Escolher o melhor formato de currículo para um profissional administrativo
O melhor formato para praticamente qualquer currículo consiste em colocar a informação em ordem cronológica inversa e o currículo administrativo não é diferente. Neste formato, a secção do histórico de emprego é organizada a partir da posição mais recente.
Nos casos seguintes, poderá querer considerar um dos formatos de currículo que sugerimos como alternativa cronológica ou híbrida:
- Se for novo no mercado de trabalho
- Se for considerado um "trabalhador maduro"
- Se estiver a mudar de carreira
- Se teve várias carreiras distintas.
Caso não se aplique nenhum destes casos, utilize o formato de ordem cronológica inversa, experimentado e comprovado: De longe, o preferido dos recrutadores!
Exemplo de resumo do currículo: responder ao apelo
Os profissionais administrativos podem ser o rosto do departamento ou da empresa como um todo. Ou seja, estilo conta! O resumo no seu currículo administrativo é o local certo para fazer brilhar verdadeiramente a sua personalidade. Impressione-os com a sua natureza positiva, mas escolha também uma ou duas das suas principais realizações para mostrar a razão pela qual é a pessoa certa para o trabalho.
Dado que alguns cargos administrativos correspondem a um nível de entrada, opte por se concentrar nas competências organizacionais, de gestão do tempo e de colaboração. Pode escolher exemplos a partir da sua experiência educacional ou de voluntariado.
O seu currículo não é o local para falsas modéstias. Realce a sua maior concretização com uma descrição de uma ou duas frases (mais do que isso será demasiado longo), que empregue palavras fortes de ação e descrições positivas de si próprio. Complemente-o com uma frase relativa à sua filosofia ou estilo de trabalho. Certifique-se de que associa as competências e atributos que evidencia às necessidades de cada trabalho.
Profissional administrativo extremamente competente, que procura utilizar o escritório e as capacidades de comunicação interpessoal para a melhoria da empresa. Proficiente na gestão e manutenção de um sistema de documentação organizado, trabalhando individualmente com os clientes e prestando um excelente apoio de front-end e de back-end.
Amostra de CV com histórico profissional: o resumo da sua carreira
No histórico profissional do seu currículo administrativo, irá documentar todas as posições que teve e que o levaram a este ponto da sua carreira. Não precisa de recuar mais do que 10 anos, uma vez que certamente já não utiliza as ferramentas que usava há mais de uma década. Em vez disso, concentre-se nas suas competências atuais e relevantes.
Dentro de cada ponto, crie uma história de concretização. Não se limitou a atender telefonemas, agiu como interlocutor principal da empresa e resolveu os problemas dos clientes antes que estes evoluíssem.
Use informações e detalhes para corroborar as suas afirmações. Estes permitem ao responsável pela contratação ter uma melhor imagem de si e das suas capacidades.
Abaixo encontrará um exemplo adaptável do resumo do histórico profissional.
Assistente Administrativo, Advogados Garcia e Costa, Lisboa
April 2016 - August 2021
- Empenho em cumprir as tarefas administrativas e burocráticas de modo a garantir que o escritório funcionava de forma eficiente.
- Gestão de toda a correspondência do escritório, atendimento de chamadas telefónicas e comunicação com outros escritórios de advogados,
- Organização de viagens e agendamento de reuniões, marcações e depoimentos para a equipa.
- Realização de pesquisa jurídica, sempre que necessário, com a ajuda de advogados e assistentes jurídicos.
- Processamento devido da faturação aos clientes.
Assistente Administrativo, Rei Supremo Lda, Malveira
July 2014 - March 2016
- Gestão da agenda, correspondência relacionada e coordenação da logística do Diretor Executivo.
- Gestão de informação altamente sigilosa com discrição e confidencialidade.
- Organização e coordenação da programação de viagens e das reservas.
- Elevado nível de organização, garantindo que as reuniões, prazos e compromissos fossem cumpridos.
- Preparação de relatórios e manutenção de um sistema de seguimento.
- Colaboração coordenada com outros funcionários administrativos.
- Prestação de apoio a outros executivos, sempre que necessário.
Exemplo de competências profissionais administrativas: transmissão eficiente da mensagem
É possível que os recrutadores espreitem primeiro esta secção, mesmo antes de analisarem o seu currículo cuidadosamente elaborado ou os detalhes do seu histórico profissional. Eles querem saber imediatamente se tem as competências e atributos que procuram.
Que competências são necessárias para se ter sucesso num cargo administrativo? Precisará de um conjunto de capacidades técnicas tais como o conhecimento de vários tipos de programas de software, mas também precisa de ser extremamente organizado e desembaraçado.
Os profissionais administrativos devem ter o temperamento e capacidades organizacionais para lidar com múltiplos pedidos de diferentes tipos de pessoas, enquanto conseguem resolver problemas e gerir a sua própria carga de trabalho. Tente criar uma secção de competências que combine as capacidades técnicas e profissionais de que necessita com as capacidades pessoais necessárias à gestão de um escritório.
- Gestão
- Comunicação Interpessoal
- Competências Administrativas
- Gestão de Projetos Agile
- Planificação Estratégica
Exemplo do resumo da formação na área administrativa
Muitos profissionais administrativos aprendem no trabalho e isso é ótimo. Significa isso que a sua secção de formação consiste no seu diploma do ensino secundário. Se frequentou quaisquer cursos administrativos ou tem um diploma superior, inclua-os também aqui.
Abaixo encontrará um exemplo do resumo de formação como orientação de formatação.
Bacharelato em Comunicação, Escola Superior de Educação de Lisboa
September 2014 - February 2014