1. Blogue
  2. Carta de Apresentação
  3. Como formatar uma carta de apresentação em 2024: exemplos e dicas
Escrito por Karl KahlerKarl Kahler

Como formatar uma carta de apresentação em 2024: exemplos e dicas

16 min. de leitura
Como formatar uma carta de apresentação em 2024: exemplos e dicas
Eleve a sua carreira a um novo nível, com estas 10 dicas de especialistas para a redação e formatação da melhor carta de apresentação.

Talvez seja a carta mais importante que alguma vez vai escrever. A sua carta de apresentação, se cuidadosamente redigida, pode levar a uma satisfação profissional para toda a vida, comprar-lhe uma casa ou ajudar os seus filhos a frequentar a universidade. 

Conhece a sua indústria, sabe quais as suas competências e as pessoas para quem quer trabalhar. Agora, tudo o que tem de fazer é escrever-lhes uma carta de uma página. Qualquer percurso para um emprego de sonho começa com um currículo notável e uma carta de apresentação excelente.

Contudo, quer seja engenheiro espacial ou trabalhador do setor ferroviário, poderá sentir-se paralisado quando confrontado com uma folha de papel em branco e esta tarefa aparentemente simples. E é uma tarefa simples, embora não necessariamente fácil. 

Na realidade, é uma verdadeira proeza da escrita persuasiva: uma carta de uma página tão convincente que garanta um novo emprego ao seu autor. É o tipo de carta que pode mudar a sua vida. Portanto, quais os segredos para escrever corretamente esta parte tão importante da sua candidatura? Qual o formato adequado de uma carta de apresentação? Como se começa e termina uma carta de apresentação? O que procuram os empregadores numa carta de apresentação?

Como formatar uma carta de apresentação

Embora o conteúdo da sua carta de candidatura seja único, os elementos são comuns. O formato correto da carta de apresentação inclui:

  • O cabeçalho
  • A saudação
  • O corpo, ou parágrafos intermédios
  • A conclusão e apelo à ação
  • A assinatura/despedida

Agora que já conhece os componentes do formato de uma carta de apresentação, segue-se um exemplo completo do formato de uma carta de apresentação, seguido das nossas 10 melhores dicas para a formatação, redação e apresentação de cartas de apresentação. 

Exemplo de formato de carta de apresentação
Exemplo de formato de carta de apresentação

Comece com um cabeçalho bem concebido

Uma boa carta de apresentação começa com um cabeçalho, uma versão eletrónica do que costumava ser chamado papel timbrado. Trata-se do espaço no topo da página que contém o seu nome, morada, número de telefone e e-mail. Por vezes, omite-se o endereço postal e, ocasionalmente, as pessoas acrescentam as ligações para o LinkedIn ou outras plataformas. 

O objetivo principal do cabeçalho é transmitir as suas informações de contacto, para que o potencial empregador saiba como o contactar. 

Contudo, o objetivo secundário do cabeçalho também é importante: apresentar um elemento de design atraente na parte superior da página. Tudo o que estiver abaixo do cabeçalho será um corpo de texto a preto, que esperamos que seja interessante de ler, mas que infelizmente não é muito interessante de ver. 

O cabeçalho é fundamental porque é o único sítio da página onde tem algumas opções de design. Pode optar por cores, pela utilização criativa de tipos de letra e por outros toques que dão um impacto visual à sua página, o que não significa que deva ser berrante ou espalhafatoso. 

Pode consultar a coleção de exemplos de formatos de cartas de apresentação do Onlinecurriculo para ter uma ideia de algumas boas opções de apresentação para o seu cabeçalho. 

Chame a atenção do recrutador com uma saudação apropriada

No passado, era normal escrever “A quem possa interessar”, “Caro senhor ou senhora” ou mesmo “Senhores” na saudação de uma carta de apresentação, mas esses dias já lá vão. 

Tente sempre que a sua carta seja dirigida a uma pessoa específica. Se o anúncio de emprego não mencionar o nome do responsável pela contratação, informe-se e telefone, se necessário, para saber quem é a pessoa que toma as decisões sobre o emprego que pretende.  (Mas nem PENSE em escrever mal o nome dessa pessoa, certificando-se de que sabe como ela prefere ser tratada).

Os psicólogos descobriram que as pessoas se sentem entusiasmadas ao lerem os seus próprios nomes, o que tende a fazê-las prestar atenção. Além disso, uma carta endereçada a uma pessoa específica tem mais probabilidades de ser respondida do que uma carta enviada a todo um departamento. Em alguns casos não vai conseguir saber o nome do recrutador e, nesse caso, poderá ter de escrever algo mais genérico como “Caro responsável pela contratação” ou “Cara equipa de contratação da (nome da empresa)”.

Escreva uma introdução irresistível

No parágrafo de abertura da sua carta de apresentação, deve fazer uma introdução que defina claramente a sua posição. Encontre uma forma de se apresentar, identificar o emprego que procura e apresentar uma ideia do motivo pelo qual é absolutamente qualificado para esse emprego. A introdução da sua carta de apresentação deve adotar o tom de voz certo desde o início: amistoso, entusiasta, confiante, competente, mas nunca arrogante ou convencido. A sua introdução deve captar a atenção do leitor, mas pelas razões certas. 

Acima de tudo, a introdução deve causar uma primeira impressão positiva e dar ao seu leitor uma razão para continuar a ler. 

Veja aqui um exemplo de uma boa introdução para uma carta de apresentação:

Exemplo de uma carta de apresentação: Introdução

Depois de me licenciar em Gestão Hoteleira na Universidade do Porto, a minha primeira função no setor da hotelaria marcou o tom da minha carreira. Fui enviada para Londres durante um ano de estágio para o Marriott durante os Jogos Olímpicos de 2012, ajudando a sua rede de hotéis em Londres a organizar eventos e a promover os seus serviços nos vários locais desportivos.

Copiado!

Exponha o seu argumento no corpo da carta

No corpo da sua carta de apresentação deve defender de forma persuasiva a sua posição como o candidato certo para o emprego. Poderá ter de se gabar um pouco, mas não há problema, uma vez que se não promover a sua candidatura a este emprego, mais ninguém o fará. 

Fale sobre a sua experiência profissional e seja específico sobre as suas conquistas em empregos anteriores. Sempre que possível, utilize factos e números (números, valores em euros, percentagens) para quantificar as suas realizações e o seu histórico profissional. Além disso, procure dar respostas a questões que o seu currículo não consegue dar, contando uma história sobre um problema que teve de enfrentar e como o resolveu. 

Uma pergunta frequente é: são aceitáveis pontos numa carta de apresentação? A resposta curta é sim. A resposta mais longa é: utilize-os com moderação e pense se beneficiam o aspeto visual e leitura da sua carta de apresentação. Não transforme a sua carta de apresentação num segundo currículo. 

O corpo da sua carta poderá também mencionar as suas habilitações literárias, certificações e competências relevantes. Pode ainda referir as suas aspirações para o futuro, especificamente no que se refere ao cargo a que se candidata. Estude cuidadosamente a descrição da função e demonstre que cumpre os requisitos da mesma. Seja sempre sincero, porque qualquer mentira numa candidatura a um emprego pode vir a ser prejudicial.

O tom da sua escrita também é importante. Para que a linguagem e o nível de formalidade sejam adequados, consulte a página da internet do seu potencial empregador, as contas das suas redes sociais e qualquer outro material que possa encontrar. 

Aqui está um exemplo do corpo de uma carta de apresentação:

Exemplo de carta de apresentação: Texto do corpo

Durante a minha adolescência e os anos de faculdade trabalhei na loja de ferragens dos meus pais e tenho uma forte compreensão do que é necessário para um negócio de vendas bem sucedido. Fazia a gestão do inventário, definia os preços e geria o calendário das promoções. Como era apaixonado pelo comércio, era um prazer ajudar os clientes que estavam sempre a precisar de conselhos práticos.

A transição para a profissão de comercial foi totalmente natural e, após quinze anos a desenvolver a clientela local, chegou o momento de concluir este ciclo da minha carreira. Tenho um grande número de contactos no ramo e estou certo de que atrairia muitos clientes para a sua empresa.

Conheço o perfil dos clientes que visitam a sua loja e posso ajudá-lo a garantir um stock adequado para as aquisições previstas e a coordenar as melhores ofertas. Os comerciantes gostam de aproveitar oportunidades de negócio, pelo que o papel de um assistente de vendas é orientá-los na direção certa. Aumentei as vendas em 20% por ano quando trabalhei no comércio a retalho: há que ser proativo, senão os clientes vão procurar outro sítio.

Copiado!

Conclua a sua carta de apresentação com um apelo à ação

O parágrafo final pode incluir uma síntese, um agradecimento e qualquer outra coisa importante que ainda não tenha referido. No entanto, a sua conclusão deve conter também um apelo à ação, uma sugestão de que teria todo o prazer em comparecer numa entrevista, ou mesmo apenas em falar por telefone. Pode também dizer que está sempre disponível nos dados de contacto fornecidos.

Deixe claro, desde o início, que leva este emprego a sério e que está verdadeiramente ansioso por dar seguimento ao processo.

Termine com uma frase apropriada no final da carta, como “Atenciosamente”, “Respeitosamente” ou “Com os melhores cumprimentos”. Em seguida, digite o seu nome ou adicione a sua assinatura se estiver a planear enviar a carta por correio ou entregá-la pessoalmente.

Certifique-se de que revê a sua carta cuidadosamente e, de preferência, peça a um revisor que o faça por si. Os erros de datilografia e outros erros de expressão estão entre as principais razões pelas quais as cartas de apresentação e os currículos são rejeitados. 

Aqui tem um exemplo de como pode escrever a conclusão da sua carta de apresentação:

Exemplo de carta de apresentação: Conclusão

Gostaria de ter a oportunidade de fazer uma visita à empresa e saber mais sobre a sua atividade, os seus planos para o futuro e a forma como poderei contribuir.

Atenciosamente,

Paulo Duarte

Copiado!

Escolha um tipo de letra adequado como primeira opção de formatação

As boas opções de formatação para uma carta de apresentação começam com um bom tipo de letra. Utilize um tipo de letra moderno, apelativo e fácil de ler, nada demasiado vistoso ou exótico, nada que chame demasiado a atenção. Quer que as pessoas leiam o seu texto em vez de ficarem a pensar na sua estranha escolha do tipo de letra.

Escolha um tamanho de letra entre 10 e 12 pontos: quanto mais pequeno, mais difícil de ler, quanto maior, mais parecido com um livro infantil.

Alinhe o texto à esquerda, num estilo conhecido como “direita irregular”, uma vez que deixa espaço à direita da última palavra de cada linha. Justificar o texto de margem a margem faz com que a página pareça estar preenchida com blocos sólidos de texto preto e, por vezes, estica as palavras na horizontal para alcançar a margem, o que torna o texto muito maçador.

Utilize parágrafos curtos

Mantenha os parágrafos curtos, com um espaço entre eles e sem avanços. 

No passado, não havia problema em enviar uma carta profissional sem espaços entre parágrafos, desde que indentasse cada um deles. Hoje em dia, a menos que esteja a escrever um livro, precisa de parágrafos sem indentação e com um espaço entre eles. 

Deve manter os parágrafos relativamente curtos e manter o seu comprimento consistente.  Se recebesse uma carta de uma página com 400 palavras que estivessem todas no mesmo parágrafo, ficaria com vontade de a ler? Os olhos precisam de descansar e o cérebro também. Por algum motivo foram inventados os parágrafos.

Utilize margens de 2,5 cm

Deixe espaço para margens de 2,5 cm na parte superior, inferior, direita e esquerda da sua carta de apresentação.

Existe um lema entre os paginadores, tanto de impressão como digitais: “O espaço em branco é seu amigo”. Todos os elementos de design, ilustração ou de arte precisam de incorporar uma certa quantidade de espaço negativo, sem nada. 

Os designers também lhe dirão para evitar “espaços em branco presos”, ou seja, espaços em branco inconvenientes no centro da sua estrutura. É por isso que o espaço em branco deve ser “empurrado para o exterior”, proporcionando uma espécie de moldura invisível que permita o domínio da imagem central.

Esta é a ideia por detrás das margens: uma moldura branca que rodeia e realça o seu conteúdo.

Limite-se a uma página

Poderá também considerar como regra fundamental que a sua carta de apresentação não pode exceder uma página. No entanto, qualquer pessoa que tenha tentado escrever uma carta de apresentação confirma que o primeiro rascunho é geralmente demasiado longo.

Poderá sentir-se tentado a reduzir o tamanho da letra, diminuir as margens ou eliminar os espaços em branco, mas resista à tentação de compensar o excesso de palavras com ajustes na formatação. Corte o excesso de texto antes de recorrer a medidas que tornarão a letra mais pesada e difícil de ler.

Utilize um modelo de carta de apresentação concebido por um profissional

Há uma solução simples para evitar as potenciais armadilhas da formatação de uma carta de apresentação: utilize um modelo concebido por um profissional

Como escrever uma carta de apresentação - guia especializado [2023]
Artigo relacionado
Como escrever uma carta de apresentação - guia especializado [2023]

Aqui encontrará exatamente como escrever uma carta de apresentação que se destaca e que o ajudará a conseguir essa entrevista.

Um modelo de carta de apresentação é uma estrutura pré-concebida que já tem um cabeçalho de carta de apresentação apelativo, um tipo de letra adequado e utiliza adequadamente o espaço em branco. Tudo o que tem de fazer é substituir o texto existente pelo seu próprio texto e a carta está pronta.

Dedique um momento a ver os exemplos de cartas de apresentação do Onlinecurriculo, encontre um modelo que lhe agrade e comece a personalizá-lo para o tornar seu. Estará a construir uma base de sucesso.

Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Ajuda para o Currículo13 min. de leitura
Modelos de currículo do Google Docs
Modelos de currículo do Google Docs
Ajuda para o Currículo18 min. de leitura
10 competências de liderança a incluir no seu currículo + exemplos
10 competências de liderança a incluir no seu currículo + exemplos
Ajuda para o Currículo34 min. de leitura
Como escrever um currículo
Como escrever um currículo
Entrevista de Emprego20 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies