Exemplo de currículo para um perfil de advogado: A sua intervenção de abertura
Os advogados precisam de ser excelentes com as palavras e o seu perfil (também conhecido como resumo) é a sua melhor oportunidade para evidenciar essa capacidade. É aqui que impressiona os recrutadores com a sua personalidade profissional e as suas realizações impressionantes, tudo isto em duas a quatro frases. As empresas querem saber quais as mais valias que trará para a sua lista de advogados e até que ponto está disposto a trabalhar, por isso, convença-os. Venda a sua imagem profissional de forma convincente. Os advogados são bons argumentadores e influenciadores, por isso use esses talentos aqui. Não há lugar a modéstias. A personalidade é uma questão fundamental para os recrutadores de escritórios de advogados. As novas contratações devem não só mostrar realizações, como também adaptar-se bem à cultura da empresa. Personalize o seu perfil em função disso.
Advogado experiente e inovador, apaixonado e dedicado à justiça. Extremamente organizado e versado no discurso em público. Com um histórico comprovado de resultados favoráveis para os clientes. Perito na preparação de julgamentos, revisão de documentos e apresentação de casos em tribunal. Líder forte que trabalha bem sob pressão e entende as complexidades do sistema jurídico.
As palavras-chave dão o mote
Os algoritmos dominam o processo de contratação, sendo necessário saber como usar essas fórmulas em seu benefício. Os sistemas de seguimento de candidatos (ATS) verificam e avaliam o seu currículo com base nestes algoritmos. O que pode fazer para aumentar as suas probabilidades? Regra geral, deve procurar palavras-chave e frases nas descrições das funções e colocá-las no seu currículo. Vários serviços de ATS destinam-se a escritórios de advogados e, de facto, mais de 300 dos maiores escritórios utilizam um ATS.
Amostra de secção de competências do CV de um advogado: Como se destacar
Para além de serem excelentes comunicadores, os advogados precisam de ter uma série de competências pessoais. Trabalhará com clientes que podem estar sob pressão por várias razões. Não só tem de manter a calma, como também tem de ser capaz de interpretar as suas necessidades e explicar os aspetos complicados da lei de uma forma clara e compreensível. Também é necessário ter conhecimentos especializados na área a que se está a candidatar. Os recrutadores podem fazer uma rápida análise desta secção para ver se as suas competências correspondem aos requisitos. Certifique-se de que correspondem. Eis algumas competências a considerar:
- Resolução de problemas
- Leitura crítica
- Escrita persuasiva e clara
- Flexibilidade no tom e estilo de comunicação
- Conformidade Regulamentar
- Excelentes Competências de Comunicação
- Competências de Mediação
- Técnicas de Negociação de Contratos
- Direito da Família
- Direito da Imigração
Exemplo de histórico profissional de um advogado: Prepare o seu caso
É necessário ser rigoroso ao contar a história da sua carreira. A lista de pontos dos seus cargos anteriores deve ser apresentada por ordem cronológica inversa (primeiro os cargos mais recentes) e cada cargo deve incluir uma sublista das suas realizações, conquistas e marcos (com base nas suas funções e casos). Certifique-se de que utiliza verbos de ação fortes e substantivos e adjetivos poderosos, evitando estruturas gramaticais excessivamente complexas que sobrecarregam as suas descrições. Seja pormenorizado sem ser demasiado extenso.
Advogado em Almeida e Santos Advogados, Marinha Grande
Dezembro 2010 — Agosto 2018
- Realização de pesquisas adequadas para garantir um conhecimento profundo dos processos. Preparação de documentos jurídicos sem erros e de forma atempada.
- Análise das leis em relação à situação de um cliente.
- Apresentação de relatórios, recolha de provas e apresentação de casos a juízes e jurados. Esforço no sentido do estabelecimento e da promoção de relações de confiança com os clientes.
Advogado em Ribeira e Oliveira Associados, Leiria
Setembro 2006 — Setembro 2010
- Colaboração com clientes para compreender as suas circunstâncias e necessidades. Mediação de litígios e tentativa de imposição dos regulamentos adequados. Consultoria aos clientes sobre a lei e as opções legais.
- Representação eficiente dos clientes em processos judiciais civis e criminais. Preservação da integridade e da confidencialidade de todos os casos.Esforço
- Esforço no sentido de compreender e proteger os interesses das pessoas e das empresas.
Exemplo de secção de formação: A sua instituição universitária é importante?
Se frequentou uma "T5", uma das 5 melhores universidades, isso é ótimo, especialmente se quiser trabalhar num grande escritório de advogados ou trabalhar para um juiz de prestígio. Estes empregos vão sobretudo para os licenciados dessas escolas. Isso não significa que não consiga um desses empregos se não tiver frequentado uma dessas instituições, mas não será tão fácil. Refira a classificação da sua turma e a sua média global, se forem notáveis. O Direito é uma área muito competitiva e vai querer todas as vantagens que puder obter. Mas lembre-se, mesmo que não tenha sido o melhor da turma, pode conseguir um emprego com a ajuda de um bom currículo.
Além disso, há outros elementos que influenciam o facto de a sua formação o ajudar ou não. Se já é um advogado em atividade, o local onde frequentou a faculdade de Direito é menos importante do que a sua experiência. Nesta fase, uma secção com um histórico profissional sólido é mais importante do que a sua licenciatura em Direito. Não se esqueça de incluir também nesta secção todos os certificados, distinções, associações ou outros prémios.
Licenciatura em Direito, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Lisboa
Agosto 2003 — Maio 2006
Licenciatura em Economia, Universidade de Lisboa, Lisboa
Agosto 1999 — Maio 2003
Acabe com a incerteza na hora de impressionar os empregadores e evite as armadilhas dos ATS, com a ferramenta de criação de currículos, amostras de currículos e modelos do Onlinecurriculo.