Nos últimos anos, os músicos passaram por uma grande mudança na forma como podem atuar ao vivo e até mesmo juntar-se a outros músicos para tocar, o que prejudicou seriamente a sua subsistência. Existem muitas formas de manter a sua profissão atualizada, começando com um currículo para músico que se destaque e tenha o "seu som". Sabe como cativar o público e precisa de usar essa capacidade para aumentar o interesse na sua contratação. Com os seus talentos, os modelos de apresentação e a ferramenta de criação de currículos do Onlinecurriculo, está no bom caminho para conseguir o seu próximo trabalho.
A música utiliza uma linguagem e uma estrutura comuns, para que todos na banda saibam qual é o seu papel e entendam facilmente toda a composição. A procura de emprego e a redação de currículos também emprega uma linguagem e uma estrutura comuns.
Ao redigir o seu currículo de músico, deve seguir uma estrutura padrão com as seguintes secções:
Como pode estar à procura de muitos tipos diferentes de emprego, pense em cada secção como um módulo que pode acrescentar e retirar para personalizar cada anúncio de emprego.
Antes de conseguir o emprego, ou até mesmo uma audição, deve convencer o recrutador a contratá-lo. O seu currículo, em combinação com uma carta de apresentação vencedora e o seu portfólio, dão-lhe a oportunidade de se afirmar.
A sua área de trabalho é criativa e o formato do seu currículo deve refletir essa criatividade, dentro do razoável. Não queira afastar-se do conteúdo do seu currículo como músico tornando o texto difícil de ler e usando, por exemplo, uma pauta musical como fundo. Tem de captar a atenção de potenciais empregadores sem os obrigar a esforçarem-se para conseguirem obter as suas informações relevantes.
O seu maior argumento de venda é o seu talento musical, por isso vai querer ter um portfólio do seu trabalho pronto para ser ouvido pelos recrutadores. Coloque um link para o seu melhor trabalho no seu currículo de músico. Mais uma vez, o seu objetivo é facilitar ao máximo a obtenção de todas as informações necessárias para que o recrutador tome uma decisão.
O resumo do seu currículo disponibiliza-lhe cerca de cinco linhas para improvisar um pouco. É aqui que dá a conhecer aos recrutadores quem é, o seu processo e a forma como aborda a música e o trabalho em colaboração com outros músicos.
Sem ultrapassar o limite da gabarolice, deve destacar os seus feitos de que mais se orgulha. Este é um excelente local para adaptar o seu currículo para cada tipo diferente de oportunidade. Escolha uma história ou um feito que mostre os talentos que melhor se adequam ao anúncio de emprego.
Esta pode não ser a primeira secção que o recrutador vai ler, mas pode fazer a diferença entre conseguir a entrevista ou acabar no arquivo, uma vez que permite uma visão de si como profissional.
Consulte exemplos de resumos num currículo de músico a seguir:
Músico entusiasta e experiente com vários anos de experiência em orquestra, bandas e espetáculos teatrais. Guitarrista e baixista experiente, com aptidão para a escrita e arranjo de música. Experiente em composição digital e processos de gravação. Com uma atitude auto-motivada e amor e entrega à música desde sempre.
Dependendo da estrutura da sua carreira, esta secção pode desempenhar papéis muito diferentes. Se teve uma série de empregos permanentes, utilize um formato de ordem cronológica inversa para descrever cada trabalho. Se, pelo contrário, for um músico de espetáculo, divida a sua experiência em categorias como funções completas, funções parciais, festivais, etc. Não precisa de referir cada atuação, por isso escolha as mais prestigiadas e as mais recentes. Além disso, lembre-se de adaptar as atuações que escolher enumerar em função do emprego que procura.
Independentemente do tipo de histórico profissional mais adequado para si, deverá utilizar uma linguagem forte e descritiva para explicar o seu papel e a forma como cada emprego melhorou as suas competências.
Músico em Banda Os Esquecidos, Porto
Abril 2012 - Setembro 2019
Diretor de Produção em Estúdio de Gravação Leónidas, Porto
Maio 2009 - Julho 2014
A sua secção de competências apresenta uma visão geral dos seus talentos e capacidades. Todos os empregos requerem uma combinação de competências profissionais, ou seja, as competências específicas de que necessita para ser um excelente músico, e competências pessoais, ou seja, as competências organizacionais e interpessoais de que necessita para poder desempenhar as suas funções num local de trabalho e com outras pessoas.
Esta secção é uma mera formalidade para os recrutadores: Permite-lhes ver rapidamente se as suas competências correspondem à descrição da função, portanto certifique-se de que assim é! Limite-se a apresentar 5 a 10 das suas principais competências.
Comece por fazer uma "lista geral" de todas as suas competências. De seguida, volte a consultar a publicação da oferta de emprego e verifique todas as competências e atributos que o seu potencial empregador procura.
Inspire-se nesta pequena lista de competências, que deverá incluir ao longo do seu currículo:
As secções de formação nos currículos variam em importância de músico para músico. Algumas pessoas são sobretudo autodidatas, outras deixam que o seu portfólio fale por si, pelo que a ênfase que dará a esta secção depende do tipo de emprego que pretende. Se for um emprego muito formal ou ligado ao meio académico, a formação académica pode ser mais importante do que o habitual.
Nem todos os músicos têm estudos formais, mas caso tenha, este é o sítio certo para os indicar. Se teve aulas de música no liceu e está a iniciar a sua carreira, inclua essas aulas. Qualquer tipo de certificação musical também deve ser mencionado nesta secção.
Bacharelato em Ciências Musicais em Universidade Aberta
Agosto 2005 - Maio 2009
Ensino Secundário em Escola Secundária Dona Maria IV, Porto
Setembro 2001 - Maio 2005
Perfil
Músico entusiasta e experiente com vários anos de experiência em orquestra, bandas e espetáculos teatrais. Guitarrista e baixista experiente, com aptidão para a escrita e arranjo de música. Experiente em composição digital e processos de gravação. Com uma atitude auto-motivada e amor e entrega à música desde sempre.
Histórico profissional
Músico em Banda Os Esquecidos, Porto
Abril 2012 - Setembro 2019
Diretor de Produção em Estúdio de Gravação Leónidas, Porto
Maio 2009 - Julho 2014
Competências
Formação e certificações
Bacharelato em Ciências Musicais em Universidade Aberta
Agosto 2005 - Maio 2009
Ensino Secundário em Escola Secundária Dona Maria IV, Porto
Setembro 2001 - Maio 2005
Utilize o Onlinecurriculo, a ferramenta de criação e os modelos de currículo gratuitos testados por recrutadores para criar um currículo impressionante, concebido por especialistas e testado no terreno.