1. Blogue
  2. Ajuda para o Currículo
  3. 100+ Competências informáticas num currículo: O que incluir e onde atualizar
Escrito por Paul DruryPaul Drury

100+ Competências informáticas num currículo: O que incluir e onde atualizar

9 min. de leitura
100+ Competências informáticas num currículo: O que incluir e onde atualizar
Arte por:Varya Schuka
As competências informáticas devem ter um lugar de destaque em muitos currículos, mas se as desempenhou pela última vez há algum tempo, será que precisa de atualizar os seus conhecimentos? Vamos analisar as competências informáticas mais populares e onde pode refrescar o seu conhecimento.

A capacidade de desempenhar a maioria dos trabalhos de forma eficiente é cada vez mais associada à capacidade de dominar a tecnologia envolvida ou, de preferência, de a utilizar para melhorar ainda mais o seu desempenho. Por conseguinte, destacar as suas competências informáticas num currículo tornou-se um elemento essencial do processo de procura de emprego.

Não é uma tarefa simples. O espaço no currículo é precioso, por isso precisa de decidir quais competências informáticas verdadeiramente impressionantes. De seguida, é uma questão de saber como integrá-las na apresentação da sua carreira e de se recordar o suficiente sobre elas para manter uma conversa informada. Neste blogue, abordamos:

  • O que são competências informáticas e quais as que poderá incluir no seu currículo?
  • Mais de 100 competências informáticas para o seu currículo e onde as pode atualizar.
  • Onde partilhar os seus conhecimentos de informática no seu currículo.

Com mais de 100 competências informáticas neste guia, ser conhecedor de informática assume uma dimensão totalmente nova. Quais destas são fundamentais para o sucesso da sua carreira?

Dica profissional

Como deve descrever os seus conhecimentos básicos de informática num currículo? Apesar de a enumeração dos seus conhecimentos básicos de informática ser um desperdício de espaço (pressupõe-se que tenha conhecimentos de Microsoft Word, etc.), existem conhecimentos informáticos específicos que podem desempenhar um papel importante na sua futura função. Deve escolher cuidadosamente as competências a destacar.

O que são competências informáticas?

Competência informática é um termo que engloba um vasto espetro de conhecimentos tecnológicos, desde conhecimentos de software, tais como codificação e análise de dados, a conhecimentos de hardware, como administração de sistemas e segurança de redes.

Muitas das competências exigidas poderão ser consideradas como um dado adquirido pela entidade empregadora caso o candidato tenha trabalhado anteriormente no mesmo setor, mas para quem tem competências específicas ou um conjunto de competências invulgares, as suas competências informáticas podem ser diferentes das de outros candidatos.

Falta alguma competência informática no seu currículo e tem a certeza de que o seu conhecimento sobre ela é tão recente como quando a usava ativamente? Esperamos que a seguinte lista lhe proporcione uma oportunidade de rever os seus conhecimentos técnicos e que sirva de estímulo para criar mais memórias de carreira.

Lista de competências informáticas e onde atualizá-las

Uma coisa é enumerar as competências informáticas no seu currículo, mas mesmo que consiga apresentar os benefícios profissionais que essas competências trouxeram, existe sempre a possibilidade de o empregador querer aprofundar as suas competências.

Se já exerceu esta competência há algum tempo, é possível que a sua memória esteja um pouco perdida.

Para ajudar a preparar a sua entrevista, elaborámos uma lista de mais de 100 exemplos de competências informáticas mais comuns e incluímos hiperligações para que possa atualizar os seus conhecimentos. Se considera que uma determinada competência possa ser fundamental para a candidatura, vale a pena pesquisar estas e outras páginas da internet.

Conhecimentos básicos de informática

  • MS Office
    Word, Excel, Outlook, Powerpoint, Access
  • Google Drive
    Docs, Drive, Forms, Gmail, Sheets
  • Folhas de cálculo
    Excel, Google Drive, Open Office, tabelas dinâmicas, pesquisas verticais, macros
  • Email
    Outlook, Gmail, fusão de correio, filtros, pastas
  • Apresentações
    PowerPoint, Google slides, Tableau, Keynote
  • Sistemas operativos
    MacOS, Microsoft Windows,

Ferramentas de internet

  • Redes Sociais
    LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Hootsuite, Tiktok, Pinterest, criação de conteúdos
  • Blogues
    CSS, Wordpress, SEO, gestão de conteúdo, MailChimp, Google Analytics, Moz
  • Colaboração em equipa
    Dropbox, Slack, Zoom, Skype, Trello, Asana

Competências de software

  • Programação/código
    Java, Javascript, Python, Ruby on Rails, Perl, PHP, XML, C#, C++, HTML
  • Ciência e análise de dados
    Apache, MySQL, SAS, JSON, aprendizagem automática, data mining, SQLite, RapidMiner, open source
  • Gestão de bases de dados
    MS Access, Oracle, Teradata, MySQL, SQL, IBM DB2, SAP BI
  • Sistemas empresariais
    BCP, CRM, E-commerce, gestão de RH, ERP, Quikbooks, FreshBooks, Xero, Inteligência empresarial
  • Gráficos e design
    Dreamweaver, Illustrator, InDesign, Lightroom, Photoshop, Acrobat, Corel Draw, AutoCAD, Microsoft Publisher

Competências de hardware

  • Manutenção
    Configuração de hardware, administração de sistemas, suporte técnico, instalação de software, Linux/Unix,
  • Redes
    Configuração de redes, segurança, automação de redes, gestão da nuvem, WAN/LAN, DNS, DHCP, depuração
Dica profissional

Como explicar o nível de proficiência das suas competências informáticas? Para além de contextualizar as competências, uma opção é criar uma secção de competências com algum tipo de gráfico destinado a indicar o nível de proficiência. Poderá então desenvolver as suas principais competências informáticas durante a entrevista. Este indicador visível é uma excelente forma de dizer: "Sabe que mais? Sou mesmo muito bom nisto".

Onde exibir os seus conhecimentos de informática no seu currículo

Embora seja tentador partilhar simplesmente uma longa lista de competências informáticas, a sua futura entidade empregadora vai estar mais interessada no que conseguiu alcançar com essas competências. Existem vários sítios no currículo onde pode partilhar os seus conhecimentos de informática.

Resumo do currículo

De preferência, o resumo deve conter algumas das suas maiores realizações, sendo fácil destacar as competências que o ajudaram a concretizá-las. Se desempenha uma função ligada à tecnologia, é provável que tenha conhecimentos de informática, pelo que vale a pena incluí-los.

Algumas funções podem não exigir um nível tão elevado de competências informáticas ou tecnológicas, pelo que, nestes casos, deve deixar a secção de resumo para os aspetos mais relevantes. Uma enfermeira não deve utilizar o resumo para descrever a sua aptidão para utilizar um monitor de ECG.

Secção de competências

Dependendo do formato do seu currículo, deverá dispor de um espaço significativo para enumerar as competências na barra lateral do currículo, especialmente se este tiver duas páginas. Deve enumerar apenas as competências de nível superior que o diferenciam dos seus colegas (não se preocupe com as coisas pequenas) e indicar na primeira página as que são mais relevantes para a função em questão.

Poderá misturar as competências informáticas com outros tipos de competências que o seu posto de trabalho exija, como as diversas competências pessoais, embora deva agrupar competências informáticas semelhantes (como as linguagens de programação). Irá parecer um trabalhador mais completo se a aprendizagem automática for apresentada juntamente com a gestão agile/lean.

Dica profissional

Como distinguir as competências informáticas num currículo? A tecnologia é cada vez mais importante na maioria das profissões, pelo que não há necessidade de uma secção ou identificação específica para as competências informáticas. As competências informáticas relevantes devem ser incluídas em todo o currículo, sendo que as mais relevantes para o cargo devem ser apresentadas na primeira página.

Experiência profissional

A secção da experiência profissional é o local onde será destacada a maior parte das suas competências. Não precisa de descrever detalhadamente as competências informáticas necessárias para cada realização, uma vez que qualquer membro experiente do sector saberá o que é necessário. No entanto, se houver uma competência informática específica que tenha feito uma grande diferença num determinado projeto, este é o lugar para a destacar. 

A repetição de competências nas diferentes secções do seu currículo confere-lhe uma certa força, por isso não tenha receio de repetir as competências informáticas que o apaixonam e que lhe permitem ter um impacto único.

Conclusões Principais

  • Atualmente, muitas funções exigem pelo menos alguns conhecimentos básicos de informática para que o trabalho seja realizado de forma eficiente.
  • Presume-se que a pessoa possui determinadas competências básicas, pelo que não é necessário desperdiçar espaço precioso com competências como "Microsoft Word".
  • Se desempenha uma função de cariz tecnológico, terá de provar que possui competências avançadas, pelo que deve dar prioridade às que são mais importantes para a entidade empregadora.
  • Existem diversos locais onde inserir as competências informáticas no seu currículo, pelo que deve considerar adicionar as competências essenciais às secções de resumo e/ou histórico profissional, bem como à secção de competências.
Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Ajuda para o Currículo18 min. de leitura
10 competências de liderança a incluir no seu currículo + exemplos
10 competências de liderança a incluir no seu currículo + exemplos
Ajuda para o Currículo16 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação - guia especializado [2023]
Como escrever uma carta de apresentação - Guia especializado [2023]
Carreira17 min. de leitura
Os empregos mais bem pagos e como consegui-los
Os empregos mais bem pagos e como consegui-los
19 min. de leitura
Competências pessoais para currículos
Competências pessoais para currículos
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies