Se decidir candidatar-se a um emprego na Ikea, a sua carta de apresentação pode ser a chave para lhe proporcionar uma grande oportunidade. Os primeiros passos consistem em perceber o processo de recrutamento, de forma a poder direcionar a candidatura de forma adequada e criar uma carta de apresentação que prepare o caminho para a entrevista.
Este guia de cartas de apresentação, juntamente com o nosso exemplo de carta de apresentação do Ikea, mostrar-lhe-á como:
Este guia e o nosso exemplo de carta de apresentação para a Ikea contêm tudo o que precisa de saber para se candidatar à gigante sueca do mobiliário, mas se estiver a considerar outros cargos e empresas, poderá encontrar ainda mais informações na nossa biblioteca de mais de 125 exemplos de cartas de apresentação específicas da profissão.
O primeiro passo para uma boa carta de apresentação é a estrutura e a formatação. Uma carta de apresentação para a Ikea deve conter os seguintes elementos:
O objetivo geral de uma carta de apresentação para a Ikea é demonstrar o seu entendimento da filosofia e cultura da empresa, bem como o seu conhecimento de mobiliário doméstico e entusiasmo pela própria Ikea.
Este exemplo de carta de apresentação para a Ikea é um bom ponto de partida para elaborar a sua candidatura profissional:
Caro Sr. Antunes,
Com quatro anos de experiência como responsável de departamento numa loja de bricolage e quatro anos numa loja de mobiliário, a minha paixão pela combinação da exposição inspiradora de merchandising e da venda a retalho em grandes superfícies vai ser-me de grande utilidade para um cargo na IKEA.
Estou ciente de que nenhum outro vendedor funciona como a IKEA e, embora exista um modelo de self-service extremamente organizado, sempre gostei do facto de a IKEA se centrar totalmente no cliente sempre que eu tinha alguma questão a colocar a um membro do pessoal.
Os meus níveis de satisfação dos clientes (e os da minha equipa) estiveram sempre entre os 10% mais elevados da minha empresa de bricolage e orgulhava-me de poder aconselhar todos os clientes de mobiliário da mesma forma que eu própria esperava ser aconselhada. O tempo investido com os clientes é mais valioso do que qualquer tarefa operacional, uma vez que assim eles continuarão a vir.
O meu conhecimento dos sistemas de venda ao público baseia-se no modelo SAP Retail e tenho experiência em gestão de reabastecimento e merchandising dos produtos que se armazenam na loja. Realizei mais de uma dúzia de mudanças de loja em grande escala e estou preparada para gerir a rotação constante de expositores que as novas temporadas implicam.
Estou habituada a gerir equipas de assistência ao cliente com 5 a 35 pessoas, tendo em conta as exigências de formação contínua e de desenvolvimento pessoal que resultam de uma força de trabalho mais jovem num ambiente exigente. 35% da minha equipa foi promovida no prazo de dois anos e, no meu último cargo, a taxa de retenção anual do pessoal foi de 90%. A minha equipa descreveu-me nas suas referências como sendo eficiente, atenta ao pormenor, compreensiva e justa.
Como frequentadora assídua da vossa loja IKEA, gostaria muito de me apresentar como potencial colaboradora, e não como alguém à procura da mais recente aquisição de mobiliário para o meu agregado familiar.
Atenciosamente,
Natália Bartolomeu
O cabeçalho da carta de apresentação proporciona a oportunidade de acrescentar um elemento gráfico ao documento, esclarecendo simultaneamente a forma como pode ser contactado para uma entrevista. Contém o seu nome, email e número de telefone.
Dica profissional: utilize um estilo consistente na carta de apresentação e no currículo para a Ikea. A sua candidatura fica com um aspeto mais profissional, mas também facilita a correspondência entre os documentos, caso estes se separem durante o processo de seleção. Um modelo de carta de apresentação gratuito permite-lhe adicionar facilmente um toque de cor e garantir que a formatação tem um aspeto profissional.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: certifique-se de que os recrutadores podem contactá-lo facilmente se se sentirem inspirados pela sua excelente carta de apresentação.
Cause uma boa primeira impressão saudando a sua futura entidade empregadora de uma forma profissional, mas pessoal. Na maioria das vezes, recomenda-se a utilização do modelo "Caro Sr./Sra. Apelido...". Procure saber o nome da pessoa a quem se destina a carta de apresentação para a Ikea e certifique-se de que sabe o título e a grafia corretos.
Embora possa pensar na Ikea como um ambiente informal, convém evitar começar com um "Olá". No extremo oposto, "A quem possa interessar" é um pouco antiquado, embora sirva para uma eventualidade. O nosso exemplo de carta de apresentação para a Ikea utiliza "Caro", que é normalmente a melhor opção.
Objetivo da saudação da carta de apresentação: começar com um tom profissional e personalizar a carta, se possível.
Caro Sr. Antunes,
Quando os clientes entram numa loja Ikea, querem sentir-se bem-vindos e cativados pela experiência. O primeiro parágrafo da sua carta de apresentação para a Ikea tem de conseguir o mesmo. Pretende que o recrutador saiba imediatamente que seria uma excelente aquisição para a equipa e que o incentive a continuar a ler.
Criar o enquadramento para uma mensagem consistente que demonstre a sua paixão pela cultura e filosofia da Ikea, independentemente do departamento a que se candidata. Mostrar que agregou valor nos seus cargos anteriores e como isso se traduzirá na Ikea.
Objetivo da introdução da carta de apresentação: passar a sua mensagem e fazer com que o recrutador queira continuar a ler.
Com quatro anos de experiência como responsável de departamento numa loja de bricolage e quatro anos numa loja de mobiliário, a minha paixão pela combinação da exposição inspiradora de merchandising e da venda a retalho em grandes superfícies vai ser-me de grande utilidade para um cargo na IKEA.
O corpo da sua carta de apresentação Ikea é como o piso da loja: Exibe o que de melhor tem para oferecer. Escolha uma história que destaque realizações profissionais que estejam em sintonia com o emprego que procura. A sua mensagem aqui deve ser: "Já exerço esta função e posso assumir a responsabilidade não só de fazer o trabalho, mas também de o melhorar."
A Ikea diz: "Provenientes de todo o mundo, os nossos colaboradores da IKEA partilham um conjunto especial de valores e uma visão que lhes permite viver um dia a dia melhor e mais sustentável. Trabalham em conjunto em ambientes de trabalho IKEA diversificados, inclusivos e abertos, onde cada um deles contribui com algo único."
Reserve um parágrafo da sua carta de apresentação para abordar esta declaração. Em seguida, utilize marcadores para chamar a atenção do recrutador para as suas realizações quantificáveis (e também como forma de quebrar o texto).
O objetivo do corpo da carta de apresentação: Abordar a cultura da empresa Ikea e explicar detalhadamente de que forma não só irá integrar-se, mas também contribuir.
Estou ciente de que nenhum outro vendedor funciona como a IKEA e, embora exista um modelo de self-service extremamente organizado, sempre gostei do facto de a IKEA se centrar totalmente no cliente sempre que eu tinha alguma questão a colocar a um membro do pessoal.
Os meus níveis de satisfação dos clientes (e os da minha equipa) estiveram sempre entre os 10% mais elevados da minha empresa de bricolage e orgulhava-me de poder aconselhar todos os clientes de mobiliário da mesma forma que eu própria esperava ser aconselhada. O tempo investido com os clientes é mais valioso do que qualquer tarefa operacional, uma vez que assim eles continuarão a vir.
O meu conhecimento dos sistemas de venda ao público baseia-se no modelo SAP Retail e tenho experiência em gestão de reabastecimento e merchandising dos produtos que se armazenam na loja. Realizei mais de uma dúzia de mudanças de loja em grande escala e estou preparada para gerir a rotação constante de expositores que as novas temporadas implicam.
Estou habituada a gerir equipas de assistência ao cliente com 5 a 35 pessoas, tendo em conta as exigências de formação contínua e de desenvolvimento pessoal que resultam de uma força de trabalho mais jovem num ambiente exigente. 35% da minha equipa foi promovida no prazo de dois anos e, no meu último cargo, a taxa de retenção anual do pessoal foi de 90%. A minha equipa descreveu-me nas suas referências como sendo eficiente, atenta ao pormenor, compreensiva e justa.
A sua conclusão é um apanhado de tudo, mas deve deixar o recrutador com a impressão de que sabe que será um ótimo funcionário para a Ikea, sem exagerar. Repita a sua mensagem e acrescente um toque pessoal, como uma história sobre a sua primeira compra na Ikea.
Em seguida, proponha educadamente um apelo à ação, como faz o exemplo de carta de apresentação abaixo.
O objetivo da conclusão e do fecho da carta: Concluir com confiança e lembrar que está ansioso por uma entrevista.
Como frequentadora assídua da vossa loja IKEA, gostaria muito de me apresentar como potencial colaboradora, e não como alguém à procura da mais recente aquisição de mobiliário para o meu agregado familiar.
Atenciosamente,
Natália Bartolomeu