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Escrito por Susan ShorSusan Shor

Exemplo de currículo Vendas e Guia de escrita

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Exemplo de currículo Vendas e Guia de escrita
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Como escrever um currículo para o setor das vendas

O primeiro passo no processo de elaboração do seu currículo no ramo das vendas é identificar as secções a incluir. O seu CV deve conter os seguintes elementos:

  • O cabeçalho
  • O resumo (também conhecido como perfil ou declaração de motivação)
  • A secção do histórico profissional
  • A secção de competências
  • A secção da formação

Neste contexto, deve abordar as necessidades de vendas do seu potencial empregador num tom que corresponda ao estilo da empresa. Tal como pesquisa os seus clientes antes de avançar com uma proposta, deve pesquisar a empresa e dirigir a sua ideia diretamente ao responsável pela contratação ou ao seu futuro chefe. Isto tem o duplo objetivo de responder às perguntas: " Enquadra-se na nossa cultura?" e "O que pode fazer para aumentar os meus números de vendas?"

Um bom currículo vende-o tão bem como vende os produtos e serviços que representa. Siga estes passos para garantir que consegue a entrevista:

  • Aborde diretamente as necessidades da empresa e mostre como pode satisfazer essas necessidades com as competências que já demonstrou.
  • Cause uma primeira impressão profissional com uma estrutura e um design de currículo de vendas simples e de fácil leitura.
  • Concentre-se nas palavras-chave e frases que deve incluir para evitar ser filtrado pelo ATS.

Escolher o melhor formato de currículo para o setor de vendas

Neste caso, recomendamos que opte pelo formato de currículo mais popular: por ordem cronológica inversa. Porquê? É o que mais agrada aos recrutadores e aos responsáveis pela contratação. Sabem exatamente onde encontrar as informações que lhes interessam e podem ver rapidamente em que ponto da sua carreira se encontra neste momento.

Este formato também é o preferido dos ATS; por isso, ao candidatar-se online, o processo de verificação irá muito provavelmente colocar as suas informações nos campos corretos.

Se entrou recentemente no mercado de trabalho, consulte os formatos de currículo que sugerimos como alternativas cronológicas ou híbridas. Os candidatos mais maduros em mudança de carreira também podem achar estas ideias úteis.

Exemplo de resumo de currículo: o seu discurso de elevador

No seu currículo de vendas, a secção do resumo é o único lugar onde pode exibir o seu bom discurso de vendas. O resto do seu currículo é composto por itens destacados, mas aqui tem a liberdade para escrever 3 a 4 frases. Descreva o seu estilo de vendas ao mesmo tempo que impressiona com os seus números de vendas. 

Não é necessário repetir o que irá descrever de forma detalhada na secção do seu histórico profissional, mas destaque um ou dois dos seus maiores êxitos de vendas. Deverá elogiar-se um pouco, mas faça-o com moderação.

Exemplo de resumo

Gestor de vendas experiente e auto-motivado com cinco anos de experiência no mercado, responsável pela supervisão dos números de vendas e pelo desenvolvimento de novas contas. Com um histórico comprovado de trabalho em colaboração com equipas de vendas para atingir metas, aumentar receitas e fazer crescer o ciclo de vendas da empresa. Líder firme, com capacidade para aumentar as vendas e desenvolver estratégias para reter clientes.

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Exemplo de histórico profissional: apresente os resultados

A secção do histórico profissional do seu currículo de vendas é o ponto de partida para a ordem cronológica inversa. Começando com o seu cargo mais recente, descreva em pormenor tudo o que realizou. É um vendedor, por isso sabe que os números contam. Use-os aqui para sustentar as suas informações de vendas.

Exemplo de secção de histórico profissional

Gestor de Vendas em Matias e Almeida Lda., Guarda
Novembro 2014 — Presente

  • Contribuição para um aumento de 25% das receitas de vendas no decurso de um ano.
  • Estabelecimento de metas de vendas através da previsão de taxas de vendas anuais e projeção do volume de vendas esperado para produtos novos e existentes.
  • Monitorização eficaz da concorrência e adaptação adequada dos custos em função da oferta e da procura.
  • Gestão de vendedores e aconselhamento de funcionários com base no seu crescimento profissional e produtividade.

 

Gestor de Vendas em Companhia das Bebidas, Guarda
Setembro 2010 — Outubro 2014

  • Gestão bem sucedida de uma equipa de vendas de mais de 10 pessoas, tendo em vista o cumprimento e a concretização dos objetivos de vendas.
  • Desenvolvimento e implementação de planos de vendas para expandir a base de clientes e aumentar a retenção de clientes.
  • Apresentação de relatórios de vendas, de receitas e de despesas às equipas de gestão.
  • Pesquisa da concorrência e desenvolvimento de estratégias para a empresa se destacar da concorrência.
  • Monitorização do desempenho dos membros da equipa de vendas e trabalho para aumentar a motivação e a moral da equipa.

 

Assistente de vendas em O Grande Oeste, Guarda
Agosto 2008 — Agosto 2010

  • Prestação de um serviço de excelência ao cliente em todos os momentos.
  • Verificação de preços e promoções para os clientes.
  • Resposta às perguntas e preocupações dos clientes da melhor forma possível.
  • Contribuição para o aumento da retenção de clientes, tentando criar experiências maravilhosas para os clientes.
  • Sempre com a missão da empresa em mente, desempenhei um papel dedicado e entusiasta na equipa de vendas.
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Exemplo de competências para um CV de vendas: procuram-se qualidades

O que faz de si um excelente vendedor? Consegue explicá-lo com as suas 4 a 7 competências principais? É isso que deve fazer na secção de competências do seu CV de vendas. As vendas exigem competências pessoais de excelência, mas também precisa de ter um conhecimento profundo do setor em que trabalha e de ser um conhecedor de aplicações de vendas.

Crie uma lista que aborde diretamente as necessidades do empregador visado (e do ATS!), revendo mais uma vez a oferta de emprego e a sua pesquisa. Selecione competências que correspondam às exigências do novo cargo.

Tente estabelecer um equilíbrio entre a sua inteligência emocional e os seus conhecimentos técnicos.

O que é a inteligência emocional e por que motivo deve incluí-la na lista de competências? Aqui ficam os cinco principais componentes da inteligência emocional, de acordo com o psicólogo Daniel Goleman:

  1. Autorregulação
  2. Autoconsciência
  3. Motivação
  4. Empatia
  5. Competências sociais
Abaixo encontrará um exemplo da secção de competências de um currículo.
  • Gestão de Projetos
  • Conhecimento do Mercado
  • Estratégias de Desenvolvimento Empresarial
  • Comunicação Interpessoal
  • Resolução Inovadora de Problemas
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Exemplo de formação na área das vendas

Chegou à secção mais fácil de elaborar do seu currículo de vendas. Inclua a sua formação académica e os seus cursos superiores. Se tiver obtido um mestrado ou superior, pode omitir o ensino secundário.

Caso tenha certificações ou tenha participado em seminários de vendas que valorizem o seu currículo, pode adicioná-los também aqui. 

Como o networking pode representar grande parte do seu trabalho, considere adicionar uma secção de afiliações. Se for uma estrela de vendas, pode chamar a esta secção "Afiliações e distinções", acrescentando os prémios que tenha recebido.

Seguidamente, encontrará um exemplo de uma secção de formação como guia de formatação.

Licenciatura em Marketing, Instituto Politécnico da Guarda, Guarda
Maio 2005 — Maio 2009

Ensino Secundário, Colégio de São Miguel, Guarda
Setembro 2001 — Maio 2005

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