Exemplo de currículo Assistente de Call Center e Guia de escrita

Os assistentes de call center são verdadeiros mestres da comunicação, resolvendo problemas e ajudando clientes com eficiência e simpatia. Este guia prático ensina a criar um currículo impactante, destacando competências essenciais como atendimento, gestão de reclamações e trabalho em equipa. Prepare-se para impressionar recrutadores e atender a sua próxima grande oportunidade!
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Sendo a voz da empresa, o seu tom, atitude e capacidade de vender ao cliente uma solução criam uma primeira impressão que pode levar a uma relação a longo prazo. O seu currículo de call center é essa primeira impressão para o recrutador. Com um currículo de call center que se destaque, cause uma primeira impressão que deixe o recrutador com vontade de o conhecer melhor.

Como redigir um currículo para Call Center 

Tal como um trabalho de call center que começa com um guião, um currículo para um cargo de call center começa com uma estrutura, devendo conter os seguintes elementos:

  • O cabeçalho
  • O resumo
  • O histórico profissional
  • As competências
  • A formação

Promova as suas qualificações no seu currículo de representante de call center, pesquisando a empresa e as suas necessidades para saber que tipo de cliente irá atender e quais os problemas a resolver. Desenvolva um discurso de vendas diretamente relacionado com as necessidades da empresa.

Dica profissional

Otimize o seu currículo para o ATS

Os recrutadores utilizam o ATS como uma ferramenta para excluir candidatos inadequados. Para aumentar as suas probabilidades de passar no primeiro teste e ser considerado por um ser humano, reveja a oferta de emprego e elabore um currículo de atendimento ao cliente para call center que inclua palavras dessa oferta.

Por exemplo, o empregador quer:

  • “Experiência em atendimento ao cliente”
  • “Trabalho em horário noturno”
  • “Compreensão de software de call center”

Um resumo poderia ser:

"Representante de atendimento ao cliente do Centro LifeTime Fitness, com experiência na utilização do software de call center Zendesk Talk. Três meses consecutivos “Favorita do cliente”. Excelente comunicadora e solucionadora de problemas, com preferência por horários noturnos." 

Escolher o formato de currículo correto para assistente de call center

O seu currículo precisa de ser direto e amigável, tal como acontece com um assistente de call center. 

O melhor formato de currículo é a ordem cronológica inversa. Esta é a melhor forma de descrever o que está a fazer agora e de contar a história de como chegou lá. 

Se procura um emprego num call center e não tem experiência ou se pretende mudar para uma nova área, um formato como o formato funcional, que destaca as suas competências e formação em vez do seu histórico profissional pode ser uma melhor opção.  

Inclua as suas informações de contacto

Cada secção do seu currículo contribui para a impressão que os recrutadores têm de si. Utilize o cabeçalho do seu currículo para exibir os seus dados de forma profissional e adicionar um elemento gráfico ao seu documento. 

Inclua:

  • Nome completo e cargo/título.
  • Endereço de e-mail profissional. Evite os endereços de correio eletrónico destinados a amigos.
  • Número de telefone. Indique um número que permita contactá-lo facilmente.
  • Localização. Indique apenas a sua cidade. Não inclua endereço ou código postal. Muitos empregos de call center são remotos, o que torna essa informação irrelevante.
Faça

Jéssica Carvalho

Representante de Call Center

jessica.p.carvalho41@gmail.com

911 112 221

Santarém

Não faça

Jéssica Carvalho

Atendo as suas chamadas

jessizinha.pincas@gmail.com

911 112 221

Rua da Animação 20 B

Santarém 2000-013

Tire partido da secção de resumo 

Como atende uma chamada de um cliente? Um resumo de currículo de call center deve começar da mesma forma que inicia uma interação com os clientes: com uma apresentação amigável.

As 2 a 3 frases que compõem o seu resumo mostram à entidade empregadora por que razão é a pessoa certa para o trabalho. Um argumento forte consiste numa grande conquista ou destaque do seu trabalho no centro de atendimento telefónico. 

Precisa de inspiração para o seu resumo? Consulte os nossos currículos relacionados: 

Pode encontrar abaixo exemplos de resumos adaptáveis de currículos de call center:

Exemplo adaptável de resumo de currículo de nível iniciante

Comunicativo e motivado, estou a iniciar a minha carreira como assistente de call center. Tenho boas competências de atendimento ao cliente, capacidade de resolver problemas e gosto por ajudar os outros. Procuro uma oportunidade para desenvolver as minhas habilidades em contacto com o público e crescer na área do suporte ao cliente.

Exemplo adaptável de resumo de currículo de nível médio

Assistente de call center com experiência no atendimento ao cliente, resolução de reclamações e apoio técnico. Excelente capacidade de comunicação, gestão de tempo e trabalho sob pressão. Comprometido em proporcionar um serviço eficiente e melhorar a experiência do cliente. Procuro novas oportunidades para continuar a crescer na área do suporte e atendimento.

Exemplo adaptável de resumo de currículo de nível superior

Profissional experiente em call center, com um historial comprovado em atendimento ao cliente, gestão de equipas e otimização de processos. Especialista em comunicação, resolução de problemas e fidelização de clientes. Focado na excelência do serviço e na eficiência operacional, procuro novos desafios para aplicar a minha experiência e liderança na área.

Descreva a sua experiência profissional num call center

Na secção do histórico profissional do seu currículo, concentre-se nas suas realizações. Esta listagem pormenorizada da sua experiência profissional não deve ser uma lista superficial das suas responsabilidades. Começando pelo seu cargo mais recente, enumere todos os seus empregos relacionados com o trabalho em call centers.

Por baixo de cada empregador nos últimos 10 a 15 anos, crie pontos dinâmicos que descrevam os seus êxitos no call center. Comece cada um deles com uma palavra de ação forte e, em seguida, diga o que conseguiu com essa ação. Inclua dados como o número de chamadas que concluiu num dia, o quanto conseguiu reduzir o tempo de chamada ou um aumento na retenção de clientes que promoveu.

Veja abaixo o exemplo do histórico profissional num currículo de call center:

Exemplo adaptável de histórico profissional

Assistente de Atendimento ao Cliente em Amazon, Porto 
Agosto 2019 - Presente 

  • Tratei de pedidos de informação de clientes por telefone e correio eletrónico, respondendo a questões relacionadas com encomendas, envios, devoluções e informações sobre produtos.
  • Cumpri e superei consistentemente as métricas de desempenho, incluindo o tempo médio de atendimento e as pontuações de satisfação do cliente.
  • Colaborei com os membros da equipa para partilhar as melhores práticas e melhorar a eficiência geral do centro de atendimento.
  • Reconhecida com o prémio "Cliente Convertido" por ter conseguido recuperar um cliente em dificuldades.

 

Representante de Call Center em Comcast, Coimbra 
Maio 2017 - Julho 2019 

  • Prestei apoio técnico e assistência na resolução de problemas dos produtos e serviços Xfinity da Comcast.
  • Demonstrei fortes capacidades de escuta ativa e empatia para identificar e resolver eficientemente os problemas dos clientes.
  • Recebi várias vezes o prémio "Funcionário do Mês" pelo excelente desempenho e feedback dos clientes.

Como redigir um currículo de call center sem experiência

Para redigir um currículo de call center sem experiência é necessário concentrar-se nas competências que possui e que aprendeu de outras formas ou através de outros empregos. Estas competências transferíveis podem demonstrar que tem o que é preciso para prestar um excelente atendimento ao cliente.

Se trabalhou como empregado de mesa num restaurante ou foi caixa de uma loja, tem competências de atendimento ao cliente e de comunicação. Estes empregos implicam provavelmente a aprendizagem de um sistema de ponto de venda. Isso demonstra capacidade de aprendizagem e conhecimentos de informática. 

Inclua as competências-chave relevantes que fazem de si um excelente representante de call center

Na lista de competências do seu currículo de call center, apresente as capacidades que, quando combinadas, fazem de si o candidato mais qualificado. Personalize cada cargo e desenvolva uma lista que combine competências profissionais e pessoais.

Veja aqui o aspeto da caixa de competências no nosso modelo de currículo de call center. 

Competências e capacidades-chave
  • Gestão do tempo
  • Atendimento ao cliente
  • Microsoft Office Suite
  • Boa comunicação
  • Resolução de conflitos
  • Clientes problemáticos
  • Cumprimento de prazos e métricas
  • Análise de relatórios
  • Trabalho em equipa

A caixa acima apresenta uma visão rápida das competências, mas o recrutador vai querer saber como as aplica. 

Aqui estão algumas ideias:

  • Gestão do stress: descreva uma interação difícil com um cliente e a forma como a resolveu ou descreva em pormenor o número de chamadas que atendeu num posto de trabalho com grande volume de chamadas
  • Talento comercial: informe que transferiu a maioria das suas chamadas para o departamento de vendas
  • Conhecimento das tecnologias: destaque a sua contribuição para o  processo de otimização dos processos de gestão de clientes (CRM)

Especifique a sua formação académica e as certificações relevantes como assistente de call center 

O nível de formação para uma função num call center é o ensino secundário ou equivalente. Indique o seu curso e os diplomas que obteve na secção de formação.

Apesar de os empregadores poderem indicar apenas como requisito o ensino secundário, pode incluir outras experiências académicas nesta secção. Considere qualquer uma das seguintes opções:

  • Formação e certificações. A formação em atendimento ao cliente, certificações em CRM ou outro software relacionado, ou a formação em produtos ou serviços que a empresa vende são valiosas.
  • Estágios. Qualquer estágio que requeira atendimento ao cliente ou um período de verão num centro de atendimento telefónico melhora a sua candidatura.
Exemplo adaptável para formação e certificações

Licenciatura em Comunicação, Universidade do Porto, Porto 
Setembro 2013 - Junho 2017

Escolha a estrutura e o design adequados para um currículo como Assistente de Call Center 

A sua voz pode ser o primeiro contacto que os clientes têm com a sua entidade empregadora e deve refletir a cultura e a imagem pública da empresa. 

Que imagem quer projetar? Simpatia, eficiência, calma? Todas elas? Qualquer que seja a sua personalidade profissional, a apresentação do seu currículo tem de ser apelativa e profissional sem se tornar aborrecida. 

Escolha linhas simples, tipos de letra fáceis de usar e secções claramente identificadas. Mantenha as margens uniformes. Se optar por utilizar cores, não exagere e pense em utilizar as cores do logótipo da empresa, se não forem demasiado ousadas.

Exemplo de currículo em texto para Assistente de Call Center

Exemplo completo de currículo adaptável

Perfil Profissional

Representante de Call Center dinâmica e orientada para os resultados, com grande experiência no atendimento ao cliente e na resolução de problemas. Experiente em sistemas telefónicos multi-linha, software CRM e guião de chamadas. Orientada para os detalhes, com capacidades de comunicação e de escuta ativa excecionais. Histórico comprovado de cumprimento e superação dos objetivos de satisfação do cliente. Experiência na gestão de grandes volumes de chamadas, mantendo o profissionalismo e a empatia.


Histórico de Atividade

Assistente de Atendimento ao Cliente em Amazon, Porto 
Agosto 2019 - Presente 

  • Tratei de pedidos de informação de clientes por telefone e correio eletrónico, respondendo a questões relacionadas com encomendas, envios, devoluções e informações sobre produtos.
  • Cumpri e superei consistentemente as métricas de desempenho, incluindo o tempo médio de atendimento e as pontuações de satisfação do cliente.
  • Colaborei com os membros da equipa para partilhar as melhores práticas e melhorar a eficiência geral do centro de atendimento.
  • Reconhecida com o prémio "Cliente Convertido" por ter conseguido recuperar um cliente em dificuldades.

 

Representante de Call Center em Comcast, Coimbra 
Maio 2017 - Julho 2019 

  • Prestei apoio técnico e assistência na resolução de problemas dos produtos e serviços Xfinity da Comcast.
  • Demonstrei fortes capacidades de escuta ativa e empatia para identificar e resolver eficientemente os problemas dos clientes.
  • Recebi várias vezes o prémio "Funcionário do Mês" pelo excelente desempenho e feedback dos clientes.


Competências

  • Gestão do tempo
  • Atendimento ao cliente
  • Microsoft Office Suite
  • Boa comunicação
  • Resolução de conflitos
  • Clientes problemáticos
  • Cumprimento de prazos e métricas
  • Análise de relatórios
  • Trabalho em equipa


Formação

Licenciatura em Comunicação, Universidade do Porto, Porto 
Setembro 2013 - Junho 2017

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