Não se começa um projeto sem se saber quais os elementos que o compõem. Aqui estão os elementos necessários para criar um CV vencedor:
O seu currículo é um meio de "vender" as suas competências ao seu próximo potencial empregador. A sua função é explicar-lhes como vai conceber soluções para os seus problemas. Para tal, deve saber quais são os seus problemas e como são o estilo bem como o ambiente de trabalho. Isso significa fazer um pouco de pesquisa para que possa usar um tom adequado à empresa e direcionar sua mensagem diretamente aos pontos problemáticos da empresa.
Regra geral, o melhor formato de currículo é a estrutura normalizada por ordem cronológica inversa. Poderá haver casos na área da engenharia em que é preferível optar por um formato mais funcional. Esse formato é útil para profissões técnicas e especializadas (bem como para algumas funções científicas), uma vez que destaca competências de nicho importantes ou complexas, com uma secção de competências mais extensa e uma secção de histórico profissional mais reduzida. A secção de competências permite explicar mais pormenorizadamente as suas capacidades.
A secção de resumo do seu currículo para engenharia resume a sua carreira em três ou quatro linhas que refletem quem é como engenheiro. Esta secção não é tão rigorosamente estruturada como o resto do seu currículo, mas pode utilizar esta estrutura básica para se orientar:
A ideia subjacente a uma secção de resumo (também conhecida como perfil) é a de melhorar o resto do seu currículo sem se repetir. Dê ao recrutador um elemento que ele queira explorar durante a entrevista. Experimente algo como: "O meu gosto pela reparação de automóveis proporciona-me uma perspetiva singular para a resolução dos problemas que os engenheiros elétricos enfrentam com frequência." Esta frase diz algo sobre si e mostra que se considera um pensador divergente.
Poderá encontrar a seguir um exemplo de currículo para a sua secção de resumo.
Engenheiro com mais de 5 anos de experiência no domínio da orientação técnica e da execução de projetos de engenharia. Domínio de todos os aspetos da gestão de projetos, incluindo a conceção, implementação, verificação e validação de projetos de engenharia.
Para a maioria dos candidatos, esta secção será a maior do seu currículo de engenharia, mas não deve ser uma mera listagem das suas responsabilidades profissionais. Comece com o seu cargo mais recente e recue até aos últimos dez anos da sua experiência.
Abaixo de cada cargo, comece cada item com um verbo de ação forte, seguindo-o de uma descrição exata do que fez e dos seus resultados. Lembre-se, o seu currículo não tem a ver consigo. Tem a ver com o seu potencial empregador. A sua mensagem deve ser: "Compreendo os seus problemas e aqui estão alguns exemplos de como já resolvi problemas semelhantes. Posso fazer isso e muito mais por si!"
Abaixo encontrará um exemplo adaptável do resumo do histórico profissional.
Engenheiro Sénior de Projetos em Engitec,, Arganil
Setembro 2016 — Julho 2021
Gestor de Projetos em Infotech Construções, Figueira da Foz
Julho 2014 — Agosto 2015
A sua secção de competências é o resumo dos seus atributos e capacidades. Deve personalizar esta secção de acordo com os requisitos de cada cargo (o que também o ajudará a ganhar a batalha contra os ATS).
O objetivo principal desta secção do CV é proporcionar aos recrutadores uma maneira rápida de verificarem se tem os atributos que procuram e de terem um primeiro vislumbre das competências que considera mais importantes para a função.
Escolha 4 a 7 das suas principais competências e lembre-se de que as suas competências técnicas representam uma parte integrante do seu valor, mas a inteligência emocional também. Isso pode significar curiosidade natural, pensamento e raciocínio lógico, comunicação, criatividade e colaboração, entre outros, de acordo com esta lista da Embibe.
A seguir, encontrará a secção de competências do nosso exemplo de currículo na área da engenharia.
A secção de formação do seu currículo de engenheiro é a menos demorada em termos de elaboração. Basta criar uma lista dos seus cursos e certificações e formatá-los corretamente.
Os engenheiros precisam, no mínimo, de uma licenciatura. Se concluiu um curso universitário mais elevado, poderá eliminar o seu diploma do ensino secundário. Considere também acrescentar quaisquer distinções que lhe tenham sido atribuídas. Caso tenha muitas certificações, poderá querer criar uma secção separada para as destacar.
Verifique a formatação do nosso exemplo de formação em engenharia a seguir.
Mestrado em Engenharia de Sistemas, Universidade do Minho
Setembro 2014 — Maio 2016
Licenciatura em Engenharia Informática, Universidade de Coimbra, Coimbra
Setembro 2009 — Maio 2013