Se está a iniciar a sua carreira como engenheiro civil, pode querer personalizar o seu currículo para cada uma das diferentes especialidades. Se está a dar o próximo passo na sua carreira, decida se pretende trabalhar na mesma especialidade ou se quer mudar de área. O seu currículo de engenheiro civil deve refletir esses objetivos.
Enquanto engenheiro civil, tem muitos conhecimentos técnicos importantes, mas não negligencie as suas capacidades de relacionamento interpessoal. Antes de começar a elaborar o seu currículo, faça um balanço das suas competências. Uma forma de o fazer é criar uma lista de referência que inclua todas as suas aptidões, independentemente do seu nível de conhecimento. Mais tarde, poderá consultar a lista e selecionar apenas as competências mais relevantes para o seu currículo.
Alguns exemplos de categorias de software importantes para currículos de engenharia civil:
O resumo do currículo permite aos recrutadores terem uma ideia de quem é o candidato a nível profissional e pessoal. O seu currículo de engenheiro civil deve ser uma impressionante narrativa das suas realizações e sucessos, e o seu perfil permite-lhe ser um pouco criativo. Embora os recrutadores procurem conjuntos de competências específicas, procuram também personalidades que considerem adequadas ao ambiente de trabalho. É aí que entra o perfil do seu currículo. Também conhecido como declaração pessoal, este pequeno parágrafo permite-lhe acrescentar uma descrição que explique o seu estilo de trabalho e a sua personalidade profissional.
Engenheiro Civil dedicado e experiente, com um vasto conhecimento dos princípios, teorias, especificações e normas da engenharia. Mais de sete anos de experiência na liderança e motivação de pessoas. Histórico comprovado de conclusão de projetos complexos abaixo do orçamento e antes do prazo. Conhecimentos e experiência substanciais em construções sustentáveis do ponto de vista ambiental.
Muito mais do que uma lista cronológica de empregos, esta secção do currículo revela aos recrutadores que está constantemente a aprender e a crescer como engenheiro civil. Um dos primeiros elementos que o recrutador procura no seu currículo é a informação sobre o seu emprego atual. Depois disso, o recrutador vai querer identificar um padrão de realizações e sucessos. Os empregadores querem saber o que o candidato pode trazer para a empresa e se está disposto e é capaz de aprender e aceitar novos desafios como o seu futuro engenheiro civil.
Para a secção do currículo relativa à sua experiência profissional, não se limite a fazer uma lista das suas responsabilidades profissionais. Como engenheiro civil, trabalhou em projetos de infraestruturas que levantaram problemas diferentes e exigiram soluções criativas únicas. Analise o emprego ao qual se está a candidatar e destaque um desafio relacionado com esse emprego no seu currículo. Tente ser o mais pormenorizado possível ao elaborar os pontos do seu currículo.
Procure mostrar um padrão de crescimento desde o seu primeiro emprego até ao seu cargo atual como engenheiro civil. Se está a iniciar a sua carreira, deverá incluir uma secção mais extensa que ilustre a sua capacidade para desempenhar a função. Não se esqueça também de incluir exemplos de estágios efetuados no âmbito da sua formação.
Engenheiro Civil em Engenharia 2000, Seia
Setembro 2014 — Setembro 2019
Engenheiro Civil em Engenharia Almeida, Viseu
Agosto 2012 — Agosto 2014
Engenheiro Civil Estagiário em Engenharia Almeida, Viseu
Agosto 2009 — Agosto 2012
A sua formação académica serviu para o seu arranque, por isso orgulhe-se dela. Os engenheiros civis precisam de ter, pelo menos, uma licenciatura, mas 26% têm um mestrado (de acordo com os dados da ONet data). Se tiver um mestrado, poderá eliminar o seu curso secundário do currículo e concentrar-se na sua formação universitária. Se está a entrar no mercado de trabalho pela primeira vez, considere a possibilidade de incluir a sua média no seu currículo, se esta for impressionante. Poderá também criar uma secção de "Experiência" em vez de uma secção de "Histórico de emprego", destacando alguns dos projetos que realizou como parte dos seus trabalhos de curso.
Certifique-se de que menciona que concluiu com êxito o curso ou que é um engenheiro em formação ou estagiário de engenharia civil. À medida que progride, dependendo do país em que trabalha, poderá ter de efetuar mais cursos para se tornar um profissional de engenharia civil. Se tiver mais do que uma certificação profissional, considere a possibilidade de incluir uma secção separada no currículo. Nessa secção, poderá também acrescentar as associações profissionais a que pertence ou as conferências que frequentou. Não se esqueça de a identificar adequadamente como Certificações e Associações. Os recrutadores também gostam de ver que está envolvido em atividades de formação contínua fora do escritório.
Mestrado em Engenharia Civil, Universidade do Porto, Porto
Janeiro 2009 — Janeiro 2011
Licenciatura em Engenharia Civil, Universidade de Aveiro, Aveiro
Agosto 2005 — Maio 2009