Para muitas pessoas, uma posição como Representante de Atendimento ao Cliente é uma das melhores oportunidades para quem está a começar. Com toda a concorrência, o resumo do seu currículo deve conter uma história curta mas cativante. Parece complicado? Não é. Vamos dar uma vista de olhos. Para muitos recrutadores e profissionais de recursos humanos, o resumo pode ser a parte mais importante do seu currículo. Se tiver as suas qualificações fundamentais, o resumo é o que o faz sobressair. É a sua primeira apresentação e, muitas vezes, a única oportunidade para ser criativo no seu currículo. É também, frequentemente, a primeira coisa em que as pessoas reparam na página.
Representante de Atendimento ao Cliente dedicado a prestar um atendimento de qualidade com vista à satisfação final do cliente. Capacidade comprovada para estabelecer e manter uma excelente comunicação e relacionamento com os clientes. Competente em contabilidade geral e transações financeiras. Empenhado em identificar as necessidades dos clientes e fornecer soluções eficazes para todos os problemas. Excelentes capacidades de gestão de tempo aliadas a um conhecimento excecional do setor de atendimento ao cliente. Bilingue, trabalhador e pronto a juntar-me à minha próxima equipa.
Os cargos de representante de atendimento ao cliente podem ser considerados como sendo de iniciação. No entanto, há espaço para crescimento. Há também espaço para demonstrar a sua experiência de vida/profissional noutros domínios. Elabore um histórico profissional que impressione os empregadores. Eis uma excelente notícia para quem está a mudar de carreira a partir de outras áreas: esta é uma das áreas profissionais mais universais, com uma grande variedade de indústrias a necessitarem de especialistas em atendimento ao cliente. No que diz respeito ao histórico profissional, a ordem cronológica inversa é a melhor opção para aproveitar o tempo limitado do recrutador.
Representante Atendimento ao Cliente em Filial em Vitória Lda, Azambuja
Agosto 2014 — Setembro 2019
Representante de Atendimento ao Cliente em Hotel Costa Dourada, Alenquer
Agosto 2012 — Agosto 2014
Representante de Atendimento ao Cliente em Zara, Salvaterra de Magos
Outubro 2010 — Maio 2012
Saiba exatamente como descrever a experiência profissional num currículo. Existem formatos específicos que os responsáveis pela contratação e recrutadores preferem; aqui estão eles!
Como o Atendimento ao Cliente é uma categoria profissional universal, é utilizada em muitos setores. No entanto, ao enumerar tanto as suas competências como o seu histórico profissional no seu currículo, faz sentido conhecer os setores mais comuns e que mais pagam. Isto permitir-lhe-á procurar os melhores postos de trabalho como representante de atendimento ao cliente, compreender o mercado e personalizar o seu currículo (para candidaturas universais e ofertas de emprego específicas). Os dados do Gabinete de Recenseamento dos E.U.A. revelam que os cargos de Atendimento ao Cliente mais comuns se encontram nas áreas de apoio às empresas, restauração e alimentação, retalho, banca e finanças. Se já trabalhou em setores parecidos e está a candidatar-se a empregos relacionados, faz sentido que dê prioridade a estes anos de experiência relevantes no seu currículo. A próxima coisa a fazer para superar a concorrência é apresentar no currículo pontos ou notas sobre as suas concretizações, marcos e tarefas dignas de registo em empregos anteriores.
Dicas, exemplos de formatação e palavras-chave para enumerar competências especiais no seu currículo que o responsável pela contratação vai adorar.
As competências pessoais serão o foco principal de qualquer recrutador ou profissional de recursos humanos que esteja a avaliar uma candidatura de Atendimento ao Cliente. No entanto, como já salientámos anteriormente, quase todos os mercados de trabalho foram afetados pelas inovações tecnológicas. Tal significa que as competências técnicas são agora mais importantes do que no passado. Saber utilizar sistemas digitais de comunicação com o cliente (ou apenas comunicação digital geral), CRM, intercomunicadores, software de escritório, etc., pode ser uma necessidade fundamental, dependendo da empresa. O conhecimento das redes sociais também se tornou essencial para muitas empresas, uma vez que milhões de consumidores interagem com as marcas nessas redes. Eis um exemplo que mostra como o conhecimento das redes sociais (e não apenas a sua utilização!) é importante, de acordo com os dados da Microsoft:
Os modelos de currículo, os formatos e a apresentação dos CVs influenciam a forma como é visto antes mesmo de qualquer reunião presencial. Antes de uma entrevista, o aspeto do seu currículo de atendimento ao cliente é o único indicador visual que o empregador tem em relação ao seu carácter. Os seres humanos são seres visuais, tenha isso em mente
Não é necessário incluir a sua experiência no ensino secundário no seu currículo de atendimento ao cliente se não estiver a precisar desesperadamente de conteúdo. Bolsas de estudo, prémios, certificados e afins são coisas úteis que um jovem profissional deve destacar quando se candidata ao seu primeiro ou segundo emprego. Para os profissionais de atendimento ao cliente mais experientes, o Histórico Profissional terá quase sempre precedência na extensão. Manter a secção de Formação concisa, compreensível e simples é normalmente uma boa estratégia para o currículo. Utilize este exemplo para o ajudar a enumerar as suas principais realizações académicas e deixe o resto do seu currículo de atendimento ao cliente sobressair.
Bacharelato em Comunicação, Universidade Nova, Lisboa
Agosto 2007 — Maio 2011
Diploma do Ensino Secundário, Escola Secundária da Azambuja, Azambuja
Setembro 2003 — Maio 2007