Como assistente de vendas, é a cara amiga que humaniza a experiência de qualquer cliente. De certa forma, é o rosto da empresa enquanto o cliente estiver na loja! Qualquer recrutador quer ver um currículo sólido que demonstre que os candidatos estão à altura da função.
Se está a candidatar-se à sua próxima posição de assistente de vendas, o Onlinecurriculo está aqui para ajudar! A nossa biblioteca de exemplos de currículos para uma grande variedade de profissões irá ajudá-lo a redigir o currículo perfeito de assistente de vendas.
Os assistentes de vendas geralmente trabalham em estabelecimentos comerciais, diretamente com os clientes, esforçando-se por lhes proporcionar uma experiência de excelência, que promova e aumente as vendas. Um assistente de vendas deve ser conhecedor do seu setor de atividade e dos produtos e ofertas da empresa. Deve ser um excelente comunicador, com uma personalidade extrovertida e simpática, propícia à criação de experiências de compra positivas para os clientes. Um assistente de vendas deve também desempenhar uma série de tarefas relacionadas com a loja.
O primeiro passo no processo de elaboração do seu currículo como assistente de vendas é identificar as secções a incluir. O seu currículo deve conter os seguintes elementos:
Estes são os pilares de um bom currículo. Em cada uma destas secções, deve preparar um currículo que reflita as competências e a experiência que a entidade empregadora procura, devendo adaptar e ajustar os exemplos e a linguagem que utiliza para convencer a empresa de que é a melhor escolha para este cargo.
O melhor formato para o seu currículo de assistente de vendas é o cronológico inverso, que enumera a sua experiência profissional anterior começando pela mais recente. É o formato que os recrutadores esperam, uma vez que o aspeto mais importante do seu currículo de assistente de vendas é provar as suas capacidades de assistência ao cliente com base em experiências recentes e relevantes.
E se for novo no setor ou se ainda não tiver qualquer experiência de trabalho? Não há problema! Nesse caso, tem duas opções: pode manter o formato cronológico inverso e mencionar empregos noutros setores; ou então, caso tenha realmente pouca ou nenhuma experiência profissional, pode optar por um formato de currículo funcional que se concentre na sua formação e competências.
O cabeçalho do currículo não transmite apenas informações cruciais sobre como entrar em contacto consigo, mas serve como elemento de design que torna a sua página mais profissional. Assim sendo, o cabeçalho deve ser uma secção com um aspeto apelativo, no topo do currículo, que inclua as seguintes informações:
O resumo do seu currículo é uma ferramenta poderosa que demonstra as suas excelentes capacidades de comunicação, quer seja um assistente de vendas experiente ou novato. Trata-se das três a cinco frases no topo do seu currículo que apresentam ao recrutador as suas principais realizações e os seus atributos mais fortes.
Não tem muito espaço, por isso deve privilegiar as palavras-chave que encontrou no anúncio de emprego. Poderá também tornar a sua escrita mais convincente e reduzir a contagem de palavras usando verbos de ação fortes. Os assistentes de vendas devem ser capazes de estabelecer e manter relações positivas com potenciais clientes e com os clientes já existentes, pelo que esta é a sua primeira oportunidade de provar que é capaz de o fazer! Dê uma vista de olhos ao nosso exemplo de currículo abaixo para ver estas dicas em ação.
Consulte exemplos de resumos num currículo de assistente de vendas a seguir:
Assistente de vendas motivado e empenhado em prestar um serviço de excelência ao cliente. Organizado, atento aos pormenores e com espírito de iniciativa. Empenhado no aumento das vendas, proporcionando aos clientes uma atenção e assistência personalizadas. Com vários anos de experiência de sucesso em ambientes comerciais.
Esta é a secção em que enumera os seus empregos anteriores, com o cargo mais recente no topo. Deve ser a parte mais longa do seu currículo, mesmo que esteja a mudar de setor ou de cargo.
Crie um subtítulo para cada função, onde deve mencionar a função, entidade empregadora, datas em que trabalhou e localização. Em seguida, adicione a cada subtítulo pontos que evidenciem as suas responsabilidades mais relevantes e as realizações mais impressionantes nessa função.
Utilize dados específicos que comprovem que consegue abordar os aspetos mais importantes da função destacados no anúncio de emprego. A maioria dos empregos de assistente de vendas exige competências de atendimento ao cliente e experiência em vendas. Considere mencionar exemplos de quando resolveu um problema para melhorar as vendas da loja ou a experiência de um cliente. Lembre-se que pode utilizar a descrição da oferta de emprego para recolher sugestões sobre as melhores palavras-chave para comunicar o que o recrutador procura. Torne a sua escrita mais persuasiva usando verbos de ação que comuniquem algo positivo sobre a forma como desempenhou as suas responsabilidades.
Uma excelente forma de dar mais peso aos pontos apresentados por baixo de cada função é incluir valores que quantifiquem as suas vitórias.
Assistente de Vendas em Leroy Merlin, Leiria
Dezembro 2017 - Dezembro 2019
Assistente de Vendas em Vista Extravagante
Março 2013 - Junho 2017
A secção de competências do currículo pode parecer fácil à primeira vista. No entanto, convém refletir sobre os atributos mais importantes a incluir no seu currículo e que são relevantes para este emprego de assistente de vendas. É bom a matemática? Ou um especialista em organização? É aqui que deverá dizê-lo ao recrutador!
O anúncio de emprego é o seu principal recurso para identificar as competências mais importantes. Dependendo do empregador e do seu ambiente de trabalho, o seu currículo pode ser mais orientado para as competências pessoais ou para as competências profissionais. Na maioria dos casos, é bom incluir uma mistura de competências profissionais e pessoais.
Inspire-se nesta pequena lista de competências, que poderá incluir no seu currículo:
A secção de formação do seu currículo é tão importante como o seu histórico profissional. Porém, não deve ser tão longa. Inclua aqui os seus cursos ou graus académicos mais recentes, utilizando o formato cronológico inverso. Deve indicar o nome da instituição, as datas em que frequentou o curso e o nome das suas qualificações. Se tiver honras ou distinções, bem como qualquer formação relevante, destaque-as aqui.
Licenciatura em Administração de Empresas, Universidade Moderna, Lisboa
Agosto 2015 - Maio 2018
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Manuel I, Leiria
Setembro 2011 - Junho 2015
A estrutura e o design do seu currículo são outra forma de mostrar ao recrutador que é um assistente de vendas com excelentes capacidades de comunicação. Confiaria em alguém com um emprego que requer grande capacidade de organização se o seu currículo fosse desorganizado? Provavelmente não.
Perfil
Assistente de vendas motivado e empenhado em prestar um serviço de excelência ao cliente. Organizado, atento aos pormenores e com espírito de iniciativa. Empenhado no aumento das vendas, proporcionando aos clientes uma atenção e assistência personalizadas. Com vários anos de experiência de sucesso em ambientes comerciais.
Histórico Profissional
Assistente de Vendas em Leroy Merlin, Leiria
Dezembro 2017 - Dezembro 2019
Assistente de Vendas em Vista Extravagante
Março 2013 - Junho 2017
Competências
Formação
Licenciatura em Administração de Empresas, Universidade Moderna, Lisboa
Agosto 2015 - Maio 2018
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Manuel I, Leiria
Setembro 2011 - Junho 2015
Ponha-se no lugar do recrutador e escolha um design para o seu currículo que transmita as suas melhores capacidades de comunicação e atenção ao pormenor. Seja simples e certifique-se de que todas as secções são fáceis de ler. Se tiver dificuldades, poupe tempo e aborrecimentos optando por um dos nossos modelos de currículo.