Talvez seja a carta mais importante que alguma vez vai escrever. A sua carta de apresentação, cuidadosamente redigida, pode levar a uma satisfação profissional para toda a vida, pode comprar-lhe uma casa, pode ajudar os seus filhos a frequentar a universidade. Então, pergunta-se se o formato da carta de apresentação é importante?
Aqui ficam as nossas 10 melhores dicas sobre formatação, redação e design de cartas de apresentação.
Um bom esquema de carta de apresentação começa com um cabeçalho, uma versão eletrónica do que costumava ser chamado de papel timbrado. Trata-se do espaço no topo da página que contém o seu nome, morada, número de telefone e e-mail. (Por vezes, omite-se o endereço postal e, ocasionalmente, as pessoas acrescentam as suas informações de contacto para o LinkedIn ou outras plataformas).
No passado, era normal escrever "A quem possa interessar", "Caro senhor ou senhora" ou mesmo "Senhores" na saudação de uma carta de apresentação. Esses dias já lá vão.
Tente sempre que a sua carta seja dirigida a uma pessoa específica. Se o anúncio de emprego não mencionar o nome do responsável pela contratação, informe-se e telefone, se necessário, para saber quem é a pessoa que toma as decisões sobre o emprego que pretende. (Nem sequer PENSE em escrever mal o nome dessa pessoa e certifique-se de que sabe se é um "Sr." ou uma "Sra.").
No parágrafo de abertura da sua carta de apresentação, deve fazer uma introdução que defina claramente a sua posição. Encontre uma forma de se apresentar, identificar o emprego que procura e apresentar uma ideia do motivo pelo qual é absolutamente qualificado para esse emprego.
No corpo da sua carta de apresentação, deve defender de forma persuasiva a sua posição como o candidato certo para o emprego. Poderá ter de se gabar um pouco, mas não há problema, uma vez que se não promover a sua candidatura a este emprego, mais ninguém o fará.
O seu parágrafo final pode incluir uma síntese, um agradecimento e qualquer outra coisa importante que ainda não tenha referido. No entanto, a sua conclusão deve conter também um apelo à ação, uma sugestão de que teria todo o prazer em comparecer numa entrevista, ou mesmo apenas em falar por telefone.
As boas opções de formatação para uma carta de apresentação começam com um bom tipo de letra. Utilize um tipo de letra moderno, apelativo e fácil de ler, nada demasiado vistoso ou exótico, nada que chame demasiado a atenção. Quer que as pessoas leiam o seu texto em vez de ficarem a pensar na sua estranha escolha do tipo de letra. Leia o nosso artigo sobre "Quais são os melhores tipos de letra para cartas de apresentação?"
No passado, não havia problema em enviar uma carta profissional sem espaços entre parágrafos, desde que indentasse cada um deles. Hoje em dia, a menos que esteja a escrever um livro, precisa de parágrafos sem indentação e com um espaço entre eles.
Deixe espaço para margens de 2,5 cm na parte superior, inferior, direita e esquerda da sua carta de apresentação.
Existe um lema entre os paginadores, tanto de impressão como digitais: "O espaço em branco é seu amigo".
Poderá também considerar como regra fundamental que a extensão da sua carta de apresentação não pode exceder uma página. No entanto, qualquer pessoa que tenha tentado escrever uma carta de apresentação é capaz de confirmar que o primeiro rascunho é geralmente demasiado longo.
Há uma solução simples para evitar as potenciais armadilhas da formatação de uma carta de apresentação: utilize um modelo concebido por um profissional.