Decidiu mudar de carreira para um novo e promissor setor? Excelente notícia! Como criar um currículo que mostre o que sabe e impressione os recrutadores para que lhe deem uma oportunidade na carreira que pretende?
Apesar de ser uma tarefa mais complexa do que simplesmente continuar no caminho em que se encontra, já deu o primeiro passo ao decidir mudar. A boa notícia é que a nossa ferramenta de criação de currículos e os nossos modelos concebidos por especialistas vão ajudar.
Como redigir um currículo para mudar de carreira
Uma vez que está a mudar de carreira, as secções que utiliza e a organização do seu currículo serão um pouco diferentes das de um candidato a emprego que continua no mesmo setor. As secções devem ser apresentadas pela seguinte ordem:
- Introdução ou declaração de objetivo pessoal
- Competências
- Formação académica
- Histórico profissional ou experiência
Esta organização irá permitir-lhe apresentar os atributos que a sua nova carreira exige.
Otimize o currículo para os ATS
Sempre que se candidata a um emprego, tem de passar pelo guardião: o Sistema de Seguimento de Candidatos, que procura as palavras-chave, expressões e outras informações que os empregadores e os recrutadores definiram como importantes para o cargo.
Certifique-se de que analisa minuciosamente a descrição de emprego para se certificar de que inclui (de forma orgânica) o maior número possível de palavras-chave.
Alguns exemplos poderão ser:
- Rápida aprendizagem
- Trabalho em equipa
- Espírito de iniciativa
- Domínio de línguas estrangeiras
Inclua as suas informações de contacto
O cabeçalho do currículo não transmite apenas informações cruciais sobre como entrar em contacto consigo, mas serve como elemento de design que torna a sua página mais profissional. Assim sendo, o cabeçalho deve ser uma secção com um aspeto apelativo, no topo do currículo, que inclua as seguintes informações:
- Nome e cargo
- Endereço de correio eletrónico: use um formato simples e profissional, por exemplo [email protected]
- Número de telefone
- Localização: indique a cidade e país onde mora (referindo se está disposto a mudar-se, caso necessário)
Comece com a introdução ou declaração de objetivo pessoal
Qualquer uma destas opções permite-lhe escrever entre duas a cinco frases , sendo que a decisão sobre o que incluir deve basear-se na diferença entre a sua carreira atual e a carreira à qual pretende aventurar-se.
Se planeia seguir uma direção diferente (por exemplo, se era analista financeiro, mas decidiu seguir a sua paixão pelo design de interiores), deve escrever uma declaração de objetivos. Esta é a sua oportunidade de dar a conhecer aos recrutadores o que espera alcançar numa nova carreira e realçar os atributos que fazem de si um excelente candidato.
Se pretende mudar de emprego e tem alguma experiência numa área relacionada, explique os seus conhecimentos do setor e a forma como a sua carreira atual o preparou para esta mudança.
Não se esqueça de prestar atenção às palavras-chave e às expressões. Não as introduza à força no seu resumo, utilize-as de forma adequada. Mostre a sua personalidade e paixão profissionais, mas sem grandes exageros.
Trabajadora automotivado y entusiasta con amplia experiencia en muchos campos diferentes. Aporta un historial probado de logros y una reputación de colaboración positiva. Segura de mí misma, trabajadora y comprometida a ver resultados en cualquier puesto que ocupe. Fiable y dedicada a encontrar un lugar que se beneficie de mi conjunto de habilidades superiores y mi impulso enérgico.
Descreva a sua experiência profissional para uma mudança de carreira
O seu histórico profissional ou experiência destacam os seus maiores sucessos e conquistas profissionais. Cada ponto deve descrever um desafio, as suas ações para o resolver e os resultados alcançados. Utilize dados e pormenores sempre que possível.
Se a sua nova carreira estiver relacionada com a atual, utilize o cabeçalho do histórico profissional e concentre-se nas competências transferíveis que pode demonstrar graças aos seus empregos anteriores. Os recrutadores querem ver um padrão de crescimento em termos de conhecimento e responsabilidade, por isso pense no seu histórico profissional como a história do seu desenvolvimento.
Se a sua mudança de carreira o levar numa direção completamente diferente, a secção de "experiência profissional" poderá ser mais útil.
Maestra de preescolar en Liceo del Valle de Puebla, Puebla
Agosto 2012 - Junio 2019
- Creé planes de lecciones y actividades apropiadas para el desarrollo de los alumnos de 2 a 4 años.
- Trabajé para crear y mantener un entorno acogedor y estimulante para los alumnos.
- Mantuve una excelente comunicación con los padres en relación con el progreso de sus hijos.
- Atendí cualquier preocupación de los padres de forma profesional y cortés.
- Participé activamente en eventos escolares y planifiqué la primera subasta de primavera para el preescolar.
- Acudí a talleres para aprender sobre diferentes enfoques y herramientas educativas.
- Registré las observaciones como evaluaciones escritas del rendimiento de los alumnos.
Recepcionista en Editorial Planeta Mexico, México
Julio 2009 - Julio 2012
- Asistí al jefe de RRHH en todas las tareas administrativas y de oficina.
- Proporcioné a los empleados formularios y solicitudes de seguro adecuados.
- Respondí llamadas y grabé mensajes.
- Realicé copias y gestioné el correo entrante y saliente.
- Ayudó en la compra y organización de suministros.
- Mantuvo la confidencialidad de los expedientes de los empleados.
- Programó y confirmó entrevistas y citas.
Asistente administrativo en Televisa Puebla, Puebla
Julio 2007 - Julio 2009
- Presté servicios como Asistente Administrativa de confianza en el Departamento Editorial.
- Recibí llamadas y grabé e informé de los mensajes.
- Mantuve un entorno de trabajo ordenado y organizado.
- Mantuve los calendarios de las salas de conferencias y programé reuniones.
- Coordiné planes de viaje y programé citas.
Inclua as competências relevantes que fazem de si um excelente profissional em mudança de carreira
Como não tem experiência direta na carreira que pretende seguir, terá de analisar as competências que utilizou e os cursos que frequentou e que se aplicam à sua nova carreira, fazendo um apanhado de todas as competências que possa comprovar. Essa será a sua lista mestre. A partir dela, vai selecionar as que mais lhe interessam à medida que for montando o seu currículo.
Se não tiver todos os requisitos para o emprego que pretende, demonstre a sua capacidade de aprender rapidamente e a sua disponibilidade para frequentar cursos de formação, se necessário.
Inspire-se nesta pequena lista de competências gerais, que poderá incluir ao longo do seu currículo:
- Abertura a novas ideias
- Calmo mesmo sob pressão
- Espírito de iniciativa
- Capacidade de comunicação e persuasão
- Liderança
- Gestão de conflitos
- Escuta ativa
- Comunicación interpersonal
- Ética de trabajo
- Habilidades organizacionales
- Habilidades de presentación
- Habilidades de liderazgo
Uma vez que está a mudar de carreira e pode não ter tantas competências adequadas como um candidato que já trabalha na área, pode sentir-se tentado a enumerar competências em que não é verdadeiramente exímio. Evite isso. Os recrutadores veem centenas de currículos e não se deixam enganar facilmente.
Especifique a sua formação académica e certificações relevantes
A sua capacidade de aprender novas competências é um atributo importante. Poderá decidir se considera prioritária a sua experiência ou a sua formação; no entanto, se tiver feito formações complementares ou tiver obtido certificações na sua área de interesse, a secção "Formação" do seu currículo poderá ser mais importante para os recrutadores.
Qualquer uma destas ações mostra a sua vontade de se esforçar e a sua capacidade de aprender e de se adaptar. Também mostra o seu potencial de crescimento e que tem a autoconsciência necessária para avaliar as suas capacidades e colmatar eventuais lacunas.
Indique aqui os cursos, certificações ou licenças que tenha. Se tiver várias, considere a possibilidade de adicionar uma secção separada para que estas se destaquem. Se tiver um curso superior, não precisa de mencionar o diploma do ensino secundário.
Licenciatura en Comunicación, Facultad de Comunicación de la UAP, Puebla
Agosto 2005 - Agosto 2009
Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo de mudança de carreira
O seu currículo deve ter um aspeto profissional, cuidado e organizado. Mas o que carateriza uma boa apresentação? Pode parecer contraintuitivo, mas quanto mais simples, melhor! Os recrutadores devem ser capazes de ler cada palavra. Isso significa que não deve haver grandes blocos de texto, tipos de letra extravagantes e haver apenas um pouco de cor, se houver. O que o distingue são as suas realizações e não uma imagem demasiado chamativo. A legibilidade tem prioridade sobre tudo o resto. Se os recrutadores não conseguirem encontrar o que procuram, passam ao próximo, sobretudo se estiverem a arriscar-se dando uma oportunidade a um candidato que está a mudar de carreira.
Perfil
Trabajadora automotivado y entusiasta con amplia experiencia en muchos campos diferentes. Aporta un historial probado de logros y una reputación de colaboración positiva. Segura de mí misma, trabajadora y comprometida a ver resultados en cualquier puesto que ocupe. Fiable y dedicada a encontrar un lugar que se beneficie de mi conjunto de habilidades superiores y mi impulso enérgico.
Experiencia laboral
Maestra de preescolar en Liceo del Valle de Puebla, Puebla
Agosto 2012 - Junio 2019
- Creé planes de lecciones y actividades apropiadas para el desarrollo de los alumnos de 2 a 4 años.
- Trabajé para crear y mantener un entorno acogedor y estimulante para los alumnos.
- Mantuve una excelente comunicación con los padres en relación con el progreso de sus hijos.
- Atendí cualquier preocupación de los padres de forma profesional y cortés.
- Participé activamente en eventos escolares y planifiqué la primera subasta de primavera para el preescolar.
- Acudí a talleres para aprender sobre diferentes enfoques y herramientas educativas.
- Registré las observaciones como evaluaciones escritas del rendimiento de los alumnos.
Recepcionista en Editorial Planeta Mexico, México
Julio 2009 - Julio 2012
- Asistí al jefe de RRHH en todas las tareas administrativas y de oficina.
- Proporcioné a los empleados formularios y solicitudes de seguro adecuados.
- Respondí llamadas y grabé mensajes.
- Realicé copias y gestioné el correo entrante y saliente.
- Ayudó en la compra y organización de suministros.
- Mantuvo la confidencialidad de los expedientes de los empleados.
- Programó y confirmó entrevistas y citas.
Asistente administrativo en Televisa Puebla, Puebla
Julio 2007 - Julio 2009
- Presté servicios como Asistente Administrativa de confianza en el Departamento Editorial.
- Recibí llamadas y grabé e informé de los mensajes.
- Mantuve un entorno de trabajo ordenado y organizado.
- Mantuve los calendarios de las salas de conferencias y programé reuniones.
- Coordiné planes de viaje y programé citas.
Competencias
- Comunicación interpersonal
- Ética de trabajo
- Habilidades organizacionales
- Habilidades de presentación
- Habilidades de liderazgo
Formación
Licenciatura en Comunicación, Facultad de Comunicación de la UAP, Puebla
Agosto 2005 - Agosto 2009
Se planeia mudar-se para uma área criativa, considere utilizar um dos modelos concebidos por especialistas na secção Criativa do Onlinecurriculo. Caso contrário, escolha entre Profissional, Moderno ou Simples.