1. Exemplos
  2. Designer de interiores
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Exemplo de Carta de Apresentação Designer de interiores

Use este modelo de carta de apresentação Designer de interiores para concluir a sua candidatura e ser contratado rapidamente: sem frustrações, nem suposições. Este exemplo de carta de apresentação foi especificamente concebido para funções de Designer de interiores em 2024. Tire partido dos nossos exemplos de frases + guias de especialistas para descarregar a carta de apresentação perfeita em apenas alguns minutos.
4.9
Avaliação média
67 as pessoas já o avaliaram
Exemplo de Carta de Apresentação Designer de interiores
Editar Esta Carta de Apresentação

Como designer de interiores, é especialista na criação de ambientes interiores bonitos, funcionais e seguros. O ideal é que saiba elaborar plantas, utilizar software de desenho assistido por computador e que esteja habituado a trabalhar com arquitetos, engenheiros e construtores, de modo a garantir que a sua visão seja implementada corretamente. Para dar a conhecer a sua experiência a potenciais empregadores ou clientes, é necessário ter uma carta de apresentação de designer de interiores impecável que complemente o seu impressionante currículo. 

Trata-se apenas de dois documentos de uma página. Poderá estar habituado a processar centenas de páginas de documentação para um projeto de design de interiores, portanto, não vamos pensar demasiado na dificuldade de produzir duas páginas para conseguir o trabalho.

O Onlinecurriculo é líder mundial na orientação profissional para a preparação de currículos e cartas de apresentação. Os nossos recursos incluem mais de 125 guias de redação específicos para cada profissão e exemplos de cartas de apresentação correspondentes.

Este texto aborda as melhores práticas para redigir uma excelente carta de apresentação para um designer de interiores. Eis o que vamos abordar neste guia, com exemplos de cartas de apresentação para designers de interiores:

  • Por que razão é fundamental uma carta de apresentação
  • Como estruturar uma carta de apresentação
  • Como redigir uma carta de apresentação elegante
  • Como escrever uma carta de apresentação persuasiva
  • Erros comuns a evitar.

Por que razão precisa um designer de interiores de uma carta de apresentação?

Perspetivas de emprego limitadas

Não é um simples "decorador" que escolhe mobiliário, cortinados e obras de arte, mas é quem concebe realmente os espaços interiores, desde a disposição dos pisos, às paredes, tomadas elétricas e canalizações. E o seu trabalho é tão importante como a projeção da arquitetura do edifício. 

No entanto, os designers de interiores enfrentam perspetivas de emprego pouco animadoras nos próximos anos. De acordo com o Gabinete de Estatísticas do Trabalho dos EUA, espera-se pouca ou nenhuma alteração no emprego de designers de interiores de 2020 a 2030; basicamente, 0% de crescimento.

Perspetiva estatística: em 2020, existiam cerca de 87 000 postos de trabalho na área do design de interiores nos EUA, repartidos pelos seguintes segmentos. Prevê-se que em 2030 existam apenas 86 900 postos de trabalho neste setor.

  • Trabalhadores independentes 32%
  • Serviços especializados de design 24%
  • Serviços de arquitetura, engenharia e afins 17%
  • Comércio retalhista 5%
  • Lojas de mobiliário 5%

E estes são os salários anuais médios auferidos por um designer de interiores em 2020, por sector:

  • Serviços de arquitetura, engenharia e afins 62 620 USD
  • Comércio retalhista 57 300 USD
  • Serviços especializados de design 54 330 USD
  • Lojas de mobiliário 47 710 USD

A estagnação das perspetivas de emprego faz com que tenha de procurar um número limitado de oportunidades numa área competitiva. 

Um currículo não é o suficiente

Quer esteja à procura de emprego numa empresa de design de interiores, ou seja, um designer independente que se dedica a um projeto de cada vez, é fundamental fazer uma "apresentação inicial" com uma carta de apresentação cuidadosamente escrita.

Se é um designer de interiores experiente, é provável que já tenha um portfólio com os seus melhores trabalhos. Tem o seu currículo, que destaca a sua experiência profissional, formação académica, certificações, licenças e competências especiais. 

Então, por que razão precisa de uma carta de apresentação? Porque o seu portfolio e o seu currículo não são direcionados a alguém específico, e precisa de uma carta que o seja. Tem de se apresentar aos clientes, falar-lhes de si e descrever a sua experiência, formação e qualificações de uma forma que os tópicos de um currículo não fazem.

Uma maneira de ver as coisas: No fundo, está a pedir um emprego, por isso tem de pedir.  

Estudos realizados junto de recrutadores em vários setores revelaram que a não inclusão de uma carta de apresentação está entre as principais razões pelas quais os currículos são rejeitados. 

Em casos raros, os empregadores pedem que os candidatos enviem apenas um currículo. Mas, a menos que lhe seja especificamente pedido que não o faça, deve sempre enviar uma carta de apresentação como parte da sua candidatura. A menos que esteja cheia de erros, uma carta de apresentação só aumenta as suas probabilidades de conseguir o emprego.

O melhor formato para uma carta de apresentação para um designer de interiores: 

Uma carta de apresentação deve ser um documento de uma página com cerca de 400 palavras, uma breve introdução pessoal que destaque a sua experiência, competências e qualificações. Eis como deve ser estruturada a carta de apresentação e quais os elementos a incluir:

  • Cabeçalho
  • Saudação
  • Introdução
  • Corpo
  • Conclusão
  • Despedida

Cabeçalho da carta de apresentação

Tal como o papel timbrado tradicional no papel em branco, o cabeçalho de uma carta de apresentação é um espaço com um design apelativo na parte superior da carta, que inclui todas as suas informações de contacto e elementos de design adicionais.

O objetivo do cabeçalho é duplo: permitir que as entidades empregadoras saibam como entrar em contacto consigo e criar um toque visual que torne a sua página atraente à primeira vista. 

Não há muito espaço para inovação em termos de design no corpo da sua carta, que consiste apenas em texto simples. Contudo, o cabeçalho permite-lhe utilizar as suas capacidades de design para incluir um toque de cor, utilizar de forma criativa a tipografia e uma quantidade adequada de espaço em branco.

Dica profissional

Fazer coincidir os estilos de documentos

O seu currículo e a sua carta de apresentação devem ser um conjunto harmonioso, concebido para combinar, pelo que deve utilizar os mesmos tipos e tamanhos de letra, bem como os mesmos estilos de formatação em ambos. Os cabeçalhos devem ser muito semelhantes, se não iguais, e deve ser óbvio à primeira vista que estes dois documentos foram preparados pela mesma pessoa. Isto mostra que entende a importância de um design coerente.

Objetivo do cabeçalho da carta de apresentação: um cabeçalho visualmente atrativo que mostra a sua preocupação com o detalhe e a alta qualidade, ao mesmo tempo que permite aos empregadores saber quem é e como o contactar.

Saudação da carta de apresentação

A saudação da carta de apresentação é a linha no início da sua carta onde diz "Caro Sr. X", "Cara Sra. Y" ou "Caro Dr. Z". Embora possa preferir uma abertura menos tradicional (como "Saudações, Equipa de Design de Interiores!"), não hesite em seguir a tradição consagrada pelo tempo de uma saudação que começa com "Caro" e termina com um apelido.

Se por acaso conhecer a pessoa a quem está a escrever, é perfeitamente aceitável saudá-la pelo primeiro nome. No entanto, certifique-se de que não está a presumir um nível inadequado de familiaridade. 

Caso não saiba o nome da pessoa a quem escrever, faça o que puder para o descobrir. Se as suas pesquisas na internet não responderem a esta pergunta, considere fazer uma chamada telefónica para a empresa para obter informações.

As pessoas gostam de ler os seus próprios nomes e é mais provável que obtenha uma resposta a uma carta escrita para uma pessoa identificada. Além disso, o facto de se ter dado ao trabalho de descobrir o nome do destinatário demonstra atenção ao pormenor e respeito pelo mesmo. 

Objetivo da saudação da carta de apresentação: começar com uma nota profissional e, ao mesmo tempo, estabelecer uma ligação pessoal, dirigindo-se ao destinatário pelo nome, se possível.

Exemplo adaptável de saudação de uma carta de apresentação

Caro Sr. Borges,

Copiado!

Introdução da carta de apresentação

O primeiro parágrafo da sua carta de apresentação deve ser uma abertura arrojada, que identifique o emprego que procura e que forneça uma breve descrição das suas qualificações.

Se tem anos de experiência como designer de interiores bem-sucedido, então deve mencionar isso primeiro. No entanto, mesmo que esteja a mudar de carreira ou ainda não tenha terminado a faculdade, deve começar com o seu argumento mais forte sobre o motivo pelo qual é o candidato certo para este emprego.

Exemplo de introdução de uma carta de apresentação: Estando prestes a concluir a minha licenciatura em design de interiores na Universidade do Algarve (e com uma média de 17), teria todo o prazer em falar consigo sobre o seu recente anúncio de emprego de designer de interiores entusiasta e competente, de nível inicial.

É fundamental encontrar o tom de voz correto, o que depende em parte da sua posição em relação à empresa. Se tiver as qualificações necessárias para se candidatar a um emprego como diretor sénior numa grande empresa de design de interiores, poderá usar um tom diferente daquele que usaria se estivesse no segundo ano da faculdade à procura do seu primeiro estágio. 

Desde a introdução até ao final, a sua carta precisa de acertar em tudo: ser positiva, mas não presunçosa, ser confiante, mas não arrogante. Tem de fazer-se ouvir, mas não deve fazê-lo demasiado alto. 

Objetivo da introdução da carta de apresentação: começar em força com uma apresentação convincente das suas qualificações, que motive o leitor a querer saber mais.

Exemplo adaptável de introdução de uma carta de apresentação

A reputação da Klein em termos de design de interiores eficiente e elegante inspirou-me desde que colaborei convosco no projeto Gelo, há cinco anos. Tornar-me numa das vossas designers de renome tem sido a minha ambição desde então.

Copiado!

Corpo da carta de apresentação

Depois do aperitivo que é a introdução, os dois ou três parágrafos centrais da sua carta são o prato principal: a secção onde deve servir a carne e as batatas. Aqui, deve apresentar um argumento convincente para a sua candidatura.

Deve contar ao leitor a sua experiência como designer de interiores, não apenas onde trabalhou ou durante quanto tempo, mas também o que realizou em concreto. Seja específico, citando factos e números sempre que possível.

Conte histórias. De certeza que já enfrentou desafios na sua carreira ("Quer isto quando???"), mas analisou a situação, pensou em soluções e forneceu um produto de sucesso dentro do prazo e do orçamento. Gabe-se um pouco dos seus sucessos, relatando uma história em que resolveu um problema delicado. 

O corpo da carta é também o local apropriado para falar sobre a sua formação académica, certificações, formação especial e outros marcos que o qualificam para o emprego que procura. 

No final, pode deixar o passado para falar das suas ideias sobre como pode contribuir para o sucesso da empresa a que se candidata. Lembre-se sempre que uma carta de apresentação não diz respeito às suas necessidades ou à razão pela qual merece um emprego, mas sim às necessidades da empresa e à forma como pode ajudar a resolver os seus problemas.

Objetivo do corpo da carta de apresentação: contar histórias de sucesso que ajudem a entidade empregadora a imaginar as suas potenciais contribuições caso seja contratado.

Exemplo adaptável de corpo de uma carta de apresentação

A licenciatura em design de interiores levou-me a um estágio na Mercedes Design, onde aprendi diretamente com três dos grandes nomes da indústria. Aperfeiçoei os meus conhecimentos de AutoCad, melhorei as minhas competências de apresentação de conceitos, geri todos os aspetos do processo de design e compreendi os rigores da execução de um projeto dentro de um orçamento definido.

Especializei-me em design de escritórios nos últimos seis anos e trabalhei em alguns dos projetos mais inovadores de Lisboa. Desde que o setor do imobiliário comercial começou a aperceber-se do valor de um local de trabalho inspirador, os meus ambientes de escritório galardoados com vários prémios receberam inúmeros elogios. Entre outros no meu portfólio anexo, o design do edifício Barreiro & Cunha ganhou o prémio de "melhor escritório pequeno" nos prémios Lisboa Design de 2020.

A oportunidade na Klein & Co dar-me-ia a oportunidade de desenvolver

a minha experiência no setor da tecnologia. Tenho noção das diferentes exigências dos profissionais de tecnologia em termos de local de trabalho e acredito que as minhas competências de design e de imagem, juntamente com o meu talento para a inovação, contribuiriam para elevar os espaços de escritório da Klein a um novo patamar. As minhas salas de reunião reais/virtuais para os programadores de software da Epoch Gaming foram mencionadas 85 vezes na imprensa do setor.

Compreendo a dinâmica de fazer um projeto de design funcionar, sinto-me confiante ao comunicar com as várias partes interessadas e tenho provado ser eficiente na planificação de projetos. Conseguir que as pessoas concordem entre si relativamente a um projeto é uma coisa; mantê-las assim é o verdadeiro desafio. As minhas capacidades de influência estão bem presentes em muitas das minhas referências profissionais.

Copiado!

Conclusão da carta de apresentação

O último parágrafo deve concluir a carta de apresentação de forma ponderada e conter uma espécie de apelo à ação. 

Poderá fazer uma breve síntese do que já foi dito e talvez agradecer ao leitor por ter dedicado algum tempo a analisar a sua candidatura. No entanto, a certa altura, deve fazer com que a pessoa sinta que é necessário fazer alguma coisa como resultado desta carta. 

Para isso, diga ao leitor que está ansioso por continuar a conversa. Eis um exemplo de conclusão, final e apelo à ação de uma carta de apresentação: Teria todo o prazer em encontrar-me consigo para lhe mostrar o meu portfólio e discutir algumas ideias sobre como posso ajudar a ABC Interiores a poupar tempo, dinheiro e preocupações. Importa-se que lhe telefone na próxima semana para marcar uma reunião quando lhe for mais conveniente?

Objetivo do fecho da carta de apresentação: terminar com uma nota positiva e segura, com um apelo à ação que leve o leitor a responder.

Exemplo adaptável de conclusão de uma carta de apresentação

Junto envio um link para o meu portfólio virtual e gostaria de ter a oportunidade de ter uma entrevista para vos apresentar alguns dos meus projetos de maior sucesso.


Melhores cumprimentos, 

Alice Torres

Copiado!

H3 Frase de fecho da carta de apresentação

Termine com "Atenciosamente", "Cordialmente", "Felicidades" ou uma expressão semelhante, seguida de uma vírgula, um espaço e o seu nome. 

Se a carta for enviada em papel (o que é raro hoje em dia, mas acontece), é necessário assiná-la. Não se espera qualquer assinatura para as comunicações eletrónicas, embora possa optar por inserir uma assinatura digital entre a frase de assinatura e o seu nome digitado.

Exemplo adaptável de assinatura da carta de apresentação

Melhores cumprimentos, 

Alice Torres

Copiado!

Como conceber a sua carta de apresentação: apresentação é tudo

Qualquer designer de interiores reconhece a importância da apresentação. Não pode apresentar uma proposta com base em algo que desenhou em guardanapos com um lápis de cera. Em qualquer trabalho que pretenda, tem de apresentar uma proposta concisa, profissional e convincente. E como é designer, tem obviamente de ser bem concebida.

A sua carta de apresentação é a sua apresentação inicial e tem de ter um aspeto tão bom como a sua leitura. Um recrutador deve ser capaz de ver a sua carta de apresentação e, sem ler uma palavra, dizer: "Hmm, isto tem bom aspeto."

Eis algumas dicas para conceber e formatar corretamente a sua carta de apresentação.

  • Tipos de letra: Utilize um tipo de letra moderno e comum, nada de exótico ou espalhafatoso, mantendo o tamanho do tipo de letra entre 10 e 12 pontos. Um texto demasiado reduzido é sinal de que está a recorrer a medidas desesperadas para limitar a sua carta a uma página. Se a sua carta não couber, encurte o texto antes de reduzir o tamanho do tipo de letra.
  • Margens: Deixe uma margem de 2,5 cm em cima, em baixo, à direita e à esquerda. Resista à tentação de reduzir as margens para poder encaixar todo o texto, ou acabará por ficar com uma página demasiado cheia que não deixa espaço para o leitor respirar.
  • Parágrafos: Deixe um espaço entre eles, não os separe e não os faça demasiado longos. Ninguém quer ler um bloco gigantesco de texto contínuo.
  • Guardar como PDF: A menos que lhe seja especificamente pedido o contrário, guarde sempre os currículos e as cartas de apresentação em PDF. A vantagem do tipo de ficheiro PDF é que é universalmente acessível e preserva a sua formatação para que os seus documentos tenham o mesmo aspeto em qualquer dispositivo.
  • Utilize um modelo: Um modelo de carta de apresentação concebido profissionalmente, como os que disponibilizamos no Onlinecurriculo resolverá a maioria destes problemas de design. A nossa ferramenta de criação de cartas de apresentação facilita a personalização utilizando o seu próprio texto. Tornamos também mais fácil dar ao seu currículo e à sua carta de apresentação um aspeto idêntico.

A psicologia por detrás de uma boa carta de apresentação

Já deve ter ouvido falar de robots que leem o seu currículo antes de qualquer ser humano. De facto, tem de passar nos testes do software do sistema de seguimento de candidatos (ATS), que procura nos currículos e/ou nas cartas de apresentação palavras-chave relativas às qualificações fundamentais para o emprego.

No entanto, se cometer o erro de pensar que está a escrever uma carta para um robô, não passará num teste ainda mais importante. Nunca se esqueça de que está a escrever para um ser humano e precisa de escrever como um membro da mesma espécie.

A linguagem banal e robótica é extremamente popular nas cartas de apresentação de má qualidade, onde toda a gente é um "jogador de equipa" e um "empreendedor" que "pensa fora da caixa," mas "trabalha bem com os outros".

Esqueça os lugares-comuns e utilize uma linguagem nova e original que o seu leitor nunca tenha lido. Escreva uma carta genuína, falando tanto com o coração como com a cabeça. Em vez de reciclar frases cansadas, mostre a sua originalidade.

Ponha-se na pele da pessoa que vai receber esta carta. Acharia a carta interessante e irresistível? Tem alguns pontos negativos?

Uma carta de apresentação é uma versão escrita de uma "proposta de elevador", em que se encontra num elevador com alguém que lhe pode oferecer o emprego dos seus sonhos, mas apenas pode falar até essa pessoa sair. Cada palavra é decisiva e cada segundo conta. Tem de ter a certeza de que a sua carta de apresentação cobre tudo o que é importante e deixa de fora tudo o que não é.

Como escrever uma péssima carta de apresentação (ou erros a evitar)

Eis alguns erros na redação de cartas de apresentação que, infelizmente, são comuns:

  • Erros de escrita, erros ortográficos e má gramática: Se não consegue escrever uma carta de uma página sem cometer erros, isso suscita dúvidas sobre a sua atenção aos pormenores. Os erros de escrita podem ser um fator de desqualificação instantâneo, pelo que se o português não for o seu forte, peça a um revisor que corrija a sua carta antes de a enviar.
  • Mau design apresentado por um designer: Se a sua carta infringe todas as regras de design e tem um aspeto horrível (tipo de letra estranho, texto minúsculo, margens estreitas, parágrafos enormes), ninguém vai acreditar que é um excelente designer.
  • Chavões e floreados: "floreado" é a arte duvidosa de recorrer a uma linguagem rebuscada
    para não dizer nada, e os chavões são ainda piores. Utilize uma linguagem provocadora, original e com significado.
  • 50 empregos, a mesma carta: Uma das formas mais fáceis de continuar no desemprego é copiar e colar exatamente a mesma carta para todos os empregadores da sua lista. Cada carta de apresentação deve ser única e responder às necessidades da empresa para a qual está a escrever.

Conclusões principais para uma carta de apresentação para um designer de interiores

  1. As previsões de crescimento do emprego para os designers de interiores na próxima década são praticamente nulas, pelo que é essencial que os candidatos a emprego se distingam num campo limitado.
  2. Para além de um portfólio que apresente os seus melhores trabalhos, os designers de interiores precisam apenas de dois documentos: um bom currículo e uma carta de apresentação bem escrita.
  3. Siga a estrutura adequada da carta de apresentação, para se certificar de que incluiu tudo o que precisa e pela ordem certa.
  4. Mostre o seu olho para o design, certificando-se de que a sua carta tem tanto de estética como de qualidade de leitura.
  5. Coloque-se no lugar da pessoa a quem está a escrever e redija uma carta que faça com que essa pessoa queira conhecê-lo.

Para começar, consulte os modelos de carta de apresentação gratuitos do Onlinecurriculo, encontre um estilo que lhe agrade, descarregue-o e preencha as suas próprias informações. Nós tratamos da estrutura, tudo o que tem de fazer é escrever a carta. 

Crie a sua carta de apresentação em minutos
Crie a sua carta de apresentação em minutos
Destaque-se e seja contratado mais rapidamente com a nossa coleção de modelos de cartas de apresentação gratuitos, concebidos de forma especializada para conseguir o emprego perfeito.
Criar Carta de Apresentação

Modelos gratuitos concebidos de forma profissional

Com mais de 10 milhões de currículos e cartas de apresentação criados, o Onlinecurriculo.pt é o principal impulsionador de carreiras online que lhe consegue entrevistas
4.5 de 5
com base em 13 avaliações sobre Trustpilot
Use Este ModeloStockholm cover_letter template
Stockholm
Mais de 1,300,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloNew York cover_letter template
New York
Mais de 420,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVienna cover_letter template
Vienna
Mais de 110,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSydney cover_letter template
Sydney
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLondon cover_letter template
London
Mais de 260,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloDublin cover_letter template
Dublin
Mais de 230,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMoscow cover_letter template
Moscow
Mais de 60,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloAmsterdam cover_letter template
Amsterdam
Mais de 150,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMadrid cover_letter template
Madrid
Mais de 140,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSantiago cover_letter template
Santiago
Mais de 130,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloSingapore cover_letter template
Singapore
Mais de 50,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloOslo cover_letter template
Oslo
Mais de 54,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCape Town cover_letter template
Cape Town
Mais de 7,500 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloParis cover_letter template
Paris
Mais de 34,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBerlin cover_letter template
Berlin
Mais de 90,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloGeneva cover_letter template
Geneva
Mais de 3,200 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloVancouver cover_letter template
Vancouver
Mais de 44,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloTokyo cover_letter template
Tokyo
Mais de 59,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloMilan cover_letter template
Milan
Mais de 49,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloLisbon cover_letter template
Lisbon
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBarcelona cover_letter template
Barcelona
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloCopenhagen cover_letter template
Copenhagen
Mais de 21,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloChicago cover_letter template
Chicago
Mais de 19,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRio cover_letter template
Rio
Mais de 28,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloRome cover_letter template
Rome
Mais de 5,300 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloBoston cover_letter template
Boston
Mais de 17,000 utilizadores escolheram este modelo
Use Este ModeloToronto cover_letter template
Toronto
Mais de 100,000 utilizadores escolheram este modelo
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies