O cabeçalho da sua carta de apresentação de cozinheiro tem dois objetivos importantes. O primeiro é ajudar a identificar o seu documento. Os restaurantes são lugares muito movimentados, portanto vai querer que o seu nome e informação pessoal estejam bem visíveis para que o dono ou o recrutador possam ver facilmente a quem pertence a carta de apresentação pertence e como entrar em contacto.
O segundo objetivo do seu cabeçalho é tornar a sua candidatura memorável com um formato distinto, que possa criar uma imagem polida. Os restaurantes recebem muitas candidaturas para a posição de cozinheiro, por isso o cabeçalho ajuda a fazer com que seja notado e apreciado pelo seu profissionalismo.
Embora a sua saudação seja a secção mais pequena, desempenha um papel importante no estabelecimento de um tom educado e respeitoso para o resto da sua carta. Escolha uma saudação apropriada à sua relação com o restaurante.
Por exemplo, se tiver alguma confiança com o dono ou o gestor, e especialmente se estiver a enviar a sua carta no corpo de um email, poderá usar um “Olá”, seguido do nome do dono. Se o restaurante for mais formal ou se não tiver nenhum contacto, “Caro” seguido de “Sr.” ou “Sra.” e o último nome do dono ou gestor é por norma a escolha mais segura.
Para um gestor ou dono ocupado a ler a sua carta, a introdução é um momento muito importante. Quando tiverem terminado de ler as primeiras duas frases, provavelmente já terão uma opinião formada relativamente ao facto de valer ou não a pena ler até ao final. É por isso que a sua introdução lhes deve dar o que tiver de melhor.
Existem algumas formas de captar a atenção do leitor e de lhe mostrar que tem a melhor atitude e competências certas para fazer parte da equipa. Uma história engraçada relevante, um facto surpreendente ou uma história pessoal interessante podem funcionar muito bem aqui. Tenha apenas o cuidado de manter a sua história curta para que o leitor consiga chegar rapidamente ao ponto.
No The Garden, os seus cozinheiros de linha fazem mais do que apenas preparar comida. São a cara da sua marca e o motivo pelo qual é um dos restaurantes de fusão mais concorridos da cidade.
Os clientes vêm conhecer os seus “mestres do menu” e a comida é, de alguma forma, muito mais saborosa quando existe essa ligação emocional. Paralelamente à experiência standard de cozinha detalhada no meu currículo, é o meu talento na identificação de combinações de sabores (obtido ao longo de 18 meses de viagem pelo Extremo Oriente) e a minha inovação que me distinguem. Adoraria dizer-vos como cozinho o meu galbi de inspiração coreano-mexicana.
O corpo da carta de apresentação é onde irá querer aprofundar todas as experiências e qualificações que fazem de si o candidato ideal para a posição de cozinheiro que pretende. Uma vez que esta é a secção maior da sua carta de apresentação, poderá simplificar o processo de escrita dividindo-a em duas partes.
Primeiro, descreva as suas experiências e conquistas mais relevantes como cozinheiro. Uma boa forma de o fazer é usando o método STAR. Comece por descrever uma Situação e a Tarefa requeridas, detalhando seguidamente a sua Ação e o Resultado positivo que obteve.
Na segunda secção, poderá mencionar as suas competências profissionais e pessoais, bem como os seus objetivos para o trabalho com este potencial novo empregador. Poderá também querer mencionar contribuições e aspetos do novo restaurante que aprecia sobre os quais gostaria de aprender mais.
A minha licenciatura em Gastronomia pelo Instituto Politécnico de Leiria e três anos como cozinheira de linha profissional no restaurante 4 estrelas Pentágono dotaram-me de tudo o que preciso para me tornar um membro valioso da equipa do The Garden:
O trabalho com uma equipa na cozinha é a minha definição de paraíso. As grandes comidas não surgem do nada, e eu gosto de colaborar com pessoas igualmente empenhadas em colocar um sorriso no rosto dos nossos clientes. Fui funcionária do mês sete vezes nos últimos três anos - mais do que qualquer outro cozinheiro. Apenas vou sair devido à mudança para Portalegre.
Agora que se apresentou da melhor forma como cozinheiro, está na hora de terminar a sua carta de apresentação de uma forma cordial e positiva. Uma das melhores formas de o fazer é com uma chamada para a ação. Esta frase deverá expressar o seu entusiasmo pelo cargo e convidar o dono ou o gestor a entrar em contacto consigo.
Também poderá optar por voltar a lembrar a informação dos seus contactos no último parágrafo, se o espaço o permitir.
Finalmente, termine a sua carta com uma despedida adequada. “Cumprimentos,” “Melhores cumprimentos” ou até o menos formal “Obrigado”, todos funcionam muito bem.
Se precisar de uma jovem cozinheira de linha interessada em contribuir com ideias, boa energia e sensações gustativas, adoraria ter a oportunidade de preparar algo para si numa entrevista de degustação.
Atenciosamente,
Lara Cruz