O cabeçalho do currículo no topo da página contém as suas informações de contacto principais: nome, ocupação, morada, número de telefone e endereço de e-mail. Para além de permitir às entidades empregadoras saber como entrar em contacto consigo, o cabeçalho é também um importante elemento de design, que confere ao seu currículo um pequeno charme visual. Não deve ser espalhafatoso ou complicado, mas deverá empregar o uso criativo dos tipos de letra, espaçamento, disposição, design e talvez um toque de cor.
O cabeçalho é fácil de escrever, visto já ter toda essa informação memorizada, mas é a parte mais desafiante da conceção de um currículo. É por isso que sugerimos que use um cabeçalho de currículo pré-concebido, em que o esquema já está feito para si. Tudo o que tem de fazer é introduzir as suas informações de contacto, clicar num botão e pronto: tem um belíssimo cabeçalho no topo da sua página.
Micaela Fonseca
Professora de Inglês
Rua Formosa 31
Coimbra, 3000-016 Portugal
239 123321 daniela_fonseca@gmail.com
O resumo do currículo, também conhecido como perfil ou "declaração de motivação", é como que um “resumo” ou “prefácio” no início de um artigo académico. Resume os pontos principais de tudo o que se segue em apenas algumas palavras devidamente selecionadas.
Qual o seu principal argumento de venda? Quer sejam os seus anos de experiência como educador, a sua graduação summa cum laude ou a sua pioneira dissertação sobre a vida sexual dos sapos, há de certeza algo que o distingue. Destaque-o aqui, em algumas linhas no topo do seu currículo, que resumem o que é que o torna magnífico naquilo que faz.
Professora de inglês dinâmica e dedicada, empenhada no progresso e desenvolvimento dos alunos. Capaz de criar e implementar programas de estudos eficazes, concebidos para ajudar os alunos a atingir o seu máximo potencial.
Se procura um emprego no meio académico, provavelmente já tem algum histórico profissional. Talvez não tenha sido chefe do Departamento de Francês na Sorbonne durante os últimos 10 anos, mas ainda assim tem um certo je ne sais quoi. Trabalhemos com isso.
Se tem um histórico de trabalhos académicos, liste-os aqui por ordem cronológica inversa, indicando o nome e localização de cada entidade empregadora, os anos que lá trabalhou e o que alcançou em cada um destes trabalhos. Seja específico, usando factos, valores e marcos mensuráveis sempre que possível.
Professora de Inglês, Universidade de Aveiro, Aveiro
August 2016 - March 2021
Professora Assistante de Inglês, Universidade de Aveiro, Aveiro
August 2014 - August 2016
Quando chegar a altura de redigir a secção de formação do seu currículo académico, deverá sentir que está no seu elemento. Se tiver um doutoramento, liste-o primeiro. Se tem um mestrado, coloque esse segundo. E se mal se licenciou em Ciências Gerais, mas foi o campeão de levantamento de copos na sua república na faculdade, basta mencionar a licenciatura.
Os feitos académicos são obviamente relevantes em qualquer currículo académico, e pode valer a pena entrar aqui um pouco mais em detalhes. Se tinha uma média excelente, se era membro de sociedades de honra ou se era o editor do jornal do seu colégio, tudo isso vale a pena mencionar.
Licenciatura em Estudos Ingleses, Universidade de Coimbra, Coimbra
September 2011 - June 2014
Bacharelato em Estudos Literários, Universidade de Coimbra, Coimbra
September 2007 - May 2011
Cada currículo deveria incluir uma pequena mas cuidadosamente selecionada lista de competências - aspetos em que seja excecionalmente bom. Estas diferem para cada área, desde a contabilidade à zoologia.
Tipicamente, esta lista inclui competências profissionais (capacidades técnicas aprendidas com a formação e a experiência) e competências transversais (competências “pessoais” inatas que o tornam bom comunicador, ouvinte ou líder). Conhece a sua área, por isso destaque as razões que o tornam bom nela.