O resumo do seu currículo, também designado “perfil”, é particularmente importante porque precisa de mostrar a sua personalidade. É aqui que se deve fazer notar. Não se acanhe. Este guia de currículo guiá-lo-á ao longo das etapas para o fazer. Porquê um resumo? Porque não tem muito tempo para impressionar e porque pretende destacar o seu currículo desde o início.
O resumo do seu currículo deve destacar as suas competências pessoais, introduzindo ao mesmo tempo um pouco da personalidade profissional. O resto do seu currículo deverá centrar-se na sua experiência, formação e competências, com menos espaço para a criatividade, mas é aqui que tem a oportunidade de se fazer notar e conseguir que os recursos humanos dediquem mais tempo ao seu currículo.
Dado que poderá ser o primeiro com quem as pessoas que vão ao escritório interagem, é do seu maior interesse destacar a sua personalidade no seu currículo de assistente administrativo. É alegre, calmo, interessado em ajudar, solucionador de problemas? Realce essas qualidades no resumo do seu currículo. Inclua também nesta secção as suas concretizações profissionais anteriores. Lembre-se que os assistentes administrativos operam em diversas áreas distintas. Não se esqueça de ter em conta a indústria na qual pretende trabalhar. Pesquise para descobrir o que as entidades empregadoras procuram, e realce as competências mais relevantes para essa área.
Assistente Administrativa competente com mais de 7 anos de experiência de escritório, especializada em trabalho administrativo, resolução de problemas, planeamento e assistência eficaz. Reconhecida por aumentar a produtividade e diminuir a carga de trabalho do pessoal administrativo. Eficiência comprovada com uma capacidade de aprender e trabalhar rapidamente em qualquer programa de software de computador ou sistema de arquivamento de escritório.
Esta secção é mais desafiante caso esteja a iniciar ou a mudar de carreira como assistente administrativo, mas independentemente do seu histórico profissional, pode criar uma secção de experiência centrada nas suas competências, que mostre claramente o seu valor. O primeiro passo é pensar em cada emprego que teve, seja a tempo inteiro, parcial, ou mesmo como trabalhador-estudante. Em vez de escrever uma descrição da função, pense em termos de realizações e competências. Comece a escrever esta secção criando uma lista mestra de todas as suas realizações mais notáveis, fazendo depois uma redução da lista para caber no espaço que tem.
Assistente de Apoio Administrativo at Grupo Marques, Castro Verde
2010 - Present
Assistente Administrativa at Maquinarias ABC, Sabugueiro
2007 - 2010
Assistante de Escritório at Fabricação João Ratão, Sabugueiro
2005 - 2007
As responsabilidades de um assistente administrativo podem variar muito dependendo do ambiente, contudo a sua intenção é impressionar as entidades empregadoras, centrando o seu currículo nas qualidades que os recrutadores realmente procuram. Já mencionámos as chamadas “nuvens de palavras”. São muito valiosas quando se tenta decidir quais as competências a enumerar. Também são muito úteis para passar o ATS (Sistema de Seguimento de Candidatos). A sua secção de competências deve ser específica ao emprego que procura. Lembre-se, é provável que os recrutadores programem o ATS para procurar palavras-chave que também estejam nos seus anúncios de emprego. Escolha as mais relevantes da sua lista mestra de competências.
Considere mover esta secção para cima, principalmente se a sua secção relativa à experiência for pequena. Mais de 40% dos recrutadores gostam de ver as competências indicadas no topo de um currículo, de acordo com o Careerbuilder. Tente não repetir competências já mencionadas na secção de experiência - não dispõe de muito espaço, por isso use-o a seu favor, adicionando informação nova.
As competências profissionais são as competências quantificáveis necessárias para desempenhar as suas funções. São habitualmente coisas que pode aprender frequentando um curso, tais como contabilidade, edição ou processamento de texto.
As competências transversais são frequentemente designadas por “competências pessoais”. Seguem-se alguns exemplos de competências pessoais para assistentes administrativos:
A secção relativa à formação tem mais peso para quem inicia a sua carreira, mas independentemente do nível em que encontra, pode usá-la em seu benefício. Um certificado do ensino secundário é o seu ponto de entrada na carreira, mas poderá ter tido aulas que reforçam a sua candidatura em relação a outras.
Considere frequentar um curso com o objetivo de melhorar as suas competências. As escolas superiores disponibilizam diversos cursos e certificados de formação profissional que podem enriquecer o seu currículo.
Licenciatura em Gestão de Empresas, ISAG, Porto
2008 - 2010
Diploma de Ensino Secundário, Escola Secundária Senhora das Dores, Castro Verde
September 2004 - May 2008
Para os assistentes administrativos, uma comunicação clara é uma das competências mais importantes. Uma formatação não profissional dá às entidades empregadoras um mau exemplo da sua capacidade e deixa a impressão de que não é talhado para o trabalho. Tente escolher um formato ou modelo de currículo que reproduza o tom profissional do possível empregador.
Com a coleção de modelos CVapp.es, não precisa de ser designer ou especialista em formatação para ter um currículo com excelente aspeto. Escolha de entre as muitas amostras de modelos de currículos. Considere os seus pontos fortes e escolha um formato de CV que melhor os destaque. Seguidamente, use o construtor para personalizar o seu modelo de currículo.