O primeiro passo no processo de elaboração do seu currículo no ramo das vendas é identificar as secções a incluir. O seu CV deve conter os seguintes elementos:
Neste contexto, deve abordar as necessidades de vendas do seu potencial empregador num tom que corresponda ao estilo da empresa. Tal como pesquisa os seus clientes antes de avançar com uma proposta, deve pesquisar a empresa e dirigir a sua ideia diretamente ao responsável pela contratação ou ao seu futuro chefe. Isto tem o duplo objetivo de responder às perguntas: " Enquadra-se na nossa cultura?" e "O que pode fazer para aumentar os meus números de vendas?"
Um bom currículo vende-o tão bem como vende os produtos e serviços que representa. Siga estes passos para garantir que consegue a entrevista:
Neste caso, recomendamos que opte pelo formato de currículo mais popular: por ordem cronológica inversa. Porquê? É o que mais agrada aos recrutadores e aos responsáveis pela contratação. Sabem exatamente onde encontrar as informações que lhes interessam e podem ver rapidamente em que ponto da sua carreira se encontra neste momento.
Este formato também é o preferido dos ATS; por isso, ao candidatar-se online, o processo de verificação irá muito provavelmente colocar as suas informações nos campos corretos.
Se entrou recentemente no mercado de trabalho, consulte os formatos de currículo que sugerimos como alternativas cronológicas ou híbridas. Os candidatos mais maduros em mudança de carreira também podem achar estas ideias úteis.
No seu currículo de vendas, a secção do resumo é o único lugar onde pode exibir o seu bom discurso de vendas. O resto do seu currículo é composto por itens destacados, mas aqui tem a liberdade para escrever 3 a 4 frases. Descreva o seu estilo de vendas ao mesmo tempo que impressiona com os seus números de vendas.
Não é necessário repetir o que irá descrever de forma detalhada na secção do seu histórico profissional, mas destaque um ou dois dos seus maiores êxitos de vendas. Deverá elogiar-se um pouco, mas faça-o com moderação.
Gestor de vendas experiente e auto-motivado com cinco anos de experiência no mercado, responsável pela supervisão dos números de vendas e pelo desenvolvimento de novas contas. Com um histórico comprovado de trabalho em colaboração com equipas de vendas para atingir metas, aumentar receitas e fazer crescer o ciclo de vendas da empresa. Líder firme, com capacidade para aumentar as vendas e desenvolver estratégias para reter clientes.
A secção do histórico profissional do seu currículo de vendas é o ponto de partida para a ordem cronológica inversa. Começando com o seu cargo mais recente, descreva em pormenor tudo o que realizou. É um vendedor, por isso sabe que os números contam. Use-os aqui para sustentar as suas informações de vendas.
Gestor de Vendas em Matias e Almeida Lda., Guarda
Novembro 2014 — Presente
Gestor de Vendas em Companhia das Bebidas, Guarda
Setembro 2010 — Outubro 2014
Assistente de vendas em O Grande Oeste, Guarda
Agosto 2008 — Agosto 2010
O que faz de si um excelente vendedor? Consegue explicá-lo com as suas 4 a 7 competências principais? É isso que deve fazer na secção de competências do seu CV de vendas. As vendas exigem competências pessoais de excelência, mas também precisa de ter um conhecimento profundo do setor em que trabalha e de ser um conhecedor de aplicações de vendas.
Crie uma lista que aborde diretamente as necessidades do empregador visado (e do ATS!), revendo mais uma vez a oferta de emprego e a sua pesquisa. Selecione competências que correspondam às exigências do novo cargo.
Tente estabelecer um equilíbrio entre a sua inteligência emocional e os seus conhecimentos técnicos.
O que é a inteligência emocional e por que motivo deve incluí-la na lista de competências? Aqui ficam os cinco principais componentes da inteligência emocional, de acordo com o psicólogo Daniel Goleman:
Chegou à secção mais fácil de elaborar do seu currículo de vendas. Inclua a sua formação académica e os seus cursos superiores. Se tiver obtido um mestrado ou superior, pode omitir o ensino secundário.
Caso tenha certificações ou tenha participado em seminários de vendas que valorizem o seu currículo, pode adicioná-los também aqui.
Como o networking pode representar grande parte do seu trabalho, considere adicionar uma secção de afiliações. Se for uma estrela de vendas, pode chamar a esta secção "Afiliações e distinções", acrescentando os prémios que tenha recebido.
Licenciatura em Marketing, Instituto Politécnico da Guarda, Guarda
Maio 2005 — Maio 2009
Ensino Secundário, Colégio de São Miguel, Guarda
Setembro 2001 — Maio 2005
Utilize o criador de currículos online para o ajudar a fechar negócio para o seu novo emprego!