Como programador de front-end, está habituado a expor o seu trabalho ao mundo. Está em vantagem quando procura de emprego, já que sabe como criar excelentes experiências para o utilizador. Este exemplo de currículo e guia para programador de front-end apresenta-lhe ideias que lhe permitem traduzir isso num currículo de destaque.
Os currículos excelentes combinam a facilidade de utilização com um argumento convincente para obter o emprego. A parte complicada pode ser encontrar o equilíbrio certo entre um design interessante e um que sobrecarrega a sua mensagem. Que grau de autoconfiança pode transmitir sem parecer arrogante? É aqui que as ferramentas e os conselhos dos especialistas o ajudam. Se dedicar algum tempo a pesquisar o que atrai a atenção dos recrutadores vai obter mais respostas. Afinal de contas, o objetivo é conseguir a entrevista. A riqueza de recursos do Onlinecurriculo para candidatos a emprego, incluindo os nossos exemplos de currículos, pode ajudar a dar esse impulso.
Neste deste guia de currículo e no exemplo de currículo de programador de front-end correspondente, encontrará informações sobre os seguintes tópicos:
Os programadores de front-end são os responsáveis pela codificação de todos os elementos de sites, aplicações web e aplicações móveis que se dirigem ao utilizador. Interpretam as necessidades da empresa e dos seus clientes e criam aplicações web fáceis de utilizar e interativas. Os programadores de front-end devem dominar as linguagens de programação bem como as técnicas de design.
As linguagens comuns usadas pelos programadores de front-end são HTML, CSS e JavaScript. Os programadores criam a navegação, a estrutura e os botões que permitem aos utilizadores movimentarem-se facilmente pelas aplicações. Também se certificam de que as interfaces de utilizador funcionam corretamente.
Alguns programadores de front-end centram-se na parte lógica do lado do cliente das aplicações web usando JavaScript ou TypeScript e estruturas como React ou Vue.
A proliferação dos centros formação de programadores e de outros métodos de aprendizagem rápida de desenvolvimento de software aumentou o número de programadores de front-end no mercado de trabalho, mas não se deixe intimidar por isso. Se tem as competências necessárias, existem muitos empregos no mercado.
As palavras que escolhe para o seu currículo de programador de front-end têm um peso muito grande, sobretudo porque são limitadas. Mas antes de se concentrar no que dizer, precisa de conhecer o contexto para as dizer.
O seu CV deve conter os seguintes elementos padrão:
Tenha em conta os algoritmos
Como programador de front-end, sabe bem que a estrutura é apenas o começo. Embora possa parecer difícil criar algo único a partir de algo padronizado, isso não é bem assim. Na verdade, os recrutadores conseguem detetar um currículo genérico rapidamente, o que significa que tem de abordar cada candidatura de uma forma inovadora, com um currículo de programador de front-end que se dirija diretamente a cada potencial empregador.
Os algoritmos dominam o mundo online e as candidaturas a emprego não são exceção. O Sistema de Seguimento de Candidatos que analisará a sua candidatura, verificará e classificará os currículos com base, em parte, nas palavras-chave e expressões associadas ao anúncio de emprego. Aumente as suas oportunidades recorrendo às expressões, linguagem e competências que sabe que o seu potencial empregador poderá procurar. Assim, terá a vantagem adicional de mostrar aos recrutadores de aplicações informáticas que compreende o emprego e os seus requisitos.
Qual a diferença entre a estrutura do seu currículo de programador de front-end e o formato do currículo? A estrutura são os componentes e o formato é a maneira como os apresenta. A maioria dos currículos segue a ordem cronológica inversa, uma vez que os recrutadores estão mais interessados naquilo que fez mais recentemente.
Recomendamos este método na maioria dos casos, mas o seu poderá ser uma exceção. Precisa de decidir se consegue integrar todas as suas competências técnicas dentro neste estilo de currículo. Caso contrário, considere desenvolver um currículo funcional, que expande a secção de competências em detrimento do espaço para o seu histórico profissional. Se for um programador recém-certificado, poderá considerar um formato híbrido.
Passemos agora ao conteúdo do seu currículo de programador de front-end.
Apesar de conter a palavra "resumo", esta secção do seu currículo de programador front-end é mais parecida com um perfil profissional. Em cerca de 100 palavras, deve destacar a sua experiência, o maior êxito da sua carreira e, talvez, a sua filosofia em termos de design.
Esta é a única secção do seu currículo escrita com frases completas, mas cuidado para não desperdiçar palavras. Seguem-se exemplos que poderá editar para maximizar a quantidade de informações que pode incluir:
Bom
Melhor
Para mostrar que realmente quer este trabalho, pondere acrescentar uma frase sobre o motivo pelo qual se está a candidatar à empresa e o valor que lhe acrescentará.
Se procura mais inspiração, clique em outros exemplos de currículo na nossa categoria de TI, incluindo o exemplo de currículo de programador web, a amostra de currículo de programador de software, o exemplo de currículo de programador, a amostra de currículo de engenheiro de software e o exemplo de currículo de programador full stack.
Programador de Front-End altamente competente e centrado no utilizador, capaz de colaborar com equipas de UX e de design para planear a elaboração técnica e a execução de especificações funcionais para páginas web e aplicações. Experiência na construção de páginas web multi-plataforma utilizando a tecnologia Responsive Web Design/RWD
Tal como o seu resumo é mais do que um resumo da sua carreira, a secção do histórico profissional do seu currículo de programador de front-end é mais do que uma enumeração das suas responsabilidades. Em vez disso, mostre que aprendeu e cresceu no trabalho e tem alguns sucessos consideráveis para mostrar.
Um código elegante permite-lhe concluir o trabalho com poucas linhas desperdiçadas; em currículos elegantes, cada palavra conta. Comece cada item com uma palavra de ação forte, seguida dos resultados da sua ação. Esta secção consiste de itens com pontos, cada um destacando um sucesso na carreira que mostre as competências que irá utilizar para promover os objetivos do seu novo empregador.
Programador de front-end sénior em IXF, Coimbra
Agosto 2015 — Presente
Programador de front-end em Grupo Sierra, Coimbra
Outubro 2012 — Julho 2015
Um excelente currículo de programador de front-end utiliza a secção de competências para que o recrutador se concentre nos atributos de alto nível necessários para o cargo. Uma secção de competências típica contém 4 a 7 atributos criteriosamente relacionados com o cargo ao qual se está a candidatar.
Se optar pelo formato funcional, poderá expandir esta secção para incluir todos os conhecimentos técnicos que possui e que correspondem aos requisitos da função. Uma vez que o seu trabalho se centra nas competências, deve considerar a possibilidade de indicar não apenas a aptidão, mas também o seu nível de especialização. Aqui fica uma dica relativa aos ATS: escreva o nome completo e coloque o acrónimo entre parênteses para garantir que recebe crédito algorítmico pelos seus talentos.
Na sua profissão, poderá precisar de um bacharelato em ciências informáticas, a menos que tenha um portefólio brilhante. A secção de formação académica do seu currículo de programador de front-end é o local ideal para anumerar todas as suas realizações académicas. Também deve incluir quaisquer certificações de TI que tenha obtido.
Se tiver um mestrado ou doutoramento, não há necessidade de incluir aqui o ensino secundário. Recomendamos não incluir a sua média, a menos que seja um recém-licenciado que tenha obtido uma média de pelo menos 14.
Mantenha-se atualizado
Os programas, as estruturas e linguagens evoluem rapidamente no mundo das TI, por isso mantenha as suas qualificações atualizadas recorrendo a oportunidades de desenvolvimento profissional.
Estas são as 10 principais competências de que precisa atualmente, segundo a Geeks for Geeks:
Licenciatura em Ciências da Computação, Universidade de Coimbra, Coimbra
Setembro 2008 — Maio 2012
É aqui que a sua experiência no que respeita a facilidade de utilização será útil. O objetivo principal do design do seu currículo de programador de front-end é captar a atenção dos recrutadores e criar um percurso visual suave ao longo de todo o seu documento.
Lembre-se que pretende que o seu currículo transmita uma imagem profissional, por isso evite designs extremamente ornamentados ou com demasiada cor, que acabarão por desviar a atenção do conteúdo (embora já saiba disso, já que é o seu negócio!).
Ao conceber o seu currículo, lembre-se destas dicas específicas: