Habitualmente, recomendamos o formato de currículo na ordem cronológica inversa por duas razões: Proporciona aos recrutadores uma forma rápida de saberem o que está a fazer agora e facilita a transferência para o software de ATS.
Este formato de currículo é o que mais afeta a secção do seu histórico profissional, uma vez que irá registar os seus empregos a partir da sua posição mais recente. Como dentista, isso inclui quaisquer estágios que tenha efetuado ou outras atividades ou situações em que tenha trabalhado.
Se, no entanto, tiver conhecimentos numa área altamente complexa da medicina dentária, poderá considerar o formato de currículo funcional, uma vez que este se centra nas competências e menos na experiência. Os dentistas recém-formados (parabéns!) ou os profissionais experientes poderão considerar um dos formatos híbridos que sugerimos.
O resumo, ou perfil do seu currículo de dentista, aparece no topo do documento e é a sua única oportunidade de mostrar a sua personalidade. Os seus conhecimentos são fundamentais para a sua carreira, mas o mesmo se aplica à sua postura no consultório. O seu resumo permite-lhe especificar a forma como aborda os cuidados e as relações com os pacientes. Se estiver a candidatar-se a um consultório de grande dimensão, dará aos outros profissionais a oportunidade de determinarem se é a pessoa adequada para o cargo.
Dentro destas 3 a 4 frases, deverá transmitir confiança sem parecer que está a vangloriar-se. Comece por se apresentar a si e à sua carreira e, de seguida, apresente um bom exemplo do seu melhor trabalho. Explique por que razão considera ser uma boa opção para a clínica. (terá um pouco mais de espaço para o fazer na sua carta de apresentação).
Ainda não tem a certeza de como fazer? Leia o exemplo de resumo de currículo para dentista em baixo. Seguidamente, dê uma vista de olhos aos nossos exemplos de currículos para a área da medicina. O nosso exemplo de currículo para cuidados de saúde é um bom começo. Consulte o nosso exemplo de currículo de endodontista ou o nosso exemplo de currículo de médico, que também podem ajudar.
Dentista dedicada, com vasta experiência em diagnósticos orais, tratamento odontológico restaurativo, próteses dentárias, procedimentos estéticos e muito mais. Trabalhadora e empenhada em proporcionar aos pacientes uma experiência confortável e bem sucedida. Versada na gestão da dor e no aconselhamento dos pacientes em matéria de higiene oral preventiva.
Esta secção é a essência do seu currículo de dentista. Os recrutadores querem informações específicas sobre a sua experiência, por isso, dê-lhes algo relevante. Os melhores currículos incluem pormenores que traçam uma imagem da sua carreira e dos seus pontos fortes.
O primeiro passo é registar as responsabilidades e conquistas de cada emprego. Seguidamente, escolha as que melhor se adequam ao cargo ao qual se está a candidatar. Lembre-se de substituir os pontos importantes para melhor se dirigir a diferentes práticas.
Cada ponto do seu currículo como dentista segue um formato padrão:
Dentista em OlhóDente, Cascais
Junho 2013 — Outubro 2018
Dentista em OralMedicare, Estoril
Agosto 2009 — Maio 2013
A sua secção de competências é como um primeiro exame. Os recrutadores querem ter uma perspetiva geral antes de se debruçarem sobre a sua carreira. Isto significa que deve escolher cuidadosamente os atributos a destacar. Esta é também a secção mais fácil de adaptar a cada anúncio de emprego.
Os dentistas precisam de uma série de competências profissionais (as aprendidas na escola e necessárias para a sua profissão), mas também precisam de competências pessoais, como uma excelente comunicação (se for multilingue, isso poderá ser uma grande vantagem!) e atenção aos pormenores. Com o emprego específico em mente, crie uma mistura destes tipos de atributos para atrair a atenção dos recrutadores. Veja o modelo para a secção de competências em baixo.
Tornar-se dentista é um compromisso com uma duração de cinco anos, isto se não optar por uma especialização. A secção de formação do seu currículo de dentista é onde poderá mostrar o orgulho que sente por todo esse trabalho árduo.
Refira a sua licenciatura seguindo-se quaisquer pós-graduações ou outros cursos relacionados. Se o seu percurso académico tiver sido notável, indique a sua média e quaisquer distinções que tenha obtido. Não se esqueça de que esta informação se torna menos importante à medida que a sua carreira progride.
Indique também qualquer formação de especialidade que possua. Deve incluir a sua experiência clínica na secção do histórico profissional do seu currículo. Se for membro da Ordem dos Médicos Dentistas ou de qualquer outra organização, pode indicá-lo aqui ou criar uma secção específica para tal. Segue-se um exemplo sobre como formatar a secção de formação.
Mestrado em Cirurgia Ortognática e Ortodontia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto
Setembro 2004 — Maio 2009
Licenciatura em Medicina Dentária, Universidade do Porto, Porto
Setembro 2000 — Maio 2004