Neste primeiro emprego na área de recursos humanos irá aprender tudo sobre o departamento. Provavelmente, vai começar com a divertida tarefa de dizer às outras pessoas que conseguiram o emprego! Claro que o reverso da medalha é avisar os outros candidatos que não foram selecionados. Outras responsabilidades poderão incluir:
Todas estas tarefas dependem da dimensão da empresa e da dimensão do próprio departamento de RH.
Se pretende trabalhar na área dos recursos humanos, deve saber o que os departamentos de recursos humanos pretendem e seguir essa orientação. Aplique a norma e desenvolva os seguintes componentes para o seu currículo:
Otimize o currículo para os ATS
ATS significa Applicant Tracking Systems (Sistemas de Seguimento de Candidatos). Os algoritmos examinam os currículos à procura de palavras-chave, geralmente coincidindo com a descrição do cargo, e classificam-nos pela inclusão dessas palavras-chave. Apenas os currículos mais bem classificados são analisados pela equipa de contratação humana, sendo os restantes eliminados.
Incorpore dinamicamente o maior número possível dos mesmos substantivos, verbos e modificadores no texto do seu currículo.
Deixe-nos encaminhá-lo para o seu emprego de sonho na área dos recursos humanos!
Mais uma vez, como profissional de RH, precisa de mostrar aos outros profissionais de recursos humanos que sabe o que eles querem. O formato de currículo cronológico inverso é o mais popular entre os recrutadores. Este formato facilita a visualização do que os candidatos realizaram recentemente.
Como candidato a um emprego de nível inicial, poderá considerar os outros formatos de currículo que sugerimos como alternativas cronológicas ou híbridas.
O seu cabeçalho é o cartão de visita do seu currículo de assistente de recursos humanos. Torne as suas informações de contacto acessíveis, profissionais e legíveis.
Não inclua:
A primeira ideia a reter é que quando conseguir o seu primeiro emprego como assistente de recursos humanos, poderá ter de analisar os currículos de outros candidatos. Portanto, é importante que mostre imediatamente aos responsáveis pelos recursos humanos que sabe o que é um bom currículo, criando o seu próprio. O resumo/perfil é o local ideal para o fazer.
Como não tem muita experiência na área, o seu resumo deve ser convincente. Os responsáveis pelos recursos humanos sabem que, como funcionário iniciante não terá muita experiência, mas deve mostrar que tem as competências necessárias para começar a sua carreira nos recursos humanos. Por vezes, os RH são chamados de “departamento pessoal” pois são o rosto da empresa.
Dizemos isto para que perceba a importância de ser um excelente comunicador e de transmitir isso no seu currículo. O seu perfil, também conhecido como resumo, dá-lhe a oportunidade de ser um pouco criativo ao destacar a sua personalidade e competências profissionais. Esta secção deve ter entre 100 e 200 palavras, mas como é provável que a secção do seu histórico profissional seja curta, poderá ultrapassar um pouco o limite máximo.
Abaixo encontra um exemplo de resumo do currículo de assistente de recursos humanos.
Profissional de Recursos Humanos motivado, com vontade de trabalhar como especialista de atendimento dedicado e membro enérgico da equipa.
Experiente no recrutamento de funcionários bem como na gestão de funcionários existentes. Especialista em gestão de programas de apoio aos colaboradores e à comunidade, e empenhado em trabalhar para a missão de uma empresa.
À medida que a sua carreira vai progredindo, a secção de histórico profissional passa a constituir a maior parte do seu currículo. No entanto, um currículo de nível básico poderá organizar as secções numa ordem diferente, por isso considere movê-la para baixo da secção de competências ou formação caso tenha uma formação académica excelente ou bastantes cursos de recursos humanos.
Se tiver experiência de trabalho em recursos humanos ou numa área relacionada, enumere esses empregos aqui. Mesmo que tenha tido um trabalho de escritório, tem competências transferíveis. Utilize cada ponto da sua descrição de funções para destacar uma competência diferente que utilizará num cargo de RH. Se está a candidatar-se a um cargo generalista de RH, é provável que tenha competências relevantes que os recrutadores irão procurar.
Utilize verbos de ação fortes para descrever qualquer trabalho que tenha realizado em recursos humanos, um problema que tenha resolvido e o seu resultado, ou um processo que tenha melhorado. Isto é muitas vezes referido como o método STAR (Situação, Tarefa, Ação, Resultado positivo). Lembre-se de que a sua carta de apresentação complementa o seu currículo, pelo que também vai poder acrescentar aí mais informações.
Abaixo encontra um exemplo de histórico profissional de assistente de recursos humanos.
Recursos Humanos, Principiante em Verbalina Lda., Lisboa
Outubro 2016 — Setembro 2019
Rececionista dos Recursos Humanos em Verbalina Lda., Lisboa
Maio 2014 — Setembro 2016
Pode até não ter muita experiência, mas tem de certeza competências que pode destacar. Pense em todas as capacidades necessárias para ser um excelente assistente de recursos humanos: organização, comunicação, conhecimentos de informática, conhecimento das leis e regulamentos laborais, atenção aos detalhes, compreensão dos requisitos de segurança, gestão de projetos, planificação de eventos, etc. Lembre-se de que tem competências transversais, ou competências pessoais, que tem vindo a utilizar ao longo da sua vida e que podem ser mencionadas aqui.
Enumere todas as competências que desenvolveu no seu percurso académico e nos seus empregos anteriores. Em seguida, analise cada anúncio de emprego e elabore a sua secção de competências de forma a corresponder às capacidades que o seu potencial empregador procura.
Veja abaixo um exemplo de competências num currículo.
A sua formação desempenha um papel mais importante na sua carreira se estiver apenas a começar, especialmente se tiver uma licenciatura em gestão de recursos humanos ou administração de empresas. Para chegar a responsável pelos recursos humanos pode precisar de um mestrado, mas uma licenciatura é suficiente para iniciar a sua carreira.
Se tiver uma excelente média e tiver acabado de se licenciar, considere acrescentar essa informação; caso contrário, omita-a. Qualquer curso que tenha concluído fora da escola, incluindo cursos de reciclagem, ou quaisquer certificações que tenha obtido, podem também ser indicados aqui.
Se tiver um curso superior ao de licenciatura, pode omitir o seu diploma do ensino secundário.
Bacharelato em Relações Públicas, Universidade do Porto, Porto
Agosto 2012 — Maio 2014
Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I
Setembro 2008 — Julho 2012
As primeiras impressões são as que marcam, portanto perca algum tempo a fazer com que o seu currículo tenha também um aspeto fantástico! Os nossos modelos de currículo são testados e concebidos por especialistas, pelo que são um excelente recurso.
Lembre-se que os recrutadores são pessoas ocupadas e querem encontrar rapidamente as informações relevantes. Certifique-se de que as suas informações de contacto e os títulos de empregos anteriores se destacam. Pode personalizar a apresentação, mas tenha em conta estas regras:
Perfil
Profissional de Recursos Humanos motivado, com vontade de trabalhar como especialista de atendimento dedicado e membro enérgico da equipa.
Experiente no recrutamento de funcionários bem como na gestão de funcionários existentes. Especialista em gestão de programas de apoio aos colaboradores e à comunidade, e empenhado em trabalhar para a missão de uma empresa.
Histórico de Atividade
Recursos Humanos, Principiante em Verbalina Lda., Lisboa
Outubro 2016 — Setembro 2019
Rececionista dos Recursos Humanos em Verbalina Lda., Lisboa
Maio 2014 — Setembro 2016
Competências
Formação
Bacharelato em Relações Públicas, Universidade do Porto, Porto
Agosto 2012 — Maio 2014
Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I
Setembro 2008 — Julho 2012
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