Exemplo de currículo Rececionista e Guia de escrita

Um exemplo de currículo comprovado e específico para um emprego + guia de escrita, para conseguir o seu próximo emprego em 2024. Poderá editar este exemplo de currículo Rececionista para um início rápido e criar facilmente um currículo perfeito em apenas alguns minutos. Basta preencher os seus dados, descarregar o seu novo currículo e candidatar-se hoje mesmo!
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Exemplo de sumário para currículo de rececionista: A atitude certa

O resumo do seu currículo (também chamado perfil ou declaração de motivação) é o local ideal para convencer as entidades empregadoras de que permanecerá bem-disposto e concentrado mesmo nos dias mais atarefados. Um resumo de currículo convincente é muito parecido com um rececionista: polivalente, eficiente e acolhedor. É a sua primeira apresentação aos empregadores e um convite para o conhecerem melhor. Pense nele como o seu currículo em miniatura: um pouco de personalidade, algumas competências e apenas os destaques da sua experiência anterior. 

Comece por indicar o número de anos de experiência como rececionista ou num sector relacionado. Quais foram as principais tarefas transferíveis envolvidas nesses cargos? Algumas concretizações particularmente notáveis? Combine isso com as suas principais qualidades: cordialidade, consideração, motivação, atenção, orientação para o cliente.

Não se esqueça de dar uma vista de olhos ao anúncio de emprego e personalizar o seu currículo de rececionista incluindo as palavras-chave favoráveis a um ATS. Se estiver a candidatar-se a uma empresa local ou a enviar o seu currículo por e-mail diretamente a um recrutador, provavelmente não será filtrado por um sistema automatizado. No entanto, não custa nada dar aos empregadores exatamente o que procuram.

Exemplo adaptável de resumo

Rececionista trabalhadora e experiente, com vários anos de experiência como funcionária dedicada e colaboradora integral em ambientes com grande fluxo de clientes. Com experiência na criação de cronogramas, marcação de reuniões, venda de produtos e prestação de um serviço de excelência aos clientes. Capacidade de gestão de balcões de atendimento com serenidade e graciosidade, para além de gerir uma variedade de tarefas administrativas. Ansiosa por integrar uma nova equipa de pessoas e ajudá-las como rececionista dedicada e apaixonada.

Exemplo de histórico profissional: Tudo organizado

As suas experiências de trabalho anteriores servem para garantir aos empregadores que não terão nada com que se preocupar quando estiver na receção. Visto que os rececionistas geralmente não precisam de ter um curso superior completo, o seu histórico profissional desempenha um papel fundamental para demonstrar aos empregadores que aprendeu o suficiente no trabalho para ser um rececionista competente. Se procura um cargo numa empresa maior ou de maior destaque, é imprescindível ter experiência anterior como rececionista. Em algumas indústrias e pequenas empresas, é suficiente ter tido um emprego de verão ou um trabalho em part-time. Não se esqueça de mostrar como é que o seu histórico profissional se relaciona com o emprego específico de rececionista ao qual se está a candidatar.

Exemplo adaptável de histórico profissional

Rececionista em Carolina Design, Tomar
Setembro 2014 — Agosto 2019

  • Receção de clientes e prestação de informações e de um serviço de qualidade superior.
  • Atendimento de chamadas, recolha de informações pessoais e gestão de agendas.
  • Manutenção precisa dos registos dos clientes e prestação de assistência de excelência aos designers principais.
  • Gestão da base de dados do escritório, do correio, do processamento de salários e da configuração física do escritório.

 

Rececionista em Hotel Spa Tomar Inn, Tomar
Junho 2003 — Outubro 2014

  • Atendimento de chamadas telefónicas, boas-vindas aos clientes e gestão de todas as responsabilidades da receção.
  • Decoração da área da receção, contribuindo para um ambiente acolhedor e tranquilo do spa.
  • Processamento de encomendas do spa, correio e algumas responsabilidades contabilísticas.
  • Prestação de informações aos clientes e potenciais clientes sobre os serviços, a tecnologia do spa e os produtos oferecidos.

 Exemplo de formação para um rececionista: Devagar se vai ao longe

Ter um curso superior não faz mal nenhum e algumas certificações demonstram o seu esforço de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Embora os cargos tradicionais de rececionista possam exigir apenas um diploma do ensino secundário ou equivalente, um curso superior pode ser uma grande vantagem quando se trata de garantir um emprego de rececionista numa empresa importante. 

Se é um recém-licenciado ou estudante universitário que pretende entrar no setor que estudou, um cargo como rececionista é uma excelente forma de entrar no mercado de trabalho e de se preparar para oportunidades de aprendizagem e de progressão.

Recomendamos que indique a sua formação com o ano em primeiro lugar, seguido do nome da instituição, o curso (se aplicável) e a localização. Se tiver um bacharelato ou superior, não é necessário mencionar a sua escola secundária.

Exemplo adaptável de formação

Licenciatura em Comunicação, Universidade do Porto, Porto
Agosto 2003 — Maio 2005

Ensino Secundário, Escola Secundária Maria I., Tomar
Setembro 1999 — Junho 2003

Certificações adicionais

Várias entidades disponibilizam certificações voluntárias para rececionistas. Regra geral, estes programas exigem que o candidato demonstre experiência na área e o domínio de tarefas básicas de escritório, tais como agendamento de compromissos, introdução de dados, comunicação de escritório e sistemas informáticos. Alguns programas necessitam de conhecimentos mais complexos de um setor como o jurídico ou o da saúde.

Algumas dessas entidades de desenvolvimento profissional administrativo poderão incluir:

  • Associação dos Profissionais Administrativos da Saúde
  • Academia de Assistentes Virtuais
  • Associação Secretários Jurídicos
  • Associações de Secretários Médicos, Gestores de Consultórios, Administradores e Rececionistas.

Exemplo de competências num CV: Calmo, sereno e controlado

Poderia conseguir este emprego se tivesse um par de mãos a mais - ou concentrando-se nas competências que já tem. Até pode ter um doutoramento em astrofísica, mas se não souber atender o telefone educadamente e gerir a agenda do seu chefe, não vai durar muito tempo como rececionista. É por isso que a lista de competências do seu currículo de rececionista é tão importante. Esta é a parte mais importante, por isso certifique-se de que presta a devida atenção a esta secção. Tal é fácil de fazer utilizando os nossos modelos testados e o nosso criador de currículos.

Competências profissionais

Ainda que uma atitude positiva seja importante, os rececionistas necessitam habitualmente de uma série de competências específicas. É preciso saber utilizar bem a tecnologia de escritório como computadores, fotocopiadoras, scanners, aparelhos de fax e telefones, para não falar de todo o software e aplicações de comunicação que terá de utilizar diariamente.

Exemplo adaptável de competências profissionais
  • Excelentes competências de comunicação
  • Planificação
  • Tecnologias de Escritório
  • Multitarefas
  • Atendimento ao Cliente
  • Contabilidade

Competências pessoais

As suas competências profissionais podem ser a chave para conseguir um emprego de rececionista, mas as suas competências pessoais são a melhor maneira de o manter. Mesmo nos dias mais estressantes, terá de manter a calma e resolver uma variedade de reclamações de clientes. As características de personalidade mais adequadas são o melhor recurso que tem; certifique-se de as incluir no seu currículo de rececionista.

Exemplo adaptável de competências pessoais

  • Comportamento profissional
  • Atitude positiva
  • Capacidade de resolução de problemas
  • Capacidade de realizar várias tarefas
  • Resolução de conflitos
  • Paciência
  • Atenção ao pormenor
  • Responsável
  • Motivado
  • Concentrado
  • Prestável
  • Comunicação escrita e oral

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