Os prestadores de cuidados certificam-se de que os doentes idosos e as pessoas com incapacidades ou doenças têm uma vida confortável e equilibrada, prestando-lhes cuidados de banho, alimentação e necessidades domésticas. Não trabalha apenas para o utente, está também a proporcionar paz de espírito à sua família e entes queridos. Poucas funções proporcionam maior satisfação profissional, mas poucas são também tão duras.
Para conseguir um cargo como prestador de cuidados terá de provar à família ou ao responsável pela contratação que tem excelentes capacidades de organização, que presta atenção aos pormenores e, acima de tudo, que gosta de ajudar as pessoas de quem cuida a viverem uma vida confortável. Assim, precisa de uma carta de apresentação atenciosa e profissional, que lhe permita desenvolver as informações do seu currículo e estabelecer uma ligação pessoal para mostrar por que razão é a pessoa ideal.
Cara Sra. Diana Martinho,
Sou uma prestadora de cuidados certificada, com nove anos de experiência na prestação de cuidados ao domicílio a pacientes idosos com dificuldades de aprendizagem e problemas de saúde mental.
Na minha entidade patronal anterior, prestava cuidados ao domicílio a rotações de até dez pacientes por semana.
Assumi os cuidados médicos básicos, acompanhando o seu estado mental, disponibilizando terapias básicas de desenvolvimento e ajudando nas tarefas essenciais do dia a dia. Os meus pacientes tinham normalmente entre 65 e 80 anos de idade e apresentavam uma série de problemas de saúde física e mental.
À medida que a minha experiência foi crescendo, comecei a compreender os sinais que indicam que alguém precisa de uma intervenção médica adicional, de apoio à aprendizagem ou simplesmente de alguém com quem falar. Os doentes idosos podem esquecer-se de tarefas básicas quando estão doentes ou sob stress, pelo que pratico uma educação paciente e atenciosa quando tudo se torna um pouco exagerado.
Uma parte significativa dos meus utentes anteriores não era ambulatória, pelo que desenvolvi as competências (e a força) necessárias para lidar com os utentes. Sou uma fisioterapeuta qualificada e ajudei pessoas a recuperar de muitas doenças físicas resultantes da sua instabilidade mental.
Uma segunda área da minha especialidade é o trabalho com doentes com demência e Alzheimer.
Tenho um diploma em Enfermagem e Cuidados de Saúde Mental e dedico muito do meu tempo livre à angariação de fundos. Como prestadora de cuidados, vejo o impacto direto destes recursos na vida dos meus utentes.
Gostaria de ter a oportunidade de visitar a sua empresa para uma entrevista e, quem sabe, de acompanhar um dos seus prestadores de cuidados numa visita para compreender a vossa abordagem a esta profissão tão importante.
Melhores cumprimentos,
Joana Pinheiro
Uma carta com um formato adequado facilita a tarefa da família ou do recrutador, que deve seguir os seus pensamentos desde a primeira palavra até ao último parágrafo. Dado que cada linha de uma carta de apresentação deve apresentar mais razões pelas quais é a pessoa certa para o emprego, seguir uma estrutura testada e comprovada ajudará a aumentar as suas probabilidades de sucesso.
O formato de uma carta de apresentação para um prestador de cuidados deve conter os seguintes elementos:
Cada secção deverá fluir para a outra, criando uma transição perfeita entre os diferentes elementos. A carta de apresentação deve realçar as informações mais importantes da sua experiência e mostrar as competências mais importantes para a função específica.
Consulte o nosso exemplo gratuito de carta de apresentação de prestador de cuidados, que poderá modificar no nosso criador de cartas de apresentação, fácil de utilizar.
A introdução da sua carta de apresentação é o momento para prender a atenção do leitor e incentivá-lo a ler mais nos parágrafos seguintes. Evite introduções genéricas ou desatualizadas. Em vez disso, comece com uma afirmação sobre as suas motivações, a razão pela qual se sentiu atraído pelo cargo ou qualquer outro pormenor interessante. Certifique-se de que mantém um tom enérgico e positivo para que o leitor sinta a sua paixão logo na primeira frase.
Ser-lhe-á atribuída uma grande responsabilidade, por isso, demonstre um sentimento de confiança nas suas capacidades.
Sou uma prestadora de cuidados certificada, com nove anos de experiência na prestação de cuidados ao domicílio a pacientes idosos com dificuldades de aprendizagem e problemas de saúde mental.
Li no jornal que a sua empresa precisa de prestadores de cuidados e venho desta forma candidatar-me ao cargo.
A parte central da sua carta de apresentação, também designada por corpo, é o local onde deve desenvolver todos os cargos relevantes que ocupou e as competências que adquiriu nos mesmos. O leitor deve ficar com a impressão de que está a partilhar a sua história profissional e não apenas uma lista de qualificações.
Aqui, pode referir quaisquer competências que possua e que estejam mencionadas na descrição da vaga, para mostrar as vantagens que tem em relação a outros candidatos.
Qualquer prestador de cuidados deve concentrar-se nas partes da sua experiência relevantes para as suas futuras funções. Certas condições e doenças têm requisitos de cuidados muito específicos, por isso indique-os no início da carta de apresentação, sempre que possível. Partilhe o contexto das suas realizações e seja o mais específico possível sem revelar qualquer informação confidencial sobre os utentes.
Eis a secção do corpo da nossa amostra de carta de apresentação de prestador de cuidados:
Sou uma fisioterapeuta qualificada e ajudei pessoas a recuperar de muitas doenças físicas resultantes da sua instabilidade mental.
Tenho um diploma em Enfermagem e Cuidados de Saúde Mental e dedico muito do meu tempo livre à angariação de fundos. Como prestadora de cuidados, vejo o impacto direto desses recursos na vida dos meus utentes.
Se tem experiência anterior como prestador de cuidados, o método STAR pode ajudá-lo a transformá-la em histórias concisas. Comece com uma Situação, depois descreva a Tarefa que lhe foi exigida, a sua Ação e o Resultado positivo que alcançou. Certifique-se de que as suas histórias são sucintas e que se concentra apenas nas experiências mais relevantes para o cargo pretendido.
Use este segundo parágrafo para mostrar de que forma os seus valores se alinham com os da empresa para a qual pretende trabalhar. Embora seja importante incluir as suas realizações e resultados, não se esqueça de mostrar também o seu lado humano e a forma como trata os seus pacientes com respeito e carinho.
O trabalho árduo já passou e agora só precisa de convencer o recrutador a entrar em contacto consigo, através de um apelo à ação. Esta frase manifesta o seu interesse no cargo e convida claramente o destinatário a contactá-lo para uma entrevista, mas sem soar demasiado agressivo.
Termine usando qualquer encerramento profissional que transmita o tom usado na saudação. "Atenciosamente", "Melhores cumprimentos" ou mesmo um "Obrigado" mais informal podem funcionar bem.
Gostaria de ter a oportunidade de visitar a sua empresa para uma entrevista e, quem sabe, de acompanhar um dos seus prestadores de cuidados numa visita para compreender a vossa abordagem a esta profissão tão importante.
Um emprego de prestador de cuidados, mesmo sem experiência, também está ao seu alcance. Só precisa de um pouco mais de atenção para se certificar de que a sua carta de apresentação mostra à família que tem as competências necessárias, mesmo que nunca tenha trabalhado nessa posição.
Felizmente, para os prestadores de cuidados, muitas das tarefas básicas podem ser aprendidas durante o trabalho. Algumas das responsabilidades dos prestadores de cuidados incluem:
Se não tem experiência como prestador de cuidados, escrever uma carta de apresentação torna-se ainda mais importante porque é o melhor local para explicar as qualidades que possui e que o tornam perfeito para a função. Considere incluir competências pessoais, como:
Poderá também possuir as seguintes “competências profissionais”, úteis na prestação de cuidados:
Ao concentrar-se nas qualidades que tem (em vez de se concentrar nas que faltam), pode mostrar a uma família que o seu querido avô ou filho estará seguro ao seu cuidado.
A carta de apresentação é um elemento essencial da candidatura, que permite transmitir informações sobre si que não podem ser obtidas no seu currículo. Uma carta de apresentação de prestador de cuidados bem elaborada destaca as suas competências relevantes, experiências e paixão por esta área.
Em todas as partes da carta de apresentação, mostre os seus pontos fortes únicos. Não tem experiência profissional? Concentre-se nas suas competências transferíveis e vontade de aprender.
Experimente o nosso criador de cartas de apresentação, para criar facilmente uma carta de apresentação de prestador de cuidados cuidada e profissional, aumentando as suas perspetivas de entrevista.