1. Blogue
  2. Ajuda para o Currículo
  3. Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Escrito por Paul DruryPaul Drury

Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador

15 min. de leitura
Mais de 40 hobbies e interesses para o seu currículo, que vão impressionar qualquer entrevistador
Há muito que é regra na procura de emprego que os profissionais experientes não devem colocar passatempos e interesses nos currículos. No entanto, com a alteração da relação trabalho/vida pessoal, os empregadores interessam-se cada vez mais pela personalidade de um candidato. Está na altura de repensar.

Os passatempos e outros interesses costumavam ser incluídos por profissionais em início de carreira para realçar a sua personalidade, mas se tiver um (ou dois) passatempo(s) genuinamente interessante(s) e relevante(s) para partilhar com um potencial empregador, vale a pena considerar inclui-los, pois se um empregador gostar da sua experiência profissional, vai querer estabelecer uma relação consigo. 

Quando e onde deve incluir passatempos e interesses num currículo?

Existem carreiras que exigem competências passíveis de serem desenvolvidas fora do local de trabalho, pelo que vale a pena incluir tudo o que possa valorizar o seu currículo aos olhos do recrutador. Ele tem consciência da forma como os passatempos e interesses contribuem para as competências dos seus funcionários atuais, pelo que é sensato incluir competências relevantes para a função em questão.

Não existe nenhuma situação em que os passatempos e interesses devam estar no topo de um currículo, por muito interessantes que sejam. Uma simples linha na parte final do currículo ou após a secção de competências é suficiente.

Dica profissional

Como posso referir os meus passatempos? 

Siga a regra de uma linha. Para os profissionais experientes, os seus passatempos e interesses podem dar uma dimensão diferente à candidatura, mas não devem ocupar mais de uma ou duas linhas, caso contrário dará a impressão de que a sua experiência profissional é insuficiente. Não precisa de escrever frases completas. Faça uma descrição muito breve: Natação – recorde de 1000 m bruços sub-18. Compositor – vocalista de uma banda desde os 16 anos.

Como escrever um currículo
Artigo relacionado
Como escrever um currículo

Todas as dicas, ferramentas, modelos e exemplos de que necessita para aprender a escrever um currículo em 2023

Mais de 40 passatempos e interesses para o seu currículo e argumentos em sua defesa

Desporto

Há muitas competências relacionadas com o trabalho que podem ser desenvolvidas durante a prática de desporto. Quer seja um desporto de equipa ou individual, a determinação, concentração e resiliência que adquire serão úteis em inúmeras situações. Aprender com as suas derrotas é uma grande lição. Todos os desportistas entendem a ligação entre o trabalho árduo e a evolução.

Futebol

Quem pratica um desporto de equipa compreende a importância de trabalhar individualmente em prol do coletivo.

Natação

Certos desportos individuais requerem inúmeras horas de treino e preparação para um bom desempenho em pouco tempo. É também um excelente desporto para desfrutar calmamente.

Esquiar

Qualquer desporto radical que o obrigue a correr riscos calculados e a ultrapassar os limites da sua capacidade será uma boa opção para uma carreira empresarial.

Ioga

Com a saúde mental e a atenção plena na vanguarda dos planos de bem-estar das empresas, os praticantes de ioga transmitem uma sensação de calma em alturas de stress.

Dança

Escusado será dizer que a boa forma física traz benefícios mentais. A dança é uma atividade que exige uma concentração intensa e, muitas vezes, trabalho de equipa.

Ginásio

Superar os seus limites físicos coloca os seus músculos na zona vermelha, mas como resultado, fica mais forte. Isso ser-lhe-á útil quando o trabalho se tornar difícil.

Atividades ao ar livre

Explorar a natureza significa colocar-se à mercê dos elementos e lidar com o que a natureza lhe colocar no caminho. Tem de pensar por si próprio, encontrar soluções criativas para problemas inesperados, aprender a correr riscos controlados e traçar o seu próprio caminho. Há uma razão para que muitos dias de descanso das empresas sejam passados em centros de atividades ao ar livre.

Pesca

Horas e horas de espera por aquele peixe, e tem apenas uma oportunidade de o apanhar. Um movimento errado e ele desaparece. Parece-se com muitas situações pontuais no local de trabalho.

Montanhismo

Outra atividade que requer tomadas de decisão firmes e uma confiança inata no desempenho das suas capacidades. Se escalar a dois, coloca a sua vida nas mãos de outra pessoa.

Jardinagem

A preparação cuidadosa do terreno para uma flor que pode apenas florescer durante um mês exige um olhar paciente para o pormenor, lidando com elementos que estão muitas vezes fora do seu controlo.

Acampar

Aventurar-se ao ar livre é ótimo para a mente e, embora acampar possa não ser a atividade mais extenuante, é um sinal de alguém que está em harmonia consigo próprio.

Orientação

Quando dispõe de um mapa e de várias opções para chegar a um determinado ponto, todas as decisões são importantes. Vai pelo caminho mais longo ou atravessa um pântano que lhe consome as energias?

Música

Nem toda a gente tem alma de músico, mas o percurso criativo de um músico requer disciplina e dedicação. Tentar executar uma determinada peça vezes sem conta reflete as dificuldades de muitos profissionais quando tentam dominar uma nova habilidade. 

Banda/Orquestra

A coordenação e a responsabilidade de executar o seu papel numa orquestra ou numa banda não podem ser subestimadas. Você é um indivíduo dentro do todo.

Composição

Todos nós sabemos como é a sensação de ter de preencher uma página em branco com algo significativo, mas quando é preciso transformar palavras em música, o desafio duplica.

Cantar/Atuar

Expor-se perante um público (que pode até estar a pagar por isso) é estressante até para as maiores estrelas. É um excelente treino para apresentações no escritório.

Dica profissional

Qual a diferença entre um passatempo e um interesse? Um passatempo é algo que faz regularmente com o objetivo de se divertir. Um interesse é menos regular ou talvez uma atividade em que procura tornar-se mais proficiente.  Para efeitos do seu currículo e de uma eventual entrevista, não chame a algo um passatempo se apenas o fez algumas vezes.

Voluntariado

Quer trabalhe para uma instituição de caridade ou quer seja ativo na comunidade local, o facto de ser voluntário diz muito sobre si. Optar por fazer algo pelos outros sem qualquer ganho financeiro é louvável, mas também pode dar a entender a sua atitude em relação a dedicar tempo, atenção e conhecimentos aos outros no local de trabalho.

Caridade/Angariação de fundos

A opção por uma atividade de caridade ou de angariação de fundos diz muito sobre a sua pessoa. Por vezes, um potencial empregador quer apenas saber com o que é que você se preocupa.

Eventos comunitários

Trabalhar na comunidade não é glamoroso; mas pôr-se à disposição para ajudar os outros é uma caraterística incrivelmente digna que será muito valorizada num escritório.

Ação ambiental

Preocupar-se com o ambiente significa muitas vezes fazer as pequenas coisas que os outros consideram insignificantes, para o bem maior.

Formação/Mentoria

É comum dar formação ou ser mentor de amigos ou familiares fora do ambiente de trabalho. Se isto é algo que gosta de fazer, mencione-o no seu currículo.

Atividades artísticas

Embora muitas atividades artísticas sejam individuais, alguns dos momentos mais difíceis no trabalho são aqueles em que está sozinho, à noite, em frente a um computador portátil, tentando resolver um problema difícil ou tomar uma decisão importante. Encontrar uma solução quando não tem a certeza do que fazer a seguir é o cerne de qualquer processo artístico.

Pintura/Desenho

Com cada pincelada, altera a natureza da sua criação, sendo raro conseguir devolvê-la ao seu estado original. O que vai fazer com a sua tela em branco?

Escultura

Esculpir é algo que requer capacidades motoras precisas, importantes para muitas funções. Cada movimento é importante para a sua obra-prima.

Fotografia/Produção de vídeo

Capturar um momento numa fotografia ou criar um vídeo atraente é uma forma de arte que se tornou muito popular no nosso ambiente de negócios sempre online.

Design

No atual mundo visual, a apreciação dos princípios básicos do design pode ajudar a comunicar mensagens, impulsionar as vendas e fazer crescer as marcas.

Escrita

Qualquer passatempo ou interesse que envolva competências de comunicação será útil na maioria dos locais de trabalho. A capacidade de chegar a outras pessoas com as palavras certas é um dom incrivelmente útil, pelo que alguém que escreva por prazer no seu tempo livre será provavelmente um comunicador eficaz. Uma pessoa que aprecia as palavras é alguém que sabe o poder que elas têm.

H4 Escrita num blogue

É necessária uma certa dose de coragem para compilar os seus pensamentos e partilhá-los com o mundo. Precisa de ser capaz de não levar as críticas a peito.

Escrever um diário

De forma semelhante à meditação, escrever um diário é uma forma de contactar o seu mundo interior. Uma pessoa emocionalmente equilibrada será uma influência estável na sua equipa.

Contos

Pode não ter um romance no seu disco rígido, mas um conto tem muitos elementos essenciais da narrativa empresarial.

Poesia

O excesso de palavras pode sufocar a produtividade, e os longos e-mails e reuniões são a ruína de muitas vidas profissionais. A poesia é frequentemente a arte de ser breve, mas sensível.

Jornalismo

Muitas pessoas apreciam o desafio de fazer jornalismo amador para publicações online ou impressas. A pesquisa de uma história interessante é um desafio em si mesmo.

Tecnologia

Com a constante evolução da tecnologia, os conhecimentos de programação e o reconhecimento das possibilidades da IA estão a impulsionar a mudança tecnológica em muitas indústrias. Os funcionários com interesses nestas áreas terão mais probabilidades de se aperceberem da existência de oportunidades para utilizar novas tecnologias no local de trabalho. Serão também embaixadores junto dos que os rodeiam.

Negociação de ações

Recentemente, muitas pessoas começaram a investir no mercado de ações, mas quando se investe o seu próprio dinheiro, é necessário desenvolver o gosto pela gestão do risco.

Programação

Qualquer pessoa que domine uma linguagem de programação estará a investir num futuro em que será universalmente exigida uma determinada quantidade de competências de programação em muitas áreas.

Inteligência artificial

Pode parecer estar a décadas de distância, mas a inteligência artificial está por todo o lado. Aqueles que compreendem o seu impacto trarão uma perspetiva única às discussões de trabalho.

Atividades online

Uma página web impressionante ou uma presença respeitável nas redes sociais são essenciais para a maioria das empresas modernas e, embora os funcionários com estes interesses possam não trabalhar em marketing, podem tornar-se promotores da atividade nas redes sociais e proporcionar um feedback valioso em termos de novas ideias e abordagens criativas. 

Desportos eletrónicos

Os jogos competitivos já não são uma atividade de nicho. Jogar em conjunto num ambiente de desportos eletrónicos requer uma cooperação intensa e capacidades de tomada de decisão em frações de segundo.

Vlogging

Estar à vontade para falar com outras pessoas por vídeo é algo bastante útil numa altura em que os escritórios se tornam virtuais e a comunicação passa para um ecrã. Nem toda a gente gosta disso.

Redes sociais

Se já conseguiu criar um número significativo de seguidores nas redes sociais, terá muitas competências valiosas: networking, comunicação e marketing estratégico.

Entretenimento

A capacidade de cativar uma multidão com um discurso arrebatador ou de a influenciar com uma atuação convincente não se limita ao teatro. Qualquer pessoa que aprecie tudo o que esteja relacionado com o espetáculo tem possivelmente noções de comportamento no escritório, sala de reuniões de conferências. 

Representar

De certa forma, todos colocamos uma máscara no trabalho. Ninguém é totalmente genuíno, pelo que a capacidade de desempenhar um papel e de agir de uma determinada forma é importante para a unidade da equipa.

Teatro

Trabalhar numa equipa de teatro mais vasta implica fazer parte de uma operação harmoniosa, em que todos têm de fazer o seu trabalho exatamente na altura certa.

H4 Stand-up

Os comediantes têm de ser das pessoas mais corajosas que há, e fazer os outros rir é um trunfo valioso para qualquer equipa. O humor também é importante numa entrevista.

Viagens 

O desejo de alargar horizontes, absorver diferentes culturas e aprender várias línguas é sinónimo de uma mente curiosa. O desejo de se aventurar no desconhecido e descobrir algo novo é uma caraterística de alguém que levará uma equipa a novos patamares. A experiência internacional é cada vez mais valorizada no nosso mundo globalizado e multicultural.

Experiência internacional

A experiência e a consciência cultural que advêm das viagens internacionais não podem ser subestimadas num local de trabalho multicultural.

Domínio de vários idiomas

A aprendizagem de uma língua revela-lhe uma excelente memória e uma capacidade de organizar os elementos constitutivos da linguagem.

Passatempos domésticos

Quer exercite a sua mente com um jogo de xadrez, experimente sabores na cozinha ou aposte nas suas capacidades de bricolage com o projeto mais recente, muitos dos passatempos mais simples podem mostrar ao futuro empregador um pouco da sua personalidade. Podem não ser os interesses mais impressionantes, mas se tem paixão por eles, mostre-o.

Jogos de tabuleiro

Apesar de poderem não ser o primeiro passatempo que menciona, o desafio intelectual do xadrez ou de vários outros jogos de tabuleiro pode apurar competências essenciais no local de trabalho.

Bricolage/DIY

Muitas pessoas gostariam de ser melhores em bricolage. Projetos de renovação em casa espelham muitas das competências de execução de um projeto no local de trabalho, por isso fale-lhes sobre a renovação da sua cozinha.

Consciência plena

Por último, à semelhança do ioga, adotar uma prática diária de consciência plena irá ajudá-lo quando chegar ao trabalho. Conte aos seus empregadores como se prepara para o seu dia.

Dica profissional

Que interesses e passatempos deve evitar?

  • Tudo o que seja ilegal ou perigoso: o seu discernimento não deve ser posto em causa.
  • Tudo o que esteja relacionado com religião ou política: não se arrisque a despertar polémicas.
  • Interesses vagos ou invulgares que exijam uma explicação pormenorizada.
  • Evite uma lista longa. Inclua alguns com mais pormenores.
  • Não exagere a sua proficiência. Nunca se sabe quais as preferências do entrevistador.

Conclusões principais

  • As melhores entrevistas contêm uma mistura de informações pessoais e profissionais.
  • Incluir uma linha com alguns passatempos ou interesses vai orientar o entrevistador na direção desejada.
  • Certifique-se de que os seus passatempos são relevantes para a natureza da função a que se está a candidatar, para que o entrevistador compreenda o valor que acrescenta.
  • Os tempos estão a mudar, por isso apresente-se na entrevista com toda a sua personalidade, dando-lhe uma dimensão extra.
Crie o seu currículo em 15 minutos
Crie o seu currículo em 15 minutos
Use modelos de currículo profissionais e testados, que seguem exatamente as “regras de currículo” dos recrutadores.
Criar o meu currículo
Partilhe este artigo
Continue a ler
Ajuda para o Currículo12 min. de leitura
Como se deve apresentar (com exemplos)
Como se deve apresentar (com exemplos)
Ajuda para o Currículo18 min. de leitura
10 competências de liderança a incluir no seu currículo + exemplos
10 competências de liderança a incluir no seu currículo + exemplos
Ajuda para o Currículo4 min. de leitura
Listar os seus interesses no currículo
Listar os seus interesses no currículo
Entrevista de Emprego20 min. de leitura
Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Como escrever uma carta de apresentação sem experiência
Pesquisar Todos
Este website usa cookies para melhorar a experiência do utilizador e para efeitos de analítica e de marketing. Ao utilizar o nosso website, autoriza todos os cookies em conformidade com a nossa Política de Cookies e Política de privacidade.
Aceitar Cookies