A carta de apresentação é o seu contato pessoal com o responsável pela contratação, o seu esforço para estabelecer uma conversa interpessoal, que poderá eventualmente levar a um emprego. O objetivo da carta é destacar a sua experiência, competências e qualificações, e o seu objetivo é maximizar as suas hipóteses de conseguir o emprego.
O mesmo se poderia dizer de um currículo, mas um currículo é uma lista mais impessoal do seu histórico profissional e educacional. Uma carta de apresentação dá-lhe a oportunidade de se dirigir diretamente e a um nível mais pessoal a um potencial empregador. Ocasionalmente encontrará um empregador que poderá pedir-lhe especificamente que não envie uma carta de apresentação, ou talvez o sistema de candidatura ao emprego permita apenas o envio do currículo. Nesses casos, não terá outra alternativa a não ser respeitar o pedido da empresa.
Mas a menos que lhe seja especificamente pedido que não o faça, deverá sempre anexar uma carta de apresentação à candidatura a um emprego. Isso só poderá ser prejudicial se a carta de apresentação estiver muito mal escrita ou formatada de forma incorreta. No entanto, quando bem redigida, uma carta de apresentação apenas pode aumentar as suas hipóteses de sucesso.
As cartas de apresentação para qualquer atividade profissional devem geralmente seguir a mesma estrutura:
Contabilidade - Elementos de uma carta de apresentação para contabilista
Analisemos então cada um destes componentes, a sua finalidade, e como redigi-los corretamente.
O nosso guia abrangente da carta de apresentação contém conselhos mais gerais sobre como proceder à compilação de cartas de apresentação e fornece mais exemplos de cartas de apresentação. Em seguida, encontrará conselhos específicos sobre como maximizar a eficiência de cada parágrafo e secção específica da carta de apresentação para um contabilista.
O objetivo do cabeçalho no topo da carta é transmitir a sua informação pessoal de contacto, incluindo nome, morada, número de telefone e endereço de e-mail. Também confere uma marca visual que deve corresponder ao currículo, não sendo má ideia fazer coincidir o cabeçalho do seu currículo com o da carta de apresentação.
De uma maneira geral, o nome deve ser o primeiro e maior elemento na página, evidenciando a sua confiança e tornando-o mais memorável como candidato a um emprego. Se a sua carta de apresentação for impressa e colocada num monte com outras 10, deve ser fácil de encontrar, bastando para isso procurar o seu nome no topo.
O formato tradicional para todas as cartas profissionais inclui o endereço postal do remetente. Na era digital atual, os endereços postais nem sempre são considerados necessários, mas devem ser incluídos, a menos que haja uma razão em contrário. No mínimo, deve incluir a cidade e o distrito (e possivelmente o país) onde vive.
Outra função do cabeçalho é fornecer um elemento de design apelativo numa página que de outra forma não será mais do que blocos de texto. O cabeçalho permite a possibilidade de introdução de cor, talvez uma fotografia sua, e elementos de design que conferem à sua carta um aspeto mais interessante.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: Destaque-se face a dezenas de outros candidatos a contabilistas com um cabeçalho distinto, que identifica quem é e como os recrutadores podem entrar em contacto consigo.
Alinhar estilos de documentos
O estilo do seu currículo e da sua carta de apresentação deve corresponder visualmente, usando os mesmos tipos de letra, tamanhos e formatação. Deve ser evidente, à primeira vista, que estes dois documentos pertencem ao mesmo candidato.
Se os estilos de cabeçalho e de texto no seu currículo e na carta de apresentação forem totalmente diferentes, vai parecer que não se conseguiu decidir por um estilo visual, ou que nem sequer se pensa que isso tenha importância. Poderá também parecer que está a usar um currículo antigo e que envia a todos as entidades empregadoras, juntamente com uma carta que acabou de escrever com o seu novo tipo de letra favorito.
Por outro lado, um estilo e design visualmente agradáveis aplicados a ambos os documentos, demonstra a sua atenção aos detalhes e consistência, sinais de uma mente organizada, essenciais num contabilista.
“Caro(a) Sr. (ou Sra.) Xxxxxxx:” é a fórmula mais simples e fiável para a saudação. Desta forma não pode correr mal, a menos que escreva mal o nome ou se engane no género!
No entanto, a era do correio eletrónico alterou muitas convenções que em tempos eram consideradas inflexíveis. “Saudações” ou “Olá” são muitas vezes utilizadas para substituir o “Caro(a)”, e os dois pontos no final são agora geralmente substituídos por uma vírgula. Estude a empresa à qual se dirige para compreender o nível de formalidade adequado, tendo em conta a imagem que projeta e o cargo que pretende. Cuidado para não ser demasiado informal numa carta que está a escrever a uma pessoa desconhecida e que tem o poder de lhe oferecer um emprego.
Tente endereçar a sua carta a uma pessoa real
Com raras exceções, é quase sempre melhor dirigir uma carta de apresentação a um indivíduo pelo seu nome. Há várias razões para tal:
As listas de empregos muitas vezes não mencionam o nome do responsável pela contratação. No entanto, pode valer bem a pena ligar à empresa e perguntar de quem se trata.
Contudo, os gestores de recrutamento por vezes preferem permanecer anónimos, pelo que quando telefonar para a empresa poderá ser-lhe dito que não há necessidade de incluir o nome de alguém. Se assim for, respeite a vontade da empresa e encontre outra forma de redigir a sua saudação - "Caro Departamento de Recursos Humanos", "Saudações, equipa XYZ", ou algo do género.
Objetivo da saudação da carta de apresentação: Comece por se dirigir diretamente ao recrutador de uma forma amigável e profissional.
Cara Sra. de Sousa,
A postos, preparar, escrever! O primeiro parágrafo da sua carta deve consistir numa ou duas frases cativantes, sinceras que despertem a atenção, que identifiquem o cargo que procura e permitam uma rápida apresentação dos motivos pelos quais seria um excelente candidato a este emprego. A introdução é, sem dúvida, o parágrafo mais importante da sua carta porque é o que aparece em primeiro lugar. Todos sabemos quantas oportunidades temos de causar uma primeira impressão. Quaisquer falhas na sua introdução - uma gralha, um discurso confuso ou o tom de voz errado - vão causar desde o início uma má impressão ao seu interlocutor.
A introdução deve ser escrita numa linguagem ativa e enérgica mas profissional, que defina o tom do resto da sua carta. Não deve ser aborrecida ou desinteressante, nem deve ultrapassar o limite da familiaridade ou da arrogância excessiva. A introdução perfeita fará com que o leitor queira continuar a ler.
Há um guia de oratória que se aplica bem à escrita: “Diz-lhes o que lhes vais dizer, depois diz-lhes, e em seguida diz-lhes o que lhes disseste”. A introdução é onde se “diz o que se lhes vai dizer”.
Objetivo da introdução da carta de apresentação: Apelar às necessidades específicas de contratação do empregador, salientando a mais-valia que traria como contabilista.
No mundo do recrutamento temporário, é muitas vezes difícil manter um registo do dinheiro.
Com 12 anos de contabilidade aplicada ao recrutamento, disponho de uma grande variedade de instrumentos financeiros e software inovador para garantir uma eficiente gestão financeira.
É aqui que se “lhes diz”.
O corpo da sua carta de apresentação é o seu discurso principal. Deve ter dois a três parágrafos dedicados ao seu histórico profissional, às suas realizações no local de trabalho, a quaisquer certificações contabilísticas que tenha, bem como às competências e paixões que o tornam excelente no seu trabalho. Ao rever o seu histórico profissional, destaque realizações específicas do seu trabalho. Seja o mais específico possível, incluindo factos, números e episódios, usando verbos fortes de ação para exemplificar os seus sucessos.
No último parágrafo do corpo da sua carta, pode passar das referências ao passado para a abordagem das suas competências gerais e outras qualificações que o tornam no candidato ideal para este cargo. Poderá também discursar sobre como as suas contribuições poderão ajudar especificamente a empresa à qual está a escrever. Lembre-se sempre que o objetivo de uma carta de apresentação não é descrever por que razão merece um emprego; é convencer as pessoas de que pode contribuir para a resolução dos seus problemas e tornar a empresa mais forte.
Objetivo do corpo da carta de apresentação: Conquiste a confiança do recrutador nas suas aptidões como contabilista de excelência.
O fluxo de caixa é fundamental para qualquer recrutador de trabalhadores temporários. Como detentor de um mestrado em contabilidade pelo ISCAL, concebi sistemas, equilibrei orçamentos, avaliei riscos e delineei estratégias para três agentes de recrutamento de alto nível ao longo da última década, todos com mais de 60% de candidatos temporários. Gostaria agora de mudar para uma empresa mais pequena, onde possa ficar à frente do departamento. Entendo que estão a expandir a atividade para o exterior e tenho quatro anos de experiência de trabalho com filiais na Ásia e na Europa.
As regulamentações são significativamente distintas nas diferentes regiões e é preciso alguém que já tenha conseguido ultrapassar esses obstáculos. A minha esposa é de Hong Kong e, se bem entendi, é lá que o vosso primeiro escritório satélite ficará sediado, correto?
Aqui ficam alguns dados a meu respeito, embora tenha muito mais para partilhar numa entrevista:
Os recrutadores sempre gostaram de trabalhar comigo, uma vez que sabem que farei tudo o que estiver ao meu alcance para que recebam o seu pagamento mais rapidamente. Tenho espírito de equipa, sou um planeador meticuloso e presto imensa atenção aos detalhes. Preocupo-me sempre com a possibilidade de cometer algum erro.
Esta é a parte onde se "lhes diz o que se lhes disse". O parágrafo final deve ser um breve resumo da introdução e do corpo da carta, devendo ser também um apelo à ação.
Por exemplo: "Importa-se que eu lhe telefone na semana que vem para discutir a possibilidade de agendar uma entrevista"?
Uma pergunta como esta pode levar o seu interlocutor a pensar: " Humm, esta pessoa quer realmente uma resposta". E é exatamente esse o efeito que pretende alcançar. A última coisa que quer é que o gerente de recrutamento ponha a sua carta de lado e não faça absolutamente nada a esse respeito.
O fecho tradicional para cartas profissionais de todos os tipos, incluindo cartas de apresentação, é um simples " Atenciosamente", seguido do seu nome. Não é necessária uma assinatura física, a menos que envie uma cópia impressa da sua carta de apresentação.
Objetivo do fecho da carta de apresentação: Termine com um apelo à ação, de preferência traduzindo-se numa entrevista.
Se necessita de um contabilista versado nas artes ocultas do financiamento de recrutamento, terei todo o prazer em partilhar mais alguns dos meus segredos numa entrevista.
Atenciosamente,
José Carvalho
Alguns textos destinam-se a ser informativos, outros a ser divertidos, mas a carta de apresentação enquadra-se na categoria de escrita persuasiva. Está literalmente a tentar levar o seu leitor a fazer algo diferente como resultado da leitura da sua carta, sendo que para isso poderá precisar de usar alguma psicologia. Os psicólogos dizem que o cérebro humano funciona tanto a um nível emocional como a um nível racional. A reação emocional é tipicamente mais rápida e automática, mas é poderosa porque nos toca pessoalmente. A reação racional é mais lenta, mais deliberativa e analítica; a reação necessária para que alguém considere a possibilidade de o chamar para uma entrevista.
Estudos demonstraram que uma abordagem emocional pode tornar-nos mais recetivos a uma abordagem racional, conseguindo o melhor dos dois mundos.
Eis um exemplo de linguagem numa carta de apresentação que apela mais ao coração do que à cabeça:
“Sou o tipo de pessoa que se entusiasma com números. Adoro o desafio de organizar e analisar informação complexa e de produzir relatórios rigorosos e relevantes, e preocupo-me sempre com a possibilidade de cometer algum erro.”
Pode parecer demasiado pessoal dizer a um potencial empregador o que sente sobre o desempenho do seu trabalho, mas o objetivo da carta de apresentação é fazer um apelo pessoal. Isso mostra aos seus interlocutores que é humano, tornando-os assim mais atentos ao prosseguir com afirmações mais racionais que envolvam factos, números e episódios.
Estude o seu público alvo, desde o anúncio de emprego à sua página na Internet, até às suas publicações nas redes sociais, para ver que tipo de linguagem utiliza para se dirigir aos seus clientes. Em seguida, adote um tom semelhante, sem copiar, mas com o mesmo nível de formalidade ou falta dela.
Considere também a sua posição relativamente à empresa. É um estudante universitário a candidatar-se a um estágio, ou procura uma posição de contabilidade de alto nível numa grande empresa? Encontre o tom apropriado em relação à pessoa que é e a quem se dirige.
Ter confiança é sempre algo positivo, mas demasiada confiança não ajuda. Tente colocar-se no lugar da pessoa a quem se dirige, procurando imaginar o que essa pessoa pensaria da sua abordagem.
Aqui ficam alguns dos erros cometidos habitualmente nas cartas de apresentação:
A melhor maneira de evitar erros de formatação potencialmente fatais é a utilização de um modelo profissional de carta de apresentação. No Onlinecurriculo, disponibilizamos dezenas de modelos tanto para currículos como para cartas de apresentação, com uma ferramenta de criação que o guia ao longo de cada etapa.
O resultado é um PDF atraente e testado, utilizando tipos de letra apropriados. A vantagem de um PDF é o facto de ser universalmente legível, preservando a sua formatação de forma que a carta tenha o mesmo aspeto no ecrã do destinatário que no seu.
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