1. Blogue
  2. Ajuda para o Currículo
  3. Objetivos do currículo (+ 15 exemplos)
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Objetivos do currículo (+ 15 exemplos)

26 min. de leitura
Objetivos do currículo (+ 15 exemplos)
Um objetivo de currículo é um dos instrumentos mais importantes quando se procura emprego, especialmente se estiver a pensar mudar de carreira ou fazer uma transição. Leia o nosso guia e escreva uma secção de objetivos poderosa e memorável.

Um objetivo de currículo poderoso e memorável é um dos instrumentos fundamentais para qualquer procura de emprego. É a sua forma de explicar com eficácia os seus objetivos, a sua utilidade e as suas competências transferíveis aquando de uma mudança de carreira.   Se estiver prestes a fazer uma transição, deve exprimir claramente esse facto no objetivo do seu currículo, no topo, uma vez que os potenciais empregadores também precisam de compreender essa mudança.

A linguagem que escolher no seu objetivo de currículo vai definir o tom para as suas entrevistas futuras.

O que é um objetivo de currículo? 

A maioria dos currículos contém um parágrafo no topo para destacar os principais elementos da candidatura, que é normalmente designado de resumo. Apresenta uma visão pessoal do candidato, a experiência que possui, as realizações de que se pode orgulhar e, por vezes, informações sobre o seu futuro.

Este não substitui os outros pormenores do resumo e nem sempre é necessário, mas quando alguém se encontra num ponto de transição na sua carreira, ou se a sua função está a mudar, o objetivo do currículo detalha as especificidades da natureza da mudança.

O meu currículo precisa de um objetivo? Nem sempre.

O objetivo do currículo é muito importante se estiver numa fase de transição na sua carreira, ou se quiser que a sua carreira mude de rumo. Nesse caso, uma secção que descreva o seu novo percurso e as suas competências e qualidades transferíveis torna-se extremamente importante para as primeiras palavras de qualquer currículo. 

Nem sempre é necessário ter um objetivo de carreira. Se tem um sólido currículo como gestor de marketing e quer continuar a trabalhar como tal, não vale a pena gastar espaço vital no currículo para explicar os seus objetivos e a sua trajetória profissional. 

Candidata-se a uma função de gestor de marketing e o seu currículo fala por si. Nesse caso, o seu resumo deve centrar-se na sua adequação cultural, nas suas realizações e na experiência que trará para a função.

Dica profissional

Quando é que um exemplo de objetivo se torna inadequado?

Não há problema em dizer que gostaria de mudar ou alterar o seu percurso no objetivo do seu currículo, mas se o resto do seu currículo não demonstrar que tem o que é preciso para fazer a mudança, as suas ambições ficam aquém das expectativas. Ter um sonho é ótimo, mas tem de acreditar que pode torná-lo realidade. Se não acreditar, como espera que um potencial empregador o apoie? Ninguém quer entrevistar um sonhador irrealista.

Qual a estrutura de um objetivo eficaz para um currículo? 

Com base na experiência dos recrutadores e dos RH, a estrutura ideal de um objetivo de currículo deve conter os seguintes elementos

  • Características profissionais
  • Título (ou futuro título)
  • Competências e experiência
  • Compromisso (da sua trajetória/objetivos profissionais)

Embora a maior parte de um currículo seja factual, o exemplo de objetivo de currículo aborda o futuro da sua carreira, a sua transição, as competências transferíveis, as metas orientadas para o empregador (ou seja, metas que trazem valor para o seu novo empregador). Por conseguinte, precisa de ter uma visão credível do que poderá vir a ser. Os empregadores precisam de acreditar em si.

Ao definir o seu objetivo, “quero tornar-me analista sénior” é totalmente inadequado. 

Tem de o enriquecer com um sentido de personalidade, justificá-lo com as suas competências e experiência mais relevantes e, ao mesmo tempo, fazer uma promessa ao seu futuro empregador. Não se trata apenas do seu objetivo; deve ser uma declaração que se adapte igualmente às suas necessidades. Ponha-se no lugar do empregador. Que objetivo gostaria de ler de um candidato ideal?

Vejamos cada um dos elementos:

Características. De todas as palavras do mundo, quais escolheria para se descrever a si próprio? Quando estiver a contar a história da sua carreira no seu currículo, os atributos que escolher irão complementar a sua narrativa. Um adjetivo (ou dois) no início de um objetivo de currículo poderoso passa a ideia de “este sou eu”. De seguida, refira onde quer chegar.

Cargo (ou futuro cargo). A segunda parte de um objetivo inclui frequentemente o título da função que deseja desempenhar. Nos casos em que o papel é diferente dos cargos anteriores, pode optar por torná-lo mais geral, como “profissional de marketing”. Talvez acrescente algumas palavras após o seu cargo atual para qualificar uma possível posição futura: “gestor de vendas que procura uma função na área de apoio ao cliente”. Em qualquer um dos casos, a secção do título do exemplo de objetivo deve dirigir-se diretamente ao recrutador, relacionando-se estreitamente com o emprego ao qual se está a candidatar.

Competências e Experiência. Embora o seu currículo incida sobre as suas realizações passadas, escolher os elementos mais relevantes das suas competências e experiência é uma excelente forma de mostrar ao seu futuro empregador que escolheu um caminho meritório. Isto é especialmente útil se quiser realçar as experiências do início da sua carreira. Constitui uma indicação importante sobre o que pretende aprofundar durante uma entrevista; encare o objetivo do seu currículo como um convite para iniciar uma conversa.

Compromisso/Objetivos. A última secção de um objetivo de currículo poderoso é a promessa que faz ao seu futuro empregador (e a si próprio). Mostre quem você é e o que vai cumprir. Todas as mensagens do seu currículo, carta de apresentação e entrevista devem contribuir para esta promessa. É por isso que se vai levantar para ir trabalhar todas as manhãs, durante muitos anos. Pense bem nisto, pois é o que esperam de si se conseguir o emprego.

Tudo isso parece sensato em teoria, mas vejamos quinze situações em que é comum utilizar o objetivo de currículo, com alguns exemplos para ilustrar o seu poder:

Como deve escrever um objetivo?

O objetivo do currículo deve, idealmente, seguir a estrutura que já delineámos (“Características”, “Cargo”, “Competências e Experiência”, “Compromisso/Objetivo”), mas o mais importante é que seja escrito na terceira pessoa com um tom profissional. Imagine que é um recrutador a descrever o candidato ao seu Chefe Executivo. É esse o tipo de linguagem que deve procurar: uma breve apresentação profissional de duas frases. Descreva-se de fora para dentro.

O objetivo deve ser o mais relevante possível para a função. É sempre uma boa ideia espelhar a linguagem da descrição da vaga e da página de carreiras da empresa. Falar da mesma forma que os seus futuros empregadores é uma excelente forma de analisar um futuro comum a partir da mesma perspetiva.

Mais importante do que tudo, o objetivo do currículo deve ser uma declaração de missão pessoal, pela qual o candidato se sinta intensamente apaixonado e se orgulhe de perseguir. Fazer qualquer tipo de transição ao procurar emprego já é suficientemente difícil, pelo que deve ter um impacto ao nível mais profundo. Tenha um objetivo ambicioso, não se contente em ser o segundo melhor. O céu é o limite.

15 exemplos de objetivo de currículo

Como já foi mencionado, o objetivo do currículo é diferente do resumo. É quase sempre apresentado como parte do resumo e é normalmente a única parte voltada para o futuro.

O objetivo é mais importante nos casos em que está a mudar de rumo, pelo que aqui estão os quinze cenários mais comuns em que isso pode acontecer. Nestes casos, é indispensável ter um objetivo sólido no currículo para conduzir a narrativa da procura de emprego:

Exemplos de objetivos para mudança de carreira

Quando chegar a altura de mudar de carreira, embora possa incluir os pormenores numa carta de apresentação, um objetivo de currículo claro no topo do documento é fundamental para definir o novo rumo. Pode não ser inteiramente claro que pretende mudar de carreira, pelo que o objetivo do currículo não deixará dúvidas ao recrutador.

Exemplo

Profissional de vendas que procura uma mudança para a área da logística, com cinco anos de experiência indireta na expedição de mercadorias e no transporte internacional. Especialista em aprovisionamento, que encontra sempre o caminho mais eficaz.

Copiado!

Exemplo de objetivo de currículo após um hiato na carreira (maternidade, etc.)

Nem todas as pessoas querem retomar a sua carreira após um hiato (por qualquer razão), pelo que um objetivo de currículo pode esclarecer a forma como gostaria de retomar as suas oportunidades de trabalho. A transparência é importante no início de uma procura de emprego e os recrutadores irão apreciar a sua honestidade.

Exemplo

Professora de geografia defensora do ativismo climático, de regresso após uma licença de maternidade de quatro anos, com o objetivo de educar e inspirar dentro e fora da sala de aula. Educadora inovadora, que adotará as tecnologias mais recentes para dar vida a qualquer aula de geografia.

Copiado!
Dica profissional

Qual a extensão do seu objetivo no currículo? 

O ideal é que o objetivo faça parte da secção de resumo no topo do currículo. Qualquer candidato, por mais inexperiente que seja, já deve ter algumas concretizações para apresentar no discurso de apresentação inicial. Se esta secção for “só” objetivos, corre o risco de ser visto como um sonhador em vez de um fazedor. O objetivo deve ter no máximo duas frases.

Exemplo de objetivo de currículo para impulsionar a sua carreira

Os seus próximos empregadores podem não sentir imediatamente que está pronto para subir na carreira, pelo que o objetivo do currículo pode ser utilizado como uma declaração de ambição. Não precisa de justificar que merece a mudança. Nesta fase, basta declarar a sua ambição e terá muitas oportunidades para a defender na entrevista.

Exemplo

Profissional de marketing líder no setor Fintech, que pretende ascender a Diretor de Marketing após oito anos de campanhas premiadas. Profissional de marketing social com um mestrado, que lhe possibilitará um crescimento de audiências na ordem dos três dígitos e um aumento de vendas na ordem dos dois dígitos.

Copiado!

Objetivo do currículo para uma mudança de indústria

As pessoas mudam de indústria a um ritmo sem precedentes atualmente, pelo que para alguém que tenha trabalhado em várias indústrias, um objetivo de currículo serve para marcar a sua pertença. A mudança para um novo sector não tem de significar um risco. O responsável pela contratação estará atento às suas competências transferíveis.

Exemplo

Agente imobiliário centrado no cliente, que pretende iniciar uma carreira na área das vendas B2B, com um profundo conhecimento da psicologia do cliente e que o levou à liderança das tabelas de vendas e dos inquéritos de satisfação dos compradores em todo o distrito. Técnicas avançadas de vendas irão permitir a criação de um fluxo de crescimento de clientes.

Copiado!

Exemplo de objetivo de currículo para trabalho a tempo parcial

Se está a mudar de uma ocupação a tempo inteiro para uma ocupação a tempo parcial (ou vice-versa), é importante que o leitor do seu currículo o veja à luz dos objetivos. Se alguém teve vários empregos a tempo inteiro e a tempo parcial, um objetivo de currículo pode tornar claro o que procura a seguir.

Exemplo

Contabilista certificado com sete anos de experiência em serviços financeiros, que procura fazer a transição para um cargo a tempo parcial devido a compromissos familiares. Utilizador experiente de software de contabilidade remoto, que será um recurso fiável para a sua equipa.

Copiado!

Objetivo do currículo para trabalho remoto

Com o trabalho flexível a tornar-se cada vez mais comum, não é vergonha nenhuma afirmar que procura uma função remota, pelo que o objetivo do currículo é o local perfeito para expor os seus argumentos a favor disso. É importante filtrar as funções que não lhe convêm o mais cedo possível, mas seja claro quanto ao seu desejo de ter um emprego à distância.

Exemplo

Consultor de aquisições focado nos custos, que poupou mais de 90 milhões de euros em despesas indiretas e diretas a 4 empregadores em vinte países, procura agora um cargo remoto de apoio a uma equipa de compras global. Com oito anos de experiência no terreno, tem um conhecimento cultural e uma perspicácia comercial únicos.

Copiado!

Exemplo de objetivo para trabalhadores independentes

Hoje em dia, muitas pessoas têm no seu histórico profissional uma mistura de funções de freelancer e permanentes, por isso certifique-se de que fundamenta o objetivo do seu currículo com competências e exemplos adequados. Os freelancers são frequentemente polivalentes. Seja claro quanto ao rumo que pretende dar à sua carreira.

Exemplo

Programador de software premiado na indústria dos jogos, com experiência em três dos maiores títulos de MMORPG da última década, procura um segundo emprego como freelancer a par do seu trabalho atual na Trackvision. Conhecimento de 4 línguas e dos principais softwares de design, editores de código e ferramentas de teste.

Copiado!

Objetivo de carreira para múltiplos empregos

Algumas funções podem exigir 100% do seu tempo, mas se for possível fazer o seu trabalho em dois dias na semana, deve explicar a sua capacidade de conciliar com sucesso várias funções no seu objetivo de currículo. Mostre que tem o que é preciso para ser polivalente, caso contrário arrisca-se a parecer que quer fazer demasiadas coisas.

Exemplo

Motorista de entregas confiável, com um índice de satisfação do cliente de 99% e seis anos de experiência no sector, com vontade de assumir uma função complementar como estafeta de serviços alimentares. Capaz de realizar várias tarefas e com um conhecimento enciclopédico do trânsito de Lisboa, é a garantia de clientes satisfeitos.

Copiado!
Dica profissional

O que é um bom objetivo? Um bom objetivo de currículo deve ser ligeiramente mais ambicioso do que aquilo que pensa conseguir. O seu futuro empregador tem de sentir que a sua ambição o vai levar ao limite das suas capacidades. Todos nós sorrimos quando uma criança diz que quer ser astronauta; diminua um pouco a ambição, mas já percebeu o que queremos dizer.

Objetivo do currículo para novatos

O mundo é todo seu, por isso, neste momento de transição, precisa que o objetivo do seu currículo explique onde gostaria de começar a sua carreira e o que o motiva a tomar essa direção. A maioria dos licenciados não tem uma visão tão clara. Destaque-se pela perspetiva que tem do seu futuro.

Exemplo

Licenciado em inglês que deseja iniciar uma carreira no jornalismo com um estágio na equipa editorial do Público. Tendo contribuído com mais de 80 artigos para a página da Internet da universidade e editado mais de 400, espero contribuir para o cargo com um olhar atento e espírito crítico.

Copiado!

Objetivo do currículo para quem não tem experiência

Para alguém sem experiência de trabalho, um objetivo de currículo é um instrumento essencial, pois não há nada mais poderoso do que ser específico sobre o rumo que pretende dar à sua carreira e quais as características, competências e qualidades que irá utilizar para atingir esse objetivo. Uma atitude de “eu faço qualquer coisa” não impressiona ninguém.

Exemplo

Estudante de história entusiasta, interessado num emprego a tempo parcial no museu da cidade, com experiência anterior de trabalho ao fim de semana numa livraria, o que lhe permite saber como lidar com os clientes. O entusiasmo contagiante fará com que a história ganhe vida para os seus visitantes.

Copiado!

Exemplo de objetivo para um cargo numa empresa em fase de arranque

Trabalhar numa empresa em fase de arranque é um desafio único, mas há sempre quem passe de funções corporativas para empresas mais pequenas. Exponha a sua motivação no objetivo do seu currículo e deixe claro que tem o que é preciso para trabalhar numa start-up em rápida evolução. Partilhe uma parte do seu “porquê”, se for a sua primeira vez num ambiente empresarial.

Exemplo

Engenheiro mecânico do setor público que procura mudar para uma empresa em fase de arranque no setor das energias renováveis, combinando uma vasta experiência em infraestruturas de grande escala com uma paixão pelo ambiente. Com 10 anos de experiência no setor da energia, poderá contribuir positivamente para a equipa.

Copiado!

Exemplo de objetivo para uma mudança a nível internacional

As contratações internacionais são das mais arriscadas para qualquer empregador. Há muito mais coisas envolvidas na aceitação de um novo emprego no estrangeiro, pelo que a sua dedicação absoluta, versatilidade e conhecimentos têm de transparecer no objetivo do seu currículo. Os empregadores precisam de sentir a sua determinação total em levar as coisas até ao fim, pois está prestes a virar a sua vida de pernas para o ar.

Exemplo

Advogado corporativo a mudar-se para a Austrália, procurando uma posição num escritório de direito familiar em Sidney. Experiência em todos os aspetos do direito comercial, resolução de litígios e contencioso. Retenção média de clientes de 6 anos, investindo em relações de confiança que perduram.

Copiado!
Dica profissional

Como escrever um objetivo? Descobrir o que realmente quer de uma futura carreira é uma das coisas mais difíceis de fazer quando procura emprego. Pessoalmente, aconselho-o a escrever todas as possibilidades em que possa pensar e a reduzi-las a uma lista de 3 a 4 em termos do que o faria mais feliz. Reúna as características comuns dessas funções e terá algo que se assemelha a um objetivo. Deve, sem dúvida, ter uma mente aberta, por isso tente não ser demasiado específico.

Objetivo do currículo para voluntariado

O voluntariado é uma atividade nobre, mas qualquer organização de renome que aceite voluntários tem de perceber que os seus colaboradores o fazem pelas razões certas e a longo prazo. O seu objetivo deve mostrar as qualidades relevantes para esse papel. O voluntariado envolve sempre um motivo mais profundo, pelo que deve começar por falar disso ao empregador.

Exemplo

Cuidador de confiança e enfermeiro a tempo parcial, gostaria de fazer voluntariado como angariador de fundos durante a época de eventos de verão. A demência é uma doença que me é muito próxima e gostaria de ter a oportunidade de fazer qualquer tipo de diferença, por mais pequena que seja.

Copiado!

Objetivo de carreira para estudantes

Muitas empresas aceitam de bom grado estudantes que queiram adquirir experiência profissional, pelo que começar com um exemplo claro de objetivo de carreira significa que o seu currículo terá muito menos probabilidades de ser rejeitado. Os empregadores recebem centenas de currículos de estudantes, portanto seja claro quanto às suas expectativas se o contratarem.

Exemplo

Recém-saído da universidade e jardineiro amador entusiasta, à procura de experiência de trabalho numa empresa de paisagismo profissional, com vista a garantir um trabalho de fim de semana a tempo parcial durante os anos de universidade. Dedo ecológico e uma ética de trabalho imparável, faça chuva ou faça sol.

Copiado!

Exemplo de objetivo para prosseguimento de estudos

Quando se candidata a um curso de pós-graduação, é essencial ter um currículo académico. Seja claro sobre o que implica a próxima etapa da sua formação e por que razão deve ser considerado. Deixe claro que o próximo passo na sua carreira académica é lógico.

Exemplo

Licenciado em Psicologia que procura uma instituição para prosseguir os seus estudos de doutoramento. A minha dissertação sobre o impacto das redes sociais no desenvolvimento sociopsicológico dos adolescentes servirá de base a uma investigação posterior.

Copiado!

Objetivo no currículo para uma mudança para o estrangeiro

Um exemplo importante de quando pode precisar de um objetivo no currículo é se estiver à procura de um emprego no estrangeiro. Neste caso, a secção do objetivo deve ser mais longa do que o habitual. Afinal de contas, uma mudança para o estrangeiro é um grande empreendimento e precisa de dedicar um espaço significativo do currículo ao que isso significa para si.

O aspeto mais importante a ter em conta no objetivo de um currículo para uma mudança para o estrangeiro é a sua capacidade de gestão da mudança. Irá deparar-se com inúmeras situações novas e terá de alterar a sua rotina de trabalho de uma forma que não consegue prever antecipadamente. A sua principal razão para se mudar para o estrangeiro deve ser forte, uma vez que precisará de motivação para ultrapassar diferentes dificuldades e perturbações. Mudar-se para o estrangeiro pode ser incrivelmente gratificante, mas não é para quem tem coração fraco.

O que posso colocar no meu currículo em vez de um objetivo?

O resumo tradicional do currículo centra-se mais em realizações, experiência, personalidade e adequação cultural à função. Se é um gestor de marketing a mudar para uma função de gestor de marketing (por exemplo), faz sentido que se concentre nos factos concretos sobre a sua experiência de marketing, em vez de desperdiçar uma frase sobre como pretende seguir em frente. Isso não deixará uma boa primeira impressão.

Escrevemos alguns guias sobre como criar o resumo perfeito e também algumas dicas sobre como elaborar declarações de motivação com impacto. Vale a pena lê-los na nossa secção de exemplos de currículo.

Dica profissional

Prepare-se para defender o seu objetivo na entrevista. Quando se expõe e diz “quero fazer isto”, os entrevistadores vão gostar de ver como reage quando questionam a sua capacidade de o concretizar. O mais importante é não se colocar demasiado na defensiva. Não tem a certeza de que as coisas vão correr como planeou, por isso defenda o seu ponto de vista com uma atitude esperançosa e humilde, baseada em exemplos e na lógica.

Devo colocar um objetivo no meu currículo em 2024?

A resposta curta é: sim, mas apenas se espera uma mudança na sua carreira (uma mudança de setor, de função, uma promoção, um recomeço, etc.). Para que o seu futuro empregador saiba claramente quais as suas ambições, incluir um objetivo no seu currículo nunca foi tão importante. 2024 será um ano turbulento para muitos em termos de mudança de carreira. Muitas indústrias estão a sofrer mudanças profundas em termos de procura e a tecnologia continua a alterar o ambiente dos nossos locais de trabalho. As pessoas trabalham cada vez mais remotamente, as carreiras com portfólio estão a aumentar e o trabalho independente é a norma para muitos. A mudança paira no ar e não vai acabar tão cedo.

Se está interessado num trabalho remoto, mencione-o no objetivo. Se procura um trabalho a tempo parcial, seja claro desde o início. Se pretende mudar de indústria, demonstre que a indústria deles é para si. Abordámos várias outras situações acima, por isso não hesite em dizer exatamente como vê o seu próximo cargo.

Se o seu próximo passo se assemelha a qualquer um dos quinze exemplos de objetivo de currículo mostrados acima, ou se simplesmente quer ser claro sobre a direção que pretende dar à sua carreira, incluir um objetivo de currículo específico na seção de resumo do seu currículo é uma excelente maneira de expor a sua posição.

Seja claro e confiante se incluir um objetivo no seu currículo e terá todas as hipóteses de conseguir o emprego.

Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Carreira14 min. de leitura
Por que razão quer trabalhar aqui? Respostas boas e más a esta difícil pergunta de entrevista
Por que razão quer trabalhar aqui? Respostas boas e más a esta difícil pergunta de entrevista
Ajuda para o Currículo15 min. de leitura
Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Ajuda para o Currículo4 min. de leitura
Listar os seus interesses no currículo
Listar os seus interesses no currículo
Carreira11 min. de leitura
Como escrever uma carta de demissão (com exemplos e modelos)
Como escrever uma carta de demissão (com exemplos e modelos)
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies