Perguntas de uma entrevista na área de enfermagem e como responder

Pretende um emprego na área de enfermagem? Antes de o conseguir, precisa de se preparar bem para as perguntas que lhe possam ser feitas durante a sua entrevista. Felizmente, podemos ajudar!
Sandra Logan (pseudónimo)
Profissional de Marketing e de Negócios
Atualizado a 24 September 2024

Prestes a mergulhar no mundo dos cuidados de saúde? Após ter-se candidatado a um emprego de enfermagem e ter conseguido uma entrevista, precisa de preparar as respostas às perguntas de uma entrevista de enfermagem. Tal como sucede no trabalho, durante a entrevista, tem de estar calmo, tranquilo e preparado para tudo o que lhe possam perguntar.

Talvez esteja a iniciar a sua carreira de enfermagem ou talvez já trabalhe no sector há alguns anos e esteja pronto para um novo desafio. De qualquer forma, precisa de se sair bem na sua entrevista de enfermagem antes de conseguir o emprego. 

Felizmente, no Onlinecurriculo temos tudo o que precisa para aumentar as suas perspetivas de carreira independentemente da fase em que se encontra na sua carreira. Neste guia, abordaremos os seguintes tópicos: 

  • Perguntas mais frequentes que lhe podem ser colocadas numa entrevista de enfermagem.
  • Exemplos de respostas para cada uma das perguntas.
  • As perguntas que deve fazer ao recrutador na sua entrevista.

Perguntas e respostas mais comuns numa entrevista de enfermagem

Antes de ir para a entrevista precisa de fazer algum trabalho de casa. Nesta secção, incluímos perguntas que lhe podem ser feitas, bem como alguns exemplos de respostas. Porque não praticar as respostas com antecedência?

1. “Fale-me de si.” 

Para começar, esta é uma das perguntas mais gerais das entrevistas. Quando o entrevistador profere estas palavras, quer saber o que faz de si a pessoa certa para o cargo e o que tenciona fazer. 

Embora seja muito provavelmente a primeira coisa que o recrutador lhe vai perguntar, esta questão requer uma resposta pormenorizada mas concisa. Não deve fazer um discurso exaustivo, mas deve dizer ao entrevistador que tem o que é preciso para ter sucesso. 

Exemplo

Acabei recentemente o curso de enfermagem com média de 16. Enquanto estudava, voluntariei-me num centro de cuidados infantis, onde aprendi uma série de competências práticas de atendimento ao cliente. Como parte da minha formação, estagiei num hospital local e recebi reações positivas dos meus superiores, tendo sido elogiada pela minha iniciativa e dedicação inabaláveis em esclarecer e comunicar com os pacientes. 

Tenho experiência em gerir grandes volumes de trabalho e em dar prioridade às necessidades dos diferentes doentes. Atualmente, procuro uma posição permanente num hospital onde possa aperfeiçoar as minhas competências e trabalhar arduamente para obter os melhores resultados. 

2. “O que faz de si um bom profissional de enfermagem?”

Agora chegou o momento de mostrar a sua paixão pelo que faz. Quando um recrutador lhe pergunta o que faz de si um bom profissional de enfermagem, está na realidade a perguntar o que o motiva. Realce a principal razão pela qual escolheu esta carreira, as suas qualidades humanitárias e quaisquer competências especiais de enfermagem que tenha. 

Exemplo

Sempre fui naturalmente atenciosa e, em adolescente, ajudei a cuidar da minha avó doente nos seus últimos meses de vida. Pouco tempo depois, voluntariei-me no centro de cuidados paliativos que cuidava dela em regime de part-time. Foi aí que percebi que o meu sonho era trabalhar na área da enfermagem. 

Adequo-me perfeitamente a este cargo, uma vez que conheço bem o sistema de cuidados de saúde, procuro prestar sempre a melhor assistência aos doentes e sei gerir o meu tempo. Sou capaz de lidar facilmente com situações difíceis e coloco sempre o conforto dos doentes acima de tudo.

3. “Quais os seus pontos fortes?”

É provável que o recrutador pergunte “quais os seus pontos fortes” para ter uma ideia geral de si enquanto colaborador. Esta é a sua oportunidade de se destacar, incluindo um argumento diferenciador. O que tem que os outros candidatos não têm? Por exemplo, pode ter um conhecimento profundo de cuidados de maternidade ou de cuidados continuados. Seja específico! 

Exemplo

Sou uma pessoa que nasceu para resolver problemas. Quando me deparo com uma situação difícil, utilizo a lógica para ultrapassar a situação. Se estiver a lidar com vários doentes que precisam de ajuda ao mesmo tempo, estabeleço prioridades por ordem das suas necessidades e trabalho com essa lista. Descobri que esta é a forma mais eficaz de ajudar grandes grupos de pessoas. 

Tenho também um conhecimento profundo de cuidados infantis, tendo trabalhado anteriormente numa unidade de cuidados infantis movimentada e tendo eu própria dois filhos. 

4. “Trabalha bem em equipa?”

Se quer ter sucesso no mundo da enfermagem, o trabalho em equipa é uma competência essencial. Os recrutadores vão querer saber como colabora com outras pessoas antes de lhe garantirem o emprego. A chave para responder a esta pergunta na entrevista de enfermagem é destacar o seu conjunto de competências pessoais, o que inclui a comunicação e a capacidade de se adaptar às necessidades dos outros.

Exemplo

Uma das maiores lições que aprendi ao trabalhar nas urgências é a importância da comunicação. No momento em que entram novos doentes, temos de avaliar rapidamente as prioridades e necessidades. Não há tempo a perder. Orgulho-me da minha capacidade de comunicar eficazmente com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde.

5. “Como lidaria com um doente difícil?”

Embora a profissão seja muitas vezes gratificante, pode deparar-se com pessoas difíceis. Para gerir as expectativas destes doentes, precisa de um elevado nível de compaixão, empatia e boa comunicação. Tente recorrer a uma experiência relevante que tenha tido (se aplicável) ou imagine como poderia lidar com um cenário fictício. 

Exemplo

Enquanto trabalhava numa maternidade, lidei com uma recém-mamã que exigia constantemente a minha atenção. Chamava-me constantemente e perguntava o que estava a fazer ou se algo estava errado. Se eu não parasse imediatamente o que estava a fazer, ela irritava-se. 

Percebi que a doente se debatia com ansiedade e precisava de ser tranquilizada. Tirei alguns minutos para me sentar com ela e ouvir as suas preocupações. Afinal, estava preocupada com a saúde do seu recém-nascido. Depois de falar comigo, ficou muito mais calma e deixou de me chamar durante o meu turno.

6. “Como lida com o stress no local de trabalho?”

Trabalhar em enfermagem está longe de ser fácil, podendo até afetar a sua saúde emocional. De acordo com dados recentes, a maioria dos enfermeiros já sofreu de stress devido à sua profissão. Por isso, quando um recrutador está a contratar, esta é uma das perguntas mais comuns. Tem de provar que é resiliente e domina algumas técnicas de gestão do stress. Seja honesto sobre as abordagens que considerou úteis e explique como funcionam para si.

Exemplo

Tendo trabalhado em enfermagem durante cinco anos, não sou indiferente às exigências do trabalho. Encontrar um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal sempre foi importante para gerir a minha saúde emocional. Para “desligar” depois de um turno exigente, considero que a meditação me ajuda imenso. Também gosto de nadar e fazer exercício, o que me ajuda a equilibrar os meus níveis de stress.

7. “Onde se vê daqui a cinco anos?”

As entidades patronais esperam que tenha um plano a longo prazo. Esta é a forma de lhe perguntarem qual é o seu. O entrevistador quer saber com isto se gosta de enfermagem o suficiente para se dedicar em pleno à profissão. Afinal de contas, se está a pensar saltar de carreira em breve, será um mau investimento para ele. Por isso, deixe claro que vê o seu futuro no ramo da saúde.

Exemplo

Dentro de cinco anos, gostaria de ser enfermeiro chefe na sua equipa, supervisionando alguns membros do pessoal. Reparei que a sua descrição de funções inclui oportunidades de progressão na carreira e eu aproveitaria a oportunidade para reforçar as minhas capacidades de liderança. 

8. “Como lida com uma crise ou surto?”

Como enfermeiro, tem de estar preparado para todos os cenários. Lidar com uma epidemia, pandemia ou qualquer outro surto faz parte do seu trabalho. Se tem experiência de enfermagem nos últimos anos, é provável que tenha lidado com o impacto da COVID-19. Pode basear-se nesse facto para responder às perguntas e comentar o que aprendeu. 

Exemplo

Como em todos os departamentos, a minha equipa sentiu pressão durante a pandemia de COVID-19, tendo de fazer turnos extra para cobrir as ausências causadas pelos testes positivos dos funcionários. Embora isso tenha sido um desafio, unimo-nos e apoiámo-nos.

Uma vez que tinha experiência anterior com adultos vulneráveis, o meu diretor colocou-me numa enfermaria movimentada com novos doentes internados. Graças aos nossos procedimentos, consegui proteger a minha saúde, bem como a das pessoas à minha volta. 

9. “Qual o aspeto mais difícil da profissão de enfermeiro?”

Não estejamos com rodeios: a enfermagem é difícil. Quando entra nesta função, aprende rapidamente que pode ser extremamente exigente. O seu trabalho inclui longos turnos, trabalho cansativo e cenários desafiantes. Por isso, quando um entrevistador lhe fizer esta pergunta, tem de mostrar que compreende esse facto. Explique porque acredita que a enfermagem é difícil e demonstre como lida com isso. 

Exemplo

Sinceramente, penso que a tensão emocional é a parte mais difícil da enfermagem. Quando lida com os doentes e as suas famílias, muitas vezes tem de dar notícias difíceis ou apoiar as pessoas nas suas horas mais difíceis. Descobri que quanto mais saudável for mentalmente, melhor consigo lidar com estas situações. 

10. “O que considera gratificante na profissão de enfermeiro?”

Aqui está uma das perguntas mais prováveis da sua entrevista de emprego na área da enfermagem. Trabalhar na área da saúde é extremamente gratificante. Quando um recrutador lhe fizer esta pergunta, está na altura de mostrar a sua paixão pela função e a razão pela qual a desempenha. 

Exemplo

Como enfermeiro, apoio as pessoas durante os períodos mais difíceis da sua vida. Para mim, poder dar paz de espírito e esperança aos doentes quando as coisas estão difíceis é infinitamente gratificante. Ajudar a acalmar os medos das pessoas e dar-lhes a informação de que necessitam é sempre um prazer. Não consigo imaginar um papel mais gratificante e estimulante, é uma carreira muito enriquecedora.

Perguntas que deve fazer numa entrevista de enfermagem

À medida que a sua entrevista de enfermagem se aproxima do fim, o recrutador pode fazer-lhe uma última pergunta: “Tem alguma dúvida?” Fazer perguntas mostra que está genuinamente interessado no cargo. 

Antes de ir para a entrevista, pense no que gostaria de saber sobre a função. Eis alguns exemplos: 

  • Que programas de formação ou de progressão na carreira disponibilizam aqui?
  • Que oportunidades de crescimento disponibilizam aos enfermeiros?
  • Pode falar-me sobre a cultura do local de trabalho neste hospital?
  • Como me posso preparar melhor para um cargo neste hospital?
  • Qual a duração dos turnos e como é determinado o padrão de turnos?
  • Como se avalia aqui o sucesso da equipa de enfermagem?
  • Qual a política da empresa no que respeita a horas extraordinárias?
  • Quais os próximos passos no processo de entrevista e contratação?

Enquanto o recrutador responder às perguntas acima, não se esqueça de escutar ativamente. Demonstre que sabe receber informação fazendo perguntas de seguimento e continuando a conversa.

Conclusões

  • Conseguir um emprego de enfermagem não é necessariamente difícil. Se for qualificado, certifique-se de que sabe como responder às perguntas mais comuns das entrevistas de enfermagem.
  • Sempre que possível, inclua evidências nas suas respostas. Pode ser um apoio estatístico ou mesmo histórias da sua experiência até à data.
  • Prepare as suas respostas com bastante antecedência e pratique para a entrevista.
  • Certifique-se de que tem perguntas para o entrevistador, de modo a mostrar o seu interesse na função.
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo