Como escrever um email de demissão em 2024 (com exemplos)

No mundo do teletrabalho, uma saída graciosa do seu cargo pode assumir a forma de um e-mail de demissão. Eis como escrever um email que dê conta do recado, literalmente.
Paul Drury
Redator de conteúdos / Especialista de RH
Atualizado a 30 May 2024

A demissão é um assunto formal, mas tendo em conta as histórias de pessoas que se demitem com uma mensagem de WhatsApp ou mesmo utilizando uma sequência de emojis, vale a pena analisar o papel do email de demissão em conjunto com uma carta de demissão mais formal.

Em muitos países, qualquer correspondência que envie ao seu superior hierárquico ou ao seu contacto de RH pode ser considerada como sendo juridicamente válida, mas uma vez que os emails são menos formais, é fácil não cumprir algumas das formalidades contratuais essenciais. 

Esta publicação explora as especificidades do email de demissão e a forma como pode ser utilizado de forma legítima juntamente com a carta de demissão, que é um pouco mais formal. Vamos analisar:

  • Por que razão precisa de um email de demissão
  • O que precisa de saber sobre a apresentação do seu pedido de demissão por email
  • O que deve incluir num email de demissão
  • Dicas para escrever um email de demissão
  • Exemplos de emails de demissão

O nosso guia sobre “ Como escrever uma carta de demissão” proporciona-lhe uma visão abrangente e aprofundada sobre como deixar um emprego de forma profissional, pelo que deve ser lido em conjunto com esta publicação. A maior parte das pessoas fará as duas coisas, mas vale a pena ter em conta as diferenças.

Dica profissional

Quais os tipos de email de demissão?

Uma vez que existem muitas situações em que pode apresentar a sua demissão, não existe um email de demissão padrão. Pode optar por ser o mais breve possível, mas se quiser entrar em mais pormenores, os cenários seguintes podem exigir uma abordagem ligeiramente diferente:

  • Email simples de demissão com aviso prévio de duas semanas
  • Email de demissão profissional
  • Email de demissão formal
  • Email de demissão para um emprego no qual acabou de começar
  • Email de demissão curto
  • Email de despedimento imediato
  • Email de despedimento no caso de uma saída não amigável
  • Email de demissão devido a condições de trabalho insatisfatórias
  • Email de demissão negativo (este é um email a evitar)

Por que razão precisa de um email de demissão?

Visto que provavelmente não vai entregar uma carta física ao seu chefe ou ao departamento de RH, é necessário enviar-lhes a carta de demissão formal como anexo a um email.

É perfeitamente aceitável escrever um breve email a informar que a sua carta de demissão se encontra em anexo, mas um superior hierárquico desiludido e emotivo pode não ter vontade de clicar imediatamente na carta. 

O email de demissão é uma maneira menos formal de documentar os pontos-chave da carta de demissão e, desde que deixe claro que há mais informações na carta formal, ambos os documentos devem ser lidos.

Gerir uma demissão é um dos principais deveres de qualquer chefe, pelo que o seu conteúdo deve ser levado a sério. O que deve incluir e, mais importante ainda, o que deve omitir?

Dica profissional

Qual a diferença entre um email de demissão e uma carta de demissão?  

Em termos de conteúdo, o email de demissão não tem de ser tão exaustivo, mas deve abranger os aspetos básicos, conforme referido nesta publicação.

É possível comunicar uma demissão por correio eletrónico?

Embora cada vez mais pessoas optem pelo correio eletrónico para comunicar até mesmo processos administrativos formais, é uma boa prática enviar um correio eletrónico com uma carta de demissão em anexo. Se a sua principal prioridade é lidar educadamente com a demissão, o que recomendamos vivamente, independentemente das circunstâncias, esta é a sua melhor aposta. 

Se, no entanto, a sua maior dúvida é se pode demitir-se por correio eletrónico, então sim, é possível. Na verdade, a menos que trabalhe numa organização ou indústria com um processo de demissão explícito diferente, enviar um email de demissão com a sua carta em anexo é uma excelente prática que permite manter um registo documental da sua saída.  

O que deve incluir num email de demissão

Embora o formato de uma carta de demissão seja semelhante ao de uma carta de apresentação, com o cabeçalho, as informações de contacto, a saudação e a assinatura a seguirem as mesmas regras, existem três parágrafos-chave que são únicos em cada carta de demissão.

Primeiro parágrafo: Pormenores sobre a sua demissão

Segundo parágrafo: Expressão de gratidão pelo seu progresso

Terceiro parágrafo: Próximas etapas e oferta de eventual assistência

Estes são os três parágrafos típicos de um email de demissão eficaz. Poderá também optar por acrescentar quaisquer questões que possa ter no último parágrafo.

Dica profissional

Um pré-aviso de demissão é feito com 15 ou 30 dias de antecedência? 

Regra geral, um aviso prévio de duas semanas corresponde a 10 dias úteis a contar da data em que entregou a sua demissão. Verifique o seu contrato de trabalho e tenha em conta elementos como as férias que lhe são devidas. Resolva antecipadamente as suas questões pendentes no caso de entrar em licença com efeito imediato.

Dicas para escrever um email de demissão

Qualquer texto requer muita reflexão, mas um email de demissão bem pensado ajudará a tornar um pouco menos difíceis as últimas semanas de trabalho. Aqui ficam algumas ideias para escrever um email de demissão que ajudarão a aliviar a tristeza.

Indique o seu nome e a palavra “demissão” na linha de assunto. Nada mais deve constar na linha de assunto de um email de demissão para além do seu nome e da palavra “demissão”. O seu chefe vai enviá-lo a outras pessoas e deve ser fácil de encontrar.

Seja claro quanto ao seu período de pré-aviso. Quer o seu período de pré-aviso seja de duas semanas ou de um mês, o seu superior hierárquico pode não o saber. É melhor indicar este facto no início do email de demissão, mas confirme primeiro no seu contrato de trabalho.

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Indique a sua data de saída. Após ter verificado novamente o período de pré-aviso, certifique-se de que é totalmente claro em relação à data em que vai sair. Pode acontecer que lhe seja solicitado que aceite trabalhar durante mais tempo, mas por uma questão de segurança contratual, especifique essa data.

Resista à tentação de entrar em pormenores. A sua demissão é um momento sensível. Vai sentir algo ao deixar uma entidade empregadora que foi o seu local de trabalho durante algum tempo. Poderá sentir muitas coisas: arrependimento, raiva, desilusão, alegria, esperança... O seu email de demissão não é o local ideal para expressar estes sentimentos. Seja formal e transmita os seus sentimentos pessoalmente (desde que não estrague a sua relação com os demais).

Agradeça pelo que aprendeu. Esta é uma simples gentileza profissional que não deve ser esquecida. Independentemente da forma como as coisas correram, os seus chefes e colegas terão provavelmente tentado ajudá-lo a desenvolver-se e a crescer, portanto, agradeça-lhes.

Disponibilize assistência durante o seu período de pré-aviso. O período de pré-aviso que antecede a sua saída e durante o qual a empresa procura um substituto é um momento importante. A primeira reação do seu superior hierárquico será imaginar como é que ele vai lidar com a situação. Tranquilize os seus receios e diga-lhe que fará tudo o que estiver ao seu alcance para garantir uma transição o mais tranquila possível.

Registe tudo no papel. Se tiver perguntas importantes a fazer sobre a transição, o email de demissão é o local ideal para as colocar. Em muitos casos, estas questões requerem uma resposta formal, por isso não as deixe para uma comunicação secundária. Não seja tímido: certifique-se de que descobre o que é relevante para si.

Forneça as suas informações de contacto. Em termos práticos, incluir as suas informações de contacto numa parte do seu email de demissão (normalmente no final) faz todo o sentido. Nunca se sabe qual dos seus colegas pode precisar de o contactar, por isso disponibilize os seus dados publicamente e não num sistema de RH qualquer.

Dica profissional

As 10 razões mais comuns para se demitir. Provavelmente não vai querer falar sobre estes motivos na sua carta de demissão, mas aqui ficam as 10 razões mais comuns pelas quais as pessoas optam por se demitir, de acordo com estudos realizados:

  • Os funcionários não se sentem valorizados
  • O pacote salarial não corresponde às expetativas
  • Poucas férias/tempo livre remunerado
  • Gestão da empresa em constante mudança
  • Equipamento e tecnologia obsoletos
  • Exigências e objetivos irrealistas
  • Gestores não apoiam os funcionários
  • Não há mais desafios
  • O trabalho não é muito divertido
  • Não há caminho para progredir

Exemplos de e-mails de demissão

Cada email de demissão é muito pessoal, mas se quiser mantê-lo simples, os seguintes modelos de email devem funcionar. Pode acrescentar mais pormenores, e nós estamos aqui para tratar dos aspetos essenciais.

Modelo de email de demissão normal

Não precisa de complicar demasiado as coisas. Este email vai transmitir os pontos essenciais. Basta substituir os excertos entre parêntesis pelas informações adequadas à sua situação.

Modelo de email de demissão normal

Data atual

Caro (NOME DO SUPERVISOR):

É com muita pena que vou deixar o meu cargo de [TÍTULO DA FUNÇÃO] na [NOME DA EMPRESA] dentro de duas semanas. O meu último dia de trabalho será no dia [DIA, MÊS, ANO].

Apesar de ter gostado imenso de trabalhar nos últimos [XX] anos na [NOME DA EMPRESA], deixo a empresa para [MOTIVO DA SAÍDA].

Trabalhar para a [NOME DA EMPRESA] foi uma honra e um prazer. Aprendi muito e criei amizades com os meus excelentes colegas de trabalho, que sempre irei valorizar. 

Terei todo o gosto em fazer tudo o que estiver ao meu alcance para preparar o meu substituto, caso encontre um antes da minha partida. Muito obrigado por me ter dado a extraordinária oportunidade de trabalhar na [NOME DA EMPRESA].
Atenciosamente,
[O SEU NOME]

Junto envio a minha carta de demissão como anexo a este email.

Atenciosamente,

[O SEU NOME E INFORMAÇÕES DE CONTACTO]

Modelo de email de demissão formal

Dependendo do seu local de trabalho, poderá ser expetável uma linguagem mais formal. Este modelo opta pelo lado da formalidade. Poderá adaptar a escolha de palavras de acordo com o tom e o gosto do seu local de trabalho.

Exemplo de email de demissão formal

Data atual

Caro (NOME DO SUPERVISOR):

Escrevo-lhe para informar que vou deixar o meu cargo de [TÍTULO DO CARGO] na [NOME DA EMPRESA] dentro de um mês. Por conseguinte, o meu último dia de trabalho será no dia [DIA, MÊS, ANO].

Apesar de ter valorizado muito o meu tempo de trabalho na [NOME DA EMPRESA], vou sair por [MOTIVO DA SAÍDA].

Trabalhar na [NOME DA EMPRESA] deu-me uma grande satisfação profissional e pessoal. As lições que aprendi aqui continuarão a marcar a minha carreira e tive o prazer de trabalhar com uma excelente equipa.

Agradecia que me informasse sobre os passos a seguir para garantir o mínimo de perturbações no acesso às bases de dados que administro.

Terei todo o gosto em prestar-lhe toda a assistência possível para assegurar uma transição harmoniosa, incluindo a preparação de materiais de formação para o meu substituto. Mais uma vez, agradeço a oportunidade de trabalhar consigo na [NOME DA EMPRESA].

Em anexo a esta mensagem encontra-se a minha carta de demissão.

Atenciosamente,

[O SEU NOME E INFORMAÇÕES DE CONTACTO]

Exemplo de email de demissão em circunstâncias difíceis

Deixar um emprego pode ser estranho, na melhor das hipóteses. Quando a sua decisão de seguir em frente tem um carácter desagradável, a redação desse importante email tornar-se-á ainda mais difícil. A sua melhor opção é manter a mensagem breve, agradável e civilizada.

Exemplo de email de demissão para sair em circunstâncias difíceis

Data atual

Caro (NOME DO SUPERVISOR):

Espero que este email o encontre bem. Queira aceitar este email e a carta de demissão anexa como a minha notificação formal de que deixarei o meu cargo de [TÍTULO DO CARGO] na [NOME DA EMPRESA] dentro de duas semanas. Isso significa que o meu último dia de trabalho será a [DIA, MÊS, ANO].

Aprendi muito durante o meu tempo na [NOME DA EMPRESA]. Agradeço-lhe a oportunidade que me deu de trabalhar nesta dinâmica equipa.

Por favor, informe-me o mais rapidamente possível sobre os passos seguintes da sua parte. Fico totalmente disponível antes da minha partida para tudo o que possa ajudar a tornar esta transição mais fácil. 

Em anexo a esta mensagem encontra-se a minha carta de demissão.

Atenciosamente,

[O SEU NOME E INFORMAÇÕES DE CONTACTO]

Conclusões principais

  • Lembre-se que um email de demissão deverá ser o mais profissional possível.
  • Deixe as suas emoções positivas ou negativas de lado e escreva um documento funcional, que não deixe perguntas por responder.
  • Escrever um email de demissão é uma das últimas coisas que vai fazer no seu emprego. Certifique-se de que lhe dedica o tempo que merece.

 

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