Um currículo é sobretudo uma coleção de listas (listas de empregos, escolas e competências) mas o perfil do currículo, por vezes chamado resumo, é uma das exceções. Consiste em algumas linhas de texto por baixo do cabeçalho, em que descreve os seus “superpoderes” com palavras suas.
Pondere muito bem o perfil do seu currículo de designer gráfico. Use uma linguagem imaginativa e sugestiva, nunca enfadonha ou monótona. Este perfil é a sua melhor oportunidade para se descreveres à sua maneira, por isso, não a desperdice.
Designer gráfico experiente, especialista na criação de visuais poderosos com ilustrações, imagens e tipografia digitais. Comprometido em ajudar os clientes a formar a sua identidade de marca mediante a utilização de designs gráficos cativantes. Habituado a colaborar com outros profissionais criativos para atingir as metas do projeto.
A secção do histórico profissional do seu currículo de designer gráfico continua a ser muito importante: se está a candidatar-se a uma empresa, não só as suas competências e realizações são relevantes, mas o empregador também precisa de provas de que é capaz de trabalhar em equipa dentro de uma estrutura empresarial. O seu histórico profissional É essa prova.
Mas precisa também de uma secção de histórico de emprego no seu currículo que destaque os principais empregos que teve e o que fez em cada um deles. Muitos designers gráficos trabalham por conta própria, pelo que esta secção não tem necessariamente de ser a descrição cronológica inversa padrão de todos os seus empregos mais recentes. No entanto, deve destacar os seus melhores trabalhos.
Designer Gráfico em (RE)DESIGN, Aveiro
Setembro 2017 — Fevereiro 2021
Designer Gráfico em GrafiMedia, Aveiro
Maio 2015 — Agosto 2017
Se está apenas a começar ou a mudar de carreira, então precisa de encontrar uma forma criativa de destacar tudo o que fez que seja relevante para o emprego que procura.
Isso poderá incluir estágios, bolsas de estudo, trabalho voluntário ou, por vezes, trabalho totalmente fora da sua área.
A seção de formação do currículo de um designer gráfico é geralmente breve e direta, com uma formatação simples. Os designers gráficos à procura de emprego geralmente precisam de ter um bacharelato numa área relacionada, como design gráfico, belas-artes ou equivalente. Um bacharelato numa área não relacionada pode também funcionar com formação e/ou certificação adicional relacionada com o design. Raramente precisa de mais do que um curso ou certificação para se qualificar para uma posição de designer gráfico.
Curso de Design Gráfico, Lisbon School of Design, Lisboa
Setembro 2011 — Maio 2015
Diploma do Ensino Secundário, Escola Secundária Canto e Castro, Mamodeiro
Setembro 2007 — Maio 2011
Como é evidente, sem competências não conseguirá chegar a lado nenhum. As competências são a principal razão pela qual alguém contrataria um designer gráfico, pelo que deve enfatizar consideravelmente esta seção do seu currículo. Em termos de prioridade, são igualmente importantes (ou talvez - ligeiramente menos) do que o seu perfil e o seu histórico profissional. Em alguns casos, a seção de competências será a mais importante para um designer gráfico. Por exemplo, se uma entidade empregadora quiser que trabalhe com design de páginas web, estará à espera de ver Figma ou Sketch na sua lista de competências, juntamente com Photoshop. Esquecer-se de os mencionar pode mesmo tornar-se um fator impeditivo.
O Onlinecurriculo classifica os seus modelos de currículo por estilos: Simples, Criativo, Profissional e Moderno. Como designer gráfico, talvez queira optar pelos modelos criativos. No entanto, mesmo que seja você a conceber o seu currículo, deve pensar cuidadosamente no seu formato e design.