O melhor formato para uma carta de apresentação no setor do Design Gráfico
A maioria das cartas de apresentação segue a mesma estrutura básica:
- Cabeçalho
- Saudação
- Introdução
- Corpo
- Conclusão
- Assinatura / despedida.
Para conselhos pormenorizados sobre cada uma destas secções, consulte o nosso guia especializado e abrangente sobre como escrever uma carta de apresentação.
Aqui ficam algumas dicas para otimizar o impacto de cada secção da carta de apresentação.
Cabeçalho da carta de apresentação
Antigamente conhecido como papel timbrado, o cabeçalho da carta de apresentação contém o seu nome, número de telefone, endereço de correio eletrónico e, muitas vezes, também o seu endereço postal. O seu nome deve ser, regra geral, o maior elemento da página e é normalmente colocado no topo e ao centro. Isto mostra a sua confiança em si próprio e ajuda os empregadores a lembrarem-se de si.
Se vai enviar a sua carta de apresentação por e-mail, não cometa o erro de pensar que as suas informações de contacto não são importantes uma vez que o destinatário apenas tem de clicar em "Responder". O seu e-mail pode ser impresso ou reencaminhado para uma equipa superior, podendo ser difícil encontrar as suas informações de contacto. A última coisa que quer é dificultar a tarefa do empregador para descobrir como contactá-lo.
Para além de partilhar informações de contacto fundamentais, o cabeçalho deve ter um design atraente e incluir suficiente espaço em branco para dividir os parágrafos de texto que se seguem. Como designer gráfico, está certamente familiarizado com a importância de um texto bem espaçado e agradável à vista. O seu cabeçalho deve refletir as suas competências na apresentação de texto, sem, no entanto, ser demasiado extravagante ou decorado.
Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: Destacar-se de dezenas de outros candidatos com um cabeçalho de aspeto distinto e que mostre as suas capacidades em termos de design gráfico, identificando simultaneamente quem é e como pode ser contactado pelos recrutadores.
Saudação da carta de apresentação
A apresentação, também conhecida como saudação, é o "Caro. Sr. Xxxxxxx:" que dá início à sua carta. É quase sempre preferível usar o nome de uma pessoa real aqui. Demonstra que não se trata de uma carta de apresentação enviada de forma massificada, mas que está a dirigir-se a uma única pessoa.
Além disso, as pessoas gostam de ler os seus próprios nomes. É mais provável que respondam a uma carta dirigida pessoalmente a eles do que a uma carta dirigida a uma empresa inteira ou a um departamento dentro da empresa. Se a pessoa responsável pela contratação não estiver indicada no anúncio de emprego, poderá valer a pena telefonar para a empresa para saber o nome da pessoa a quem se deve dirigir.
Em alguns casos, as entidades patronais tentam ocultar o nome da pessoa que toma as decisões de contratação. Se for esse o caso, deve respeitar os seus desejos e não se esforçar demasiado para descobrir o nome de uma pessoa que não quer ser mencionada.
Cara Sra. Santos,
Introdução da carta de apresentação
Uma das formas mais comuns (e mais preguiçosas) de começar uma carta de apresentação é dizer: " Escrevo-lhe para manifestar o meu interesse em..." "Estou a escrever" é uma frase que deveria ser banida de todas as cartas de apresentação: os seus destinatários já sabem que está a escrever, por isso conte-lhes algo que ainda não saibam.
Objetivo da saudação da carta de apresentação: Estabelecer uma ligação pessoal direta com o responsável pela contratação, de forma cordial e profissional.
Regra geral, a introdução deve consistir de uma frase sugestiva, que identifique o emprego que pretende e revele a sua experiência e qualificações para o ocupar.
Num mundo em que a atenção ocupa um lugar de destaque, gráficos premiados e visuais que saltam à vista são a chave para fazer os clientes parar e prestar atenção à mensagem. Os meus 12 anos de experiência como designer gráfico permitiram-me acompanhar a mudança dos clientes para as redes sociais e aplicações em que, se não se sentirem cativados, mudam facilmente com apenas um deslizar no ecrã.
Corpo da carta de apresentação
Já se apresentou, já captou a atenção do seu destinatário e, finalmente vai transmitir o essencial da sua carta: as razões pelas quais é um ótimo candidato para o emprego.
Os dois parágrafos centrais da sua carta devem destacar a sua experiência, competências e conquistas anteriores no sector. Deve ser o mais específico possível, de preferência com estatísticas que sustentem as suas afirmações. Considere o método "STAR" (situação, tarefa, ação e resultado) para descrever os desafios que enfrentou no passado, as ações que tomou para os resolver e os resultados positivos que obteve.
Espera-se que as cartas de apresentação sejam um pouco presunçosas, mas sem passar o limite para a arrogância. Lembre-se que esta carta não tem a ver com a razão pela qual merece um emprego - tem a ver com a forma como pode ajudar o empregador a resolver os seus problemas.
Utilize verbos de ação fortes e, sempre que possível, use factos e números - por exemplo, quantas capas de revista concebeu, quantos designs web criou ou o valor em dólares das campanhas publicitárias para as quais foi responsável pelo design.
Objetivo do corpo da carta de apresentação: Criar confiança no leitor relativamente às suas capacidades enquanto designer gráfico bem-sucedido.
A Design24 é a única agência na cidade especializada na publicidade de consumo. Os seus principais clientes de consumo e de hospitalidade precisam de dar vida às suas marcas com um design visual cativante e, para tal, precisam de um designer gráfico que consiga traduzir os vossos conceitos criativos em realidade gráfica. Trabalhei durante muitos anos para os vossos concorrentes nacionais, mas após a minha mudança para Aveiro, gostaria de arrebatar os vossos clientes com o poder e a simplicidade do meu trabalho. Tenho uma licenciatura em Design Gráfico e sou proficiente nos principais softwares de design, web, wireframe e multimédia. Trabalhar em mais de 120 projetos de design gráfico todos os anos levou a um profundo entendimento de como transmitir com exatidão a mensagem dos meus clientes.
Provocar as melhores ideias no início do processo leva a um sucesso esmagador, como ilustram os sucessos mencionados de seguida:
- Design UX e GUI de uma página web de hospitalidade, galardoada com um prémio nacional de publicidade.
- Reformulação da embalagem de uma marca de panificação, que resultou num aumento de vendas anual de mais de 75%.
- Renovação do visual dos meios de comunicação social para uma agência de viagens, que resultou num envolvimento de mais de 160%.
- Manual de estratégia para todos os clientes sobre gráficos em Marketing para Motores de Busca, que levou a um aumento de mais de 21% nos negócios.
- Adoção de tipografia e fichas de estilo em 60 clientes para a minha entidade patronal anterior.
Conclusão e assinatura
Este é o seu apelo à ação, que sugere que esta carta não deve ser posta de lado e esquecida, mas que deve ser tomada alguma ação na sua sequência.
Poderá querer perguntar se é possível telefonar ao responsável pela contratação na semana seguinte, para que ele ou ela percebam que a sua intenção é séria. Ou pode querer dizer que teria todo o gosto em marcar uma entrevista ou, pelo menos, que aguarda com expetativa uma resposta.
Seja breve neste parágrafo, mas faça com que o seu correspondente sinta que deve agir como resultado desta carta. Transmita confiança e determinação, mas sem parecer exigente ou pretensioso. Por outras palavras, está a tentar obter um emprego na área do design gráfico, não a exigi-lo, mas a sua confiança deixa claro que acredita ser um candidato excecional.
Objetivo do fecho da carta de apresentação: Terminar com um apelo à ação que incentive o leitor a não ignorar e esquecer a sua carta de apresentação.
Adoraria discutir numa entrevista a forma como os meus visuais multiplataforma mudaram a vida dos meus clientes anteriores. Estou confiante de que posso fazer o mesmo pelos seus clientes.
Atenciosamente,
Cristiano Fonseca
Estude a página web da empresa e as suas publicações nas redes sociais, para perceber o tipo de linguagem que utiliza e a imagem que projeta. De seguida, contacte a empresa utilizando a linguagem e o estilo que esta utiliza habitualmente.
Palavras-chave
- Carta de apresentação para designer gráfico
- Exemplo de carta de apresentação para designer gráfico
- Modelo de carta de apresentação