A sua carta de apresentação para marketing digital tem uma estrutura e um formato. Como profissional experiente na área do marketing, sabe que fugir demasiado à regra pode tornar-se muito confuso. O mesmo se aplica à sua carta de apresentação.
Embora possa mostrar a sua criatividade, a sua carta de apresentação deve conter os seguintes elementos:
Este exemplo de carta de apresentação de marketing digital é um ponto de partida para que possa desenvolver a sua própria candidatura profissional:
9/09/20
Cara Sr.a Pacheco,
O Marketing Digital tem a ver com encontrar uma voz, amplificá-la e cultivar uma comunidade à sua volta. Nas minhas três posições anteriores, criei estratégias sociais premiadas, aumentei o público em 1700%, e melhorei a notoriedade da marca para além das expectativas (de 2% para 102%).
Uma grande estratégia social alimenta-se dela própria, sendo o meu papel como gestor de marketing digital o de criar as condições necessárias para que tal aconteça. A otimização das campanhas de marketing digital para marcas de consumo penetra na mente do consumidor; tripliquei vendas de gelados e consegui que uma nova gama de batidos alcançasse 25% de quota de mercado no prazo de 6 meses.
Anexei uma seleção de destaques do meu portfólio, que acredito serem relevantes para as campanhas que desenvolveria convosco. Cada marca é diferente, mas em muitas situações, se uma abordagem funcionar para uma marca, é provável que funcione para outra. Sou consistentemente reconhecido como um dos principais profissionais de marketing de consumo e tenho plena confiança nas minhas competências no sentido de converter as minhas vitórias anteriores num surpreendente sucesso para vocês.
Gostaria imenso de ter a oportunidade de uma entrevista para discutir as minhas ideias de como levar a sua marca ao próximo nível nas redes sociais.
Atenciosamente,
Bernardo Magalhães
À semelhança do cabeçalho de qualquer página da internet ou conta nas redes sociais, o cabeçalho da sua carta de apresentação ajuda a identificá-lo, tanto em termos de conteúdo como de aspeto visual. Em muitas grandes empresas, a contratação é feita por uma equipa alargada de pessoas e a sua candidatura pode passar de secretária em secretária. O principal objetivo do cabeçalho é garantir que, independentemente de quem leia a sua carta, saibam quem você é e como entrar em contacto consigo.
O objetivo secundário do cabeçalho é criar uma formatação atraente e chamar a atenção. Este é um dos poucos sítios onde poderá mostrar o seu estilo visual, pelo que vale a pena criar um formato que seja simultaneamente profissional e apelativo.
O objetivo desta secção: Identifique o seu documento com as informações pessoais necessárias e desperte o interesse do responsável pela contratação com uma formatação apelativa.
A saudação da sua carta de apresentação é fundamental para estabelecer um tom respeitoso e acessível desde o primeiro momento. É importante escolher bem a sua saudação, dado que algumas empresas modernas preferem uma comunicação mais informal. Para instituições formais, "Caro(a)" seguido da saudação correta e do apelido funciona bem em todas as situações. O nosso exemplo de carta de apresentação utiliza esta formulação. Se a empresa se orgulha de ter um ambiente de trabalho jovem, pode experimentar um "Olá" ou "Oi" e até mesmo o primeiro nome do destinatário.
O objetivo desta secção: Aborde o destinatário da carta com uma saudação adequada à cultura da empresa e utilize o nome do destinatário sempre que possível.
O seu primeiro parágrafo é um dos sítios mais importantes para captar a atenção de um leitor, quer seja em conteúdos online ou numa carta de apresentação. O objetivo deve ser o de criar uma introdução entusiasmante, mas profissional, que vá direta ao ponto. Uma história interessante, uma estatística relevante ou um facto digno de nota poderão ser uma boa opção. Certifique-se apenas de que esta informação conduz suavemente ao corpo da sua carta.
O objetivo desta secção: Despertar a atenção do responsável pela contratação e incentivá-lo a continuar a ler a sua carta graças a uma introdução interessante e relevante.
O texto de exemplo da carta de apresentação que se segue apresenta a visão do candidato e as suas realizações profissionais de forma imediata.
O Marketing Digital tem a ver com encontrar uma voz, amplificá-la e cultivar uma comunidade à sua volta. Nas minhas três posições anteriores, criei estratégias sociais premiadas, aumentei o público em 1700%, e melhorei a notoriedade da marca para além das expectativas (de 2% para 102%).
O corpo da sua carta de apresentação é o ponto em que pode finalmente apresentar todas as competências e experiências de marketing que tem para oferecer. Certifique-se de que destaca apenas os exemplos mais relevantes do seu currículo e mantenha cada história concisa. Uma forma de o fazer é usando o método STAR.
Comece por descrever uma Situação, depois a Tarefa necessária, a sua Ação e o Resultado positivo que causou. Os seus exemplos devem ser relevantes para as potenciais funções do seu novo empregador, o que significa que pode ter de os substituir quando se candidatar a cargos diferentes.
Conclua o corpo da sua carta falando de potenciais contributos e estratégias que poderá implementar no novo cargo.
O objetivo desta secção: Utilize o método STAR para apresentar exemplos concisos e relevantes das suas competências e experiência profissional, bem como para falar das suas possíveis contribuições para o novo cargo.
O texto do exemplo de carta de apresentação a seguir destaca a variedade de produtos que o autor comercializou com sucesso.
Uma grande estratégia social alimenta-se dela própria, sendo o meu papel como gestor de marketing digital o de criar as condições necessárias para que tal aconteça. A otimização das campanhas de marketing digital para marcas de consumo penetra na mente do consumidor; tripliquei vendas de gelados e consegui que uma nova gama de batidos alcançasse 25% de quota de mercado no prazo de 6 meses.
Anexei uma seleção de destaques do meu portfólio, que acredito serem relevantes para as campanhas que desenvolveria convosco. Cada marca é diferente, mas em muitas situações, se uma abordagem funcionar para uma marca, é provável que funcione para outra. Sou consistentemente reconhecido como um dos principais profissionais de marketing de consumo e tenho plena confiança nas minhas competências no sentido de converter as minhas vitórias anteriores num surpreendente sucesso para vocês.
Agora que já tratou do essencial, é altura de terminar a sua carta com uma mensagem positiva. Um apelo à ação é uma das formas mais eficazes de concluir a sua carta. Nesta frase, manifeste o seu interesse e entusiasmo pela vaga e solicite ao responsável pela contratação que o contacte. Pode até optar por deixar aqui os seus dados pessoais e número de telefone, se o espaço o permitir.
De seguida, escolha uma assinatura adequada que corresponda ao tom da sua saudação. "Atenciosamente", "Melhor" ou "Obrigado pela sua consideração" podem funcionar bem, dependendo da formalidade da sua carta.
O objetivo desta secção: Crie um apelo à ação que incentive o responsável pela contratação a entrar em contacto, termine a sua carta com uma assinatura profissional e positiva. Seja confiante sem parecer arrogante ou presunçoso.
O apelo à ação é uma parte fundamental da sua conclusão. Consulte o texto de amostra da carta de apresentação a seguir.
Gostaria imenso de ter a oportunidade de uma entrevista para discutir as minhas ideias de como levar a sua marca ao próximo nível nas redes sociais.
Atenciosamente,
Bernardo Magalhães
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