1. Blogue
  2. Carreira
  3. Como escrever uma carta de demissão (com exemplos e modelos)
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Como escrever uma carta de demissão (com exemplos e modelos)

11 min. de leitura
Como escrever uma carta de demissão (com exemplos e modelos)
Arte por:Evgeniya Skubina
Descubra por que razão uma boa carta de demissão é importante e como escrevê-la, e consulte também os nossos exemplos gratuitos de cartas de demissão.

Todas as coisas boas chegam ao fim (assim como as coisas más), por isso, quando chegar a altura de deixar um emprego, deve escrever uma carta de demissão atenciosa e profissional, que toque em todos os pontos certos e não deixe ninguém insatisfeito.

Este artigo explora a importância de uma boa carta de demissão e como redigi-la, incluindo também outros conselhos úteis para o ajudar a chegar ao seu próximo destino sem fechar portas.

Por que motivo precisa de enviar uma carta de despedimento?

A principal razão pela qual precisa de escrever uma carta de despedimento é o facto de, em alguns locais de trabalho, a carta de despedimento ser um documento oficial com implicações legais. Pode ser-lhe exigido contratualmente que comunique o facto com duas semanas de antecedência, e a sua carta de despedimento formal servirá como prova de que o fez. 

O segundo objetivo de uma carta de despedimento está relacionado com a sua reputação profissional: A carta de despedimento é um instrumento que lhe permite mudar de emprego, de carreira e manter uma boa reputação no seu sector. Antes de se demitir do seu emprego, é de esperar que já tenha outro em vista. 

Mesmo que tenha sido maltratado no seu emprego atual, não guarde ressentimentos, comporte-se como um profissional íntegro e saia em paz. Consulte os nossos modelos de carta de despedimento. A longo prazo, vai ficar contente por o ter feito.

Modelo de carta de despedimento

O modelo de carta de despedimento que se segue pode ser copiado e adaptado para a sua conveniência. Basta introduzir o seu próprio texto, pormenores e fundamentação. Passe o cursor sobre o texto, clique em "Copiar para a área de transferência" e, de seguida, abra um novo documento no Microsoft Word ou em qualquer editor de texto e cole o texto. 

Exemplo

O SEU NOME [O SEU NOME]

Endereço, Código Postal, Cidade 
Número de telefone  •  E-mail

Nome do supervisor
Título do supervisor
Nome da empresa
Endereço
Código Postal
Cidade

Data atual

Caro (NOME DO SUPERVISOR):

É com muita pena que vou deixar o meu cargo de [TÍTULO DA FUNÇÃO] na [NOME DA EMPRESA] dentro de duas semanas. O meu último dia de trabalho será no dia [DIA, MÊS, ANO].

Apesar de ter gostado imenso de trabalhar nos últimos [XX] anos na [NOME DA EMPRESA], deixo a empresa para [MOTIVO DA SAÍDA].

Trabalhar para a [NOME DA EMPRESA] foi uma honra e um prazer. Aprendi muito e criei amizades com os meus excelentes colegas de trabalho, que sempre irei valorizar profundamente. 

Terei todo o gosto em fazer tudo o que estiver ao meu alcance para preparar o meu substituto, caso encontre um antes da minha partida. Muito obrigado por me ter dado a oportunidade ímpar de trabalhar na [NOME DA EMPRESA].
Atenciosamente,
[O SEU NOME]

Atenciosamente,

[O SEU NOME]

Copiado!

Formato e estrutura da carta de despedimento

Eis os elementos estruturais básicos de uma carta de despedimento:

  • Cabeçalho com o seu nome e informações de contacto
  • Nome, empresa e endereço do destinatário
  • Data
  • Saudação
  • Primeiro parágrafo: Comunicação da sua demissão
  • Segundo parágrafo: Expressão de gratidão pela sua passagem pela empresa
  • Terceiro parágrafo: Manifestação de disponibilidade para colaborar no processo de transição
  • Opcional: Os seus motivos para sair
  • Despedida

Utilize um tipo de letra fácil de ler e com um tamanho legível, não superior a 12 e não inferior a 10. O texto deve ser alinhado à esquerda e não justificado à margem.

Os parágrafos não devem estar deslocados e devem ter um espaço entre eles. Inclua uma margem de pelo menos 2,5 cm à esquerda, à direita, em cima e em baixo.  

Uma vez que uma carta de despedimento costuma ser curta, poderá constatar que a metade inferior da sua página fica em branco. Se for esse o caso, pode escolher margens maiores ou adicionar um pouco mais de espaço em branco entre os elementos na página. Esforce-se por criar uma página visualmente equilibrada.

De seguida, vamos analisar passo a passo cada um dos elementos estruturais da carta de despedimento.

Cabeçalho

O cabeçalho no topo da carta de despedimento (equivalente ao papel timbrado) deve incluir o seu nome, endereço, número de telefone e e-mail.  

Destinatário

Num bloco à esquerda por baixo do cabeçalho da carta de despedimento, escreva o nome e o cargo do seu superior hierárquico, bem como o nome e a morada da empresa, como se estivesse a endereçar um envelope a ser enviado pelo correio. Poderá também querer incluir o e-mail e o número de telefone do destinatário.

Data

Por baixo do nome e da morada do destinatário, acrescente um espaço e introduza a data atual - ou o mês, a data e ano em que vai entregar ou enviar a carta de despedimento.  

Saudação

As cartas de despedimento formais requerem uma saudação tradicional: "Caro Sr." ou "Cara Sra." seguido do último nome do destinatário. Mas, no caso de tratar o seu chefe pelo primeiro nome, não há mal nenhum em usar o primeiro nome dele ou dela.

Exemplo do primeiro parágrafo de uma carta de despedimento

Sem qualquer tipo de indelicadeza, o parágrafo inicial da sua carta de despedimento deve ser algo direto: Vai deixar o cargo X na empresa Y a partir da data Z.  

Por outras palavras, não precisa de esconder a mensagem. Mas pode querer suavizá-la um pouco com algumas palavras amáveis. 

Aqui fica um bom exemplo do primeiro parágrafo de uma carta de demissão:

Querida Margarida,

Após oito felizes anos nesta excelente empresa, lamento informá-la de que vou deixar o meu emprego como engenheiro eletrotécnico na EletroGizmo dentro de duas semanas. O meu último dia será sexta-feira, 24 de setembro de 2023.

Copiado!

Exemplo do segundo parágrafo de uma carta de despedimento 

No segundo parágrafo de uma carta de despedimento, é costume expressar a sua gratidão pela oportunidade de ter trabalhado para esta empresa. Pode mencionar o quanto aprendeu, o prazer que foi trabalhar na empresa ou o quanto vai sentir falta deste emprego.  

Aqui tem um exemplo de como suavizar o impacto da sua saída na sua carta de despedimento:

Em muitos aspetos, este foi o melhor emprego da minha vida e sinto-me muito grato por me terem aceite numa altura em que eu tinha pouca experiência nesta área. Nunca esquecerei o prazer de trabalhar num ambiente tão cooperativo com colegas tão fantásticos.

Copiado!

Terceiro parágrafo

Pode querer escrever mais do que três parágrafos, especialmente se quiser salientar que teve uma experiência muito positiva na empresa.  

No entanto, uma carta de despedimento não deve exceder uma página. No último parágrafo, deve manifestar a sua disponibilidade para ajudar com quaisquer assuntos relacionados com a transição, formar o seu substituto ou reduzir o impacto da sua saída.  

Aqui tem um exemplo de parágrafo final para uma carta de despedimento:

Terei todo o gosto em ajudar a formar qualquer pessoa que me venha a substituir, ou em fazer qualquer outra coisa que possa ajudar numa transição tranquila. Contacte-me sempre que tiver alguma questão e, mais uma vez, obrigado pelos oito anos fantásticos que passei com esta empresa.

Copiado!

Despedida  

Despeça-se com um simples "Atenciosamente", "Cordialmente", "Cumprimentos" ou algo do género, acrescentando o seu nome no final. Se vai entregar uma cópia impressa da carta, assine-a no espaço acima do seu nome impresso.

As melhores cartas de despedimento

Antes de explorarmos as diferentes categorias de cartas de despedimento, é importante que compreenda que não existe uma "carta de despedimento ideal". O conteúdo dependerá da situação, da sua relação com o seu chefe e da natureza da cultura da empresa. 

É preferível acertar os assuntos pendentes antes de escrever a carta de despedimento formal, mas se estiver a pedir a demissão inesperadamente, isso poderá nem sempre ser possível. Utilize a carta para abordar quaisquer questões pendentes, bem como para pôr formalmente termo ao seu contrato de trabalho. Desta forma, as suas preocupações ficarão documentadas e a empresa terá a responsabilidade de as resolver.

Pense cuidadosamente no cenário que se aplica a si e adapte a carta de despedimento em conformidade.

O que deve considerar antes de enviar a sua carta de despedimento  

Isto pode parecer óbvio, mas antes de enviar a sua carta de despedimento tem de ter a certeza absoluta de que quer deixar o seu emprego e de que chegou o momento certo para o fazer. 

Não conte aos seus amigos antes de informar o seu chefe.

A saída de um emprego pode ser uma revelação de grande impacto em qualquer empresa, e as notícias têm uma forma de se espalhar. Por isso, embora esteja ansioso por confidenciar aos seus amigos no trabalho que vai pedir demissão em breve, geralmente isso não é boa ideia.

Transmita a notícia pessoalmente ao seu supervisor

Como diz a canção, "Terminar é Difícil" (“Breaking Up is Hard to Do”), e há uma forma correta e uma forma errada de o fazer. Esperemos que não termine uma relação romântica com uma mensagem de texto, e também não deve tratar o seu empregador com a mesma indelicadeza.

A sua carta de despedimento deve estar pronta

Antes de informar o seu chefe da sua saída em breve, deve já ter a sua carta de despedimento formal pronta. Na verdade, poderá até imprimi-la, assiná-la, colocá-la num envelope e entregá-la pessoalmente quando der a notícia.

Explicar as suas razões (ou não)

O seu chefe, os outros membros da equipa e até mesmo a sua funcionária preferida da cantina irão provavelmente perguntar-se por que razão se vai embora. É uma pergunta natural, e vai precisar de elaborar algum tipo de resposta apenas para satisfazer a simples curiosidade humana das pessoas que o rodeiam. Mas não tem necessariamente de apresentar as suas razões na sua carta de demissão.

O que fazer após o despedimento 

Depois de ter notificado o seu patrão com a antecedência necessária, pode então contar aos seus amigos. Se for muito conhecido dentro de uma grande empresa, poderá querer enviar um e-mail a todos os seus colegas a anunciar a sua saída. Ou talvez seja melhor dizer às pessoas individualmente, seja pessoalmente ou por correio eletrónico. Mais uma vez, resista à tentação de criticar a empresa por escrito.

Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Carreira17 min. de leitura
Os empregos mais bem pagos e como consegui-los
Os empregos mais bem pagos e como consegui-los
Ajuda para o Currículo15 min. de leitura
Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Carreira14 min. de leitura
Como escrever um email de demissão em 2024 (com exemplos)
Como escrever um email de demissão em 2024 (com exemplos)
Ajuda para o Currículo16 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação - guia especializado [2023]
Como escrever uma carta de apresentação - Guia especializado [2023]
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies