O resumo do seu currículo de enfermeiro deve destacar as suas qualificações profissionais mais significativas. A enfermagem é uma das profissões mais voltadas para as pessoas, por isso não se esqueça de conferir ao resumo do seu currículo um toque de cordialidade e emoção.
Existem dois fatores igualmente importantes na redação de um resumo de currículo de enfermeiro eficaz. O primeiro está relacionado com a perceção: o resumo do currículo é a sua primeira apresentação pessoal a um leitor humano, não a um filtro automatizado. É aqui que se apresenta como um enfermeiro atencioso e sensível, e não como alguém que aparenta ser frio e distante.
O segundo fator tem a ver com o algoritmo do ATS para pontuar o seu currículo com base em palavras-chave. Nem todos os hospitais recorrem a filtros de pontuação, mas é melhor estar prevenido e não correr o risco de o seu currículo ser ignorado por motivos puramente técnicos.
Assim, como sabe quais as palavras-chave e os pormenores profissionais mais importantes? Analise cuidadosamente a descrição do cargo como enfermeiro. Frequentemente, certas qualidades, ideias ou requisitos técnicos serão mencionados mais do que uma vez, por vezes com formulações diferentes. Esse será o seu sinal de que o empregador as valoriza mais do que outras.
Por último, mas não menos importante, está o elemento humano do resumo do seu currículo. Os enfermeiros são a alma e o coração de muitos hospitais. Muitos estabelecimentos de saúde dependem dos enfermeiros não só para desempenhar funções médicas, mas também para dar apoio emocional aos doentes e criar um ambiente acolhedor e carinhoso. Assim, é exatamente essa a imagem que deve projetar no seu currículo de enfermeiro, juntamente com as suas impressionantes qualificações formais.
Esforce-se por usar uma linguagem enérgica e positiva, utilizando verbos de ação que descrevam a sua perspetiva e histórico profissional.
Enfermeira entusiasmada e dedicada, com mais de seis anos de experiência em cuidados de saúde numa variedade de ambientes clínicos, incluindo consultórios familiares privados, unidades de emergência, UCI, unidades neonatais, unidades geriátricas e centros de reabilitação. Vasta experiência em lidar com uma grande variedade de patologias. Capaz de avaliar de forma minuciosa e com precisão a saúde dos pacientes e prescrever os tratamentos adequados para a melhoria da saúde. Capaz de trabalhar em colaboração para garantir que os pacientes tenham os melhores cuidados de saúde possíveis.
Os enfermeiros são uma das profissões mais diversificadas em termos de percurso e idade. Embora os cargos anteriores em enfermagem tenham sempre prioridade na secção do histórico profissional do seu currículo, também poderá destacar a sua vasta experiência de vida e de trabalho.
Para quem quer trabalhar como enfermeiro, há sempre boas notícias. Para começar, os melhores hospitais têm todo o gosto em contratar enfermeiros qualificados, mesmo que não sejam licenciados na casa dos 20 anos. Na verdade, são cada vez mais os candidatos a enfermeiros com 40 ou mais anos, em transição de outras carreiras e com uma vasta experiência de vida.
Lembre-se também que existem diferenças entre os estabelecimentos de saúde de diferentes locais. Por forma a tornar as coisas mais claras, inclua no seu currículo de enfermeiro pormenores úteis sobre os seus locais de trabalho anteriores. Eis alguns exemplos:
Mencione as iniciativas pelas quais foi responsável, os marcos, os esforços da equipa e os resultados mensuráveis. Por exemplo, ajudou a desenvolver novas políticas ou procedimentos? Recebeu avaliações favoráveis dos pacientes?
Os enfermeiros recém-licenciados com pouca ou nenhuma experiência profissional devem incluir os seus períodos de estágio clínico. Também deve incluir aqui os empregos anteriores relevantes noutras profissões.
Auxiliar de Enfermagem, CliniGrande, Crato
Outubro 2019 — Julho 2021
Enfermeira de Apoio, Hospitais da Universidade de Coimbra, Coimbra
Setembro 2017 — Setembro 2019
Enfermeira Externa, Clínica da Sofia, Coimbra
Agosto 2016 — Agosto 2017
Algumas profissões não dão muita relevância às credenciais formais, mas a medicina e outras profissões da área da saúde fazem-no. Não só a formação especializada é um requisito vital para os enfermeiros, como também pode ter influência no seu currículo. Se está a candidatar-se a um emprego de enfermeiro, a secção de formação tem uma prioridade MAIOR do que o habitual no seu currículo.
Existem algumas recomendações relativamente à sequência de apresentação das habilitações formais e ao seu posicionamento em relação a outras secções.
Onde deve colocar as informações e por que ordem? Recomenda-se a seguinte prioridade para a apresentação das credenciais nos currículos de enfermagem:
A nossa ferramenta de criação de currículos simplifica realmente todo este processo. É muito flexível para que possa ajustar ou adicionar facilmente as categorias de amostra do modelo. Poderá reorganizar as secções para cima e para baixo, preencher facilmente os campos de amostra à sua escolha ou criar secções personalizadas de "Licenças" e "Certificações".
Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Escola Superior de Enfermagem, Coimbra
Janeiro 2015 — Agosto 2018
Licenciatura em Enfermagem, Escola Superior de Enfermagem, Coimbra
Agosto 2011 — Maio 2015
Os enfermeiros trabalham na intersecção de conhecimentos práticos, tecnologia bem como de interação humana. A profissão de enfermeiro tem a ver com versatilidade, tal como a sua secção de competências. É importante que valorize igualmente as suas competências profissionais e pessoais.
As competências profissionais permitem a sua produtividade diária como enfermeiro e a sua capacidade de resolver a maioria dos problemas clínicos e administrativos. Estas competências variam em função da sua formação e experiência anteriores como enfermeiro.
Preste muita atenção às competências de enfermagem indicadas na descrição do cargo e na descrição das mesmas. Utilizar a mesma terminologia não só garante a sua aprovação pelo ATS, como também mostra ao recrutador que é um enfermeiro atento e preocupado com os pormenores.
As competências pessoais são os atributos mais abstratos e orientados para as pessoas, que deve possuir enquanto enfermeiro. Refletem a sua capacidade de interagir positivamente com os doentes, compreender as pessoas que o rodeiam, sentir mudanças emocionais subtis ou, de uma forma geral, ser um indivíduo simpático e cordial.