Um currículo destinado a empregos no setor público deve ser perfeito, uma vez que o processo de candidatura é complexo e específico. Quando começar a procurar o emprego perfeito no setor público, tenha em consideração que um currículo excelente fará com que os recrutadores deem um voto de confiança à sua candidatura.
Deixe o Onlinecurriculo o ajude a iniciar a sua jornada, com os nossos guias de redação repletos de conselhos e exemplos de currículos para mais de 300 profissões, para além de um criador de currículos fácil de usar. Este guia, juntamente com o exemplo de currículo correspondente, vai abordar os tópicos seguintes:
O que faz um funcionário público? Boa pergunta! A resposta pode ser praticamente qualquer coisa. Funcionários públicos podem exercer todos os tipos de funções, desde a gestão florestal até à análise orçamental.
Dentro dos níveis do setor público, as agências contratam funcionários a tempo inteiro, bem como prestadores de serviços, para trabalhos administrativos, profissionais, técnicos, comerciais e de escritório. Entre os trabalhadores da administração pública, também conhecidos como funcionários públicos, incluem-se polícias e bombeiros, professores, trabalhadores dos correios, funcionários de departamentos de veículos automóveis, juízes e militares.
Como esta é uma categoria tão vasta, não existe uma estatística que diga quais são as suas probabilidades de conseguir um emprego no setor público. Pode optar por iniciar a sua pesquisa no BEP (Bolsa de Emprego Público).
Porquê trabalhar para o governo?
Sim, há toda aquela burocracia e o processo de contratação pode ser tedioso, mas um emprego no serviço público também tem as suas vantagens. Aqui ficam alguns dos pontos positivos:
Todos os currículos contêm secções específicas e, especialmente se estiver a candidatar-se utilizando um sistema governamental rígido, deve saber quais as secções a incluir. O seu CV deve conter os seguintes elementos:
Cada órgão, setor e nível da função pública é diferente, mas o ideal será adotar um tom sério. Pesquise sobre o departamento para o qual deseja trabalhar para entender melhor a sua missão e o seu funcionamento. Isso irá ajudá-lo a desenvolver uma mensagem que agrade aos recrutadores desse departamento.
Os melhores currículos de funcionários públicos:
Personalize o seu currículo para vencer o ATS
Os portais onde vai candidatar-se a um cargo na função pública e muitos outros organismos estatais e locais usam um Sistema de Seguimento de Candidatos. Esse software está programado para procurar as palavras-chave e expressões que um empregador acredita serem as mais importantes para o cargo em questão. Em seguida, o ATS classifica o seu currículo comparativamente a todas as candidaturas para o cargo.
Para passar esta fase, estabeleça uma correspondência entre as palavras-chave e as expressões da oferta de emprego e o seu currículo. Use o texto exatamente como aparece na oferta de emprego. Soletre e use acrónimos para garantir que o ATS capta um ou o outro. Este método também mostra que sabe muito bem o que o trabalho exige.
Dada a estrutura das candidaturas para empregos na função pública, recomendamos vivamente o uso do formato de currículo na ordem cronológica inversa. Este formato é favorecido tanto pelos recrutadores como pelo ATS, sistema pela qual o seu currículo terá de passar para depois chegar às mãos de uma pessoa.
Embora existam outros formatos, deve usá-los apenas em circunstâncias especiais. Se for o seu primeiro emprego, se estiver a mudar de carreira ou caso tenha muitos anos de experiência, consulte os formatos de currículo que sugerimos como alternativas ou híbridos cronológicos.
A menos que tenha competências altamente especializadas de produção ou trabalhe num campo altamente técnico, o formato de currículo funcional não deverá ser a sua primeira escolha. Este proporciona um meio de destacar competências de nicho ou altamente complexas, expandindo a secção de competências e reduzindo a secção do histórico profissional.
Apesar de termos mencionado a rigidez das candidaturas no setor público, não é necessário ser excessivamente formal no seu currículo para a função pública. Poderá preferir apresentar-se um pouco mais formal do que se estivesse a candidatar-se a uma start-up, mas ainda assim deve mostrar aqui alguma personalidade.
A secção de resumo do seu CV é o local ideal para o fazer. Mantenha um tom profissional, mas apresente-se a si e à sua carreira com descrições elogiosas. Seguidamente, concentre-se na maior realização profissional que demonstre o seu valor para o cargo que pretende. Tem 3 a 4 linhas, portanto se tiver espaço, acrescente uma frase mais pessoal, que explique por que razão pretende um emprego na função pública ou o que o atraiu para a sua carreira.
Poderá encontrar um exemplo de currículo para a secção de resumo abaixo.
Funcionária experiente dos serviços de Alfândega e Proteção de Fronteiras, procurando utilizar as minhas competências e experiência para o bem maior. Empenhada na implementação das melhores práticas e procedimentos para detetar e impedir que terroristas e objetos nocivos entrem ou saiam do território português. Excelente ética de trabalho e compromisso para com a honestidade, a boa vontade e a integridade.
Na secção do histórico profissional do seu currículo, que provavelmente será organizada por ordem cronológica inversa, limite-se aos factos sem desperdiçar palavras (e espaço precioso). Nesta secção, descreva as suas responsabilidades profissionais e realizações em pontos, com uma linguagem direta e simples. Certifique-se de que cada item demonstra que é capaz de desempenhar as funções que o seu novo emprego exige.
Comece por elaborar uma lista de todos os empregos que teve relacionados com o trabalho que procura. Analise as suas responsabilidades e realizações em cada cargo. Em seguida, quando começar a escrever, concentre-se nos resultados das suas ações e nos problemas que resolveu. Recorra a informações e pormenores que reforcem as suas afirmações.
Experimente o formato STAR para organizar esta secção. Relacione a Situação, explique a sua Tarefa, indique as Ações que desenvolveu e descreva os seus Resultados.
Em seguida encontrará um exemplo adaptável de currículo com histórico profissional.
Agente dos serviços de Alfândega e Proteção das Fronteiras em Aeroporto de Lisboa, Lisboa
Maio 2018 - Setembro 2021
Técnica de Alfândega em Aeroporto de Lisboa, Lisboa
Maio 2014 - Março 2018
A secção de competências do seu CV de funcionário público é um excelente lugar para otimizar o seu currículo para o ATS. Aqui irá escolher os seus 4 a 7 melhores atributos. Certifique-se de que o seu CV inclui a linguagem exata da oferta de emprego. Isso significa que deve rever a oferta de emprego e fazer corresponder as suas competências às necessárias para o trabalho.
O propósito desta secção é duplo:
Não negligencie as competências pessoais
As suas competências técnicas e profissionais são importantes, mas também o são as competências pessoais que fazem de si um bom funcionário. Considere adicionar uma destas seis que a Randstad procura nos candidatos:
Abaixo encontrará um exemplo de currículo com a secção de competências.
A secção de formação do seu currículo de funcionário público consiste numa simples lista das suas habilitações académicas. Comece pelo ensino secundário (a menos que tenha um curso superior, mestrado ou doutoramento, caso em que pode omiti-lo) e enumere os seus cursos e especializações.
Se tiver alguma certificação relevante para o seu trabalho, indique-a aqui também.
Dica de especialista: se existirem publicações, prémios ou associações profissionais que contribuam para a sua candidatura, considere a possibilidade de criar uma secção em separado para os destacar, se tiver espaço para tal. O seu currículo não deve ter mais de 2 páginas.
Em baixo encontrará um exemplo de currículo com a secção de formação como guia de formatação.
Licenciatura em Justiça Criminal, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Setembro 2012 - Maio 2014
As primeiras impressões contam muito! Procure conseguir uma estrutura profissional, mesmo que se sinta tentado a destacar-se com um design original. Para garantir que causa uma impressão positiva e duradoura com a estrutura e o design do seu currículo, siga as orientações que se seguem:
Um bom currículo deve ter um cabeçalho que destaque o seu nome e as suas informações de contacto. Para criar isso em poucos passos, tente usar um modelo de currículo concebido profissionalmente. Estas estruturas permitem-lhe concentrar-se na redação e personalizar as opções de formatação ao seu gosto.