"O marketing digital engloba todos os esforços de marketing que utilizam um dispositivo eletrónico ou a Internet." (definição do Hubspot). Por outras palavras, pode ser qualquer forma de marketing online.
Como é habitual em qualquer ferramenta de comunicação de marketing, um currículo de marketing digital digno de um emprego tem a ver com a ligação com o seu público (o potencial empregador) da forma correta, no local e momento certos.
De modo a reforçar e a melhorar tudo o que já sabe fazer bem, as dicas do Onlinecurriculo podem ajudá-lo a aplicar com sucesso este conhecimento aplicado ao procurar impressionar um potencial novo empregador.
A maioria dos currículos mantém-se fiel a um esquema testado e comprovado, pois resulta. O seu currículo de marketing digital deve conter os seguintes elementos:
Como profissional de marketing digital, terá já uma vantagem na elaboração de um currículo que combina substância e estilo no mesmo pacote. Muitos dos conhecimentos e experiências que adquiriu são diretamente aplicáveis a este projeto de autopromoção e é provável que já domine os três pontos críticos que baralham muitos candidatos a emprego noutras áreas:
A escolha do melhor formato para o seu currículo de marketing digital é um passo importante. Deve destacar os locais onde trabalhou? Os projetos e campanhas que moldaram as suas histórias de sucesso? Ou as competências específicas, talentos e paixões que fazem de si um profissional de marketing digital de excelência?
O formato de currículo cronológico, mais comummente utilizado, funciona bem para quem procura emprego e cujo histórico profissional tenha seguido um padrão linear com um empregador de cada vez. Já os profissionais independentes que trabalham por conta própria ou com base em contratos podem optar por um formato de currículo "funcional" baseado em projetos. Os especialistas em marketing digital que trabalharam de forma independente ou em nichos de mercado específicos podem considerar a adoção do currículo funcional, ou mesmo um documento híbrido (combinação) que reflita o seu histórico e objetivos. A escolha é sua.
Crie um plano estruturado para o seu currículo e decida quais as secções que pretende incluir, sendo que por norma o seu currículo deve incluir:
Como pode estar à procura de diversos tipos diferentes de emprego, pense em cada secção como um módulo que pode acrescentar e retirar para personalizar cada anúncio de emprego.
Antes de conseguir o emprego, ou até mesmo uma entrevista, deve convencer o recrutador a contratá-lo. O seu currículo, em combinação com uma carta de apresentação vencedora e o seu portfólio, dão-lhe a oportunidade de se afirmar.
O resumo do seu currículo, por vezes chamado de perfil, requer o mesmo tom persuasivo e orientado para o público a fim de se apresentar de forma positiva. Você é a marca, enquanto as necessidades do "comprador" são precisamente as do empregador, que pretende impressionar.
Para os profissionais de marketing, adotar o estilo, a voz e a personalidade de uma organização ou marca deve ser uma segunda natureza. Ao fazê-lo, a sua mensagem terá impacto junto do público-alvo, concentrando-se nas necessidades dos clientes e apresentando-as de uma forma positiva.
Este compacto espaço no seu currículo desempenha um papel extremamente importante. É aqui que poderá fazer sobressair a sua essência pessoal e profissional, se tirar o máximo partido das palavras, evitando vender-se por pouco. Tem apenas duas ou três frases curtas em que deve acertar nos pontos principais, de forma concisa, mas convincente. Evite o "eu" e passe diretamente aos verbos ativos e orientados para os resultados. Utilize uma linguagem clara, descritiva e fluida, mas não demasiado floreada. Expresse entusiasmo, confiança e energia num tom sério e autêntico, nunca pretensioso.
Consulte exemplos de resumos num currículo de marketing digital a seguir:
Gestora de marketing digital experiente, com um histórico comprovado de desenvolvimento e condução de estratégias de marketing digital de grande impacto. Competências na supervisão da estratégia e do desenvolvimento web, da interação digital e das ferramentas direcionadas ao consumidor. Hábil na orientação de relações estratégicas para atingir os objetivos da empresa.
O seu emprego atual/mais recente aparece em primeiro lugar e o seu emprego mais antigo em último, não recuando mais de quatro ou cinco cargos. Se o seu histórico de trabalho tiver sido interrompido ou se tiver passado por profissões não relacionadas, deve dar prioridade aos postos de trabalho relevantes.
Cada registo de emprego começa com o nome da entidade empregadora, a localização e a data em que trabalhou na mesma. De seguida, inclua uma lista de quatro ou cinco exemplos de atividades que tenha realizado. Dê ênfase ao que faz ou fez, mais do que às suas responsabilidades funcionais. Use verbos de ação específicos e diretos no passado ou no presente simples: "Lancei", e não "responsável pela implementação de" ou "liderei", em vez de "responsável pela organização e execução".
A sua linguagem deve mostrar realizações, em vez de intenções, citando resultados e efeitos mensuráveis. Houve um impacto no tráfego web ou nos lucros? Os leitores ou clientes foram persuadidos ou influenciados por um apelo à ação?
Regra geral, apenas a experiência profissional relevante em marketing digital deve constar do seu currículo. Claro que há exceções. Digamos que está de olho num trabalho como redator de blogues para uma empresa de paisagismo e costumava trabalhar aos fins-de-semana no departamento de artigos de jardinagem do BricoMarché. Se a sua experiência de trabalho em marketing digital não for muito relevante, talvez valha a pena incluir esse facto.
Gestora de Marketing Digital em Algine Lda., Lisboa
Novembro 2017 — Março 2021
Gestora de Marketing Digital em Client XII, Lisboa
Julho 2014 — Outubro 2017
Esta parte do seu currículo consiste em promover as competências que domina para satisfazer a procura do empregador. Permanecer sempre atualizado faz parte do território de um especialista em marketing digital, juntamente com as suas competências de pesquisa. E como também sabe umas coisas sobre marketing, a noção de se promover a si próprio nas secções de competências e histórico profissional do seu currículo não é nada de especial.
Tire o máximo partido das suas competências de marketing digital mais recentes, informando os recrutadores sobre o que sabe acerca do que o seu próximo empregador precisa e deseja.
Inspire-se nesta pequena lista de competências, que poderá incluir no seu currículo:
Nas situações em que a entidade empregadora exige que tenha uma educação formal, o requisito académico típico para especialistas em marketing digital é uma licenciatura em marketing, comunicação ou design gráfico. Poderá também necessitar de certificações do Google AdWords ou outras certificações especializadas e, eventualmente, de um mestrado para cargos de gestão ou direção.
Regra geral, deve enumerar as habilitações relevantes obtidas nas faculdades que frequentou por ordem cronológica inversa, do nível mais elevado para o mais baixo. Se tiver espaço no seu currículo de uma página, não se esqueça de mencionar prémios escolares ou outras concretizações e distinções especiais.
Quaisquer diplomas, certificações e estágios relevantes para a sua formação e desenvolvimento profissional também devem constar desta secção do currículo. Não se esqueça de nada que o distinga como uma pessoa que está sempre a aprender para se manter a par da constante evolução do setor do marketing digital.
Licenciatura em Marketing, Universidade do Minho, Braga
Setembro 2010 — Maio 2014
Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I, Amadora
Setembro 2006 — Abril 2010
Os especialistas em marketing digital estão habituados a garantir que o seu trabalho tem sempre um aspeto tão bom quanto a sua leitura, mesmo que seja outra pessoa a tratar do design e da formatação. Mais uma vez, de forma adequada ao público-alvo, o seu objetivo enquanto candidato a uma vaga de emprego é ter uma apresentação e um design de currículo simples e de fácil leitura.
Não existem regras rigorosas para a escolha do estilo e tamanho do tipo de letra, formatos de texto e até possíveis toques de cor nos elementos gráficos. Tenha apenas em atenção os princípios de design para garantir margens adequadas, espaçamento entre linhas e espaço em branco de forma a criar uma proporção e equilíbrio para compensar as secções com muito texto.
A maioria dos candidatos a emprego online sabe que é importante descarregar e guardar o seu currículo em PDF, o formato de ficheiro predefinido mais utilizado para garantir a compatibilidade entre computadores e dispositivos móveis. No entanto, há casos excecionais em que os ficheiros PDF podem não ser os preferidos ou aceites, por isso verifique sempre as instruções de envio on-line.
Perfil
Gestora de marketing digital experiente, com um histórico comprovado de desenvolvimento e condução de estratégias de marketing digital de grande impacto. Competências na supervisão da estratégia e do desenvolvimento web, da interação digital e das ferramentas direcionadas ao consumidor. Hábil na orientação de relações estratégicas para atingir os objetivos da empresa.
Histórico Profissional
Gestora de Marketing Digital em Algine Lda., Lisboa
Novembro 2017 — Março 2021
Gestora de Marketing Digital em Client XII, Lisboa
Julho 2014 — Outubro 2017
Competências
Formação
Licenciatura em Marketing, Universidade do Minho, Braga
Setembro 2010 — Maio 2014
Ensino secundário, Escola Secundária D. Maria I, Amadora
Setembro 2006 — Abril 2010
Se não tiver tempo ou vontade de o criar de raiz, o Onlinecurriculo disponibiliza uma forma mais fácil, com a nossa ferramenta de criação de currículos online. Consulte a nossa coleção de modelos de currículo testados numa variedade de categorias de estilo. Escolha um que lhe agrade, selecione-o e comece a introduzir o seu próprio texto. Não precisa de se preocupar com os aspetos mais aborrecidos do design e da formatação, podendo, no entanto, acrescentar o seu próprio cunho de originalidade.