A procura por desenvolvedores de software nunca foi tão grande. Se tem as competências necessárias, é meio caminho andado para conseguir um bom emprego, mas precisa de um currículo que impressione, mostrando as suas competências da melhor forma possível. Pode fazê-lo criando um currículo que personalizado, adaptado aos ATS, com uma linguagem atraente e que seja fácil de ler. Nós mostramos como!
O primeiro passo para a redação de um bom currículo de desenvolvedor de software é saber quais as secções que precisa de incluir. São elas:
O seu currículo é como a página inicial de um website, que dá ao utilizador uma ideia do que pode esperar da página. O mesmo acontece com um currículo: dá ao leitor a informação de que precisa para decidir se é a pessoa ideal.
Pesquise o cargo ao qual se está a candidatar, tente descodificar o papel da organização no sector e as necessidades que esta possa ter e, em seguida, posicione-se como a pessoa certa para responder a essas necessidades.
Otimize o seu currículo para o ATS
A maioria das entidades empregadoras de grande dimensão utiliza Sistemas de Seguimento de Candidatos (ATS) para filtrar currículos por palavras-chave. Estude a descrição do cargo para determinar as qualificações essenciais para o mesmo e, caso as tenha, inclua-as no seu currículo.
Digamos que um anúncio de emprego apresenta os seguintes requisitos:
Neste caso, o seu currículo otimizado para o ATS pode ser assim
"Desenvolvedor de software experiente com especialização na conceção, instalação, teste e manutenção de sistemas de software. Proficiente em várias plataformas, linguagens e sistemas integrados. Experiência com ferramentas de desenvolvimento e procedimentos de vanguarda. Capaz da autogestão eficaz de projetos independentes, bem como de colaborar no âmbito de uma equipa produtiva."
Para saber mais sobre como lidar com o ATS, leia o nosso artigo: Otimização do currículo para os ATS: Como elaborar um currículo à prova de ATS.
O formato ideal para um desenvolvedor de software depende dos tipos de emprego que teve. Se seguiu um percurso de carreira mais tradicional com empregos a tempo inteiro para vários empregadores, a melhor opção talvez seja o formato de currículo cronológico inverso, em que enumera o seu atual/último emprego em primeiro lugar e o seu primeiro emprego em último.
Se trabalha por conta própria e realizou vários projetos para imensas empresas, considere o formato de currículo funcional, que lhe permite apresentar a sua experiência profissional por projeto ou especialização.
Pode ter o currículo de desenvolvedor mais impressionante do mundo, mas isso não lhe servirá de nada se o recrutador não conseguir entrar em contacto consigo.
As suas informações de contacto têm de se destacar e ser apresentadas de forma profissional:
Ao criar uma nova aplicação, quer torná-la apelativa e útil, para que um potencial cliente pense: “quero esta aplicação”, e que trabalhe com ela utilizando todas as suas funcionalidades.
O resumo do seu currículo tem o mesmo objetivo: em 2 a 3 frases, apresenta-se como a melhor pessoa para o emprego e como alguém que responde a uma necessidade da empresa. Para atingir este objetivo, incorpore verbos de ação no passado simples ou no presente (desenvolvi, automatizei, reestruturei) e inclua dados quantificáveis que sustentem suas realizações.
Pode encontrar exemplos adaptáveis de resumos de currículos de desenvolvedor de software em baixo:
Desenvolvedor de software iniciante, com experiência de base na conceção, teste e manutenção de sistemas de software. Proficiente em programação básica e ansioso por expandir os conhecimentos em várias plataformas e linguagens. Capacidade de aprendizagem e adaptação, com empenho no trabalho em equipa e na resolução de problemas.
Desenvolvedor de software experiente com especialização na conceção, instalação, teste e manutenção de sistemas de software. Dotado de um conjunto diversificado e promissor de competências. Proficiente em várias plataformas, linguagens e sistemas integrados. Experiência com ferramentas de desenvolvimento e procedimentos de vanguarda. Capaz da autogestão eficaz de projetos independentes, bem como de colaborar no âmbito de uma equipa produtiva.
Gestor de desenvolvimento de software reconhecido, com um sólido histórico de liderança em iniciativas tecnológicas transformadoras e de promoção da inovação. Reconhecido pela capacidade de liderança em tecnologia estratégica e pela conceção de arquitetura de software avançada, sendo capaz de impulsionar processos de transformação ágeis para acelerar a entrega de projetos. Fundamental no desenvolvimento de produtos, posicionamento no mercado e envolvimento das partes interessadas executivas, empenhado em formar talentos e moldar o futuro das soluções de software.
Aqui, deve enumerar o seu cargo atual/mais recente no topo e recuar até ao primeiro emprego. Não retroceda mais do que os últimos 10 a 15 anos, uma vez que a tecnologia muda rapidamente e deve mostrar apenas a sua experiência mais recente e atualizada.
Seja específico, utilize dados quantificáveis sempre que possível e utilize verbos de ação dinâmicos: desenvolvi, testei, reforcei, instalei, codifiquei, implantei.
Em vez de apresentar uma lista de tarefas e deveres, apresente resultados tangíveis. Já alguma vez se deparou com afirmações como estas no currículo de um desenvolvedor de software?
Estas afirmações, quase sem sentido, poderiam descrever qualquer pessoa que se sentasse à frente de um teclado de computador e não dão uma imagem clara do que realizou como desenvolvedor de software ou do valor que traria a uma equipa.
Realce no seu currículo os resultados que obteve sozinho ou como parte de uma equipa: melhorias de desempenho, aumentos de utilizadores ou uma redução de X% nos erros comunicados.
Veja estas versões reformuladas das frases acima:
Consulte o exemplo de histórico profissional para desenvolvedor de software abaixo:
Desenvolvedor de software em Orwell Dev., Lisboa
Setembro 2013 — Setembro 2019
Desenvolvedor de software assistente em CyberCoders, Lisboa
Junho 2011 — Agosto 2013
Apesar de o desenvolvimento de software ser uma área com muita tecnologia, deve incluir competências técnicas e pessoais que realcem a sua experiência e talentos. Escusado será dizer que terá de destacar competências técnicas, como DevOps, desenvolvimento full-stack, Python e automação de TI, mas não negligencie as competências pessoais como a comunicação, a gestão do tempo, a resolução de problemas e a adaptabilidade, que podem ajudar a destacar-se como um candidato interessante num campo lotado de concorrentes.
Veja aqui o aspeto da caixa de competências no nosso modelo de currículo.
A secção de competências não é o único local onde pode as pode incluir. Integre-as no seu currículo, demonstrando como as utilizou.
Por exemplo, realce as suas:
Indique aqui as suas realizações académicas, por ordem cronológica inversa, tal como a sua experiência profissional (se estiver a utilizar um formato cronológico inverso). Uma vez que muitos desenvolvedores de software são licenciados em informática ou TI, comece pelo seu curso universitário.
É provável que tenha certificações ou experiência de estágio, pelo que esta secção é o local perfeito para enumerar essas certificações ou outra formação.
Lembre-se, se a sua escolaridade ou formação for particularmente impressionante ou mais relevante do que a sua experiência profissional, considere colocar esta secção antes do seu histórico profissional.
Mestrado em Ciências da Computação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Agosto 2010 — Agosto 2012
Licenciatura em Ciências da Computação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Setembro 2006 — Maio 2010
Em termos de impacto visual, um currículo de desenvolvedor de software deve usar um esquema moderno e organizado, que seja fácil de percorrer para um recrutador.
Se pensar bem, o seu currículo é como a página inicial de uma página web que gira em torno da sua carreira. Deve captar a atenção do recrutador e transmitir-lhe uma imagem clara de si como profissional. Deve ser moderno, organizado, de fácil leitura e profissional, nunca monótono ou genérico.
Perfil
Desenvolvedor de software experiente com especialização na conceção, instalação, teste e manutenção de sistemas de software. Dotado de um conjunto diversificado e promissor de competências. Proficiente em várias plataformas, linguagens e sistemas integrados. Experiência com ferramentas de desenvolvimento e procedimentos de vanguarda. Capaz da autogestão eficaz de projetos independentes, bem como de colaborar no âmbito de uma equipa produtiva.
Histórico Profissional
Desenvolvedor de software em Orwell Dev., Lisboa
Setembro 2013 — Setembro 2019
Desenvolvedor de software assistente em CyberCoders, Lisboa
Junho 2011 — Agosto 2013
Competências
Formação
Mestrado em Ciências da Computação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Agosto 2010 — Agosto 2012
Licenciatura em Ciências da Computação, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa
Setembro 2006 — Maio 2010
A criação de um currículo eficaz e bem elaborado leva algum tempo, mas a utilização dos nossos modelos de currículo trata das tarefas mais aborrecidas da formatação e da estrutura, permitindo-lhe dedicar mais tempo ao conteúdo. Programe o seu currículo para o sucesso, com o Onlinecurriculo. Cobrindo mais de 500 profissões, os nossos guias e exemplos de currículos, juntamente com o nosso criador de currículos, facilitam a criação de um currículo eficaz e direcionado mais depressa do que diz “JavaScript”.