O primeiro passo no processo de elaboração do seu currículo de eletricista é identificar as secções a incluir. O seu CV deve conter os seguintes elementos:
O que um poderoso currículo de eletricista tem em comum com os currículos de qualquer outra profissão é que o estilo, o tom e a mensagem devem ser orientados para a pessoa com quem está a comunicar. Neste caso, trata-se de um empregador - talvez o responsável pela contratação de uma empresa ou o encarregado de um projeto.
O formato de currículo cronológico geralmente mais utilizado funciona bem para quem procura emprego em quase todas as profissões, especialmente se o seu histórico profissional tiver seguido um percurso linear numa sequência de cargos. Nessa secção do currículo, a experiência profissional progressiva e as realizações são organizadas por empregador/local de trabalho, pela ordem inversa, ou seja, das datas mais recentes para as mais antigas. É possível uma boa opção para a maioria dos candidatos a emprego de eletricista que já tenham experiência nesta área ou talvez noutra área da construção.
Também conhecido como perfil, o resumo proporciona uma perspetiva geral da sua vida profissional e dos seus atributos. É o espaço ideal para dar um toque de personalidade ao seu currículo. Todas as outras secções devem ser breves e centradas nas suas concretizações. Não há dúvida de que deverá transmitir aos empregadores o que já realizou como eletricista, mas também poderá falar-lhes um pouco de si, utilizando palavras que descrevam a sua personalidade profissional. Esta não é a altura certa para ser modesto. Orgulhe-se dos seus talentos!
Eletricista qualificado e experiente, com mais de dez anos de experiência na instalação e manutenção de sistemas elétricos em casas, empresas e fábricas. Excelente conhecimento dos códigos relevantes do setor industrial, bem como capacidade de analisar projetos de forma eficaz e instalar sistemas elétricos de acordo com os mesmos. Histórico comprovado de identificação e correção de problemas elétricos utilizando uma variedade de dispositivos de teste. Forte ética de trabalho e vontade de ajudar o cliente a tornar o seu projeto de construção tão fácil e eficaz quanto possível.
Quer esteja apenas a começar ou esteja no ativo há anos, aqui deverá mostrar as suas realizações e o seu crescimento. Um currículo bem-sucedido mostra aos responsáveis pela contratação não apenas o que fez, mas também como aprendeu e cresceu no trabalho.
Como eletricista, concluiu um curso de aprendizagem. Explique de que forma isso lhe deu competências básicas e, em seguida, ilustre as suas crescentes competências em empregos posteriores. O seu histórico de emprego centra-se nas suas realizações e nos desafios que ultrapassou. Não se limitou a substituir a cablagem defeituosa, mas ouviu o cliente descrever o problema, investigou e efetuou testes, diagnosticou o problema, formulou uma ou mais soluções, comunicou-as ao cliente e reparou o sistema elétrico a tempo e dentro do orçamento.
Eletricista em Central Energias, Oliveira do Hospital
Julho 2013 — Agosto 2019
Eletricista em MotaEletro, São Romão
Junho 2007 — Junho 2013
É necessário ter um curso de ensino secundário ou um certificado de aptidão profissional, mas o estágio e as certificações são muito importantes. Tem uma opção: Pode mencionar a sua formação profissional na secção "Histórico profissional" ou pode incluí-la aqui. Esta opção depende da sua experiência anterior. Se estiver a meio da carreira, a sua experiência de aprendizagem é menos importante do que os seus últimos empregos. Se estiver à procura do seu primeiro emprego após o período de aprendizagem, coloque essa experiência na secção do seu histórico profissional.
Ensino Secundário, Escola Secundária, Seia
Setembro 2001 — Maio 2005
Eletricista Certificado, Escola Profissional de Seia, Seia
Agosto 2005 — Agosto 2007
Esta secção proporciona aos responsáveis pela contratação uma visão geral das suas competências e permite-lhe acrescentar algumas palavras-chave muito importantes. Já selecionou as palavras-chave do anúncio de emprego que pretende utilizar no seu resumo. Agora, vai usar essas palavras numa descrição das suas competências.
Por vezes, as palavras-chave não são óbvias porque o anúncio de emprego é demasiado vago ou demasiado pormenorizado. Nesse caso, poderá criar uma "nuvem de palavras". As nuvens de palavras pegam no texto e transformam-no em imagem. Quanto mais a palavra aparece no texto, maior é o seu tamanho na imagem. Tudo o que tem de fazer é introduzir a descrição da oferta de emprego numa aplicação como o wordle.com ou o wordart.com e irá obter uma representação visual das palavras que o ATS (Sistema de Seguimento de Candidatos) provavelmente irá procurar.
Tal como pretende que as palavras do seu currículo transmitam uma imagem profissional, também a sua estrutura deve ser profissional. A estrutura é quase tão importante como as competências e realizações que descreve. Se o currículo tiver um aspeto desleixado ou for difícil de ler, pode facilmente ser descartado do emprego com que sempre sonhou.
Use o Onlinecurriculo, a sua ferramenta de criação de currículos e os modelos de estrutura de currículos para desenvolver um currículo que o fará progredir!