Para começar a elaborar o seu currículo de marketing, é necessário saber quais as secções a incluir. O seu CV deve ter:
Uma grande campanha de marketing começa com o conhecimento do consumidor-alvo. O mesmo se aplica ao seu currículo. Conheça a empresa à qual se está a candidatar. Informe-se sobre os seus funcionários, a sua filosofia, os seus produtos e serviços. Descubra tudo o que puder sobre o responsável pela contratação e o seu futuro chefe. Seguidamente, direcione a sua campanha e lembre-se de que aqui a marca é você.
Utilize uma mensagem, um tom e um estilo consistentes em todo o seu currículo e carta de apresentação. Siga estas orientações para tirar o máximo partido do seu CV de marketing:
Mais uma vez, o ATS entra em ação. Ao analisar o seu currículo, ele procura colocar as informações em posições específicas. Para fazer a transferência do seu documento para o sistema de RH da empresa, utilize a ordem cronológica inversa, o formato que o ATS está programado para processar.
O formato cronológico inverso centra-se na secção do seu histórico profissional, na qual indica a sua experiência profissional relevante, começando pela função mais recente e recuando até aos últimos 10 anos. Este formato é também o mais indicado para os profissionais de marketing, uma vez que a progressão pode resultar das competências adquiridas nos diversos cargos.
É uma pessoa criativa que sabe como despertar o interesse pelo seu produto. A secção de resumo do seu currículo de marketing deve ser muito simples para si, pois concede-lhe alguma liberdade de expressão para gerir a sua imagem.
Seja claro quanto à sua mensagem. Que campanha de marketing criativa pretende destacar aqui? Quais as competências que o farão destacar-se? Tem 3 a 4 frases para convencer o recrutador de que é o candidato certo para o emprego, por isso certifique-se de que os seus exemplos se focam nas necessidades da empresa.
Dedique algum tempo a pensar como se descreveria a si próprio e acrescente esses adjetivos ao seu perfil. O objetivo desta secção é complementar o resto do seu currículo e fornecer ao recrutador alguma informação interessante que possa depois aproveitar durante a entrevista.
Gestora de Marketing Digital experiente com um histórico comprovado de desenvolvimento e condução de estratégias de marketing digital de alto impacto. Competente na supervisão de estratégias e desenvolvimento web, envolvimento digital e ferramentas voltadas para o consumidor. Apta para orientar relações estratégicas a fim de alcançar os objetivos da empresa.
A secção do seu histórico profissional é o local do seu currículo de marketing no qual entra em jogo a ordem cronológica. Reforce a descrição do seu emprego mais recente e simplifique os cargos anteriores à medida que a sua carreira avança. Isto porque os recrutadores estão mais interessados no que fez ultimamente.
Desenvolva cada item como se estivesse a promover um produto. (de facto, até está!) Comece com uma palavra de ação forte, seguida dos pormenores, números e estatísticas que tornam o seu feito ainda mais impressionante.
Não se esqueça de otimizar para o emprego. Concentre-se nas competências que o seu potencial empregador procura. Se puder provar que já está a fazer o trabalho para o qual estão a contratar, ainda melhor.
Gestora de Marketing Digital, Babyboom, Mogadouro
Novembro 2017 — Março 2021
Gestora de Marketing Digital, Século XXXI, Castelo Branco
Julho 2014 — Outubro 2017
Já sabe que se não captar a atenção do seu mercado-alvo em segundos, ele passa para o anúncio seguinte. É por isso que a secção de competências do seu currículo de marketing é tão importante. Muitos recrutadores começam por passar os olhos nesta secção para perceberem rapidamente quais as competências que possui. Se a sua lista estiver aquém do esperado, passam para o CV seguinte.
Esta secção do CV é a mais fácil de personalizar para os ATS, pelo que ao atualizar o seu currículo de marketing para cada posição, poderá começar por aqui para definir a sua mensagem. Certifique-se de que as competências aqui enumeradas se articulam com as outras secções, para criar uma imagem coerente das suas capacidades.
A secção de formação do seu currículo de marketing é uma enumeração das suas habilitações académicas. A maioria dos cargos de gestão de marketing exige um bacharelato. Caso tenha um mestrado ou um curso superior, não é necessário incluir o ensino secundário.
É possível que já tenha aprendido muitas das suas competências no local de trabalho, mas se tiver frequentado cursos que contribuam para melhorar a sua candidatura, inclua-os também nesta lista.
Formação em Marketing Digital, Lisbon Digital School, Lisboa
Setembro 2010 — Maio 2014
Diploma do Ensino Secundário, Escola Secundária Rainha Santa, Mogadouro
Setembro 2006 — Junho 2010