O resumo do seu currículo (também chamado perfil ou declaração de motivação) é o local ideal para convencer as entidades empregadoras de que permanecerá bem-disposto e concentrado mesmo nos dias mais atarefados. Um resumo de currículo convincente é muito parecido com um rececionista: polivalente, eficiente e acolhedor. É a sua primeira apresentação aos empregadores e um convite para o conhecerem melhor. Pense nele como o seu currículo em miniatura: um pouco de personalidade, algumas competências e apenas os destaques da sua experiência anterior.
Comece por indicar o número de anos de experiência como rececionista ou num sector relacionado. Quais foram as principais tarefas transferíveis envolvidas nesses cargos? Algumas concretizações particularmente notáveis? Combine isso com as suas principais qualidades: cordialidade, consideração, motivação, atenção, orientação para o cliente.
Não se esqueça de dar uma vista de olhos ao anúncio de emprego e personalizar o seu currículo de rececionista incluindo as palavras-chave favoráveis a um ATS. Se estiver a candidatar-se a uma empresa local ou a enviar o seu currículo por e-mail diretamente a um recrutador, provavelmente não será filtrado por um sistema automatizado. No entanto, não custa nada dar aos empregadores exatamente o que procuram.
Rececionista trabalhadora e experiente, com vários anos de experiência como funcionária dedicada e colaboradora integral em ambientes com grande fluxo de clientes. Com experiência na criação de cronogramas, marcação de reuniões, venda de produtos e prestação de um serviço de excelência aos clientes. Capacidade de gestão de balcões de atendimento com serenidade e graciosidade, para além de gerir uma variedade de tarefas administrativas. Ansiosa por integrar uma nova equipa de pessoas e ajudá-las como rececionista dedicada e apaixonada.
As suas experiências de trabalho anteriores servem para garantir aos empregadores que não terão nada com que se preocupar quando estiver na receção. Visto que os rececionistas geralmente não precisam de ter um curso superior completo, o seu histórico profissional desempenha um papel fundamental para demonstrar aos empregadores que aprendeu o suficiente no trabalho para ser um rececionista competente. Se procura um cargo numa empresa maior ou de maior destaque, é imprescindível ter experiência anterior como rececionista. Em algumas indústrias e pequenas empresas, é suficiente ter tido um emprego de verão ou um trabalho em part-time. Não se esqueça de mostrar como é que o seu histórico profissional se relaciona com o emprego específico de rececionista ao qual se está a candidatar.
Rececionista em Carolina Design, Tomar
Setembro 2014 — Agosto 2019
Rececionista em Hotel Spa Tomar Inn, Tomar
Junho 2003 — Outubro 2014
Ter um curso superior não faz mal nenhum e algumas certificações demonstram o seu esforço de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Embora os cargos tradicionais de rececionista possam exigir apenas um diploma do ensino secundário ou equivalente, um curso superior pode ser uma grande vantagem quando se trata de garantir um emprego de rececionista numa empresa importante.
Se é um recém-licenciado ou estudante universitário que pretende entrar no setor que estudou, um cargo como rececionista é uma excelente forma de entrar no mercado de trabalho e de se preparar para oportunidades de aprendizagem e de progressão.
Recomendamos que indique a sua formação com o ano em primeiro lugar, seguido do nome da instituição, o curso (se aplicável) e a localização. Se tiver um bacharelato ou superior, não é necessário mencionar a sua escola secundária.
Licenciatura em Comunicação, Universidade do Porto, Porto
Agosto 2003 — Maio 2005
Ensino Secundário, Escola Secundária Maria I., Tomar
Setembro 1999 — Junho 2003
Várias entidades disponibilizam certificações voluntárias para rececionistas. Regra geral, estes programas exigem que o candidato demonstre experiência na área e o domínio de tarefas básicas de escritório, tais como agendamento de compromissos, introdução de dados, comunicação de escritório e sistemas informáticos. Alguns programas necessitam de conhecimentos mais complexos de um setor como o jurídico ou o da saúde.
Algumas dessas entidades de desenvolvimento profissional administrativo poderão incluir:
Poderia conseguir este emprego se tivesse um par de mãos a mais - ou concentrando-se nas competências que já tem. Até pode ter um doutoramento em astrofísica, mas se não souber atender o telefone educadamente e gerir a agenda do seu chefe, não vai durar muito tempo como rececionista. É por isso que a lista de competências do seu currículo de rececionista é tão importante. Esta é a parte mais importante, por isso certifique-se de que presta a devida atenção a esta secção. Tal é fácil de fazer utilizando os nossos modelos testados e o nosso criador de currículos.
Ainda que uma atitude positiva seja importante, os rececionistas necessitam habitualmente de uma série de competências específicas. É preciso saber utilizar bem a tecnologia de escritório como computadores, fotocopiadoras, scanners, aparelhos de fax e telefones, para não falar de todo o software e aplicações de comunicação que terá de utilizar diariamente.
As suas competências profissionais podem ser a chave para conseguir um emprego de rececionista, mas as suas competências pessoais são a melhor maneira de o manter. Mesmo nos dias mais estressantes, terá de manter a calma e resolver uma variedade de reclamações de clientes. As características de personalidade mais adequadas são o melhor recurso que tem; certifique-se de as incluir no seu currículo de rececionista.
Exemplo adaptável de competências pessoais
Está na hora de começar! Utilize o nosso criador de currículos e modelos testados no terreno para conseguir mais rapidamente o emprego de rececionista que procura.