Exemplo de currículo Marketing e Guia de escrita

Um exemplo de currículo comprovado e específico para um emprego + guia de escrita, para conseguir o seu próximo emprego em 2024. Poderá editar este exemplo de currículo Marketing para um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher os seus dados, descarregar o seu novo currículo e candidatar-se hoje mesmo!
Editar Este Currículo

Como escrever um currículo para marketing

Para começar a elaborar o seu currículo de marketing, é necessário saber quais as secções a incluir. O seu CV deve ter:

  • O cabeçalho
  • O resumo (também conhecido como perfil ou declaração de motivação)
  • A secção do histórico profissional
  • A secção de competências
  • A secção da formação

Uma grande campanha de marketing começa com o conhecimento do consumidor-alvo. O mesmo se aplica ao seu currículo. Conheça a empresa à qual se está a candidatar. Informe-se sobre os seus funcionários, a sua filosofia, os seus produtos e serviços. Descubra tudo o que puder sobre o responsável pela contratação e o seu futuro chefe. Seguidamente, direcione a sua campanha e lembre-se de que aqui a marca é você.

Utilize uma mensagem, um tom e um estilo consistentes em todo o seu currículo e carta de apresentação. Siga estas orientações para tirar o máximo partido do seu CV de marketing:

  • Mantenha a sua marca em todo o seu currículo e escreva como se estivesse a dirigir-se à empresa para a qual deseja trabalhar.
  • Procure criar uma primeira impressão visual cuidada, com um modelo de currículo com um toque criativo, mas que não atrapalhe a sua mensagem.
  • Utilize as suas capacidades de otimização SEO com vista a passar pelos algoritmos ATS.

Escolher o melhor formato de currículo para um profissional de marketing

Mais uma vez, o ATS entra em ação. Ao analisar o seu currículo, ele procura colocar as informações em posições específicas. Para fazer a transferência do seu documento para o sistema de RH da empresa, utilize a ordem cronológica inversa, o formato que o ATS está programado para processar.

O formato cronológico inverso centra-se na secção do seu histórico profissional, na qual indica a sua experiência profissional relevante, começando pela função mais recente e recuando até aos últimos 10 anos. Este formato é também o mais indicado para os profissionais de marketing, uma vez que a progressão pode resultar das competências adquiridas nos diversos cargos.

Exemplo de resumo de currículo: defina a sua marca

É uma pessoa criativa que sabe como despertar o interesse pelo seu produto. A secção de resumo do seu currículo de marketing deve ser muito simples para si, pois concede-lhe alguma liberdade de expressão para gerir a sua imagem. 

Seja claro quanto à sua mensagem. Que campanha de marketing criativa pretende destacar aqui? Quais as competências que o farão destacar-se? Tem 3 a 4 frases para convencer o recrutador de que é o candidato certo para o emprego, por isso certifique-se de que os seus exemplos se focam nas necessidades da empresa.

Dedique algum tempo a pensar como se descreveria a si próprio e acrescente esses adjetivos ao seu perfil. O objetivo desta secção é complementar o resto do seu currículo e fornecer ao recrutador alguma informação interessante que possa depois aproveitar durante a entrevista.

Exemplo de resumo

Gestora de Marketing Digital experiente com um histórico comprovado de desenvolvimento e condução de estratégias de marketing digital de alto impacto. Competente na supervisão de estratégias e desenvolvimento web, envolvimento digital e ferramentas voltadas para o consumidor. Apta para orientar relações estratégicas a fim de alcançar os objetivos da empresa.

Amostra de histórico profissional: o seu percurso

A secção do seu histórico profissional é o local do seu currículo de marketing no qual entra em jogo a ordem cronológica. Reforce a descrição do seu emprego mais recente e simplifique os cargos anteriores à medida que a sua carreira avança. Isto porque os recrutadores estão mais interessados no que fez ultimamente.

Desenvolva cada item como se estivesse a promover um produto. (de facto, até está!) Comece com uma palavra de ação forte, seguida dos pormenores, números e estatísticas que tornam o seu feito ainda mais impressionante.

Faça
  • Geração de 20% mais de potenciais clientes por semana através de uma atualização diária da campanha nas redes sociais
Não faça
  • Elaboração de uma nova campanha de marketing que aumentou o número de contatos

Não se esqueça de otimizar para o emprego. Concentre-se nas competências que o seu potencial empregador procura. Se puder provar que já está a fazer o trabalho para o qual estão a contratar, ainda melhor.

Exemplo de resumo do histórico profissional

Gestora de Marketing Digital, Babyboom, Mogadouro
Novembro 2017 — Março 2021

Gestora de Marketing Digital, Século XXXI, Castelo Branco
Julho 2014 — Outubro 2017

Exemplo de competências: conteúdo inteligente

Já sabe que se não captar a atenção do seu mercado-alvo em segundos, ele passa para o anúncio seguinte. É por isso que a secção de competências do seu currículo de marketing é tão importante. Muitos recrutadores começam por passar os olhos nesta secção para perceberem rapidamente quais as competências que possui. Se a sua lista estiver aquém do esperado, passam para o CV seguinte.

Esta secção do CV é a mais fácil de personalizar para os ATS, pelo que ao atualizar o seu currículo de marketing para cada posição, poderá começar por aqui para definir a sua mensagem. Certifique-se de que as competências aqui enumeradas se articulam com as outras secções, para criar uma imagem coerente das suas capacidades.

Exemplo de secção de competências
  • Melhores Práticas de SEO
  • Marketing Digital
  • Marketing de conteúdos
  • Liderança
  • Multitarefas

Exemplo do resumo da formação na área de marketing

A secção de formação do seu currículo de marketing é uma enumeração das suas habilitações académicas. A maioria dos cargos de gestão de marketing exige um bacharelato. Caso tenha um mestrado ou um curso superior, não é necessário incluir o ensino secundário.

É possível que já tenha aprendido muitas das suas competências no local de trabalho, mas se tiver frequentado cursos que contribuam para melhorar a sua candidatura, inclua-os também nesta lista.

Exemplo de secção de formação

Formação em Marketing Digital, Lisbon Digital School, Lisboa
Setembro 2010 — Maio 2014

Diploma do Ensino Secundário, Escola Secundária Rainha Santa, Mogadouro
Setembro 2006 — Junho 2010

Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo