A conveniência descomunal das encomendas online faz com que milhões de pessoas em todo o mundo trabalhem em armazéns, recolhendo e embalando os produtos que fazem parte do nosso quotidiano. Se deseja juntar-se a eles, o que é necessário para que o seu currículo de trabalhador de armazém seja selecionado entre os melhores?
Comece por ler os conselhos deste guia de currículo para trabalhador de armazém. Poderá também considerar úteis os mais de 350 guias e exemplos de currículos específicos para cada profissão existentes no Onlinecurriculo, bem como o nosso criador de currículos fácil de utilizar.
Este guia de redação tem como objetivo ajudá-lo a elaborar um currículo com os seguintes componentes:
Antes de abordar estas secções individualmente, vejamos algumas considerações gerais.
Otimize o currículo para os ATS
Muitas empresas e armazéns de média a grande dimensões utilizam sistemas de seguimento de candidatos (ATS) para processar e filtrar os currículos que recebem online. O algoritmo analisa o seu currículo em busca de palavras-chave, comparando-o com os outros currículos no conjunto de candidaturas. Apenas os melhores currículos são enviados para o recrutador para serem analisados.
Tente perceber o que os armazéns procuram nos seus funcionários e adapte o seu currículo a cada função individual. De seguida, inclua as palavras-chave mais relevantes da descrição da função no seu currículo, especialmente nas secções de resumo e de competências.
Para praticamente todas as profissões, incluindo a de trabalhador de armazém, recomenda-se o formato cronológico para a estruturação do currículo. Este formato adequa-se particularmente bem a históricos profissionais que seguem um padrão linear de cargos.
Se é novo no mercado de trabalho, ou se o seu historial é variado e inclui funções por conta própria, dê uma vista de olhos a formatos de currículo alternativos. Em alguns casos, um currículo funcional tem a vantagem de ter competências de trabalho transferíveis de ocupações que não estão relacionadas diretamente.
Utilize a secção do cabeçalho para colocar as informações seguintes:
Esta secção serve não só para dar um toque diferente ao seu currículo, como tem também por objetivo que o recrutador tenha logo à mão todas as informações de que precisa caso decida entrar em contacto consigo para marcar uma entrevista.
O resumo do seu currículo de trabalhador de armazém deve ir direto ao assunto: é confiável e tem motivação para executar o trabalho. Tal como noutras profissões manuais, o trabalho num armazém tem tudo a ver com a sua competência física e a sua capacidade de gerar valor para a empresa.
O resumo é a única componente do seu currículo que pode ser redigida de forma livre, pelo que tem espaço para um pouco de personalidade e criatividade. No entanto, é melhor manter esta secção direta e centrada no trabalho em questão, para que o recrutador não tenha dúvidas sobre as suas capacidades.
Nestas três ou quatro frases, utilize adjetivos precisos e verbos de ação para descrever as suas melhores qualidades e a sua experiência anterior. O resumo deve transmitir aos recrutadores os factos mais convincentes e deixá-los com vontade de ler o resto para saberem mais pormenores.
Consulte exemplos de resumos num currículo de trabalhador de armazém a seguir:
Trabalhador de armazém experiente e dedicado, com mais de seis anos de experiência a contribuir para que a produção em grandes armazéns decorra da melhor forma possível. Capacidade para operar máquinas, concluir e embalar produtos acabados, bem como manter inventários. Experiência comprovada na dinamização de um excelente fluxo de trabalho em armazéns. Excelentes capacidades de liderança de equipas e um verdadeiro compromisso com a excelência e a segurança no local de trabalho.
O seu histórico profissional é a melhor forma de o seu currículo mostrar aos potenciais empregadores que tem o que é preciso.
Elabore uma lista de pontos com subpontos que descrevam as suas funções, os projetos, as realizações e os marcos mais importantes de cada emprego. Factos e números acrescentam valor, mostrando aquilo de que é capaz.
Forneça também pormenores sobre os seus empregos anteriores.
Se ainda não trabalhou num armazém, indique os cargos relacionados na secção do histórico profissional, a fim de destacar competências transferíveis, como a resistência física e mental, a atenção aos detalhes, a organização, a eficiência, a precisão e a fiabilidade.
Trabalhador de Armazém em Plastix, Barcelos
Outubro 2015 - Presente
Trabalhador de Armazém em Fábrica de Embalagens Cravinho, Barcelos
Septembro 2013 - Septembro 2015
Pense na secção de competências do seu currículo de trabalhador de armazém como o equilíbrio entre duas subcategorias de competências: profissionais e pessoais. A chave para um bom currículo é adaptar o seu conteúdo ao emprego, sendo esta secção o local indicado para o fazer.
As competências profissionais são as capacidades que aprendeu no trabalho utilizando ferramentas, programas ou itens específicos. As competências pessoais são os seus traços de personalidade e capacidades gerais que fazem de si um membro excecional de uma equipa, um colega de trabalho agradável e um bom funcionário. Num ambiente de armazém, necessita de uma boa mistura das duas.
Exemplo de competências que poderá incluir no seu currículo:
Embora a secção de formação académica do seu currículo de trabalhador de armazém possa ser curta, vale a pena incluí-la. Uma das grandes vantagens de trabalhar num armazém é que não precisa de um curso superior para começar. Pode nem sequer ser necessária a conclusão do ensino secundário.
Deverá indicar o nome e a localização da sua escola secundária e as datas de frequência, mas apenas se não tiver uma licenciatura ou outra formação superior. Indique os cursos ou diplomas por ordem cronológica inversa, do nível mais elevado para baixo. Especifique também qualquer tipo de formação em curso, indicando a sua área de especialização e a data prevista para a conclusão.
Algumas das grandes empresas de entregas recrutam especificamente estudantes universitários para as suas funções de armazém e entrega, pelo que incluir a sua experiência universitária pode revelar-se vantajoso.
Abaixo pode consultar um exemplo de formação académica num currículo de trabalhador de armazém.
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Maria I, Coimbra
Septembro 2009 - Maio 2013
As escolhas corretas de apresentação, design e formatação são a base de um excelente currículo. Um currículo de um trabalhador de armazém deve ser simples e direto, não precisando de muitas cores, imagens ou outros detalhes de formatação.
Caso esteja a candidatar-se a uma grande empresa, é muito provável que lhe seja pedido para fazer o upload do seu currículo online. Se o guardar como PDF utilizando o criador de currículos, isso será fácil de fazer.
Não se esqueça de rever o seu trabalho, para que o recrutador chegue à informação mais importante sem ter de tropeçar em gralhas e erros gramaticais.
Perfil
Trabalhador de armazém experiente e dedicado, com mais de seis anos de experiência a contribuir para que a produção em grandes armazéns decorra da melhor forma possível. Capacidade para operar máquinas, concluir e embalar produtos acabados, bem como manter inventários. Experiência comprovada na dinamização de um excelente fluxo de trabalho em armazéns. Excelentes capacidades de liderança de equipas e um verdadeiro compromisso com a excelência e a segurança no local de trabalho.
Histórico profissional
Trabalhador de Armazém em Plastix, Barcelos
Outubro 2015 - Presente
Trabalhador de Armazém em Fábrica de Embalagens Cravinho, Barcelos
Septembro 2013 - Septembro 2015
Competências
Formação e certificações
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Maria I, Coimbra
Septembro 2009 - Maio 2013
Para conseguir o emprego que deseja mais rapidamente, use os modelos de currículo concebidos por profissionais do Onlinecurriculo. Experimente um modelo da nossa categoria de Profissional ou Simples para obter um design e formatação fáceis de ler e que comprovadamente chamam a atenção dos recrutadores.