Um treinador de futebol é um guia e um professor. Um mentor e um estratega. Um encorajador e um supervisor. Um perito e um analista. Consoante o nível em que treina, poderá ensinar os fundamentos do desporto e as suas regras ou incentivar os seus jogadores a aperfeiçoarem as suas capacidades atléticas e a alcançarem patamares de campeão.
Um currículo de treinador de futebol que passe a linha da baliza precisa de ter uma atitude vencedora. Precisa de se manter fiel ao plano de jogo para conquistar essa ambicionada entrevista.
Os grandes treinadores reconhecem os grandes recursos e integram-nos num todo de sucesso. É por isso que o Onlinecurriculo lhe disponibiliza exemplos de currículos para mais de 300 profissões, reforçados por um criador de currículos fácil de utilizar. Deixe-nos ajudá-lo a criar um currículo de campeão que impressionará desde o início.
Antes de começar a compilar o seu currículo de treinador de futebol, precisa de saber o que deve conter. O seu currículo deve conter os seguintes elementos:
Para desenvolver um currículo de treinador de futebol bem sucedido, precisa de criar um plano de jogo para o seu estilo, tom e mensagem. Os grandes treinadores sabem como proferir grandes discursos nos balneários que motivam os jogadores a dar o seu melhor. O seu currículo de treinador de futebol deve levar o recrutador a pegar no telefone e a contactá-lo.
Para isso, deve abordar diretamente e de forma individual cada programa. Pesquise os pontos fortes e fracos da equipa e o seu estilo de jogo. Informe-se o mais possível sobre o dirigente desportivo e a equipa técnica atual. Escreva o seu currículo como se estivesse a dirigir-se a essas pessoas e às necessidades da equipa.
Corra contra o bloqueio dos ATS
Nunca é demais realçar a importância da personalização do seu currículo de treinador de futebol para cada cargo. Os sistemas de seguimento de candidatos, utilizados pelos departamentos de recursos humanos para analisar e classificar as candidaturas, procuram palavras-chave e frases associadas a cada vaga. O seu currículo bem elaborado precisa de ter uma classificação elevada no algoritmo para passar pela linha defensiva.
Não é tão difícil como pode parecer. Analise a oferta de emprego e identifique as competências e os atributos. Em seguida, inclua as palavras-chave e frases exatamente como aparecem na publicação, sempre que apropriado. Embora precise de repetir os substantivos, verbos e modificadores da oferta, certifique-se de que os incorpora de uma forma que soe natural no seu texto.
É provável que a ordem cronológica inversa seja o melhor formato para si. Porquê? Porque funciona e facilita aos recrutadores encontrarem as informações que procuram.
Se trabalha numa área de especialidade e precisa de realçar competências complexas ou de nicho, pode preferir utilizar um formato de currículo funcional. Neste formato, poderá alargar a sua secção de competências para mostrar os seus conhecimentos e reduzir o seu histórico profissional a uma simples lista de empregadores ou contratos de trabalho.
O cabeçalho do currículo não transmite apenas informações cruciais sobre como entrar em contacto consigo, mas serve como elemento de design que torna a sua página mais profissional. Assim sendo, o cabeçalho deve ser uma secção com um aspeto apelativo, no topo do currículo, que inclua as seguintes informações:
Lembre-se que os recrutadores demoram apenas alguns segundos a analisar um currículo, de forma que deve fazer os possíveis para que a primeira impressão que têm de si seja perfeita. É aqui que tem a oportunidade de se apresentar ao seu potencial empregador, descrevendo as qualificações e aptidões que faze de si a pessoa ideal para o cargo.
Já sabe que o seu histórico profissional e a sua formação são factos que não pode alterar, por isso no perfil, realce as suas qualidades, focando-se naquelas que os empregadores procuram. Seja confiante e assertivo, sem parecer arrogante ou presunçoso.
Escreva o resumo do seu currículo de treinador de futebol como se estivesse a incentivar a equipa a ir para o campo e a ganhar! Pode querer moderar o discurso, mas o seu objetivo é mostrar o seu estilo de treinador e convencer o recrutador de que tem o que é necessário para levar a equipa ao próximo nível.
O seu resumo, também conhecido como perfil, disponibiliza-lhe de 3 a 5 frases para usar a criatividade, uma vez que é a secção mais livre do seu currículo, mas certifique-se de que usa estatísticas e dados para fundamentar a sua forte linguagem descritiva. Escolha uma ou duas das suas maiores realizações e acrescente uma frase sobre a sua filosofia de treino.
Abaixo encontrará um exemplo de texto de currículo para um resumo de treinador de futebol.
Treinador de futebol motivado e bem sucedido, com um histórico comprovado de ter conseguido ajudar os atletas a atingir o seu nível máximo de potencial atlético. Empenhado em promover um ambiente de equipa positivo que conduza ao sucesso no campo. Adepto da conceção de planos de jogo eficazes, que consistem em técnicas defensivas e ofensivas poderosas.
A secção do seu currículo com o histórico profissional, redigida por ordem cronológica inversa, apresenta pormenores sobre as suas realizações em cada um dos seus cargos anteriores. Não se trata de uma enumeração dos seus deveres profissionais, mas sim de itens claros e com marcadores que comprovam o seu sucesso como treinador de futebol.
Comece cada registo com um verbo de ação forte seguido de uma melhoria, sucesso ou realização. Lembre-se que os recrutadores querem saber por que razão é o melhor treinador para o cargo e o que vai fazer para melhorar o programa. O seu exemplo de currículo diz-lhes o que já fez e como os seus talentos poderão ser úteis à equipa e à equipa técnica.
Inclua alguns destes verbos de ação no seu currículo:
Enfrentar. Inspirar. Guiar. Dar o pontapé de saída. Acelerar. Esclarecer. Ensinar.
Consulte o conteúdo do exemplo de histórico profissional do currículo abaixo para mais ideias.
Treinador de futebol em Escola Secundária António Pessoa, Coimbra
Agosto 2016 — Março 2019
Treinador assistente de futebol em Escola Secundária de Rio Maior, Rio Maior
Setembro 2013 — Junho 2016
Os treinadores de futebol desempenham uma grande variedade de funções, pelo que o seu conjunto de competências é vasto. Cabe-lhe a si, na secção de competências do seu currículo, decidir quais dos seus muitos atributos ilustram melhor quem você é e se enquadram nas necessidades da equipa.
A secção de competências do seu currículo proporciona aos recrutadores uma visão rápida não só da forma como as suas capacidades se adequam ao cargo, mas também dos talentos que considera mais impressionantes e importantes. Elabore esta secção com cuidado e tendo em conta a descrição individual do cargo. Substitua as competências com base na sua análise da vaga que pretende preencher.
Competência pessoais que conduzem ao sucesso profissional
O grupo de apoio aos atletas do Comité Olímpico Internacional (COI), o Athlete365, enumera 10 qualidades dos grandes treinadores. Todas elas são competências pessoais ou atributos não técnicos necessários para fazer um ótimo trabalho.
É claro que é importante ter conhecimento das regras do jogo, mas para ganhar tem de compreender verdadeiramente o desporto e todas as suas particularidades. Está a trabalhar com jovens ansiosos por aprender consigo, mas também tem de estar disposto a continuar a aprender e a crescer.
Ao preparar a sua lista de 5 a 7 competências, certifique-se de que coloca a tónica nas competências pessoais.
Consulte o conteúdo do exemplo de secção de competências do currículo abaixo para obter ideias.
A maior parte dos treinadores de futebol do ensino secundário também tem formação académica na área do ensino e a sua secção de formação é o local ideal para esclarecer esse facto. Esta é uma lista simples dos seus cursos e realizações académicas. Poderá também acrescentar quaisquer certificações que tenha obtido.
Se for um profissional muito bem sucedido, pode considerar adicionar uma secção de campeonatos para detalhar o lugar que as suas equipas alcançaram nos campeonatos.
Consulte o exemplo de currículo abaixo para ter uma ideia de como formatar a sua secção de formação.
Licenciatura em Ciências do Desporto, , Universidade de Coimbra, Coimbra
Setembro 2009 — Maio 2013
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Manuel, Santa Maria da Feira
Setembro 2005 — Maio 2009
Poderá ter a equipa mais talentosa da liga, mas se não jogar com firmeza, ficará a perder. O mesmo se aplica ao seu currículo de treinador de futebol. Pode conseguir superar uma apresentação fraca, mas para ganhar uma vantagem competitiva, deve ter traços fortes e precisos e um design memorável, mas não vistoso.
Aqui ficam algumas dicas para o conseguir:
Perfil
Treinador de futebol motivado e bem sucedido, com um histórico comprovado de ter conseguido ajudar os atletas a atingir o seu nível máximo de potencial atlético. Empenhado em promover um ambiente de equipa positivo que conduza ao sucesso no campo. Adepto da conceção de planos de jogo eficazes, que consistem em técnicas defensivas e ofensivas poderosas.
Histórico de Profissional
Treinador de futebol em Escola Secundária António Pessoa, Coimbra
Agosto 2016 — Março 2019
Treinador assistente de futebol em Escola Secundária de Rio Maior, Rio Maior
Setembro 2013 — Junho 2016
Competências
Formação
Licenciatura em Ciências do Desporto, , Universidade de Coimbra, Coimbra
Setembro 2009 — Maio 2013
Ensino Secundário, Escola Secundária D. Manuel, Santa Maria da Feira
Setembro 2005 — Maio 2009
A fim de evitar erros de formatação e ortográficos, considere a possibilidade de utilizar um dos nossos modelos de currículo com correção ortográfica.
Não corra riscos, usando os nossos modelos de currículo testados, bem como a ferramenta de criação de currículos do Onlinecurriculo. Consulte especificamente as categorias simples e profissional, para conseguir uma imagem sofisticada. Escolha um de que goste, introduza as suas informações e esqueça quaisquer preocupações com a apresentação ou a formatação.