Qualquer bom professor começa a sua matéria com "a grande ideia" ou com aquilo que pretende que os alunos aprendam. A secção de resumo do seu currículo académico é a sua grande ideia. Pense na sua mensagem principal (direcionada para o emprego específico) e utilize 3 a 4 linhas de texto para transmitir essa mensagem.
Este é o único local do seu currículo onde pode introduzir um pouco de personalidade; por isso, certifique-se de que a sua escrita reflete o seu estilo de ensino. Descreva a sua carreira de uma forma geral na primeira frase. Em seguida, dedique algum tempo a descrever o momento pedagógico de que mais se orgulha. Se tiver espaço, mostre a sua paixão pela sua matéria ou explique por que razão se tornou professor.
Visto que esta secção é de estrutura livre, poderá precisar de mais inspiração. Experimente estes exemplos de currículos: Para o nível pós-secundário, disponibilizamos um modelo de currículo de admissão à universidade e um exemplo de currículo de professor universitário. Se é professor do ensino básico e secundário, pode achar úteis os modelos de currículo de professor do ensino secundário, preparatório ou básico. Também disponibilizamos um exemplo de currículo de explicador, caso pretenda trabalhar individualmente com os alunos.
Poderá encontrar a seguir um exemplo de currículo para a sua secção de resumo.
Educador experiente e dedicado, com experiência e competência na criação de programas curriculares para estudantes desde o jardim de infância até ao 6o ano de escolaridade. Empenhado em promover experiências de aprendizagem eficazes por meio de planos de aulas cativantes e instrução refletida.
A secção do histórico profissional do seu currículo académico é o local onde diz aos recrutadores o que já realizou na sua carreira. Repare que dissemos “realizou”. Não se trata de uma lista das suas responsabilidades profissionais, mas sim de uma avaliação das suas concretizações.
É excelente que tenha ensinado matemática a alunos do sétimo ano, mas pode ser mais específico? Por exemplo, conseguiu aumentar a média das notas das suas turmas? Conseguiu cativar um aluno que antes não gostava de matemática? Desenvolveu um método que outros professores tenham começado a utilizar também? Utilize estes tipos de pontos altos para distinguir a sua carreira.
Uma vez que a educação se baseia frequentemente em números e estatísticas para avaliar o progresso, certifique-se de que inclui algumas destas informações na secção do seu histórico profissional para demonstrar o impacto que teve em cada cargo.
Professor do Ensino Primário em Escola Primária Rainha Leonor, Vinhais
Agosto 2015 — Junho 2020
Professor em Jardim dos Pequenitos, Vizela
Setembro 2012 — Junho 2015
Pode considerar a comunicação, a colaboração e a empatia ao elaborar a secção de competências do seu currículo, mas o ensino é, cada vez mais, um trabalho que exige conhecimentos tecnológicos. Certifique-se de que a sua lista inclui competências informáticas (especialmente as que constam da descrição de funções).
A chave para a sua secção de competências é a criação de uma mistura entre os seus conhecimentos académicos e técnicos, bem como os atributos que fazem com que os pais e os estudantes gostem de si. Esta secção é importante porque proporciona aos recrutadores uma forma rápida de perceberem se possui as qualidades que procuram, mas também para lhes dar a conhecer o que acredita fazer de si um excelente professor.
Abaixo encontrará um exemplo da secção de competências de um currículo.
Não é de estranhar que os educadores valorizem a educação, por isso mova esta secção para cima da secção das competências (ou mesmo para cima da secção do histórico profissional, se for um professor em início de carreira). Enumere todos os seus cursos e as suas médias, se forem pelo menos 16. Tenha em atenção que muitas escolas exigem o seu histórico académico e a sua média, pelo que também a pode incluir nesta secção.
Se tiver participado em conferências ou cursos de formação que contribuam para os seus conhecimentos, indique-os também aqui.
Se fez apresentações em conferências, publicou artigos ou participa ativamente em instituições académicas, deve considerar adicionar uma secção de Atividades Profissionais para incluir esta valiosa informação.
Mestrado em Ciências da Educação, Universidade da Beira Interior, Covilhã
Setembro 2010 — Maio 2012