Uma formatação adequada para uma carta de apresentação académica requer uma boa estrutura, design e esquema. As cartas de apresentação quase nunca devem ter mais do que uma página, devendo incluir seis elementos essenciais:
O cabeçalho da carta de apresentação deve ser uma secção atraente no topo, constituída pelo seu nome, ocupação, endereço postal, número de telefone e endereço de e-mail. Caso tenha um perfil no LinkedIn ou outro website que destaque as suas concretizações académicas ou profissionais, poderá incluí-los também.
O cabeçalho é a sua melhor oportunidade de conferir à sua carta de apresentação um design e esquema elegantes, utilizando cuidadosamente a tipografia e o esquema e, eventualmente, uma cor de destaque. A sua carta deve ter um aspeto agradável, antes mesmo de alguém ler as primeiras palavras, criando uma impressão visual positiva assim que for aberta. Verifique o nosso exemplo de carta de apresentação para mais ideias sobre como criar um bonito cabeçalho.
“Caro Dr. Ferreira”, “Cara Sra. Silva” e “Caro Sr. Almeida” são todas formas apropriadas de escrever a saudação de uma carta de apresentação. “A quem possa interessar” não é.
Tente sempre personalizar a carta de apresentação, endereçando-a à pessoa responsável pelo processamento das candidaturas ao cargo que procura. Se por acaso conhece esta pessoa, então também é aceitável uma saudação que use o primeiro nome.
Caso não saiba o nome da pessoa a quem deve dirigir-se, faça um esforço para o descobrir. Se não conseguir encontrar essa informação online, basta telefonar à entidade empregadora e perguntar. As pessoas gostam de ler os seus nomes, e é mais provável que receba uma resposta a uma carta endereçada a uma pessoa do que a uma carta endereçada à empresa ou a todo um departamento.
O seu primeiro parágrafo, a introdução da carta de apresentação, é a forma de causar a sua primeira impressão, e pretende começar em grande. Especifique a vaga a que se candidata e comece com uma declaração convincente sobre o porquê de se destacar na sua área.
As cartas de apresentação começam frequentemente com os anos de experiência profissional que um candidato tem. No caso de uma carreira académica, poderá também ser uma boa ideia mencionar o curso que possui e onde o tirou. Mostre os seus pontos fortes e tente criar os elementos que um recrutador considere irresistíveis.
A introdução da nossa amostra de carta de apresentação académica encontra-se abaixo.
Caro Professor Ferreira,
O cargo de docente universitária do curso de mestrado em part-time no Departamento de Gestão da Universidade de Coimbra seria perfeito na sequência da minha mudança da Universidade de Aveiro e da minha mais recente publicação de livros.
Os dois ou três parágrafos centrais da sua carta, o corpo, devem estabelecer uma argumentação persuasiva de que você é a pessoa certa para o trabalho. Aprofunde a sua experiência profissional e as suas habilitações académicas.
Também é útil mencionar o nome da instituição à qual se está a candidatar e porque quer trabalhar lá. Evite escrever uma carta de apresentação que possa ser enviada a qualquer pessoa, personalizando-a para a entidade empregadora a que se candidata.
Aqui está a secção do corpo da nossa amostra de carta de apresentação académica:
Durante sete anos, lecionei uma vasta gama de cursos de economia a estudantes do primeiro ano de mestrado na Universidade de Aveiro. Após quinze anos de liderança empresarial em finanças e tecnologia, adquirindo o meu próprio mestrado na mesma instituição, optei por uma carreira académica e adquiri as minhas qualificações para o ensino. A transmissão de conhecimento à geração seguinte de empresários é tão gratificante quanto o trabalho em qualquer novo produto ou serviço.
As minhas especializações de mestrado incluem a cadeia de fornecimento e funções de aquisição no que respeita à minha experiência prática, mas também ministro cursos sobre gestão e previsão de lucros e prejuízos, estratégia de fusões e aquisições, bem como todos os aspectos do planeamento financeiro. Publiquei dois livros e mais de trinta artigos sobre inteligência artificial na gestão empresarial e estou prestes a iniciar o meu terceiro livro. Gostaria de fazer parte de uma instituição na qual os meus alunos pudessem acompanhar-me na exploração desta área em acelerado crescimento.
A conclusão, o seu parágrafo final, pode servir como finalização e agradecimento, mas também deve incluir um apelo à ação, apelando à resposta por parte do destinatário. Poderá dizer que se encontra disponível a partir das informações de contacto fornecidas, que aguarda com expectativa uma resposta, e que ficaria encantado em ser convidado para uma entrevista. Coloque na cabeça do leitor o pensamento de que deve fazer algo na sequência da receção da sua carta.
Encerre com uma despedida como “Atenciosamente”, “Com os melhores cumprimentos” ou algo semelhante, depois acrescente um espaço e escreva o seu nome, conforme mostrado no exemplo da carta de apresentação académica abaixo. (Não há necessidade de assinar realmente a carta numa correspondência eletrónica, embora possa adicionar uma assinatura digital se assim o desejar). Veja a conclusão do nosso exemplo de carta de apresentação académica abaixo.
Anexo uma amostra de trabalhos por mim publicados e algumas opiniões sobre os meus livros. Nas minhas aulas, tento sempre ensinar utilizando exemplos do mundo real e dou palestras em mais de 25 conferências por ano sobre os desenvolvimentos mais recentes do setor. Agradecia a oportunidade para uma entrevista, no sentido de conhecer mais detalhadamente esta posição.
Atenciosamente,
Micaela Fonseca
A razão para a escrita de uma carta de apresentação consiste em estabelecer uma ligação pessoal com o responsável pela contratação. Assim, embora esta seja uma carta profissional formal, deve também ser um tanto pessoal. Poderá escolher abordar as suas razões pessoais para procurar um novo emprego, e poderá querer destacar as paixões que o levaram à sua área.
Imagine que é o responsável pela contratação que recebe esta carta. Estaria interessado em conhecer a pessoa que a escreveu? A sua carta deve irradiar tanto competência como confiança, sem ter um tom arrogante ou presunçoso. Tente apresentar-se como profissional e agradável, tendo em conta que ninguém quer contratar alguém de quem não gosta.