1. Blogue
  2. Carreira
  3. Por que razão quer trabalhar aqui? Respostas boas e más a esta difícil pergunta de entrevista
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Por que razão quer trabalhar aqui? Respostas boas e más a esta difícil pergunta de entrevista

14 min. de leitura
Por que razão quer trabalhar aqui? Respostas boas e más a esta difícil pergunta de entrevista
“Por que razão quer trabalhar aqui?” Esta é uma pergunta frequente em entrevistas de emprego, sendo que se não estiver preparado para ela, encontrar uma boa resposta pode ser mais difícil do que pensa.

Outras formas de colocar a questão incluem: “Por que razão quer trabalhar aqui?” "Porque deseja juntar-se à nossa empresa?" "Porque é que quer este emprego?" Assim, ao preparar-se para essa entrevista decisiva, é uma boa ideia perguntar a si próprio: "Porque é que eu quero este emprego?"

Antes de mais, no capítulo seguinte iremos analisar algumas respostas pouco úteis a esta pergunta.

3 Más respostas à pergunta "Porque quer trabalhar para nós?” 

Eis algumas más respostas à quase inevitável pergunta de entrevista "Porque quer trabalhar para nós?", que muito provavelmente o levarão diretamente para a fila do desemprego: 

  1. O dinheiro ia dar-me jeito.
  2. Só preciso de um emprego para já.
  3. Penso que este emprego seria um bom ponto de partida.

Vamos analisar cada uma delas.

1. "O dinheiro ia dar-me jeito." 

Se admitir logo à partida que está desesperado por dinheiro, o empregador pode concluir que está a candidatar-se a este emprego por pura necessidade, não porque seja adequado para si e não porque seja também adequado para ele. Uma decisão motivada apenas pelo dinheiro pode significar que mudará de ideias dentro de um ou dois meses... ou que não se enquadra na cultura da empresa. O resultado poderá deixar todos os envolvidos infelizes.

As piores respostas à pergunta "Porque quer juntar-se à nossa empresa?" centram-se nas SUAS necessidades e desejos. Isto pode parecer injusto, uma vez que a pergunta era, afinal de contas, sobre o que VOCÊ quer. No entanto, as entidades empregadoras que fazem esta pergunta estão, na realidade, a procurar respostas que se centrem no que ELES pretendem.

Dica profissional

O que há de errado em se ser sincero? Se está desempregado, então precisa mesmo do dinheiro! Mas responder "o dinheiro ia dar-me jeito" significa que precisa de um emprego qualquer. Deve responder por que razão quer este emprego.

2. "Só preciso de um emprego para já."

Esta resposta implica que não se importa realmente A QUE emprego se candidata, desde que este sirva para o ajudar no momento. Também implica um elevado grau de indiferença. Muitos empresários presumem que essa atitude será transmitida aos seus deveres profissionais.

Mais uma vez, esta resposta centra-se nas suas necessidades. E, presumivelmente, esta má resposta está estreitamente relacionada com a primeira má resposta, que o dinheiro lhe daria muito jeito. No entanto, as empresas não decidem contratar por caridade, piedade ou altruísmo. As entidades empregadoras procuram contratar pessoas que ajudem a resolver problemas e que sejam produtivas.

3. "Creio que este emprego seria um bom ponto de partida."

Algumas entidades patronais têm justamente este receio, que os candidatos procurem um trabalho de curta duração que lhes permita adquirir a experiência necessária para os seus currículos e que lhes permita mudar rapidamente para uma empresa maior e melhor. No entanto, o processo de contratação, integração e formação de uma nova pessoa é difícil, moroso e dispendioso. 

A empresa procura retorno a longo prazo, estabilidade e retenção que lhe permita colher os frutos do seu investimento numa nova contratação. Não procura trabalhadores que se vão despedir assim que encontrarem um emprego melhor. Uma empresa cujos funcionários estejam constantemente a circular e a mudar de emprego terá dificuldade em realizar qualquer coisa.

Lembre-se sempre de que as empresas procuram novos funcionários que as tornem mais eficientes e competitivas, melhorando assim os seus resultados. Os empregadores procuram novas contratações que lhes rendam mais dinheiro do que aquele que lhes custam. Se der alguma das respostas acima, isso sugere que está a fazer exatamente o contrário.

Dica profissional

Em vez de dizer que vê o emprego como um "trampolim", tente responder a esta pergunta dizendo ao seu potencial empregador que aprecia as oportunidades de crescimento que a empresa proporciona. Lembre-se, a pergunta é "Porque quer este emprego?" e não "Onde se vê daqui a cinco anos?"

5 Boas respostas à pergunta "Porque quer trabalhar aqui?

Eis algumas formas muito mais prometedoras de responder à pergunta "Porque quer trabalhar aqui?":

  1. Conheço a sua empresa há muito tempo e admiro-a muito.
  2. Acredito que posso ter um impacto positivo aqui.
  3. Os valores da empresa correspondem aos meus.
  4. Gosto do que ouvi/li sobre a cultura da empresa.
  5. Admiro a ética de trabalho e o espírito de colaboração da empresa.

1. "Conheço a empresa há algum tempo e admiro muito o seu estilo / conquistas / papel no setor."

Em vez de enfatizar as suas necessidades, concentre-se na empresa e na forma como esta captou a sua atenção e ganhou o seu respeito. 

Esta potencial entidade empregadora pode ser um líder do mercado, que tem vindo a observar de longe há anos. Ou pode ter ouvido falar dela pela primeira vez quando viu o anúncio de emprego há uma semana. Caso não consiga mostrar que sabe alguma coisa sobre a empresa, ou que tem razões concretas para gostar e admirar a empresa, vai fazer parecer que anda a vaguear pelas ruas à procura de uma empresa que o contrate.

Na segunda hipótese, esperamos que tenha feito o seu trabalho de casa para descobrir tudo o que puder sobre a empresa pesquisando no Google e nos meios de comunicação social. Pesquisou a sua página web e a sua presença nas redes sociais. Pesquisou o seu modelo de negócio e a sua competitividade no mercado. E está preparado para falar com conhecimento de causa sobre a empresa, porque acredita na sua missão e porque se sentiria honrado por se juntar aos seus quadros. 

Resposta de exemplo à pergunta "Porque quer trabalhar aqui?

"Conheço a EuroCasa desde que andava na faculdade. Os projetos da empresa foram uma verdadeira inspiração para mim enquanto estudante de arquitetura. Cheguei mesmo a incorporar alguns dos vossos designs como exemplos de experiências arquitetónicas modernas na minha tese de mestrado. Quando me encarregaram do meu primeiro projeto urbano, fiz sempre referência aos princípios de design estabelecidos pelo vosso fundador, uma vez que ele foi uma grande influência na construção moderna. Respeito muito o facto de se terem mantido fiéis a esses princípios durante mais de 30 anos."

Copiado!

2. "Acredito que poderei ter um impacto positivo nesta empresa porque…"

Para além da mera familiaridade com a empresa, tente identificar problemas específicos e os desafios competitivos que esta enfrenta. O ideal seria conseguir argumentar de forma convincente que possui a experiência e as competências necessárias para ajudar a resolver esses problemas.

Esta resposta sugere que quer trabalhar nesta empresa porque sabe que pode fazer a diferença. O seu conjunto de competências proporciona soluções específicas que tornariam a empresa mais forte, melhor e mais rentável. Sabe que não seria um mero cumpridor de horários nesta empresa, ou um pequeno peixe num grande lago, mas que seria um membro valioso da equipa cujas ideias e ações permitiriam à empresa fazer mais e melhor no mercado. 

Resposta de exemplo à pergunta "Porque quer trabalhar aqui?

"Há sete anos que trabalho em marketing digital e sempre olhei para a Squandrix como um líder do setor. No entanto, também considero que o ponto forte desta empresa é a diversidade de competências que reúne. Acredito sinceramente que tenho experiência única no sector b2b que poderia ser transferida para os seus programas de parceria e afiliação, reforçando-os como uma das linhas de desenvolvimento da empresa."

Copiado!

3. "Fiquei impressionado com a forma como os valores da empresa se coadunam com os meus…"

Os "valores" de uma empresa representam a soma total daquilo em que ela acredita e aquilo que ambiciona. Se a empresa tiver uma afirmação de missão, estude-a atentamente e esteja preparado para explicar por que razão apoia essa missão. 

A Google costumava adotar o lema “Don’t be evil”, mas como parte da sua reorganização sob o nome de Alphabet, o lema foi revisto para “Do the right thing”. Outro titã da tecnologia, a Apple, adotou o slogan “Think different". O "Just do it" da Nike é outro exemplo de uma marca registada inesquecível. Todos estes exemplos são boas ideias e todos se centram em propósitos louváveis.

Crenças, valores e um sentido de missão são conceitos poderosos que elevam uma empresa (e um potencial funcionário) para além do objetivo comum de apenas tentar ganhar o máximo de dinheiro possível. Evite mencionar as suas motivações pessoais e realce a sua aprovação do compromisso da empresa para com a sustentabilidade ambiental, a diversidade na contratação, o apoio à comunidade local, práticas comerciais justas ou outros propósitos altruístas.

Resposta de exemplo à pergunta "Porque quer trabalhar aqui?

"Ouvi falar da Eco-Logic pela primeira vez há três anos, quando o vosso departamento de relações públicas promoveu a campanha de sensibilização para o Dia da Terra, que visava a limpeza das praias ao longo da costa do Atlântico. Há anos que faço voluntariado em organizações ecológicas e adorei o impacto que vocês causaram. Acho que estaria no sítio certo se pudesse aplicar os meus conhecimentos de engenharia à limpeza do ambiente".

Copiado!

4. "Gosto do que ouvi sobre a cultura da empresa porque…"

"Cultura da empresa" é uma ideia que provavelmente não existia no tempo dos seus avós, mas que se tornou um elemento fundamental para avaliar a forma como as empresas funcionam, quer como local de trabalho, quer como cidadão global. Vestuário de trabalho informal, lanches gratuitos na sala de descanso, mesas de pingue-pongue no escritório, horários de trabalho flexíveis e generosas políticas de licenças por motivos familiares são algumas das inovações da "cultura de empresa" que podem melhorar a moral e a retenção dos trabalhadores.

Num sentido mais amplo, a cultura de uma empresa reflete todos os seus valores e prioridades, conforme referido anteriormente. É óbvio que não deve dizer a um entrevistador que quer trabalhar na empresa porque esta disponibiliza refrigerantes gratuitos. Mas não hesite em dizer que gosta de tudo o que ouviu falar sobre a cultura da empresa, tanto dentro das suas paredes como na sua abordagem ao mundo exterior. Isso demonstra o seu verdadeiro interesse em trabalhar numa empresa que se preocupa com as pessoas.

Resposta de exemplo à pergunta "Porque quer trabalhar aqui?

"Uma coisa que sinto que a indústria do desenvolvimento de jogos poderia melhorar é a cultura do trabalho. Embora compreenda a necessidade de se trabalhar arduamente (e, por vezes, até de fazer horas extraordinárias), adorei o que a vossa Diretora Executiva disse recentemente na sua entrevista sobre o facto de um dos valores fundamentais da empresa ser manter a saúde mental e a criatividade dos seus funcionários como a sua principal fonte de produtividade. Admiro essa abordagem e penso que combiná-la com uma boa ética de trabalho é realmente espetacular."

Copiado!

5. "Estou impressionado pelo espírito de colaboração que caracteriza a vossa ética de trabalho e gostaria de pertencer a esse tipo de equipa."

Esta resposta sugere que não é um lobo solitário que pretende ser o número 1 e que só quer ficar sentado num cubículo o dia todo sem fazer nada. Procura um sentimento de pertença, uma equipa com a qual trabalhar, uma comunidade onde cada membro faz sobressair o melhor de cada um. 

Esta resposta acerta em cheio nos pontos mencionados em cima: 

  • Está concentrado na empresa e não nas suas necessidades pessoais.
  • Quer causar um impacto positivo na entidade empregadora.
  • Os valores da empresa estão em sintonia com os seus.
  • Admira uma cultura empresarial que se preocupa com as pessoas.
  • Quer fazer parte de uma equipa vencedora.

Pergunta complementar

Depois de responder a esta pergunta da entrevista, é possível que lhe seja feita a seguinte pergunta: Que marcas admira? Acabou de dizer que admira a empresa para a qual está a ser entrevistado. Está certo, preparou a resposta porque sabia que lhe iriam fazer essa pergunta.

O seguimento da pergunta permite ao seu entrevistador saber mais sobre o que o atrai nas empresas e na sua cultura em geral. Também lhe permite mostrar um pouco da sua personalidade.

Exemplo de resposta à pergunta "Que marcas admira?"

Admiro a Trendy X pela sua estratégia inovadora. Eles viram uma necessidade e preencheram-na com um produto económico e moderno, expandindo depois do comércio eletrónico para lojas físicas. Para além disso, divulgaram os seus projetos de caridade e incentivaram os consumidores a participarem também em atividades de caridade.

Copiado!

Não querendo exagerar, mas quando responde à pergunta da entrevista: “Por que razão quer trabalhar aqui?” (ou "Porque está interessado neste cargo?" ou "Porque quer este emprego e porque o devemos contratar?" ou "Porque quer trabalhar para esta empresa?" ou algo semelhante) certifique-se de que está a explicar ao seu futuro empregador como o vai ajudar e não o contrário. 

Destaque os valores, a cultura e as realizações da empresa e a forma como não só se irá integrar nela, mas também como irá contribuir para a mesma. Mostre à empresa que está ansioso por trabalhar para ela.

Como disse John Fogerty, "Ponha-me em campo, treinador, estou pronto para jogar — hoje!"

Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Ajuda para o Currículo18 min. de leitura
Europass CV: prós e contras da criação de um currículo europeu
Europass CV: prós e contras da criação de um currículo europeu
Carreira46 min. de leitura
Como criar um perfil impressionante no LinkedIn
Como criar um perfil impressionante no LinkedIn
Ajuda para o Currículo10 min. de leitura
Como incluir distinções num currículo (com exemplos)
Como incluir distinções num currículo (com exemplos)
Entrevista de Emprego20 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies