Uma formação académica de relevo poderá ser uma catapulta para o seu emprego de sonho. Para mostrar os seus estudos aos recrutadores, saiba como incluir um curso no seu currículo. Felizmente, existe uma fórmula simples que pode utilizar sempre. Neste guia, vamos abordar:
É importante incluir o seu curso no seu currículo. Sejamos realistas, não vai desperdiçar aqueles anos de estudo. São necessários, em média, quatro a cinco anos para conseguir tirar uma licenciatura. Junte a isso o seu trabalho, suor e dinheiro, e tem um investimento bastante elevado.
Ao candidatar-se a um emprego, ter um curso superior é um feito notável. Independentemente de se aplicar ou não à função, pode influenciar a opinião do recrutador. Ter uma base académica sólida mostra que tem o que é preciso para trabalhar arduamente e ter sucesso. Se estiver a enfrentar candidatos com apenas um diploma do ensino secundário, isso pode dar-lhe uma vantagem competitiva.
Há uma forma correta e uma forma incorreta de mencionar o seu curso no currículo. Antes de começar a trabalhar na sua candidatura, aprender a formatar o seu currículo é um grande bónus.
Ao incluir um curso no seu currículo, precisa de ser claro e simples. O tempo dos recrutadores é precioso. O recrutador deverá conseguir passar os olhos pelo seu documento e recolher as informações de que necessita.
Felizmente, existe um formato padrão que pode utilizar sempre. Terá de incluir os seguintes dados:
Quer enriquecer o seu currículo? Pode também acrescentar algumas informações adicionais sobre o seu curso. Com isso em mente, poderá achar que é útil incluir:
Se foi membro de uma associação ou clube durante a faculdade, e se isso for relevante à função, pode querer mencioná-lo. Por exemplo, se foi Presidente da Associação de Antropologia e está a candidatar-se a um trabalho num museu, não se esqueça de mencionar isso no seu currículo.
Veja o nosso exemplo a seguir:
Universidade de Coimbra
Licenciatura em Gestão de Empresas
Agosto de 2008 - Maio de 2012
Apesar de não precisar de enumerar pontos a seguir ao seu curso, isso pode ser útil. Verifique o espaço disponível que ainda tem no seu currículo antes de acrescentar estes extras.
É um estudante inveterado? Se tem mais do que um curso superior, deve destacar isso no seu currículo. Regra geral, deve utilizar uma abordagem cronológica inversa. Isto significa que o seu curso mais recente deve aparecer em primeiro lugar.
Claro que pode quebrar as regras. Se um dos seus cursos for mais relevante para a função em causa do que o outro, pode destacá-lo, indicando o mais importante em primeiro lugar. Tenha em atenção que esta é a única situação em que pode alterar a ordem dos seus cursos no seu currículo.
Escusado será dizer que os seus cursos se encontram na secção de habilitações académicas do seu currículo. No que diz respeito à formatação, têm de aparecer por cima uns dos outros, por ordem. Veja aqui o nosso exemplo:
Universidade de Coimbra
Mestrado em Gestão de Empresas
Setembro de 2012 - Setembro de 2014
Universidade de Coimbra
Licenciatura em Gestão de Empresas
Agosto de 2008 - Maio de 2012
Mais uma vez, poderá mencionar outros pormenores a seguir. No entanto, não vai querer que a sua formação ocupe demasiado o seu currículo. Pense se tem espaço suficiente para adicionar a sua média, distinções, cadeiras ou qualquer outra informação adicional.
Um bacharelato é o nível mínimo do ensino superior, demorando cerca de dois anos a concluir. Sempre que indicar este grau no seu currículo, deve utilizar o termo "Bacharelato em". Por exemplo, pode escrever "Bacharelato em Letras" ou "Bacharelato em Ciências".
Na maioria das vezes, deve utilizar o nome completo para este tipo de curso. No entanto, se tiver muita informação para colocar no seu currículo, poderá utilizar algumas abreviaturas.
Não se preocupe muito com a formatação. Deve utilizar o mesmo formato que já mencionámos e colocar as palavras "Bacharelato em" por baixo do nome da universidade. Veja o nosso exemplo:
Universidade de Coimbra
Bacharelato em Literatura Inglesa
Agosto de 2012 - Agosto de 2014
Evite usar colunas ao enumerar a sua formação académica. Mais de 50% das empresas utilizam hoje em dia sistemas de seguimento de candidatos (ATS) para avaliar os candidatos. Os designs complicados dos currículos podem confundir o software, o que significa que a sua candidatura acaba na pilha do “lixo”.
Vamos agora falar-lhe das licenciaturas. Ao incluir este tipo de curso no seu currículo, deve utilizar as palavras “Licenciatura em” mais o nome do curso. Por conseguinte, pode escrever que tem uma “Licenciatura em Medicina” ou uma “Licenciatura em Ciências da Educação”.
Se possível, escreva o nome completo do seu curso. No entanto, se estiver a candidatar-se a um cargo em que o recrutador esteja familiarizado com abreviaturas, poderá utilizá-las.
Precisa de um pouco de inspiração? Verifique o nosso exemplo aqui:
Universidade de Coimbra
Licenciatura em Serviços Sociais
Agosto de 2008 - Maio de 2012
Tem um mestrado? Que maravilha! Já deve ter adivinhado: vai utilizar as palavras “Mestrado em” juntamente com o nome em questão. Alguns exemplos incluem “Mestrado em Humanidades” e “Mestrado em Biologia”.
É provável que coloque o seu grau de mestre acima de quaisquer graus anteriores no seu currículo. O formato que deve utilizar é o mesmo que anteriormente. Eis um exemplo:
Universidade de Coimbra
Mestrado em Línguas e Literaturas de Expressão Inglesa
Setembro de 2012 - Setembro de 2014