.
Se já exerceu esta competência há algum tempo, é possível que a sua memória esteja um pouco perdida.
Para ajudar a preparar a sua entrevista, elaborámos uma lista de mais de 100 exemplos de competências informáticas mais comuns e incluímos hiperligações para que possa atualizar os seus conhecimentos. Se considera que uma determinada competência possa ser fundamental para a candidatura, vale a pena pesquisar estas e outras páginas da internet.
Como explicar o nível de proficiência das suas competências informáticas? Para além de contextualizar as competências, uma opção é criar uma secção de competências com algum tipo de gráfico destinado a indicar o nível de proficiência. Poderá então desenvolver as suas principais competências informáticas durante a entrevista. Este indicador visível é uma excelente forma de dizer: "Sabe que mais? Sou mesmo muito bom nisto".
Embora seja tentador partilhar simplesmente uma longa lista de competências informáticas, a sua futura entidade empregadora vai estar mais interessada no que conseguiu alcançar com essas competências. Existem vários sítios no currículo onde pode partilhar os seus conhecimentos de informática.
De preferência, o resumo deve conter algumas das suas maiores realizações, sendo fácil destacar as competências que o ajudaram a concretizá-las. Se desempenha uma função ligada à tecnologia, é provável que tenha conhecimentos de informática, pelo que vale a pena incluí-los.
Algumas funções podem não exigir um nível tão elevado de competências informáticas ou tecnológicas, pelo que, nestes casos, deve deixar a secção de resumo para os aspetos mais relevantes. Uma enfermeira não deve utilizar o resumo para descrever a sua aptidão para utilizar um monitor de ECG.
Dependendo do formato do seu currículo, deverá dispor de um espaço significativo para enumerar as competências na barra lateral do currículo, especialmente se este tiver duas páginas. Deve enumerar apenas as competências de nível superior que o diferenciam dos seus colegas (não se preocupe com as coisas pequenas) e indicar na primeira página as que são mais relevantes para a função em questão.
Poderá misturar as competências informáticas com outros tipos de competências que o seu posto de trabalho exija, como as diversas competências pessoais, embora deva agrupar competências informáticas semelhantes (como as linguagens de programação). Irá parecer um trabalhador mais completo se a aprendizagem automática for apresentada juntamente com a gestão agile/lean.
Como distinguir as competências informáticas num currículo? A tecnologia é cada vez mais importante na maioria das profissões, pelo que não há necessidade de uma secção ou identificação específica para as competências informáticas. As competências informáticas relevantes devem ser incluídas em todo o currículo, sendo que as mais relevantes para o cargo devem ser apresentadas na primeira página.
A secção da experiência profissional é o local onde será destacada a maior parte das suas competências. Não precisa de descrever detalhadamente as competências informáticas necessárias para cada realização, uma vez que qualquer membro experiente do sector saberá o que é necessário. No entanto, se houver uma competência informática específica que tenha feito uma grande diferença num determinado projeto, este é o lugar para a destacar.
A repetição de competências nas diferentes secções do seu currículo confere-lhe uma certa força, por isso não tenha receio de repetir as competências informáticas que o apaixonam e que lhe permitem ter um impacto único.