Antes de começar, precisa de saber o que deve incluir no seu currículo de contabilista. Aqui estão as secções que o seu CV deverá conter:
Este guia contém detalhes sobre como organizar cada um destes elementos.
A próxima coisa que precisa de perceber é como é que a tecnologia controla os pontos de entrada do recrutamento e da contratação. A infeliz realidade é que um “bot” (Sistema de Seguimento de Candidatos - ATS), poderá desqualificar até mesmo um contabilista experiente cujo texto do currículo não obtenha uma pontuação suficientemente alta face aos critérios de triagem.
Mas não tenha receio. O Onlinecurriculo está aqui para ultrapassar esse obstáculo e certificar-se de que o seu currículo não tem tal destino.
A contabilidade é geralmente caracterizada como uma profissão técnica, mas isso não deve impedi-lo de introduzir um pouco de personalidade no seu currículo de contabilista. Em especial, o resumo (chamado por vezes de “perfil”) do seu currículo de contabilista é o local ideal para introduzir a dimensão humana. É também aqui que determinados estereótipos sobre o facto de os profissionais da área financeira serem pessoas secas ou não cooperantes por natureza podem ser contestados.
Certifique-se de que usa linguagem enérgica, verbos de ação e afirmações positivas; aqui deverá então também deixar um pouco do seu caráter brilhar. Mesmo não sendo diretamente relevante para as suas competências contabilísticas, a referência de que é uma excelente pessoa com quem trabalhar pode ser um grande sucesso.
A contabilidade, à semelhança de outras profissões como as do Direito e da Medicina, é um campo em que as certificações formais podem ser um requisito, ou no mínimo, uma grande vantagem.
Em muitos casos, sugerimos que indique as certificações na secção de formação do seu currículo, ou no final, se o espaço o permitir. No entanto, a menos que esteja apenas a começar como contabilista, é provável que já tenha uma certificação importante ou que o seu objetivo seja conseguir uma. Esta pode ser a chave para a abertura de muitas portas profissionais, por isso recomendamos que coloque a sua certificação na secção do resumo, para que esta se destaque no topo da página. Para além disso, para alguns cargos de contabilidade com salários mais elevados, a vaga em questão poderá exigir certificações específicas.
Os contabilistas ajudam as empresas e os profissionais no que é o aspeto mais fundamental da permanência de uma empresa em atividade: as finanças. Tal significa que a sua experiência de trabalho é uma parte muito importante da sua imagem profissional.
Na ótica de um responsável pela contratação, os contabilistas devem ser vistos como o apoio a uma empresa de modo a que esta seja funcional e estável. A secção do histórico profissional do seu currículo deve refletir isso mesmo. Abaixo de cada emprego listado, descreva as formas como apoiou ou contribuiu para uma boa gestão financeira, o crescimento e a orientação da empresa. Estas descrições devem centrar-se nos resultados e a redação deve ser positiva e enérgica. A apresentação de resultados quantificáveis com números e percentagens pode trazer-lhe grandes vantagens.
A educação formal merece a devida atenção no currículo de um contabilista, uma vez que esta atividade não se trata de uma profissão predominantemente autodidata. Os diplomas universitários são uma das principais considerações quando as entidades empregadoras estiverem a analisar as qualificações profissionais para cargos financeiros. As licenciaturas em gestão são as mais comuns entre os contabilistas, seguidas, em muito menor grau, por licenciaturas em ciências sociais e cursos superiores em educação.
Se estiver numa primeira fase da sua carreira contabilística, pode alargar a secção de educação com detalhes de realizações académicas, cursos adicionais de contabilidade ou financeiros (online ou outros), bolsas de estudo ou prémios. Contudo, faça-o apenas se o espaço o permitir, uma vez que todo o seu currículo deve caber numa única página.
A contabilidade centra-se em competências profissionais, e o currículo de um contabilista reflete isso em cerca de 90% do conteúdo. Lembre-se que o seu currículo deve ser conciso e adaptado à função contabilística específica que procura. Uma das melhores ferramentas para ser seletivo a respeito de cada seção específica do currículo é a sua própria lista mestra. Crie um documento em separado com apenas uma lista dos pontos de referência das suas competências que vierem à mente. Tenha-o à mão para o atualizar constantemente. De seguida, para cada nova versão do seu currículo contabilístico, analise os requisitos da função e selecione as competências mais adequadas para o seu currículo.