Ser Guia Turístico pode ser muito divertido e gratificante. Se também gosta de explorar cidades e passear, não admira que queira tornar-se um! No entanto, antes de conseguir o emprego de sonho, precisa de mostrar as suas competências num currículo e conseguir uma entrevista. Mas como fazê-lo?
Tenha uma vantagem inicial com o Onlinecurriculo.
Neste guia de currículo ficará a saber:
Apesar de um guia turístico ter de ser criativo, a estrutura do seu currículo não é o lugar ideal para exibir essa mesma criatividade. No entanto, mostre a sua simpatia e cordialidade, uma vez que estas são qualidades muito apreciadas nesta área.
Na estrutura, mantenha o padrão e desenvolva os seguintes elementos:
Otimize o currículo para o sistema de seguimento de candidatos (ATS)
Ter um currículo de guia turístico incrível é já um bom começo, mas se não compreender os ATS é possível que este nunca chegue às mãos de um recrutador. Estes programas analisam, classificam e avaliam currículos para os departamentos de recursos humanos, procurando palavras-chave e frases que o empregador associou ao emprego.
Analise o anúncio, sublinhando as palavras-chave e frases que poderá usar no seu currículo.
Por exemplo, o anúncio de emprego de guia turístico apresenta os seguintes requisitos:
Por norma, os currículos seguem a ordem cronológica inversa, sendo que o candidato indica o cargo mais recente que ocupou e, a partir daí, avança para o cargo anterior. Este formato, que afeta principalmente a secção do seu histórico profissional, é a melhor opção, a menos que a sua carreira se enquadre numa circunstância especial (se decidiu mudar de carreira, se está a começar ou é um profissional experiente).
Pode até pensar que não é o caso, mas a sua informação de contacto é dos elementos mais importantes a incluir no currículo. De que outra forma irá o recrutador entrar em contacto consigo assim que decidir chamá-lo para a tão desejada entrevista?
Estas informações devem ser de fácil acesso e destacadas. O recrutador não tem de perder tempo a encontrá-las. Que informações incluir?
Tem na secção do resumo (ou perfil) do seu currículo de guia turístico a melhor oportunidade para demonstrar a sua capacidade de cativar plateias. Este parágrafo de escrita livre precisa de responder à questão crucial: “Por que devo contratá-lo?”
Apresente-se com uma linguagem forte e positiva. Sinta-se à vontade para ser um pouco criativo, mas não exagere. Mantenha um tom profissional ao longo de todo o texto. Lembre-se que estará a representar a empresa e que o seu papel requer uma forte componente de atendimento ao cliente. Se tiver conhecimentos sobre a cidade ou local onde vai trabalhar, comunique essa informação.
Segue-se um exemplo de resumo de currículo de guia turístico.
Licenciado em Turismo e Hotelaria com experiência de 2 anos no acompanhamento de turistas em excursões pelo país. Inglês e espanhol fluentes, excelente comunicador e gosto pelo contacto imediato com pessoas. Bom conhecimento da história e cultura locais.
Guia turística enérgica e desenvolta, com vários anos de experiência no acompanhamento de clientes em viagens tanto em lazer como profissionais. Hábil na realização de pesquisas para otimizar os planos de viagem. Experiente na organização de itinerários de acordo com prazos, condições meteorológicas e eventos. Dedicada a proporcionar aos clientes o melhor serviço ao cliente e a melhor experiência de viagem possível.
Exemplo adaptável de resumo de currículo de nível superior
Guia turístico com mais de 15 anos de experiência em proporcionar as melhores experiências aos turistas. Capacidade comprovada no acompanhamento de viagens longas, com vasto conhecimento de história, turismo e cultura mundial gerais. Excelentes capacidades de comunicação, fluente em 4 idiomas e imensa experiência na formação e acompanhamento de novos guias turísticos.
Como é que se impressiona com uma lista de responsabilidades profissionais? Mude a maneira de pensar! A secção do histórico profissional do seu currículo de guia turístico não é uma lista de responsabilidades, mas sim uma descrição das suas conquistas.
Pense cuidadosamente na função que pretende e responda às necessidades dessa posição, destacando o que já fez e demonstrando a sua capacidade para fazer bem o trabalho. O seu currículo de guia turístico é uma oportunidade para dizer aos potenciais empregadores o que pode fazer por eles, provando que tem o que é necessário para desempenhar essa função.
Use o método STAR
Este é um formato fácil de seguir para tirar o máximo partido da sua experiência:
Abaixo tem um exemplo de histórico profissional.
Guia Turística em Travel Logic, Vila Nova de Cerveira
Abril 2015 - Setembro 2019
Guia turística em VNC Trip Experts, Vila Nova de Cerveira
Maio 2010 - Março 2015
Antes de reservar uma excursão, o turista poderá querer ver de relance os destaques do local para decidir se continua a ler. Os recrutadores usam a mesma mentalidade ao analisar currículos. A secção de competências proporciona-lhes uma maneira de filtrarem os currículos que não satisfazem as suas necessidades. Esta secção deve ser cuidadosamente elaborada, escolhendo uma combinação de competências técnicas (tais como qualificações em primeiros socorros e competências linguísticas) e de competências pessoais, como as que se seguem:
Das mencionadas acima, destacamos as seguintes:
Não há requisitos formais obrigatórios quanto à formação académica para guias turísticos, embora a maioria a exercer esta profissão tenha pelo menos o ensino secundário completo. Se pretende ser guia turístico profissional, o ideal talvez seria ter um curso superior na área, por exemplo uma licenciatura em Turismo ou Gestão Turística.
Também muito importante é o domínio de pelo menos dois idiomas, sendo que será muito importante referir aqui também caso tenha algum curso ou certificação relevante que possa mencionar, como uma licenciatura em línguas e literaturas modernas, por exemplo.
Nesta secção, poderá então indicar o seu diploma e quaisquer outros cursos superiores ou certificações adquiridos.
Se participou de algum curso diretamente relacionado com a indústria de viagens e turismo, deverá incluí-los então aqui também.
Veja abaixo um exemplo de currículo com uma secção de formação.
Licenciatura em Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã
Agosto 2006 - Novembro 2010
Ensino Secundário, Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Cerveira
Setembro 2002 - Maio 2006
Ajudar os turistas a tirar a fotografia perfeita para o Instagram faz parte do seu trabalho, pelo que entende a importância das impressões visuais. Certifique-se de que a “paisagem” do seu currículo é igualmente inspiradora. Aqui ficam alguns princípios a ter em conta:
Perfil
Guia turística enérgica e desenvolta, com vários anos de experiência no acompanhamento de clientes em viagens e a vários locais em diferentes partes do mundo. Hábil na realização de pesquisas para otimizar os planos de viagem. Experiente na organização de itinerários de acordo com prazos, condições meteorológicas e eventos. Dedicada a proporcionar aos clientes o melhor serviço ao cliente e a melhor experiência de viagem possível.
Histórico de Atividade
Guia Turística em Travel Logic, Vila Nova de Cerveira
Abril 2015 - Setembro 2019
Guia turística em VNC Trip Experts, Vila Nova de Cerveira
Maio 2010 - Março 2015
Educação
Licenciatura em Comunicação, Universidade da Beira Interior, Covilhã
Agosto 2006 - Novembro 2010
Ensino Secundário, Escola Básica e Secundária de Vila Nova de Cerveira, Vila Nova de Cerveira
Setembro 2002 - Maio 2006
Competências
Disponibilizamos guias de currículos e exemplos de currículos para mais de 300 profissões, bem como um criador de currículos fácil de usar, que simplificará a criação da sua candidatura. Permita-nos ajudá-lo a expressar o seu tipo de desempenho e experiência, de forma a impressionar os empregadores e conseguir aquela entrevista.