O seu resumo, na generalidade, ocupa o lugar de destaque no topo do seu currículo, logo após o seu nome e informações de contacto. Como tal, é a primeira coisa que tanto o robô do sistema de rastreamento de candidatos como o responsável pelo recrutamento irão ler. Pense nesta descrição de 3 a 5 frases sobre si como o seu "discurso de elevador": vai querer começar com as suas melhores qualidades, a sua experiência mais relevante e um toque da sua formação. Para os arquitetos, o resumo é também o sítio para mencionar se tem ou não licença.
Arquiteto entusiasta e competente, com mais de 5 anos de experiência em planeamento, desenvolvimento e implementação de projetos arquitetónicos. Comprometido com pormenores da mais elevada qualidade e com a satisfação permanente do cliente em cada etapa do processo.
A sua secção de histórico profissional é mais do que apenas uma lista dos locais onde trabalhou: é uma tela que transmite as suas competências e realizações mais notáveis. Certifique-se de listar a sua experiência pela ordem cronológica inversa. Trabalhe para trás, desde a sua função mais recente, até ter listado de 3 a 5 cargos relevantes. Os estudantes de arquitetura e recém-licenciados devem ter o cuidado de excluir qualquer experiência de trabalho não relacionada e que não demonstre um claro interesse na área.
Arquiteto, Arquitetura "Profundidade", Pombal
July 2018 - February 2021
Arquiteto, Sky Line, Genebre
November 2015 - May 2018
As suas competências são a espinha dorsal do seu trabalho como arquiteto. Ainda que os processos mais complicados possam ser incluídos na sua secção do histórico profissional, a secção de competências é uma pequena lista das suas capacidades mais importantes.
Uma tática que pode usar quando se candidata a várias vagas é a ideia de uma Lista Mestre. Dedique algum tempo a fazer um apanhado das suas qualidades mais marcantes - pode até organizá-las em hard skills e soft skills (competências profissionais e pessoais). Quando chegar a altura de personalizar o seu currículo para uma função diferente, poderá consultar a lista e escolher apenas as competências que mais se adequam à descrição da função disponibilizada pelo seu potencial empregador.
Ao contrário de outras profissões, as capacidades profissionais não são opcionais no caso dos arquitetos. Vai precisar de alguns conhecimentos de desenho, maquetas e software de desenvolvimento. A elaboração de orçamentos, as licenças e os conhecimentos sobre códigos na construção também podem enquadrar-se nesta categoria. Inclua os nomes de programas de arquitetura comuns com os quais se sente confortável, excluindo software geral como o Microsoft Word.
Em termos de ensino, a arquitetura é um campo bastante formal. A maioria dos arquitetos completa pelo menos uma licenciatura em arquitetura, bem como uma variedade de estágios em empresas de arquitetura. Para conseguirem as melhores perspetivas de emprego, os arquitetos em início de carreira devem estar registados na Ordem dos Arquitetos. Tudo isto é extremamente importante para a secção de formação do currículo de um arquiteto.
Mestrado em Arquitetura, ISCTE, Lisboa
August 2011 - May 2015
Engenharia Estrutural e Arquitetónica, Universidade de Trás-os-Montes, Vila Real
September 2008 - May 2011